Tempo de leitura: < 1 minuto

Um radar instalado há mais de três anos em frente à sede regional da Ceplac é mais uma peça de culto ao desperdício de dinheiro público. O equipamento foi instalado em 2007 para a fiscalização contra motoristas imprudentes e, também, reduz o índice de acidentes naquele trecho da rodovia Ilhéus-Itabuna. O equipamento operou em período de testes, mas depende de entendimentos entre o Derba e a Polícia Rodoviária Estadual para que passe a funcionar.

Três anos depois…

… radar é só um “presépio” na Ilhéus-Itabuna

Tempo de leitura: < 1 minuto

Passados dois meses da aplicação das provas de concurso para analista e técnico universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a instituição de ensino superior ainda não decidiu se vai ou não anular o exame aplicado no dia seis de junho deste ano. Mas a Defensoria Pública do Estado em Ilhéus, diante das denúncias de irregularidades e vícios nas questões aplicadas, remendou à reitoria que anulasse as provas e promovesse novo concurso.
Apesar da recomendação da Defensoria, a Uesc ainda resiste à ideia e espera conclusão de uma investigação que colocou sob suspeita a empresa contratada para realizar o concurso, a Concepção Consultoria. As denúncias à Defensoria apontaram violação das provas, questões extraídas integralmente da internet ou mal formuladas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Informa o site Bahia Notícias que a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e mais 58 instituições federais do país usarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 em seus processos seletivos. De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) divulgado nesta segunda-feira (9), do total, 35 usarão o exame como única forma de avaliação.A Ufba usará para os cursos de bacharelado interdisciplinar como artes, ciências e tecnologia, humanidades e saúde.
Quatro centros de ensino superior utilizarão o resultado como parte da nota do processo seletivo. Em outras seis universidades, o exame substituirá a primeira fase da seleção e em três será usado para preencher vagas remanescentes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A três meses da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 – que será o maior já ocorrido, com 4,6 milhões de inscritos – o contrato com as empresas que organizarão a prova ainda não foi assinado. Sem o acordo formal, Cespe/UnB e Fundação Cesgranrio – que aplicarão o exame – não podem iniciar nenhuma atividade, como a contratação de fiscais e examinadores. A gráfica também permanece em processo de licitação.
Exatamente 4.611.441 candidatos são esperados para fazer as provas nos dias 6 e 7 de novembro. Mesmo sem contrato, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, garante: tudo está de acordo com o cronograma. Soares Neto ainda não tem data fechada para a assinatura do contrato, mas estima que ela ocorra até o dia 20 deste mês – a exatos 76 dias do exame.
Leia mais

Tempo de leitura: 2 minutos

As investigações da polícia civil sobre o Escândalo do Suco na prefeitura de Itabuna estão praticamente paradas, um mês depois do caso ter estourado na imprensa. Até a última sexta-feira, 6, o que existia era apenas o registro de ocorrência dando conta do sumiço de “sete litros de suco” do almoxarifado do Restaurante do Povo, administrado pelo município.
O caso está registrado no boletim de ocorrências da Delegacia de Furtos e Roubos de Itabuna e omite que a quantidade desviada foi bem maior. De acordo com o secretário de Administração de Itabuna, Gilson Nascimento, teriam sido, pelo menos, seis fardos de seis litros de suco engarrafado.
O Ministério da Agricultura doou cerca de 42 mil litros de suco para o município, para programas sociais.  Parte da doação foi encontrada em vários supermercados e mercearias de Itabuna. A ocorrência registra apenas um caso, no bairro Pedro Jerônimo, periferia do município.
O fiscal municipal Carlos Alberto dos Santos foi o autor da queixa na delegacia. Apesar da prefeitura possuir os nomes dos envolvidos nos desvios, eles não são citados na ocorência policial. Os autores nem foram afastados ou exonerados do serviço público, o que era uma promessa do governo (relembre aqui).
O delegado Clodovil Soares, que estava de férias no período em que a queixa foi registrada, prometeu fazer o caso andar. Ainda nesta semana, disse, irá convocar para depor o fiscal que denunciou o caso.
O delegado também informou que o inquérito sobre roubo de cloro na Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) será concluído nos próximos dias, faltando apenas o depoimento de uma funcionária da empresa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cerca de 500 índios pataxó hã-hã-hãe ocupam a sede da prefeitura de Pau Brasil, no sul da Bahia. Os indígenas reivindicam a melhoria das estradas de acesso às aldeias, distantes cinco quilômetros da área urbana do município.
As condições das estradas impedem o escoamento de produção e indígenas têm se deslocado a pé para a sede para a cidade. A ocupação se deu por volta das 9h. Os índios ocupam a prefeitura e a a praça Juracy Magalhães. A Polícia Militar orientou servidores do municípios a desocupar o prédio, onde também funciona a Câmara de Vereadores.
No momento, os militares aguardam a chegada de efetivo da Polícia Federal para iniciar negociação com os indígenas. A ocupação da prefeitura, conforme o assessor Marcelo Lemos, ocorreu “de forma pacífica”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Alessandro Santos Lima aproveitou o domingo, Dia dos Pais, para levar a filhinha de quatro anos para brincar na praça Laura Conceição, centro de Itabuna. Eram mais ou menos 16 horas, quando ele e a menina Bruna se encontravam junto a um banco da praça, que fica em frente à Catedral de São José, e foram surpreendidos por um veículo descontrolado. O carro subiu no passeio, destruiu o banco e atingiu a criança.
Segundo o site Radar Notícias, o motorista do veículo, o feirante Sérgio Soares Teixeira, estava embriagado.  Ele foi detido e levado para prestar depoimento no Complexo Policial de Itabuna, onde estipularam fiança de R$ 900,00 para a sua liberação.
A menina atropelada foi para o Hospital Manoel Novaes e felizmente seu estado não é grave.

