O agente funerário Genildo Avilez Mendes, 40 anos, foi detido, há pouco, com bandeiras e cerca de dois mil santinhos de candidatos a deputado. Genildo estava em um Fiat Strada, placa JPJ-7416, com licença de Itajuípe-BA. O material seria usado em boca de urna, prática proibida nas eleições.

Após assinar termo circunstanciado, o agente foi liberado. Caberá à Justiça Eleitoral determinar o que será feito com o Fiat Strada apreendido na operação. O material era dos candidatos a deputado Augusto Castro (estadual) e Félix Júnior (federal).
MAIS APREENSÕES
Ao final desta manhã, a Polícia Militar também apreendeu material de propaganda no bairro Jorge Amado, periferia de Itabuna. Homens foram detidos com aproximadamente 1.500 santinhos dos candidatos a deputado Fábio Lima (PTdoB), Caduda Braga (PSDB) e João Almeida (PSDB).
Atualizado às 12h13min
Descontando a falta de água, o calor e a desinformação, o grupo da subseção local da OAB que está visitando as seções eleitorais de Itabuna não identificou maiores problemas nestas eleições. “Está tudo transcorrendo de forma normal”, atesta o presidente da subseção, Andirlei Nascimento.
O presidente observou que muitos eleitores estão tentando votar apresentando fotocópia do documento de identidade. “Nesse caso, a aceitação fica a critério de fiscais e mesários, pois é necessário confirmar a identificação”, entende Nascimento.
Para garantir, o melhor é levar o documento original.
Os mesários das seções da 28ª zona eleitoral, de Itabuna, estão trabalhando em condições bastante precárias e se queixando principalmente do forte calor e da falta de água para beber.
Informações obtidas pelo Pimenta dão conta de que várias caixas com copinhos de água mineral foram doadas pela Prefeitura, mas o juiz da 27ª zona eleitoral, Wilson Gomes de Souza, os distribuiu apenas entre as seções de sua área, deixando a turma da 28ª de “bico seco”.
O magistrado é o mesmo que determinou lei seca em Itabuna neste domingo, proibindo a comercialização de bebida alcoólica até o encerramento da votação. Os mesários da 28ª zona eleitoral só não esperavam ser atingidos por outra lei seca: nesse caso, da água que passarinho bebe.

Após quase meio século, o sul da Bahia voltou a fazer parte das políticas de desenvolvimento.
Rosivaldo Pinheiro | rpmvida@gmail.com
Estamos no dia da eleição. É o momento final para observar alguns pontos sobre a decisão que teremos que tomar nesse domingo, 3 de outubro de 2010.
Antes de tudo, é preciso que cada um de nós tenha em mente que a nossa vida e o nosso futuro dependem da política. O preço do combustível, o funcionamento dos postos de saúde e das escolas, a segurança pública… Seu voto e a sua participação têm a força de determinar, por exemplo, se os serviços públicos podem funcionar bem ou não.
É fundamental avaliar com todo cuidado e atenção, pensar e repensar, procurar saber a vida e a história dos candidatos antes de votar. Não desperdice a oportunidade de eleger um bom representante.
Talvez algumas pessoas não se deem conta da igualdade do voto. O ato de votar põe no mesmo plano e nivelamento ricos e pobres. Não podemos negligenciar esse momento sob pena de colocarmos em risco o nosso futuro. O futuro dos nossos filhos e das próximas gerações. Pense nisso!
Nesse momento, há muitos nomes e números sendo apresentados a você. Quem são essas pessoas? De onde elas vêm? Quantos conhecem os problemas de nosso povo e, principalmente, quantos já fizeram alguma coisa para resolver esses problemas? Qual o modelo de gestão ao qual eles estão vinculados? Historicamente quem são seus parceiros? Como seus partidos ou representantes se comportam no poder? São perguntas que você precisa fazer.
Quero mais uma vez ressaltar que, após quase meio século, o sul da Bahia voltou a fazer parte das políticas de desenvolvimento. A inauguração do Gasene, a chegada do complexo intermodal (Porto, Aeroporto, Ferrovia e ZPE) e a rodovia Camamu/Itacaré são parte deste esforço de integrar a nossa região ao processo de desenvolvimento econômico brasileiro.
Precisamos nos fazer respeitados e esse respeito só será alcançado se elegermos representantes vinculados com as nossas lutas. Região forte é região com representatividade política.
