Um homem faleceu em Ubaitaba, nesta quarta-feira (11), após se envolver em confronto com guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira e da 61ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), denúncias sobre homens armados no bairro São Raimundo levaram a Polícia até o local. O major Fabio Rodrigo de Melo, comandante da Cipe Cacaueira, informa que os policiais foram recebidos a tiros pelos bandidos.
“A tentativa de instalar o tráfico na localidade foi frustrada, depois de informações que criminosos brigavam pela área. Quando as guarnições chegaram, um grupo atirou contra os militares. Um dos criminosos foi atingido e socorrido para o Hospital César Monteiro Pirajá, onde foi constatado o óbito”, detalhou o comandante.
Após a operação, a PM apreendeu uma submetralhadora 9 milímetros. A arma estava com o homem que morreu. Segundo a SSP-BA, além de tráfico de drogas, o homem era procurado por dois homicídios cometidos na região.
A Prefeitura de Itabuna republicou, nesta quarta-feira (11), edital da concorrência pública para reimplantação e exploração do serviço de estacionamento rotativo na região central da cidade, conhecido como Zona Azul. O primeiro edital, publicado em agosto do ano passado, foi impugnado por uma das empresas concorrentes. A nova licitação está marcada para as 9h de 28 de fevereiro.
De acordo com o edital da Concorrência Pública nº 001/2023, além de assegurar mão de obra, a futura concessionária deverá disponibilizar terminais eletrônicos fixos e portáteis, aplicativos e sistema de venda de créditos do estacionamento rotativo.
Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Thales Silva, a cidade terá 2 mil vagas de estacionamento. “Esse número pode aumentar, inclusive para áreas comerciais que estão crescendo, dentre elas, o Bairro São Caetano e o entorno da Princesa Isabel”, adiantou.
“Certamente, ainda neste primeiro trimestre do ano teremos uma empresa que vai implantar o estacionamento rotativo para organizar toda a área central da cidade”, acrescentou o secretário.
A falta de pagamentos a prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) será tema de reunião ordinária do Conselho de Saúde de Ilhéus, nesta quinta-feira (12), a partir das 16h30, na sede do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Ilhéus (Sinsepi). O prédio da entidade fica na Rua Carneiro da Rocha, nº 91, no Centro.
Além de discutir o problema, os conselheiros vão avaliar a possibilidade do restabelecimento de serviços que foram suspensos, a exemplo do atendimento de pacientes do SUS no pronto-atendimento do Hospital São José e no setor pediátrico do Hospital Vida Memorial. Sem o apoio dessas unidades privadas, os estabelecimentos de saúde da cidade estão sobrecarregados.
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) autorizou a realização de jogos do Campeonato Baiano de Futebol 2023 no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, segundo comunicado feito hoje (12) pela entidade aos clubes da competição. Barcelona de Ilhéus e Itabuna vão fazer o primeiro duelo no estádio pelo Baianão deste ano, no próximo dia 21, um sábado, às 16h.
A diretoria do Barcelona comemorou, em nota, a liberação de um dos mais tradicionais palcos do futebol baiano, inaugurado em 1940. “Quinta-feira, 12 de janeiro de 2023, um dia para festejar”, diz trecho da mensagem, que também dirige agradecimento aos gestores da Prefeitura de Ilhéus.
Ainda conforme a nota, na próxima semana, o Mário Pessoa passará por limpeza geral para receber os jogos do Baianão.
Pela primeira vez como governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) participou da Festa do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (12), em Salvador. Ele esteve presente no ato ecumênico, próximo à Basílica da Conceição da Praia, de onde saiu em cortejo até a Colina Sagrada, acompanhado de secretários e do vice-governador Geraldo Júnior (MDB).
A festividade volta a ocorrer depois de dois anos de suspensão devido à pandemia da covid-19. “Estou aqui como governador pela primeira vez, pois já estive junto com Jaques Wagner e com Rui Costa, e eu fazia esse percurso como cidadão. A emoção hoje é muito forte. E ontem eu já estava emocionado, pois fizemos a procissão marítima que trouxe a imagem do Senhor do Bonfim que aqui está”, disse.
