Servidores da Câmara Municipal de Itabuna ficaram abismados com uma cena ocorrida no gabinete do presidente da Casa, Clóvis Loiola.
Um esbaforido Ruy Machado batia à porta do gabinete do colega. Irritou-se mais ao descobrir que Loiola não estava ali. Foi recebido pela esposa do parlamentar.
Esbravejou, falou em afastar Loiola, teria chamado a senhora Poliana de “nigrinha” e bateu em retirada.
Tava possesso.
O Datafolha testou na pesquisa sobre a sucessão baiana um cenário provável de segundo turno entre Jaques Wagner (PT) e o ex-governador Paulo Souto (DEM). Pesquisou, mas não divulgou no último final de semana.
Conforme relatório acessado pelo Pimenta, Jaques Wagner pontuou com 54% das intenções de voto no embate de segundo turno contra Paulo Souto, dono de 32% das intenções, conforme o Datafolha.
Em relação ao primeiro turno, Wagner e Souto ganham nove pontos percentuais de intenções de voto, cada um. 5% votariam em branco ou nulo. Neste cenário, existem 8% de indecisos
A pesquisa também confirma aquilo que está na boca de quem conhece os bastidores da política baiana. Se houver um segundo turno e mesmo que o peemedebista Geddel Vieira Lima anuncie apoio a Wagner, 60% dos eleitores fiéis ao PMDB votarão em Paulo Souto (DEM). 31% ficariam com o governador.
REJEIÇÃO A GEDDEL AUMENTA 5 PONTOS
A pesquisa do Datafolha mostrou queda na rejeição de Paulo Souto (29% caiu para 26%) e Wagner (16% caiu para 15%). Na outra ponta, cresceu o percentual de eleitores que não votariam em Geddel Vieira Lima (18% subiu para 23%), aumento de cinco pontos percentuais.
Pior: na intenção de voto espontânea, tanto Paulo Souto como Wagner cresceram (dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais), mas Geddel patinou. Wagner saiu de 25% para 28% de intenções de voto, Souto de 7% para 8% e Geddel estacionou nos 5%.
PT É O PREFERIDO DE 30% DOS BAIANOS
Leia Mais
O leitor itabunense talvez lembre de célebre frase do ex-presidente da Emasa, Isaias Mendes, recomendando o consumidor a gastar, no máximo, um litro de garrafa PET de água a cada banho. Era 2008, período de racionamento como nunca se viu por aqui.
Pois em 2010 quem vive essa situação são os moradores do Pontalzinho. Há mais de oito meses que os residentes das partes mais altas (ou até próximos da praça principal) não sabem o que é água no tanque. Ela chega fraquinha e o que se consegue é acondicionado em garrafas.
O drama é relatado por uma vítima:
– Toda semana é a mesma coisa. Quem quiser roupa lavada tem que ir para casa de parentes em outros bairros; água normalmente nós e outros vizinhos estamos pegando também em outros bairros. Escovar os dentes por aqui tem sido quase impossível, lavar a louça tem sido outro sacrifício.

Hoje executivo, mas sem esquecer a política, Magalhães foi sacado para compor a coordenação da campanha do governador Wagner à reeleição e pode estar somando pontos para transformar seu sonho em realidade.
A última vez que Magalhães disputou a Prefeitura de Itabuna foi há 14 anos, quando o PCdoB e o PT marcharam separados e os petistas acabaram acusando os comunistas de facilitar a vitória de Fernando Gomes.
Na época, Magalhães saiu com a imagem chamuscada e após aquela eleição, PT e PCdoB passaram a jogar sempre no mesmo time em Itabuna, invariavelmente com o PT na cabeça de chapa. Ao que parece, os comunistas querem mudar a ordem dos fatores daqui a dois anos.
Se o PT vai deixar, só Deus sabe…

