Tempo de leitura: < 1 minuto

Jovem foi assassinado na porta da escola (Foto Pimenta na Muqueca).

Um crime bárbaro foi cometido há cerca de uma hora, em frente ao Colégio Ciso, um dos mais tradicionais e respeitados da rede pública de ensino em Itabuna. O estudante José Denisson da Silva Neto, de 17 anos, estava na porta da escola, quando dois homens se aproximaram em uma moto, desceram e um deles deflagrou quatro disparos à curta distância.

Os tiros atingiram o estudante na perna direita, abdome, braço esquerdo e nas costas. O jovem, que cursava o primeiro ano do ensino médio, morreu na hora.

Segundo infomações, José Denisson morava na Rua 5, no Parque Boa Vista. A polícia informa que o menor tinha envolvimento com o tráfico de drogas e sua morte teria ligação com uma guerra entre traficantes do Parque Boa Vista, Califórnia, Nova Califórnia e da “Favela da Portelinha”.

Uma hora após o homicídio, o corpo ainda se encontrava no passeio do colégio, à espera dos peritos da polícia civil e do rabecão para fazer o transporte até o Departamento de Polícia Técnica.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Enquanto em Itabuna estão sendo retomadas as negociações entre rodoviários e empresas de transporte coletivo, na capital baiana ocorre exatamente o contrário. Por lá, houve assembleias nesta quinta-feira, 20, que decidiram pela greve a partir do próximo dia 26.

A principal reivindicação dos rodoviários de Salvador é um reajuste salarial de 15%, enquanto as empresas oferecem 2,8%. Motoristas e cobradores querem ainda uma elevação de 30% no valor do ticket-refeição.

Em Itabuna, os rodoviários também querem aumento no ticket, além de redução da jornada de trabalho, fim do “motocobra” e reposição salarial de 30%. No ano passado, as empresas de transporte coletivo no município concederam reajuste de 12% para motoristas e  6% para cobradores.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Beneficiado por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que determinou o afastamento do prefeito de Ponto Novo, Anderson Luz, o segundo colocado nas eleições de 2008, Marcos Silva (PR), teve a sua posse confirmada na manhã desta quinta-feira, 20, pela Câmara de Vereadores do município.

Silva  havia se declarado prefeito empossado logo após a decisão do TRE, mas antes do ato do legislativo municipal, como determina a lei. Era a pressa de se sentar logo na cadeira de chefe do executivo.

Agora, o republicano  – que é adventista do sétimo dia – tornou-se prefeito de fato e de direito. Enquanto isso, o afastado ingressou com um pedido de reconsideração junto à presidência do TRE, mas especialistas veem poucas chances dele obter êxito na demanda.

Anderson Luz caiu sob acusação de compra de votos nas eleições passadas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O jornalista e músico Randolpho Gomes constatou que até mesmo a sua banda, OQuadro, apareceu como favorável ao manifesto contra o Complexo Porto Sul em Ilhéus.

Fala, Rans:

– Eu, como um dos vocalistas do grupo, faço questão de ressaltar que não assinamos lista alguma. O assunto deve ser esmiuçado ao máximo ainda, antes de decidirmos e explicitarmos o nosso ponto de vista.

Cabra dos bons, Rans observa que os interesses reais do sul-baiano devem estar acima de qualquer coisa, “seja no aspecto econômico ou ambiental, e não os duvidosos interesses de grupos hoteleiros e mineradoras da casa do chapéu”. O manifesto com a assinatura falsa da banda foi entregue ontem à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia atingiu pouco mais de 50% da meta de vacinação contra a H1N1 (gripe suína). A campanha termina amanhã, dia 21. A baixa imunização se deve, em alguns casos, à falta de estrutura. Veja o caso de Itabuna. Algumas unidades não estavam vacinando porque faltava água. Nesta semana, pacientes voltavam do posto sem tomar a dose porque, simplesmente, não havia seringa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil e que não foram nomeados protestam na manhã desta quinta-feira, 20, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador. A manifestação, que começou na Avenida Manoel Dias da Silva, tem a participação de integrantes do Sindicato dos Policiais Civis na Bahia (Sinpoc), que estão no segundo dia de greve.