Motorista (no destaque) destruiu um banco da praça antes de atingir a criança - foto Radar
Motorista (no destaque) destruiu um banco da praça antes de atingir a criança – fotos Radar

Tempo de leitura: < 1 minuto

A candidata do PT à presidência da república, Dilma Rousseff, abre hoje à noite a série de entrevistas que serão realizadas pelo Jornal Nacional com os três nomes que encabeçam as pesquisas de intenção de voto. Marina Silva (PV) será entrevistada nesta terça-feira e José Serra (PSDB) comparece ao programa na quarta.
Dilma também participaria de uma sabatina com jornalistas em São Paulo na tarde de hoje, mas cancelou após ter confirmado presença, alegando “problemas de agenda”. Serra, Marina e Plínio de Arruda Sampaio estarão no evento.
A sabatina foi programada pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e reunirá cerca de mil empresários.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Enquanto o Governo do Estado tenta desenrolar a construção da nova pista entre Ilhéus e Itabuna, é necessário e urgente fazer o recapeamento da única via até o momento disponível para o deslocamento entre as duas cidades.
Por falta de manutenção, a rodovia está se enchendo de buracos, que aumentam a cada dia em número e em tamanho. Entre os trechos mais complicados, está o que vai do posto da Polícia Rodoviária até o Banco da Vitória. Verdadeira “buracolândia”.
Além do prejuízo com os danos aos pneus, ainda existe o risco de acidentes. E se a pista já é perigosa quando em bom estado, do jeito que se encontra então…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após sete an0s “enganchada” em Brasília, uma verba de R$ 5,5 milhões entrará nas contas da Prefeitura de Ilhéus para a execução de obras de reurbanização no bairro Teotônio Vilela. Os recursos são do Programa Habitar Brasil/BID.
A assinatura da ordem de serviço para o início das obras, prevista inicialmente para acontecer às 14 horas de hoje, foi antecipada para as 10h da manhã. O ato ocorre no Palácio Paranaguá.