Precisamos fortalecer a Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, lutar pela criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSULBA), contra a privatização da Emasa, pelo fortalecimento da lavoura cacaueira, pela construção da barragem do Rio Colônia, pelo sistema de tratamento de esgoto, pela despoluição do Cachoeira, entre outras. Precisamos buscar o fortalecimento econômico e o desenvolvimento da região cacaueira. Necessitamos adotar um conjunto de ações que nos permita construir a região metropolitana do sul da Bahia.
Enfim, acredito que possamos continuar lutando para que o Brasil e a Bahia continuem se desenvolvendo, com distribuição de renda e combate à miséria.
Só você pode fazer a diferença.
Rosivaldo Pinheiro é economista.
Nem sua condição de mesária impediu a secretária parlamentar Margareth Brandão de ser barrada na manhã deste domingo, 3, quando compareceu à 47ª seção eleitoral para votar. Ela estava munida apenas do título de eleitor, que só é aceito se acompanhado de algum documento com foto.
A documentação insuficiente foi atestada por um fiscal da coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”, que não permitiu que a mesária seguisse até a cabine de votação.
Margareth Brandão alegou que havia esquecido a carteira de identidade em casa, mas observou que é pessoa conhecida da comunidade e mesária há muitos anos naquela seção. Informou até o nome que estava antes do seu na lista de votação: o do juiz de direito Marfísio Cordeiro.
Mesmo assim a fiscalização não voltou atrás na decisão de impedir o voto da secretária parlamentar, que se retirou da seção fazendo protesto.
Confira no Blog do Gusmão como uma briga entre o secretário de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus, Carlos Freitas, e o blogueiro Antônio Correia, acabou ferindo gravemente o Sr. Vernáculo, que nada tinha com a pendenga.
Numa resposta a Correia, Freitas protesta e desabafa: “mais uma vez, você me dessepsiona“!
Os dois adversários continuam batendo boca. Já a língua portuguesa encontra-se internada em estado grave na UTI do Hospital Geral Luiz Viana Filho. Não há previsão de alta.
Pela movimentação que se nota nas imediações das seções eleitorais de Itabuna, um grande número de eleitores permanece na dúvida em pleno “Dia D”. Os candidatos a deputado federal e estadual e, principalmente, a senador, são os maiores alvos de indiferença.
Segundo o repórter Manoel Messias, da Rádio Nacional, é muito expressiva a quantidade de eleitores que estão recolhendo os conhecidos “santinhos” espalhados pela rua, a fim de saber o número de algum senador para votar. Nessa hora, pode ter vantagem quem fez a maior sujeira na via pública…
A desinformação de parcela do eleitorado vai um pouco além. Há muitos que estão se dirigindo à seção apenas com o título de eleitor, sem nenhum documento com foto, e acabam retornando pra casa “de mãos abanando”.

Hoje, 3 de outubro, dia da grande festa da democracia brasileira, os 135 milhões de eleitores escolherão, por meio do voto direto, quem ocupará os cargos de presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Exercerão, portanto, o direito plena da cidadania.
Numa breve análise da campanha presidencial, podemos afirmar que o grande embate político aconteceu entre os projetos do PT e do PSDB:
1. Os petistas, tendo como candidata à presidência a ex-ministra Dilma Rousseff, apoiada pelo presidente Lula e apresentando como principal base de sustentação a aprovação de seu governo; e
2. Os tucanos, com o candidato José Serra, associado à imagem neoliberal de Fernando Henrique Cardoso.
Ainda no páreo, destaca-se a candidata Marina Silva, do PV, com seu discurso ambientalista. Por fim, há de se considerar a participação do candidato Plínio, que apresentou propostas de cunho socialista que, temperadas por sua experiência e esperança, contribuíram para quebrar a imagem até então dura do PSOL.
Vale registrar que a grande dificuldade da oposição tucana ao projeto do PT foi o de não encontrar o “lugar de fala” contra o Governo Lula, em função dos elevados índices de aprovação popular do presidente (80%), associado ao seu inquestionável carisma.
Aproximando-se do final das campanhas, as pesquisas apontam remota possibilidade de segundo turno para o cargo da presidência, em razão do percentual de intenção de voto alcançado pela candidata do PT.
No tocante ao Estado da Bahia, especula-se que a fatura será decidida no primeiro turno, já que a provável vitória de Jaques Wagner foi construída com base no projeto republicano, não só atraindo bases carlistas, bem como tratando todos os prefeitos sem distinção de cor partidária ou corrente política.
