Servidor público é preso com carro roubado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu no KM 876 da BR-101, em Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia, um servidor público dirigindo um carro roubado. O fato aconteceu na manhã desta segunda-feira (17). O funcionário público foi detido por suspeita de receptação. O carro estava com placas trocadas para tentar ludibriar fiscalizações da polícia.

O veículo apreendido é um Fiat Palio Fire, placa de São Paulo (SP). Durante a fiscalização, foram solicitados documentos pessoais do motorista e do veículo. O condutor, de 61 anos, disse que estava com a CNH vencida e também informou aos policiais que não portava o documento obrigatório do carro (CRLV).

Os policiais encontraram indícios de adulterações nos elementos identificadores. Com técnicas de identificação veicular, também perceberam elementos que indicavam outro veículo, da mesma marca e modelo. Após consulta ao sistema de dados, os agentes constataram se tratar de um Fiat Palio roubado em julho de 2015, no estado de São Paulo.

Questionado, o homem, que é servidor público, apresentou informações desencontradas. Sobre as irregularidades apresentadas, preferiu se manifestar na presença da autoridade policial. Ele foi encaminhado, juntamente com veículo apreendido, à Delegacia de Polícia Civil  de Teixeira de Freitas, para os procedimentos legais.

A PRF em 2019 recuperou quase 500 veículos furtados, roubados ou adulterados. Neste ano já foram recuperados mais de 50 veículos.

Tempo de leitura: 2 minutos
O pedreiro Sebastião Santos não resistiu aos ferimentos

Um homem morreu e o irmão dele ficou ferido após serem torturados por mais de 1h, em uma mata no município de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. Ninguém foi preso. O caso ocorreu na segunda-feira (27). Segundo testemunhas, seis homens fortemente armados e encapuzados tiraram as vítimas de dentro de casa pela manhã, no bairro Vila Olímpica.

Após as buscas terem sido iniciadas, os irmãos foram localizados por volta das 17h do mesmo dia, amarrados em uma árvore aos fundos do bairro. De acordo com o depoimento do sobrevivente, eles receberam vários golpes de pau e barras de ferro.

Irmãos foram torturados com pedaços de madeira por bandidos encapuzados

O pedreiro Sebastião Santos de Oliveira, de 45 anos, não resistiu aos ferimentos. O sepultamento dele vai ocorrer na tarde desta terça (28), no Cemitério Jardim da Saudade. Já o irmão dele, o vaqueiro Geraldo Magno dos Santos de Oliveira, 39 anos, foi levado para o Hospital Regional de Eunápolis com várias fraturas. Ele passou por cirurgias ortopédicas e estaria fora de risco.

Uma das linhas de investigação da polícia é que o crime tenha sido passional, já que, no sábado, os irmãos teriam se envolvido com uma mulher em uma festa. Isso acabou gerando uma discussão com outros homens, que fizeram várias ameaças a eles. Do G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Inscrições em processo seletivo de Alcobaça se encerram dia 22

Quem pretende concorrer a uma das vagas para contrato temporário com a Prefeitura de Alcobaça, no extremo-sul da Bahia, deve ficar atento para os prazos. As inscrições serão encerradas no dia 22 deste mês. São dois editais, um para áreas de Saúde, Educação e Administração e outro exclusivo para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias.

De acordo com os editais, os vencimentos variam de R$ 998,00 a R$ 9.674,88 por mês. Esses valores dependem do cargo e carga horária semanal de trabalho do servidor (de 20h a 40h). Para participar da seleção, o candidato tem de pagar taxas que variam R$ 49,00 a R$ 150,00. Para quem não tem condições de pagar a taxa pode solicitar a isenção na página do concurso.

Os candidatos serão selecionados por meio de prova objetiva, prova prática e prova de títulos, para alguns cargos. A prova objetiva está marcada para o dia 22 de setembro. O processo seletivo tem validade de 2 anos e pode ser prorrogado por igual período. Acessem os editais do processo seletivo aqui e aqui.

Tempo de leitura: 2 minutos
Há menos de um ano outro grupo foi resgatado nessa fazenda de café no Espírito Santo

Dezoito lavradores fugiram do município de Boa Esperança, no Espírito Santo, após serem submetidos a condições de trabalho degradante e foram resgatados no extremo-sul da Bahia. O grupo viajava de volta para o município de Piranhas, interior alagoano em uma van clandestina que foi parada pela Polícia Rodoviária Federal de Teixeira de Freitas.

Os trabalhadores alegaram estar naquela situação porque tinham sido enganados por um homem que prometeu trabalho e estavam retornando para casa sem dinheiro e contando com a ajuda de terceiros. Os policiais levaram o grupo até Eunápolis para que o Ministério Público do Trabalho (MPT) tomasse seus depoimentos e providenciasse transporte regular para a cidade de origem.