Tempo de leitura: < 1 minuto

De acordo com o blog do radialista Reginaldo Silva, assessores da Prefeitura de Itabuna, acompanhados de vereadores governistas, alegam que a possibilidade de venda da Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento) foi “criada” pela Câmara de Vereadores.
Os apoiadores do prefeito Azevedo sustentam que não existe mais aquela velha intenção oficial de torrar a Emasa no cobre e acusam vereadores oposicionistas de utilizar o suposto factoide para desviar as atenções da crise de imagem enfrentada pela própria Câmara.
Vale registrar que há algumas semanas, em conversa com o Pimenta, o presidente da Emasa, Alfredo Melo, não refutou a história da venda da empresa, salientando inclusive que esta é uma ideia latente para determinado grupo de empresários (confira a entrevista).
Por isso, há quem acredite mais na versão de que o objetivo de vender a empresa é real, mas voltou a ficar “latente” após a história vir à tona.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Brasil importa cerca de 170 mil toneladas de borracha para suprir a demanda interna, apesar de contar com extensas áreas adequadas para este tipo de cultura. Conforme dados do Ministério da Agricultura, o país responde por apenas 1,6% da produção mundial de borracha.
De olho nesse mercado potencial, a Bahia espera expandir para até 100 mil hectares a área utilizada no cultivo de seringueiras. O estado atrairá as atenções nacional e internacional durante toda a semana, quando sedia o II Congresso Brasileiro de Heveicultura.
O evento acontecerá no Centro de Convenções de Ilhéus, a partir da próxima terça-feira, 10, e vai até a sexta, 13. Inscrições online podem ser feitas no site www.ceplac.gov.br.
Antes, já nesta segunda, 9, às 13h30min, acontecerá a 15ª reunião da Câmara Nacional Setorial da Cadeia Produtiva da Borracha Natural, órgão de assessoramento do Ministério da Agricultura. A reunião será comandada pelo diretor-geral da Ceplac, Jay Wallace. O dirigente representará o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, no Congresso de Heveicultura.
Informações sobre o congresso também podem ser obtidas pelo telefone  (73) 3214-3220.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tem leitor-eleitor se queixando de uma omissão imperdoável dos organizadores de debates entre os candidatos à sucessão presidencial. Pelo menos na primeira peleja televisiva, na Band, os portadores de deficiência auditiva foram solenemente ignorados.
Exige-se, com toda razão, que nos próximos debates a “prosa” dos candidatos seja traduzida em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Afinal, os tempos são de inclusão.

Tempo de leitura: 2 minutos

Acidente na Ilhéus-Itabuna deixou tráfego lento por mais de uma hora (Foto Pimenta).

Nas últimas horas foram registradas, pelo menos, três mortes nas estradas que cortam o sul da Bahia, segundo as polícias rodoviárias Federal e Estadual.  No primeiro acidente, ocorrido às 15h45min, no quilômetro 497 da BR-101, uma colisão lateral com engavetamento matou Andréa Barbosa da Silva, 37, e Júlia Carvalho, 10.
Segundo testemunhas, um carro Gol, placas JQL 1230, tentou fazer retorno na altura do posto Bom Preço, quando houve a colisão com o Fiat Uno, placas JQC-9920. O motorista de um terceiro carro, não identificado, não teve tempo de evitar o choque, assim como Andréa, que dirigia a moto. A criança de 10 anos estava no Fiat Uno, informa o repórter Costa Filho, da rádio Jornal. Andréa residia em Itabuna.
O segundo acidente ocorreu no início da noite, no semianel rodoviário que liga a BR-415 com a BR-101. No acesso para a Nova Califórnia, um motociclista teria perdido o controle e entrado no fundo de um caminhão. A morte foi instantânea. O nome da vítima ainda não foi divulgado.
Já no quilômetro 25 da rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), em frente ao condomínio Jardim das Acácias, um carro desgovernado invadiu a pista contrária e provocou colisão, sem mortes.
José Arlindo de Jesus dirigia a Ford Belina, placas JMX-1984. Ferido, mas consciente, Arlindo foi atendido pelo Samu 192 e levado para o Hospital de Base.
Arquilino Cardoso, dono do Honda Civic, placas JSD-2208, saiu ileso. Ele conta que tomou um susto quando viu a Belina invadindo a sua pista.  Não houve tempo para desvio. O impacto destruiu parte da frente e a lateral dos veículos. A colisão ocorreu no lado dos dois motoristas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cratera é um risco para quem passa pela rua (Foto Fábio Roberto/Pimenta)

Moradores da Rua Bela Vista, numa área do bairro itabunense da Mangabinha conhecida como “Alto da Lua”, estão indignados com o descaso da Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento).
A bronca tem a ver com um buraco aberto pela empresa para a realização de reparos na rede de saneamento. O “rombo” está lá há 20 dias, embora a Emasa tivesse prometido devolver a rua ao seu estado normal em no máximo 72 horas após o serviço.
A demora, no caso, chega a implicar em risco de vida para moradores e transeuntes.