O motorista suspeito de provocar o acidente que matou Andréa Barbosa das Virgens, 37, e Júlia Fagundes, 8, se apresentou à polícia nesta terça-feira, 10, em Itabuna.
Ivanilson Santana Silva disse à delegada Sione Porto, da 1ª DP, que não se lembra do acidente ocorrido na tarde do domingo passado e colocou-se na condição de vítima e não provocador do engavetamento. Ele se apresentou com o advogado Clodoaldo Vitorino.
Ivanilson se negou a conceder entrevista. Ele dirigia o Gol, placas JQL 1230, que fez uma conversão proibida no quilômetro 497 da BR-101, provocando colisão com o Fiat Uno, um terceiro carro e a moto de Andréa, que, assim como a criança, morreu na hora.
O acidente deixou outras seis pessoas feridas. Estas foram levadas para o Hospital de Base de Itabuna (relembre aqui).
Pelo que vimos segunda-feira, em Ferradas, o poeta e contista Cyro de Mattos não aprendeu a lição ministrada pelo mestre Jorge Amado.
Uma intervenção lamentável. Não pode ser outra a adjetivação para a desastrosa manifestação do Presidente da FICC, Cyro de Mattos, depois de encerrada a programação de lançamento, em Ferradas (segunda-feira, 9), de um projeto da comunidade voltado para a comemoração do centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, a ocorrer em 10 de agosto de 2012 (confira aqui).
Desastrosa (outra adjetivação que se impõe) porque efetivou a lamentável interferência quebrando o protocolo, que fizera inserir falas curtas dos que compunham a Mesa e dos que apresentaram o Projeto “JORGE 100 anos AMADO”, imediatamente à fala do Prefeito Municipal, José Nilton Azevedo, a quem cabia o encerramento do evento.
Não fora isso, enveredou por gongóricas considerações – em 90% publicizando sua atividade de escritor – descambando por considerações outras, como se falasse para um público que não entenderia o que dissesse, como quando confundiu o lançamento de CACAU (1931) como obra amadiana que inseriu a geografia grapiúna na literatura do ilustre ferradense, o que somente ocorreria com TERRAS DO SEM FIM, em 1943.
Desconheceu no texto, de forte componente idealístico (de um radical de esquerda, daí porque seria obra menor, disse-o o próprio Cyro de Mattos), que Jorge Amado utilizou-o para denunciar mazelas da cultura/economia cacaueira como expressão da exploração capitalista, o que implica observá-la sobre qualquer espaço onde existisse o fruto de ouro, fosse Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Itororó, Ibicaraí, Camacã, Itajuípe etc., o que afasta a observação autoral (posta sob olhar econômico), da evidente temática abordada em TERRAS DO SEM FIM, configuradora de uma geografia física determinada, envolvendo os conflitos pela conquista das terras do Sequeiro, envidados pelos personagens Horácio e Sinhô Badaró.
Leia Mais

Ele revelou para a platéia que lotava o auditório do Centro de Convenções que, enquanto o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, discursava, o presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Isidoro Gesteira, cochichou no seu ouvido:
– Dá felicidade no setor o governador ter escolhido um técnico deste nível para ser o secretário de Agricultura do Estado.
E Jay assentiu, ressaltando o empenho de Salles para promover o fortalecimento da agropecuária.
O fotógrafo Jorge Bitencourt, cômico – às vezes mordaz – que só ele, está assumidamente… apaixonado. E a flechada foi eletrônica. Nada de internet. Dos tempos de Namoro na TV, o homem ficou paralisado por uma “menina de 25 anos, cabelos curtos, olhar firme”.
Bom, é assim como ele descreve a Dilma Rousseff que apareceu no debate da Band e na sabatina de ontem no Jornal Nacional. “Que plástica, que plástica”, vibra o fotógrafo. “Tá irreconhecível”, completou.
Bittencourt deixou os microfones nos tempos áureos do rádio itabunense, quando sacava a Quero que tudo vá pro inferno, de Roberto e Erasmo Carlos, coladinha à transmissão das missas de domingo na antiga Rádio Clube de Itabuna.
Até que um dia um frade capuchinho, dono da emissora, mandou o disco prusinfa. É daí a veia sacanística. Apesar da paixonite, revela, não sabe ainda em quem votar para presidente. Enquanto ‘Bita’ vê Dilma como uma mocinha, há quem a compare ao Piu-Piu, do Gugu. Maldade, maldade.
O leitor Risomar Lima anuncia a descoberta de um exercício para evitar o estresse. E, para isso, basta apenas usar os dedos. Para descobrir o método revolucionário, dê um clique no “leia mais”, abaixo.
Leia Mais
Daniel Thame
Os companheiros Willian Bonner e Fátima Bernardes precisam voltar urgentemente para a faculdade e estudar melhor a diferença entre entrevista e interrogatório. O que o casalzinho fez com a candidata Dilma Rousseff na noite desta segunda-feira no Jornal Nacional foi vergonhoso.
As perguntas duras, mesmo as fora de contexto como a de comparar o Brasil com a Bolívia e Uruguai, até fazem sentido, mas interromper Dilma a todo instante, impedindo que ela concluísse seu raciocínio e fazendo com que ela parecesse confusa, não pode ser atribuído à falta de experiência da dupla Bonner & Fátima.
Leia a íntegra da análise de DT
O dirigente de uma entidade fez compras no Atacadão, em Ilhéus, e exigiu nota fiscal. Não contava com a “eficiência” da loja: a espera dura mais de três horas.
– Já dei não sei quantas voltas pela loja, tomei chá, suco, refrigerante… e nada da nota fiscal ficar pronta – esbraveja.
A vítima efetuou as compras por volta das 15h desta terça. Até sugeriu que poderia voltar no outro dia para buscar a nota, mas o Atacadão rejeitou a ideia.