Portanto, as eleições na Bahia se dão sem o confronto personalizado entre Carlismo x Anti-Carlismo. Ou seja, sem a “Síndrome do Flamengo” (a favor ou contra).
A grande disputa eleitoral acontecerá na briga pelas duas vagas ao Senado, entre Lídice (PSB), Pinheiro (PT) e César Borges (PR).
Na Região Cacaueira, analisando suas duas principais cidades, Itabuna e Ilhéus, diagnosticamos que, na Terra Grapiúna, teremos poucos lances políticos. Destacamos, entretanto, a postura do prefeito Capitão Azevedo (DEM), que optou pela “decisão de não decidir” apoio à candidatura dos governos federal e estadual, contribuindo para o enfraquecimento de novos atores políticos, a exemplo de Coronel Santana (PTN) e Augusto Castro (PSDB).
Quanto a Ilhéus, teremos algumas surpresas. Certamente não repetiremos o “Efeito Pipa”, mas teremos, num contexto figurado, o fenômeno “Bebê no Colchão”, que, consequentemente, dificultará a reeleição de políticos nas esferas federal e estadual da Terra dos Sem Fim de Jorge Amado.
Nasce uma nova geopolítica com a festa da democracia – Eleições 2010.
João Carlos Oliveira é analista político, professor da Uesc e diretor técnico da Compasso Pesquisa e Consultoria.

Quando visitamos os arquivos que guardam os números das últimas três eleições gerais – Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual da Comarca de Ilhéus, ocorridas em 2006, 2002 e 1998, podemos encontrar muitas informações que servem de indicativo para os números que serão apresentados hoje, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciar a divulgação dos resultados e que tem a conclusão prevista para as primeiras horas da madrugada de segunda-feira.
Segundo os números, o eleitorado ilheense cresceu 6,5% de 1998 para 2002; daí para 2006 o crescimento foi de 11,6% (quase o dobro da taxa anterior); e de 2006 para 2010 a taxa de crescimento voltou ao patamar de 6,4%. A Comarca Eleitoral de Ilhéus tem hoje 129.878 eleitores cadastrados nas duas Zonas Eleitorais: 25ª e 26ª.
A média da abstenção dos últimos três pleitos eleitorais – 1998, 2002 e 2006 – foi de 28,5%, sendo que no ano de 1998 alcançou o patamar de 35,8%. Se essa alta abstenção, que tem se repetido espaçadamente a cada pleito, tornar a ser alcançada podemos afirmar que menos de 100 mil eleitores se apresentarão para cumprir a exigência legal de votar.
Confira a votação para Presidente:
| ELEIÇÃO DE 1998 | VN | % s/VV |
| FERNANDO HENRIQUE CARDOSO | 24.413 | 46,89 |
| LUIZ INACIO LULA DA SILVA | 18.867 | 36,24 |
| CIRO GOMES | 6.504 | 12,49 |
| ENEAS CARNEIRO | 1.227 | 2,36 |
| OUTROS | 1.056 | 2,03 |
| ELEIÇÃO DE 2002 | ||
| LUIZ INACIO LULA DA SILVA | 40.678 | 57,12 |
| ANTHONY GAROTINHO | 15.746 | 22,11 |
| CIRO FERREIRA GOMES | 8.493 | 11,93 |
| JOSÉ SERRA | 5.980 | 8,40 |
| JOSÉ MARIA DE ALMEIDA | 295 | 0,41 |
| RUI COSTA PIMENTA | 23 | 0,03 |
| ELEIÇÃO DE 2006 | ||
| LUIZ INACIO LULA DA SILVA | 54.562 | 63,55 |
| GERALDO ALCKMIN | 21.341 | 24,86 |
| HELOÍSA HELENA | 6.921 | 8,06 |
| CRISTOVAM BUARQUE | 2.655 | 3,09 |
| OUTROS | 379 | 0,44 |
Todos os anos aparecem candidatos que não tem nenhum compromisso com a cidade ou mesmo com a região e conseguem obter alguns votos, a partir de apoio de outros políticos ou por amizade pessoal. São os apelidados de “Candidatos Copa do Mundo”. As tabelas abaixo mostram o número de candidatos que pleitearam vaga na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa e que conseguiram votos em Ilhéus, comparados com os de Ilhéus, Itabuna e região.