“A polícia não aumenta o efetivo desde 97. O governo investiu R$ 6 milhões nos 830 policiais e escrivães aprovados no concurso e não deu retorno ao cidadão. As unidades do interior, para onde eles deveriam ser relocados, estão fragilizadas, algumas com um ou dois policiais”, critica Bernardino Gayoso, secretário do Sindpoc.

Ele diz que a caminhada é para chamar atenção da população para a necessidade de nomear esses candidatos, que se formaram na Academia da Polícia (Acadepol) há um ano. Informações do jornal A Tarde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Hoje é o último dia para quem deseja se inscrever no processo seletivo do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). São oferecidas 125 vagas em toda a Bahia, sendo 5 para Itabuna e a mesma quantidade para a unidade do SAC de Ilhéus.

O candidato pode se inscrever pelo site da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). A taxa é de R$ 25,00 e pode ser paga até amanhã, dia 21, em horário bancário. Os aprovados serão contratados pelo regime Reda, com salário de R$ 827,40 e jornada de 30 horas. O endereço de inscrição é www.selecao.uneb.br/sac.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O manifesto entregue ontem por ambientalistas à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, contra o projeto Porto Sul, foi “fermentado” com a assinatura de representantes de entidades de outros Estados e e até de “instituições” de natureza duvidosa, como uma tal “Pizza na Praça  – Serra Grande”.

De um total de 93 assinaturas apostas ao manifesto, apenas 17 são de entidades ilheenses e, mesmo assim, algumas já haviam se declarado favoráveis ao porto. Há suspeitas de que alguns nomes entraram no documento sem autorização.

Um grupo favorável ao porto participou de audiência ontem na Justiça Federal, em Ilhéus,  e apresentou outro manifesto, somente com entidades nativas. Em número, os prós vencem os contras pelo placar de 125 a 93.  O presidente da Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (Fami), Marcos Lessa, desconfia das motivações dos que não querem o Porto Sul.

“Sabe por que essas pessoas de outras regiões assinaram  contra a implantação do porto em Ilhéus? Porque eles querem o porto para eles”, opina o líder comunitário. Na lista entregue à ministra, há grupos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba e até do Amazonas.

Tempo de leitura: < 1 minuto
José Carlos Alves (foto Osvaldo Bispo)

O feirante José Alves de Araújo Filho, que ontem (19) matou o irmão a facadas, no bairro Santo Antônio, em Itabuna, contou ao Radar Notícias que cometeria o mesmo crime novamente, caso a vítima ressuscitasse.

“Ele me roubava o tempo todo para sustentar o vício da cachaça. Se ele ressuscitasse agora, eu mataria novamente”, afirmou o homicida, sem a menor demonstração de remorso. José Alves também revelou que já foi casado duas vezes e ambas as esposas faleceram. “Eu estou acostumado com a morte”, disse o feirante.

O homicídio chocou moradores da 1 ª Travessa dos Trovadores, onde fica a residência onde os dois irmãos viviam.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nos telejornais desta noite, a rede Globo abriu espaço para o ato de opositores ao Complexo Intermodal Porto Sul. Estes, entregaram documento à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

As línguas ferinas dizem que por trás dessa cobertura inocente está o interesse de um dos donos da Globo, Roberto Irineu Marinho, que possui imóvel em Itacaré, no sul da Bahia.

As línguas maldosas também lembram que – não faz muito tempo – a emissora dos Marinho fez matéria em que o aeroporto de Ilhéus aparecia como o mais perigoso do Brasil, quiçá do mundo! E o novo aeroporto, veja você, vai ser construído na região polêmica, naquela área do Porto Sul.

Além do todo poderoso Marinho, outro grande contra o Porto Sul é o empresário Guilherme Leal, dono de mansão em Itacaré e dirigente da Natura. Ele vai ser o vice da presidenciável Marina Silva (PV).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Vitória goleia Atlético-GO e vai à final (Foto Robson Mendes/Correio da Bahia).