Uma cratera aberta pela Emasa para manutenção nas redes de água e esgoto está tirando o sono de quem reside no trecho final da rua Nações Unidas ou motoristas que por ali trafegam. Como a empresa não aplicou camada asfáltica, o buraco cede cada vez mais e danifica suspensão de carros e gera uma névoa de poeira em dias de sol ou lama quando chove. A área é formada por empresas de vários segmento, dentre eles restaurantes.
Segundo Derval Rocha, gerente da MZ Máquinas, o trabalho para limpar as máquinas de costura tem sido constante devido à poeira provocada pelo buraco. Depois do trabalho mal feito pela Emasa, o gerente disse que está limpando a loja seis vezes ao dia.
O gerente da Astral Saúde Ambiental, Robson Goés, diz que a sujeira começa na frente da loja, invade as salas, sujando todos os ambientes, e danifica os computadores. Robson reclama que o cenário tem levado à perda de clientes, incomodados com a sujeira gerada pelo buraco.
Quem trafega pela rua reclama do buraco. “Passe aqui à noite e verá motoristas surpreendidos com esse buraco enorme, tendo que desviar dele, até correndo risco de acidentes graves, pois a via é bem movimentada”, alerta o motorista Matheus Ribeiro, ele mesmo uma das vítimas.
Faz todo o sentido a reação desesperada e nervosa da direção do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que impediu hoje o acesso de uma equipe da TV Itabuna às dependências da unidade de saúde. Muito provavelmente, os repórteres foram barrados porque, se entrassem, encontrariam lá dentro um dos quatro servidores “afastados” por conta de “supostas irregularidades”.
Segundo informações, o envolvido retornou à ativa muito antes dos noticiados 30 dias de afastamento e, já na sexta-feira, 13, estava mandando e, principalmente, desmandando no Hblem.
Como já se afirmou neste blog, trata-se de vírus renitente e de difícil terapia. Requer tratamento de choque que a atual direção do Hblem não parece habilitada a ministrar.

A coisa está tão complicada, que ontem o prefeito interrompeu seu descanso dominical e convocou todo o secretariado para uma reunião extraordinária. Tema: redução geral nas despesas com horas extras, pagamento de adicional notuno, insalubridade, além do corte das chamadas FGs (Funções Gratificadas).
A reunião teve desdobramento nesta segunda-feira, 16, e havia secretário comentando entredentes que o prefeito ataca o problema pelo lado errado. Analisavam que a verdadeira deficiência está na gestão administrativo-financeira e na incapacidade do setor jurídico para evitar os sucessivos bloqueios nos repasses do FPM.
Como o prefeito não se dispõe a ir ao “xis da questão”, a corda tende a arrebentar mais uma vez do lado mais fraco. Resta saber se o sindicato dos servidores irá permitir a injustiça.
Barulho na Ceplac.
Servidores do órgão federal gritam contra uma suposta dívida com planos de saúde referente ao período de 1995 a 2002.
Em alguns casos, a cobrança por parte do Ministério da Agricultura atinge R$ 70 mil de um só servidor. O valor se refere a parcelas mensais do plano não lançadas em contracheque por falta de margem consignável ou divergências.
O Ministério da Agricultura havia coberto o pagamento nesse período e o Tesouro Nacional apontou a necessidade de cobrar dos servidores, agora.
Alguns funcionários descobriram alguns absurdos ao acionar a calculadora: em vez de dívida, têm a receber do Ministério.
Um servidor da Ceplac em Ilhéus foi cobrado em R$ 2.071,00, mas sustenta que é o ministério que lhe deve. Na ponta do lápis, o saldo positivo é de aproximados R$ 70,00.
Na média, a correção da dívida atingiu estratosféricos 300%. Quem acumulou R$ 1 mil em parcelas, hoje deveria R$ 4 mil ao Ministério, que adiantou ao plano de saúde nos anos 90 e início dos anos 2000.
O “prego” será contestado em nível administrativo. Se não houver saída, os servidores acionarão a Justiça.
Levantamento da revista IstoéDinheiro põe a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) em segundo lugar no ranking das melhores empresas prestadoras de serviços públicos no país. A publicação avaliou as práticas gerenciais das 500 maiores empresas instaladas no Brasil. A primeira do ranking é a Casa da Moeda. Na área de saneamento, a Embasa é a primeira do país, conforme a Dinheiro.
A avaliação por setores deu ainda à estatal baiana de saneamento o primeiro lugar na área de Recursos Humanos e o segundo lugar nas categorias Inovação e Qualidade, e Responsabilidade Social. A Embasa ainda obteve o quinto lugar no quesito Governança Corporativa.
Este blog não poderia deixar de fazer o registro. A empresa, que por muitas vezes esteve para ser vendida em gestões passadas, hoje alcança esse nível de gestão justamente no período em que é presidida por um itabunense, Abelardo de Oliveira Filho.