Ao ouvir as pessoas que viajavam na van, os procuradores do MPT Italvar Medina e Lys Sobral decidiram identificar um a um e colher o maior número possível de informações sobre os empregadores e sobre o esquema usado para atrair o grupo e praticar a exploração.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Safadão, Flávio José, Nayara Azevedo e Arriba Saia são atrações em Porto Seguro

O São João Elétrico de Porto Seguro começará nesta sexta-feira (21), na Passarela do Descobrimento, com grandes nomes do forró nacional. Wesley Safadão, Arriba Saia, Cacimba Barrenta, Lordão e Gabriel Gava abrem a festa, nesta sexta.

No sábado (22), o arrasta-pé será ao som de Flávio José, Naiara Azevedo, André Lima e Rafael e Joelma (ex-Calypso) no segundo e penúltimo dia dos festejos na Passarela do Descobrimento.

A última noite do São João Elétrico, domingo (23), leva para a Passarela a dupla Bruno e Marrone, os cantores Walber Luiz e Saan Wagner e as bandas Arriba Saia e Cheiro de Forró.

Ruas do centro ganham decoração temática para a festa || Divulgação

Quem chega à região central de Porto já entra no clima junino. Algumas das principais avenidas e vias estão enfeitadas com milhares de bandeirolas temáticas. O São João Elétrico é promovido pela Prefeitura de Porto Seguro e o Governo do Estado.

Tempo de leitura: 6 minutos

O SineBahia oferece total de 145 vagas nas unidades dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista nesta quinta-feira (30.05). As oportunidades estão assim distribuídas: 55 em Conquista, 51 em Itabuna, 34 em Porto Seguro e 5 em Ilhéus.

Os interessados devem procurar o SineBahia nesta quinta. Para quem ainda não possui cadastro, necessário apresentar carteiras de Identidade (RG) e de Trabalho, CPF, número do PIS/Pasep e comprovantes de endereço e escolaridade. Se for pessoa com deficiência (PCD), também deve apresentar laudo médico. Clique no “Leia Mais” e confira todas as vagas nos quatro municípios.Leia Mais

Tempo de leitura: 4 minutos
São mais de 80 vagas em quatro municípios baianos hoje (17)

As unidades do SineBahia em quatro municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste oferecem um total de 86 vagas de emprego nesta sexta-feira (17). São 35 oportunidades em Vitória da Conquista, 22 em Porto Seguro, 21 em Itabuna e 8 em Jequié.

Os interessados devem procurar o SineBahia nestes municípios nesta sexta. Quem ainda não possui cadastro, deve comparecer a uma das unidades com carteiras de Trabalho e de Identidade (RG), CPF, PIS/Pasep e comprovantes de escolaridade e de residência. Para as vagas destinadas a pessoas com deficiência, necessário apresentar laudo médico. Clique em Leia Mais, a seguir, e confira todas as vagas disponíveis, segundo o SineBahia.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Agrotóxico contamina água de 27 cidades do sul da Bahia, segundo estudo

Um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água de 1 em cada 4 cidades do Brasil entre 2014 e 2017, segundo estudo realizado em conjunto pela ONG Repórter Brasil, Agência Pública e organização suíça Public Eye. Nesse período, as empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 pesticidas que são obrigados por lei a testar.

Desses, 16 são classificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas. De acordo com o estudo, entre as cidades com água contaminada com agrotóxico estão Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Dário Meira e Floresta Azul.

O estudo aponta ainda contaminação em fontes que abastecem Gandu, Gongogi, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itaju do Colônia, Itapé, Itapitanga, Ipiaú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Ubatã, Una e Uruçuca.

No extremo-sul do estado, estão na lista as cidades de Alcobaça, Belmonte, Eunápolis, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itapebi,  Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Prado. Na Bahia, são 271 cidades com problemas, segundo o estudo.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Cidade Sol é uma das empresas do Grupo Brasileiro que está contratando

Rota Transportes e Cidade Sol, empresas do Grupo Brasileiro, abriram vagas de emprego em Itabuna, no sul da Bahia, e Valença, no baixo-sul do Estado. Também pertencente ao Grupo, a ViaMetro está contratando para vaga em Ilhéus.

A Rota Transportes abriu oportunidade para Auxiliar Administrativo Financeiro na sua sede, em Itabuna.

Já a Cidade Sol, está contratando cobrador, em Valença. A ViaMetro, também do Grupo Brasileiro, está contratando cobrador em Ilhéus.

“Vamos priorizar [para estas vagas] a contratação de PCDs (Pessoas com deficiência)”, afirma a coordenadora de Recursos Humanos do Grupo Brasileiro, Jaciara Santos. Além destas vagas, motoristas estão sendo cadastrados pelo Grupo Brasileiro, sempre às terças-feiras, na Rota Transportes, na Avenida Amélia Amado, em Itabuna. Informações podem ser obtidas pelo telefone 73 3214-6834. Os currículos podem ser enviados pelo site da Cidade Sol (www.cidadesol.com.br) e Rota Transportes (www.rotatransportes.com.br).

Tempo de leitura: 3 minutos

A quinta-feira (18) reserva 31 vagas de emprego com carteira assinada nos municípios de Itabuna, no sul, e Teixeira de Freitas, no extremo-sul do Estado, nas unidades do SineBahia. São 18 oportunidades em Itabuna e 13 em Teixeira de Freitas. Os interessados devem procurar as unidades do serviço estadual de intermediação de vagas para o trabalho, ainda nesta manhã de quinta.