| Ano | CÂMARA FEDERAL | Qtde | Votos | % |
| 1998 | Candidatos Ilhéus, Itabuna e Região | 8 | 36.464 | 75,27 |
| Candidatos de outras regiões | 101 | 11.983 | 24,73 | |
| 2002 | Candidatos Ilhéus, Itabuna e Região | 10 | 35.285 | 53,03 |
| Candidatos de outras regiões | 107 | 31.254 | 46,97 | |
| 2006 | Candidatos Ilhéus, Itabuna e Região | 9 | 45.315 | 58,71 |
| Candidatos de outras regiões | 180 | 31.868 | 41,29 |
| Ano | ASSEMBLEIA LEGISLATIVA | Qtde | Votos | % |
| 1998 | Candidatos Ilhéus, Itabuna e Região | 25 | 31.123 | 71,13 |
| Candidatos de outras regiões | 247 | 12.635 | 28,87 | |
| 2002 | Candidatos Ilhéus, Itabuna e Região | 20 | 47.973 | 75,16 |
| Candidatos de outras regiões | 289 | 15.851 | 24,84 | |
| 2006 | Candidatos Ilhéus, Itabuna e Região | 15 | 65.732 | 86,36 |
| Candidatos de outras regiões | 327 | 10.384 | 1364 |
Alguns candidatos tiveram apoio explícito de lideranças políticas locais e, por já terem obtido votos em pleitos anteriores, será mais fácil identificar e quantificar a votação transferida. Segundo dizem alguns ‘especialistas políticos experimentados’ um líder consegue transferir aproximadamente 30% dos seus votos para outros candidatos. Vamos conferir a veracidade desta ‘regra’ depois do resultado confirmado.
Espero que saibamos exercer nossa cidadania, escolhendo candidatos compromissados com os nossos problemas, com nossos pleitos. Candidatos que não sumam da cidade e só apareçam para pedir novamente nosso voto.
Uma última curiosidade: em 1998 o então candidato a Deputado Federal, Jaques Wagner obteve 23 votos em Ilhéus. Conforme mostram os números, de lá para cá melhorou muito!
02 – 33 – 34 – 37 – 41 – 53.
Copiou?
Pois é. Ninguém acertou as dezenas da Mega-Sena deste sábado, 2. O dindin acumulou e a previsão da Caixa Econômica é pagar R$ 115 milhões no concurso da próxima quarta, 6, para quem acertar as seis dezenas. O sorteio está marcado para as 2o horas.
—
HAVERIA SOLIDARIEDADE NO PALEOLÍTICO

A POESIA SE FAZ PRESENTE NO INFORTÚNIO
Na tevê, numa matéria sobre enchente em Santana do Mundaú/AL, uma menina de sete anos, olhos tristes mas sem lágrimas, registra, com tocante poesia, a desgraça que a acometeu: “A casa caiu. A alegria toda foi embora”. Nenhuma queixa, só a mera constatação de que a cheia lhe tirou, com o abrigo, a alegria, que por certo não era muita. Essa menina que perdeu tudo e ainda resiste em chorar me desperta para a inutilidade do que faço, um trabalho que se mostra incapaz de atenuar tristezas. Um pedreiro sabe, no fim da jornada, quantos metros de parede ergueu; quem escreve, nunca sabe se produziu uma frase sequer que valha alguma coisa – creio que Graham Greene disse isto, com outras palavras.FAMOSA FRASE RUIM DE UM BOM AUTOR
A solidariedade no sofrimento talvez seja a mais importante característica do ser humano. Pedras e árvores não se comovem, nenhuma notícia ruim as faz chorar, pois entre as criaturas do planeta só o homem é capaz de sofrer com a desdita do outro. A má frase do bom autor (mineiro, por sinal) Otto Lara Resende (“O mineiro só é solidário no câncer”) reflete apenas um instante de humor azedo: ao que me consta, a maioria dos brasileiros é capaz de gestos da mais cabal, definitiva e piegas emoção. Essa menina de olhar triste, por exemplo, tem, com minhas lágrimas, minha solidariedade. Isto não vai aliviar sua dor, mas me deixa a quase certeza de que sou algo mais do que uma árvore ou uma pedra.A PARTE DO HINO QUE NOS TIRARAM