Jerônimo também falou do desafio à frente do governo baiano e das questões nacionais. “Estamos pedindo a Deus força e muita fé para que a gente possa enfrentar problemas estratégicos para o Brasil e para a Bahia. O combate à fome e a geração de emprego, além da esperança da juventude e das crianças, e cuidar dos idosos. E viemos buscar nessa caminhada de oito quilômetros essa força e essa energia”, disse.
A festa reúne fiéis, baianos e turistas há pelo menos dois séculos, numa profissão de fé ao Senhor do Bonfim, e conta com a presença de entidades que misturam o profano ao religioso, trazendo para o cortejo as manifestações populares e culturais da Bahia. São dezenas de bandas de percussão, sopro, samba, afoxé, instrumental e outras expressões artísticas. A chegada do cortejo à Basílica do Bonfim dá seguimento à festa, com a lavagem do adro e das escadarias de acesso à igreja, pelas baianas.
Instalador de painel de energia solar, operador de telemarketing, administrador financeiro, gerente de rádio e técnico de suporte de TI são algumas das quase cem vagas ofertadas pelo SineBahia nas unidades de Itabuna e de Ilhéus nesta quinta-feira (12). Os interessados devem procurar uma das unidades do serviço estadual de intermediação para o mercado de trabalho.
O SineBahia funciona no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), em Itabuna, e na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, em Ilhéus. O atendimento vai até as 15h30min.
O cadastramento para disputar vaga exige carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de endereço, escolaridade e vacinação contra covid-19. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.
O Barcelona de Ilhéus fez um bom primeiro tempo, desperdiçou várias oportunidades de gol e perdeu a chance de golear o Atlético de Alagoinhas, na estreia do Campeonato Baiano de 2023, na noite de quarta-feira (11). O time de Ilhéus não conseguiu manter o ritmo da etapa inicial e acabou cedendo o empate e deixando escapar dois pontos que podem fazer falta lá na frente. O Barcelona abriu o placar, com um golaço do camisa 8, Bernardo. Ele acertou um chute de fora da área aos 32 minutos do tempo, cobrindo o goleiro Fábio Lima.
O Barcelona seguiu atacando e poderia ter saído para o intervalo com placar maior. Mas não aproveitou as chances e o castigo chegou no segundo tempo. Atual bicampeão baiano, o Atlético de Alagoinhas empatou a partida, aos 27 minutos da segunda etapa, com gol contra de Renan. Barcelona tinha o mando de campo, mas a partida foi no Estádio Lomanto Júnior, o Lomantão, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, porque o Mário Pessoa ainda está passando por reformas.
Na abertura da segunda rodada, no sábado (14), o Barcelona enfrenta a Juazeirense, no Estádio Adauto de Moraes. O time de Juazeiro estreou perdendo por 3 a 1 para o Bahia, na noite de ontem, no Estádio de Pituaçu, em Salvador. A primeira rodada do Campeonato Baiano será concluída nesta quinta-feira (12), com Bahia de Feira x Vitória, às 19h15min, na Arena Cajueiro; e Doce Mel x Jacuipense, às 21h30min, no Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador. O campeonato estadual é transmitido com exclusividade pela TVE-BA. Assista aos melhores momentos da partida do Barcelona X Atlético de Alagoinhas.
A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (12) um prêmio acumulado e estimado em R$ 16 milhões. As seis dezenas do concurso 2.554 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço da Sorte, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube.
Este é o segundo sorteio da Mega Semana de Verão, que oferece uma oportunidade extra para o apostador, com três sorteios. O próximo concurso, de número 2.555, será no sábado (14).
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta mínima, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.
Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (11), a Operação “Indra” para desarticular grupo criminoso especializado em desviar tratores e equipamentos agrícolas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). O grupo é acusado de fraude nos processos de doações de bens da empresa pública para prefeituras municipais do interior da Bahia.
A PF cumpriu mandados de busca e apreensão e mandados de prisão preventiva nas cidades de Petrolina (PE) e Campo Formoso (BA). A medida foi adotada porque os investigados são suspeitos de destruir provas do cometimento do crime com o intuito de inviabilizar a investigação criminal e a aplicação da lei penal.