Confira essas e outras de Ousarme Citoaian na coluna Universo Paralelo desta semana (clique aqui para ler).
–
Aliado do governador Jaques Wagner, que disputa a reeleição, o candidato a deputado federal Félix Jr. lançou enquete no seu site (veja aqui) para medir a quantas anda o humor do internauta-eleitor em relação à disputa ao Palácio de Ondina.
Por enquanto (16h26min), há um insistente empate: Wagner aparece com 38,3%, igual percentual do ex-governador Paulo Souto. Geddel pontua com 17% e Bassuma tem 6,4%.
É verdade que raros são os políticos que merecem crédito, mas gente, esse sujeito aí merece?
Maria de Castro Luna, em comentário à nota ESCRITOR ALFINETA GERALDO, JUÇARA E PT
O comércio virtual vendeu R$ 6,7 bilhões no primeiro semestre de 2010, batendo em 40% o desempenho do ano passado (confira). Por isso, o Pimenta quer saber como é sua relação com o cada vez mais poderoso mercadão online. É só responder à enquete no lado direito de nossa página.
A propósito, já encerramos a enquete sobre o Dilmaboy e os Serraboys. Para 60%, o jovem rebolativo de Goiás mandou melhor do que os tucanos da garoa, que ficaram com 15% das preferências. Os demais 25% acham que as duas manifestações foram simplesmente ridículas.
Numa demonstração de desrespeito ao espaço público, candidatos a deputado federal e estadual estão invadindo praças e calçadas em Itabuna. Eles passaram a usar o espaço público como extensão de seus comitês eleitorais, colocando placas em lugar pertencente aos pedestres.
Posicionadas como estão, algumas placas chegam a dificultar a passagem das pessoas, gerando risco para quem atravessa a rua em pontos da Avenida do Cinquentenário, Jardim do Ó, Praça José Bastos e Avenida Amélia Amado.
Abaixo, as infrações que o Pimenta flagrou em uma voltinha rápida pelo centro da cidade (as imagens são de Fábio Roberto):
A placa dos candidatos ACM Neto (DEM) e Solon Pinheiro (PSDB) foi colocada na grama da praça.
Quem passa por esse ponto da Amélia Amado precisa se espremer para dar espaço ao coronel.
Propaganda do candidato obstrui acesso do pedestre à calçada (alguém da Secretaria de Trânsito está vendo isso?).
Uma “autarquia” do bairro de Fátima, em Itabuna, o comerciante Zé Paulo, do bar Visgueirão, completa 76 anos de idade nesta terça-feira, 10 de agosto.
O bar do Zé Paulo reúne diariamente uma turma diversificada, mas seleta, que de fato sente um visgo naquela esquina da Rua Saturnino José Soares (vizinho ao famoso Netinho da Farinha).
Quem bate ponto no Visgueirão aponta como a maior qualidade do estabelecimento a fidalguia do proprietário, que está sempre com um belo sorriso no rosto, como se todos os seus dias fossem de sol e sem contas para pagar.
Hoje com certeza a noite será de festa na esquina mais badalada do bairro de Fátima. Estão garantidos a cerveja “daquele jeito” e os imperdíveis espetinhos da churrascaria Angorá (rs), do nosso querido amigo Djalma, um gênio da culinária.

O documento foi elaborado pela empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit, com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). A previsão supera a estimativa inicial, publicada em março, de faturamento de R$ 13,6 bilhões neste ano. Informações do Estadão.
O escritor grapiúna Antonio Júnior, ao anunciar sua entrada na equipe da campanha da ex-governadora Wilma de Faria, do PSB do Rio Grande do Norte, destilou veneno contra o casal Juçara Feitosa e Geraldo Simões, ambos do PT itabunense. “Estou empolgado com esta oportunidade profissional relevante e bem remunerada. Wilma de Faria é uma lenda viva da política potiguar”.
Em seguida, Antônio Júnior diz que foi boicotado pelo marketing de Juçara, em 2008, na disputa pela prefeitura de Itabuna, “mesmo me oferecendo voluntariamente para trabalhar na campanha de Juçara”.
O escritor não revela-se até sarcástico ao lembrar da situação. “Terminei por compreender que o PT grapiúna vive em guerra interna permanente, brutal, com cobra engolindo cobra”.
O escritor e jornalista também afirma ter se decepcionado com o deputado federal Geraldo Simões. “Como tantos veteranos, ele se habituou às benesses públicas, se acomodou, já não se preocupa em trazer benefícios para o sul da Bahia, priorizando estratégias e artimanhas para permanecer na glória do poder”.
Antônio Júnior cutuca Geraldo. O parlamentar sul-baiano não seria chegado a uma leitura. “O que esperar de um homem público que não abre um livro, acredita que é o dono da verdade e defende publicamente desatinos familiares, quando deveria humildemente pedir desculpas?”. E complementa: “O que posso garantir é que ele nunca mais terá o meu voto”.
O escritor e jornalista trabalhou com o grupo geraldista em 2007 e 2008, afastando-se quando novamente deixou Itabuna. Atualmente, está radicado em Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde fará a campanha de Wilma Faria ao Senado.