Recebi (e li) interessante informação sobre o Hino Nacional Brasileiro, demonstrando quão pouco ainda conheço da minha pátria. Fico sabendo que o hino, cuja letra é considerada difícil, a ponto de muita gente errar ao cantá-lo (incluindo a cantora Vanusa e o ex-presidente FHC), já foi pior – isto é, maior: lá pelo ano de 1831, a introdução (hoje apenas instrumental) também tinha versos – e versos que, certamente, deixariam em má situação os nossos descuidados cantores, sejam oficiais, oficiosos, amadores ou profissionais: “Espera o Brasil que todos cumprais com o vosso dever”, o verso inicial, nos dá uma ideia do que vem a seguir.GRAVADO A BURIL NOS PÁTRIOS ANAIS
Essa parte da letra foi retirada, ao que tudo indica, devido à dificuldade que se tinha para cantá-la. Em nossos dias, quando a linguagem tende a sepultar rapidamente qualquer termo menos corriqueiro, seria temeroso manter na letra da introdução do hino coisas como “Gravai com buril nos pátrios anais do vosso poder” – isto no caso de que essa intervenção a buril nos nossos pátrios anais não viesse a despertar risinhos à socapa, suficientes para tirar a austeridade de qualquer cerimônia. Mesmo que não saibamos os motivos reais da supressão, ela parece justificada para nossos tempos, costumes e ouvidos.“AVANTE, BRASILEIROS, SEMPRE AVANTE”
NO BRASIL, UMA COLEÇÃO DE EXÓTICOS
A questão dos nomes estranhos registrados no Brasil entrou na coluna e parece não querer mais sair. Esse tema que muito me encanta foi tratado há tempos pelo autor de um de meus livros de cabeceira, O coronel e o lobisomem/1964. Refiro-me a José Cândido de Carvalho (foto), criador de nomes exóticos (no que se aproxima de Guimarães Rosa), e que se valeu da lista de segurados do INPS (espécie de SUS daquela época) para demonstrar que a realidade surpreende mais do que a ficção. Nomes que constam de listas públicas farão o leitor menos informado pensar que são invenções para divertir as pessoas com o ridículo alheio. Veja abaixo algumas curiosidades.QUANDO O RIDÍCULO É LEVADO AO EXTREMO
Jotacá Dois Mil e Um, Juana Mula, Jovelina Ó Rosa Cheirosa, Lança Perfume Rodometálico de Andrade, Leda Prazeres Amante, Magnésia Bisurada do Patrocínio, Manganês Manganésfero Nacional, Manuel Sola de Sá Pato, Maria da Segunda Distração, Maria Passa Cantando, Maria Privada de Jesus, Naída Navinda Navolta Pereira, Napoleão Sem Medo e Sem Mácula, Necrotério Pereira da Silva, Oceano Atlântico Linhares, Otávio Bundasseca, Pacífico Armando Guerra, Padre Filho do Espírito Santo Amém, Pália Pélia Pólia Púlia dos Guimarães Peixoto, Pedrinha Bonitinha da Silva, Percilina Pretextata Predileta Protestante,Voltaire Rebelado de França.OS NOMES QUE SÃO NÚMEROS EM FRANCÊS

A PORTUGUESA QUE ENTROU PARA A MPB
São tantos os grandes compositores românticos do Brasil que citá-los seria tarefa impossível. E a arte que, como a vida, nos espreita em cada esquina, traria ainda uma surpresa à lista, com a inclusão de uma autora portuguesa, quem diria. Pois lhes digo e provo que a rapariga, levada pelo braço por um tal Raimundo Fagner Cândido Lopes (foto), empurrou a porta, arrastou a cadeira e aboletou-se ao lado de Vinícius, Noel, Orestes Barbosa, Chico Buarque, Antônio Maria, Dolores Duran e outros bambambãs, sem pedir licença. Nem precisava, pois seu soneto “Fanatismo” tem lugar reservado em qualquer roda de bambas. Ah, sim, o nome da cachopa: Florbela Espanca.