De acordo com a PF, um funcionário da CODEVASF (6ª Superintendência Regional) falsificava ofícios de gabinetes de deputados federais que indicavam prefeituras do interior baiano como beneficiárias de doação de tratores e implementos agrícolas. As compras eram promovidas com recursos públicos destinados à CODEVASF por meio de emendas parlamentares e encaminhados às prefeituras indicadas pelos parlamentares.
Segundo a Polícia Federal, o prejuízo causado aos cofres públicos em razão dos bens desviados pelo suposto grupo criminoso ultrapassa o montante de meio milhão de reais.
Os investigados devem responder pelos crimes de associação criminosa, peculato e/ou estelionato qualificado. A operação foi batizada de INDRA em alusão aos tratores desviados da CODEVASF, da marca “Mahindra”, que significa “grande Indra”, a partir do sufixo “Maha” (grande), combinado com o nome do Deus Hindú “Indra”.
O título da Supercopa do Brasil será decidido no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A capital federal foi escolhida como palco da finalíssima nesta quarta-feira (11) após contato do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, com Leila Pereira e Rodolfo Landim, presidentes de Palmeiras e Flamengo, respectivamente. A decisão está marcada para o dia 28 de janeiro, no sábado, às 16h30min.
Os classificados para esta edição da Supercopa do Brasil de 2023 são Flamengo e Palmeiras. Os dois times conquistaram a vaga por terem vencido a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro do último ano.
Recriada em 2020, a Supercopa do Brasil marca o início do futebol brasileiro na temporada. O Flamengo esteve em todas as três primeiras edições, com os títulos de 2020 e 2021. Já no último ano, o vencedor foi o Atlético Mineiro, que superou o rubro-negro carioca nos pênaltis.
O Palmeiras disputará a Supercopa do Brasil pela segunda vez. Na primeira participação, classificado por ter sido o campeão da Copa do Brasil de 2020, o time alviverde enfrentou o Flamengo e foi vice-campeão na disputa de pênaltis.
Quem transitou pelas proximidades da Praça Olynto Leone, no centro de Itabuna, na manhã desta quarta-feira (11), se assustou com a ousadia de dois homens, apontados como usuários de drogas. Um deles subiu numa árvore para derrubar um dos refletores, enquanto um outro aguardava. Em menos de um minuto, o homem conseguiu retirar o refletor (confira o vídeo abaixo) e saiu caminhando tranquilamente.
Quem transita pelo local afirma que cenas de usuários roubando cometendo pequenos delitos na Praça são comuns. As cenas de hoje foram gravadas por um internauta. Fios e cabos elétricos são os itens mais desejados pelos criminosos, que revendem em empresas que compram cobre. Confira o vídeo abaixo.
Ex-prefeita de Camamu, Ioná Queiroz (PT) será a superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, comandada pela suplente de deputada federal Elisângela Araújo (PT). A nomeação da ex-prefeita está publicada no Diário Oficial do Estado.
Ioná foi escalada para a superintendência com a missão de fortalecer a independência socioeconômica das mulheres baianas na cidade e no campo. Além de ser prefeita por dois mandatos, Ioná foi também diretora-geral da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
O deputado estadual e líder do governo, Rosemberg Pinto (PT) comemorou a indicação de Ioná para a Pasta. “É uma gestora qualificada, que assumirá mais uma missão de estado, com o objetivo de levar políticas públicas para as mulheres de toda a Bahia”.
Colbert Martins Filho – faz tempo – tornou-se figura indigesta para a cúpula estadual do seu partido, o MDB. São públicas as críticas e alfinetadas do presidente de honra da legenda, o ex-deputado Lúcio Vieira Lima, contra o prefeito de Feira de Santana, o segundo mais populoso município baiano.
Nesta semana, Colbert cobrou do governador Jerônimo Rodrigues (PT) um plano para a segurança pública do município, que registrou 16 homicídios em 10 dias. “Feira de Santana é considerada uma das dez cidades mais violentas do mundo, uma das quatro mais violentas do Brasil”, observou Colbert em vídeo publicado em redes sociais do gestor.