A direção do Hblem chamou a polícia militar e a Guarda Municipal para expulsar a equipe formada pelo jornalista Ederivaldo Benedito, a estagiária Ingrid Bárbara e o cinegrafista Léo Brandão.
Os jornalistas viram de tudo e boa parte não puderam registrar. Desde cobra no hospital a macas enferrujadas, pacientes usando talas improvisadas com pedaços de papelão, matagal e lixo.
Ederivaldo Benedito definia o cenário como “degradante”, algo que o estimulou a (tentar) fazer a reportagem.
Um batalhão de assessores do hospital e da Secretaria Municipal de Saúde foi acionado para barrar a equipe. Houve ameaça de agressão física com a tentativa de tomar, a força, as imagens gravadas no hospital.
O jornalista Ederivaldo Benedito conta que a ação repressiva dos assessores identificados como Leonardo e Giovani começou logo após contato com o diretor do Hospital de Base, Antônio Costa. Apesar de ter agendado entrevista com a produção da tevê, Costa teria refugado diante da câmera.
A equipe de reportagem esteve na sala do dirigente e este disse que não concederia entrevista gravada. Enquanto falava com Benedito, Costa mirava o cinegrafista Leo Brandão e desconfiava que estivesse sendo filmado. “Você tá me filmando, não quero dar entrevista”, disse.
Embora o chefe da reportagem o tranquilizasse de que não estava gravando, Costa não arredou pé. Benedito, conta, despediu-se do diretor e informou que iria colher imagens do hospital.
Nem bem começou a filmar o cenário de guerra no Hblem e a equipe recebeu dois leões-de-chácara, que tentaram afanar o conteúdo gravado. A polícia e até o prefeito Capitão Azevedo foram acionados.
Benedito conta que não suportou a ameaça de “polícia”:
– Leonardo [Soussa] disse que iria chamar polícia pra mim, respondi: “Chame a polícia para outros que estão aí na área”.
Referia-se a um esquema de superfaturamento de produtos do hospital.

Costacurta disse ter procurado, ao longo de todo esse tempo (quase uma década!) uma série de instituições do poder público – do estado e do município – e em nenhuma delas encontrou o apoio necessário ao projeto.
Recentemente, o arquiteto decidiu exibir o plano à iniciativa privada, que costuma ser muito mais rápida do que os governos para enxergar o que é bom e agir. A empresa procurada pelo homem da Parkia foi a Bahia Mineração, que construirá um terminal de embarque de minério na região da Ponta da Tulha, também no litoral norte ilheense. A Bamin solicitou de pronto que a Parkia formatasse a proposta para que as ações pudessem ser empreendidas.
Pode-se dizer que o projeto, apresentado hoje em uma reunião da Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), está quase “redondinho”. No setor hoteleiro, prevalece o entendimento de que a revitalização da Lagoa Encantada será a primeira grande ação planejada em prol do turismo ilheense, um setor no qual sempre prevaleceu o improviso e o amadorismo.
Finalmente, parece que essa história começa a mudar.
Depois de atraso de sete meses, começaram hoje as obras de reurbanização da avenida Amélia Amado. Estão previstos alargamento das margens e cobertura do canal Lava-pés e criação de uma terceira pista.
Uma das razões para o atraso da obra foi o projeto encaminhado para análise do Instituto de Gestão das Águas e do Clima (Ingá), que vetou a proposta de “encapsulamento” do canal. O Ingá via na impermeabilização do solo um maior risco de enchentes e alagamentos mesmo após a cobertura do canal.
A outorga foi finalmente concedida pelo instituto ambiental em abril deste ano, após readequação do projeto por parte da prefeitura. A obra está orçada em cerca de R$ 12,4 milhões. Os recursos para a obra são do Governo Federal, via Ministério da Integração Nacional. A obra começa mais de um mês depois de assinada a ordem de serviço.
Mais de 1,673 milhão de contribuintes receberão amanhã (16) restituição do Imposto de Renda. Serão creditadas restituições referentes ao exercício de 2010 (anocalendário de 2009), residual de 2009 (ano-calendário 2008) e de 2008 (ano-calendário de 2007), segundo a Receita Federal. O total de restituições que será depositado em contas bancárias soma R$ 1,5 bilhão.
De acordo com a Receita, estão contemplados neste lote de restituição contribuintes idosos que não têm pendências nas respectivas declarações. Os pagamentos dos demais contribuintes foram priorizados de acordo com a data da última declaração entregue do respectivo exercício.
Leia mais
A noite de sábado (14) registrou cenas preocupantes para o sistema de segurança pública em Itabuna. Após matar um adolescente e atear fogo numa residência no bairro Maria Pinheiro, marginais ligaram para a polícia e desafiaram: – Cadê vocês, seus pau no c*. Estamos aqui.
O Maria Pinheiro é uma das regiões atendidas pelo Ronda nos Bairros, lançado em Itabuna na última quinta-feira, 12. A afronta ao efetivo policial é contada pelo Xilindró Web.
