Para quem ainda não possui cadastro, necessário apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade (RG), CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Para as vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD), exige-se a apresentação de laudo médico. Clique no “leia mais” e confira todas as vagas disponíveis para hoje.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Veracel é condenada por danos ambientais|| Foto Rafael Amaral

A 6ª Vara do Trabalho de Salvador condenou a Veracel Celulose, que possui sede em Eunápolis, no extremo-sul do estado, a pagar uma indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 2 milhões pela prática de terceirização ilícita, precarização das relações de trabalho e descaso com o meio ambiente.

De acordo com a decisão judicial, o valor da indenização será revertido para a Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo (Ibcm). A Ação Civil Pública foi ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho e ainda cabe recurso da decisão. A informação é do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.

Na sentença a juíza da 6ª Vara, Marília Sacramento, destacou que os relatos das testemunhas do processo demonstram, sem dúvidas, uma precarização das relações de trabalho e quebra do princípio equivalente entre os empregados da empresa e aqueles que lá estão lado a lado nas mesmas atividades, trabalhando através de terceirizadas.

A magistrada afirma que “a intermediação de mão de obra, no presente caso, teve o nítido intento de transferir, de maneira fraudulenta e ilegal, atividade de seu próprio fim, quando realiza desdobramento dos serviços do processo produtivo da madeira”.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Bernardo Olívio é novamente denunciado por irregularidades em Alcobaça
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa por parte do ex-prefeito de Alcobaça, Bernardo Olívio Firpo Oliveira, na assinatura de termo aditivo a contrato com a empresa Tropical Serviços e Transportes LTDA., no valor total de R$3.543.897,82, para a prestação de serviço de transporte escolar. O aditivo ao contrato foi assinado no exercício de 2016. O conselheiro Fernando Vita, relator do processo, aplicou ainda multa de R$10 mil ao ex-prefeito.

A relatoria considerou irregular a prorrogação do contrato nº 094/15, vez que o gestor não encaminhou o termo aditivo, nem comprovou a sua publicação na imprensa oficial. Apesar do serviço de transporte escolar ser classificado com serviço de natureza contínua, de modo a validar a sua prorrogação, “é indispensável a observância de requisitos legais, o que não foi demonstrado pelo gestor. Além disso, o ex-prefeito não comprovou a existência de dotação orçamentária suficiente para a prorrogação do contrato e não inseriu diversos processos de pagamento na plataforma do eTCM.

Diante das suspeitas sobre a legalidade do contrato e da possibilidade de terem sido praticados atos definidos como crime, os conselheiros aprovaram a recomendação de que o caso seja apresentado ao MPE para investigação. Cabe recurso da decisão.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Anderson foi preso em Prado nesta segunda || Foto PC-BA

Investigadores da Delegacia Territorial (DT), da cidade de Prado, distante 789 quilômetros de Salvador, prenderam Anderson Marques Pereira, na segunda-feira (28).

Anderson é condenado por tráfico de drogas e foragido do Complexo Penal de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais. O criminoso será recambiado para o sistema prisional do estado mineiro.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Arrastão ocorreu por volta das 19h em terminal de balsa em Santo André || Foto NaMídia

Ontem à noite (10), bandidos fizeram arrastão no terminal de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, município do extremo-sul da Bahia vizinho a Porto Seguro. Durante a ação, os criminosos levaram dinheiro, celulares e mais objetos de valor. Ao menos 20 passageiros aguardavam balsa para a travessia, quando ocorreu o arrastão.

A ação dos assaltantes foi rápida. Os bandidos ainda levaram duas motocicletas e fugiram em direção a Belmonte. De acordo com informações, a policia conseguiu prender um dos integrantes do bando que aterrorizou nativos e turistas, informa o NaMídia.

O assalto ocorreu em um dos locais que se tornaram famosos durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Santo André foi base de treinamento da Seleção Alemã, que acabou levando o título do Mundial disputado no país sul-americano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Destruição da Mata Atlântica|| Foto Ibama

O Ibama detectou, durante a operação Mata Viva realizada de junho a agosto, a supressão de 257,9 hectares de Mata Atlântica em municípios do sul e extremo-sul do estado. Foi constatada a eliminação de mata em 32 dos 49 polígonos com indicativos de desmatamento.
O monitoramento foi realizado nos municípios de Canavieiras, Santa Luzia, Una, no sul da Bahia; e Alcobaça, Guaratinga, Jucuruçu, Itamaraju e Medeiros Neto, no extremo-sul. De acordo com o Ibama, foi verificado que houve supressão de Mata Atlântica em diversos estágios e regeneração. Além do trabalho de campo, a destruição foi detectada via imagens de satélite do Núcleo de Geoprocessamento da Unidade Técnica do Ibama, em Eunápolis.
Durante a operação, os fiscais emitiram 21 autos de infração, que somam R$ 1,4 milhão. Além disso, foram apreendidas 32 aves, cinco carcaças de animais silvestres (tatus, porco do mato e paca).