Ainda por meio de redes sociais, nesta tarde de quarta-feira (11), Lúcio Vieira Lima compartilhou publicação em que chama Colbert de oportunista nas críticas endereçadas a Jerônimo, que assumiu o governo há 10 dias.
Para o ex-deputado federal, o prefeito – com grande reprovação popular – tenta politizar a questão. O novo governador, enfatiza Lúcio, já disse que a segurança pública terá nova cara – e até mudou o gestor da Pasta, agora comandada por Marcelo Werner, delegado da Polícia Federal. As críticas são endossadas pelo irmão do presidente de honra da legenda, o ex-ministro Geddel Vieira Lima.
Lúcio, aliás, não deixou de enumerar alguns dos problemas de Feira de Santana causados pela gestão vacilante do seu colega de partido: falta de médicos nas Unidades de Saúde, corrupção no governo e falta de zelo com a cidade, dentre outros. Neste ano, o prefeito ficou famoso nacionalmente pela pancadaria oferecida pela Guarda Municipal contra professores da rede municipal em greve.
Soou como enquadrada. Porém, há quem aposte em um movimento de expulsão de Colbert. O prefeito anda em rota de colisão com a cúpula emedebista desde o pleito eleitoral na Bahia. Mas há quem também creia que Colbert – em baixa com o eleitorado de Feira e temendo humilhação política – apressará o passo e deixará, voluntariamente, as fileiras emedebistas. Atualizada às 17h20min.
Voltou a chover em Itabuna. Uma chuva de verão e, até o final de semana, sem nenhuma previsão de chegada de frente fria. Segundo a Agência ClimaTempo, deve chover cerca de 15 milímetros nesta quarta-feira 11), o equivalente a 15 litros d’água por metro quadrado. Imagens do jornalista Daniel Thame.
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) está com editais abertos para de leilões de 1.202 lotes de veículos conservados e sucatas que podem ser adquiridas para reaproveitamento de peças. Os lotes estão disponíveis nas cidades de Brumado, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Juazeiro, Paulo Afonso e Simões Filho.
De acordo com o Detran, dentre os veículos conservados estão o Renault Captur, 2017/2018, com lance inicial de R$ 9 MIL. Destaque também para o Chevrolet Onix, 2017/2017, inicialmente avaliado em R$ 5 mil e a moto Honda/CG 150, ano 2014/2015, avaliada em R$ 1 mil.
O leilão é realizado, somente, por meio da modalidade eletrônica e o cadastramento dos participantes deve ser feito nos sites, de acordo com os veículos escolhidos. Os interessados poderão visitar os endereços eletrônicos: www.hammer.lel.br, www.nordesteleiloes.com.br e www.rjleiloes.com.br.
Do leilão de sucatas aproveitáveis, só poderão participar as pessoas jurídicas credenciadas no ramo de desmonte de veículos. O órgão adota todos os cuidados e segue os trâmites legais, para encaminhar a leilão os veículos que não foram retirados pelos proprietários, mediante diferentes situações.
Os interessados têm acesso aos pátios para visitar os lotes, em cada cidade onde estão custodiados, de acordo com o cronograma previsto em cada edital. Em Brumado, os lotes podem ser visitados na rua Florença nº 50; em Guanambi, na Rodovia BR 122 KM3, s/n, Zona Rural; Eunápolis, na Avenida David Jonas Fadini nº 1920, Juca Rosa, e Ilhéus, na Rodovia Ilhéus KM 2,5, s/n, Iguape, próximo ao Big Meira Norte.
Além de Paulo Afonso, na rua Morumbi, s/n, Tancredo Neves III em frente ao Conjunto Penal; Simões Filho, na Av. Engenheiro Elmo Serejo de Farias nº 3516, CIA I, ao lado do posto de combustível Arena e, Juazeiro, na Rodovia BR 325 nº 1030, Jardim São Paulo.






