O Santos venceu o Grêmio por 3×1, na Vila Belmiro, e enfrentará o Vitória da Bahia nas finais da Copa do Brasil 2010. O rubro-negro baiano avançou à final ao meter 4×0 no Atlético de Goiás, no estádio Manoel Barradas (Barradão). O último gol do Vitória foi marcado por Viáfara, ao converter pênalti sofrido por Júnior, aos 50min do segundo tempo.

Os jogos finais acontecerão depois da Copa do Mundo, dias 28 de julho e 4 de agosto. Nesta quinta, na CBF, haverá sorteio para definir quem faz a finalíssima em casa, se o Peixe ou o Leão. Quem ficará com este título, senhores e senhoras?

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Vitória fez o terceiro gol contra o Atlético-GO. O sul-baiano Neto Berola roubou a bola na defesa, avançou e tocou para o matador Júnior. O gol veio aos 44 minutos do segundo tempo e carimba passaporte do rubro-negro para a final contra o Santos, que mete 3×1 no Grêmio.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Aposentados, de amarelo, fazem pressão por reajuste (A.Brasil).

Os senadores aprovaram, nesta noite, reajuste de 7,72% para aposentados e pensionistas que recebem acima do salário mínimo. Agora, o aumento votado na Câmara e Senado segue para sanção presidencial. O governo defendia reajuste de apenas 6,14%, alegando preocupações com o rombo da previdência.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Vitória disputa vaga na final da Copa do Brasil contra outro rubro-negro, o Atlético-GO. Após levar 1×0 no Serra Dourada, o time baiano faz o dever de casa e mete 2×0 no Atlético. O placar assegura o Leão na final. Os gols foram marcados por Uelinton (29 minutos) e o artilheiro Júnior (33min), que estava há seis partidas sem marcar.

No outro jogo da Copa do Brasil, o Santos enfrenta o Grêmio, na Vila Belmiro. A partida está 0x0, placar que classifica o Grêmio. Por enquanto, a final acontece entre Vitória e Goiás. O campeão da Copa do Brasil tem vaga garantida na Taça Libertadores 2011.

Tempo de leitura: 2 minutos

Após oito dias de paralisação, o sistema de transporte coletivo de Itabuna voltará a operar normalmente nesta quinta-feira, 20. Na tarde de hoje, representantes do Sindicato dos Rodoviários e das empresas reuniram-se em uma audiência na Procuradoria Regional do Trabalho e ficou decidida a suspensão da paralisação. Os trabalhadores, no entanto, permanecem com o chamado estado de greve.

Houve intermediação da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Settran) e da Procuradoria do Município nas conversações. O retorno da frota às ruas foi conseguido a partir do reconhecimento das empresas à representação do Sindirod, uma vez que o impasse na campanha salarial surgiu a partir do questionamento à legitimidade do sindicato e do surgimento de outra entidade que alega ter a carta sindical para representar os trabalhadores do transporte coletivo em Itabuna.

A partir desta quinta-feira, as negociações serão retomadas com o Sindirod, que  exige uma reposição salarial de 30%, alegando perdas acumuladas nos últimos 12 anos. Também reivindica redução da jornada e aumento no valor do ticket-alimentação, entre outros pontos.

Às 20h15min, o Pimenta manteve contato com o presidente do Sindirod, Joselito Paulo (Pé de Rato), que enumerou as condições para suspender a paralisação. Segundo ele, os representantes das empresas assinaram termo no qual reconhecem a legitimidade do sindicato e se comprometem a retirar a ação judicial que dava brecha para a atuação do Sintracol, entidade que tem ligação com o ex-presidente do Sindirod, Adeládio Pereira (Pezão).

Pé de Rato também informou que os ônibus estarão circulando nas primeiras horas desta quinta-feira e no mesmo dia, às 17 horas, haverá a primeira rodada de negociação com as empresas. Segundo ele, as assembleias com os trabalhadores irão acontecer a partir da segunda rodada.