UM SONETO QUE EMOCIONOU GERAÇÕES
No primeiro quarteto, “Minh´alma, de sonhar-te, anda perdida/ Meus olhos andam cegos de te ver”, uma declaração de arrepiar qualquer ser humano. Depois, um fecho de ouro: “Ah! Podem voar mundos, morrer astros,/ Que tu és como Deus: princípio e fim”. Publicado em 1923, “Fanatismo” ganhou a eternidade das grandes obras: emocionou muitas gerações e vai emocionar outras tantas, pois nos seus 87 anos está ainda quente, como se fora feito na tarde de ontem. No Brasil, foi popularizado por Fagner, que tomou Florbela (foto) como parceira e a levou aos mais diversos palcos. Um trabalho meritório, mesmo que muitos ouvintes não façam diferença entre cantores e autores.POETA “ALMA IRMÃ GÊMEA DA MINHA”
A escritora portuguesa Natália Correia, ao comentar Diário do último ano, só publicado em 1981, bate sem dó nem piedade, quase colocando Florbela Espanca na lista de poetas menores: fala em “coquetismo patético” e em “poesia maquilhada com langores de estrela de cinema mudo, carregada de pó de arroz”. Também se disse que ela era “uma escrava de harém”, uma poeta “de lábios literariamente manchados” e outras expressões igualmente denunciadoras de como a crítica parecia mais interessada na autora do que na sua produção literária. Mas Fernando Pessoa (na caricatura) a chamou de “alma irmã gêmea da minha” – e isto parece compensatório de todos os preconceitos.O PRECONCEITO E A MORTE AOS 36 ANOS
Se a sociedade brasileira no século XXI ainda é preconceituosa, conservadora e moralista, imagine-se como Portugal dos anos vinte do século passado olharia para uma rapariga ousada como Florbela Espanca. Certamente como um ser fora do lugar, dizendo coisas que não deviam ser ditas, escancarando desejos e vontades que a moral vigente mandava calar. Mulher de vida conturbada e curta (suicidou-se no dia do 36º aniversário, em 8 de dezembro de 1930), Florbela teve pequena parte do público a cobri-la de elogios, enquanto a outra a envolvia em opróbrios. Mas assegurou seu lugar na história da poesia. No vídeo, a versão cantada de “Fanatismo”, com Fagner.
Direto do Trombone, o advogado e escritor Adylson Machado anota a nova postura das lojas maçônicas de Itabuna, que estão fazendo barulho em defesa do retorno à gestão plena da saúde pelo município (confira).
Registra o escriba que, no passado, “a práxis da filosofia maçônica se expressava pela silenciosa atuação”. Ou seja, os tempos mudaram também para os homens de preto, que descobriram as virtudes da propaganda e já atacam até de outdoor.
Bem, se tudo muda, por que não a maçonaria? Mas o atilado articulista sugere que o respeitável movimento amplie seu alcance. Em vez de pedir apenas o retorno da plena, deveria também solicitar uma investigação rigorosa das malandragens e falcatruas que levaram à perda da referida gestão.
Aí sim…
Na última caminhada realizada pela dupla Walter Pinheiro e Lídice da Mata em Ilhéus, um grupo de guardas municipais aproveitou para queixar-se à candidata ao Senado pelo PSB. Postados à frente do cortejo, os guardas traziam cartazes em que negavam o voto à socialista, alegando como motivo o apoio que ela tem do vereador ilheense Alcides Kruschewsky, o “Pai Cidão”.
Os guardas se sentem prejudicados por Kruschewsky, que operou fortemente para impedir a aprovação de um projeto de lei que melhoraria a remuneração da categoria.
Tanto o Ibope como o Datafolha mostram os dois candidatos governistas ao Senado na frente de César Borges (PR), que disputa a reeleição.
No Ibope, Lídice da Mata (PSB) tem 36% das intenções de voto, Walter Pinheiro (PT) tem 34% e Borges com 29%.
Já no Datafolha, Lídice lidera com 36% Pinheiro tem 33% e César Borges aparece com 31%.
As duas pesquisas têm margem de erro de dois pontos percentuais.
As duas pesquisas divulgadas no início desta noite (Ibope e Datafolha) apontam a reeleição do governador baiano Jaques Wagner (PT) já neste domingo, dia 3.
Wagner atinge 52% das intenções de voto no Datafolha. O levantamento foi realizado ontem e hoje (dias 1º e 2), apontando Paulo Souto (DEM) com 19% e Geddel Vieira Lima (PMDB) com 14%. Bassuma (PV) tem 3%.
Professor Carlos (PSTU) e Marcos Mendes (PSOL) têm 1%, cada. Foram consultados 1.715 eleitores em todo o estado. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais. O percentual de indecisos atingiu 7% e o de brancos e nulos, 4%.
IBOPE
O Ibope também divulgou neste sábado o levantamento sobre a sucessão baiana. Wagner pontua com 51% das intenções de voto, seguido à distância pelo ex-governador Paulo Souto, com 18%, e Geddel Vieira Lima, com 15%. Bassuma tem 2%. A pesquisa foi feita de 29 de setembro a 2 de outubro e ouviu 2.010 eleitores. Desses, 16% declararam voto branco ou nulo e 10% se disseram indecisos.

























