No topo dos destinos mais procurados da Bahia, Morro de São Paulo, Porto Seguro e Praia do Forte ficaram lotados neste primeiro fim de semana de reabertura turística. De acordo com as prefeituras, hotéis e pousadas destes locais fecharam a capacidade máxima entre 50% e 70% de ocupação (a depender do local), sem disponibilidade de vagas para essa véspera de feriado da Independência. A Internacional Travessias, que administra o ferry-boat, vem registrando, desde a quarta-feira (2), um fluxo intenso de veículos no terminal de São Joaquim.
Reaberta aos visitantes há apenas dois dias, a cidade de Cairu — onde ficam as ilhas de Morro de São Paulo, Boipeba, Moreré, Gamboa e Garapuá — tem 80% da sua arrecadação baseada no turismo e voltou à atividade com 182 das 217 hospedagens operando. A estimativa do município é de que 4 mil turistas deverão curtir essas localidades até o fim do feriado e a previsão é a mesma para todos os próximos finais de semana deste ano.
Com sol a pino, Porto Seguro teve um fim de semana movimentado e também atingiu marca de 50% de ocupação máxima nos hotéis. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Paulo Magalhães, a procura foi grande e, se o decreto permitisse 70%, teria completado. “Num feriado como esse, estaríamos tranquilamente com muitos ônibus e vôos aqui, 100% de ocupação, mas nessa nova realidade temos uma limitação, que é necessária”, afirmou.
Na expectativa da prefeitura, dada a ansiedade de viajar que têm percebido nas pessoas, essa lotação máxima permitida deve se manter no próximo feriado de 12 de outubro. O secretário espera que, se daqui para lá a contaminação por covid-19 for reduzida na região, a cidade poderá avançar nas suas fases de reabertura econômica e aumentar a capacidade de ocupação de hotéis. Confira a íntegra no Correio24h.
Grupo São Luiz anuncia investimentos de quase R$ 200 milhões no extremo-sul || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2minutos
As usinas Santa Cruz, em Santa Cruz Cabrália, e Santa Maria, em Medeiros Neto, pertencentes ao grupo São Luiz, vão investir R$ 192,4 milhões em ampliações nas unidades industriais e área agrícola para produção de etanol anidro e hidratado. O incremento na capacidade de produção dos produtos será de 86,5 mil m³/ano. Já no campo, a produção a mais de cana-de-açúcar será de 1,1 milhão de toneladas por ano.
Os protocolos de intenções foram assinados com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) na última semana e anunciados nesta quarta (26). “Eu acredito muito na agroindústria. A cultura da cana-de-açúcar tem gerado e vai gerar muito mais empregos no nosso estado. Hoje vemos duas usinas consolidadas ampliando seus projetos no extremo-sul”, afirma o vice-governador João Leão, secretário da pasta.
De acordo com Luiz Carlos Queiroga, diretor da usina Santa Maria, os investimentos nas usinas têm sido constantes. “A cultura da cana não existia nesta região, fomos pioneiros, hoje já está enraizado na Bahia. Esperamos continuar expandindo e atingir a capacidade total das usinas. No caso de Medeiros Neto, onde fica a Santa Maria, o município não tinha nenhuma indústria quando chegamos. O povo vivia de pecuária, sem nenhuma tecnologia, ninguém sabia o que era cana, nós que introduzimos a cultura”, conta.
Na usina Santa Maria, em Medeiros Neto, serão investidos R$ 67 milhões na unidade industrial e R$ 64 milhões no campo. Com a ampliação, a previsão é que a produção de etanol hidratado e anidro passe de 96 mil m³/ano para 160 mil m3/ano, onde serão mantidos os 225 empregos diretos e criados mais 60. No campo, a produção de cana-de-açúcar vai saltar de 1,2 milhão de toneladas para 2 milhões de toneladas ao ano. Os 1,8 mil empregos diretos serão mantidos e mais 700 serão gerados no período de safra.
Em Santa Cruz Cabrália, a produção de etanol vai dobrar na usina Santa Cruz, passando de 22,5 mil m³/ano para 45 mil m³/ano. Serão investidos R$ 15,6 milhões na unidade industrial, criados 45 empregos diretos e mantidos 131.
Na área agrícola, os investimentos serão de R$ 45,8 milhões e a produção de cana-de-açúcar também vai dobrar, saindo dos atuais 300 mil t/ano para 600 mil t/ano. No período de safra, além de manter os 900 empregos diretos, serão criados mais 370.Leia Mais
A Bahia registrou 1.550 casos de covid-19 nas últimas 24 horas e 2.125 curados da doença, além de 55 mortes causadas pelo vírus, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Dos 170.476 casos confirmados desde o início da pandemia até este domingo (2), 153.598 já são considerados curados, 13.306 encontram-se ativos e 3.572 tiveram óbito confirmado para Covid-19.
Os casos confirmados ocorreram em 408 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (34,03%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Almadina (3.861,64%), Dário Meira (3.632,12%) Gandu (3.601,52%), Itajuípe (3.445,42%) e Ipiaú (3.099,86%).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 338.355 casos descartados e 82.684 em investigação, segundo notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (2).
Na Bahia, 15.412 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
Neste domingo, subiu para 74% o percentual de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para vítimas da covid-19 na Bahia. A macrorregião do extremo-sul atingiu maior índice de ocupação, com 97%, seguido pelo sul da Bahia (88%) e norte (80%). No quadro acima, a ocupação por macrorregião.
Fuzis, farta munição e granada foram apreendidos em ação conjunta do 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro), com a Polícia Federal, na noite de quinta-feira (30). Os materiais estavam com uma quadrilha que se preparava para atacar um banco, na cidade de Belmonte.
O grupo, responsável por outra tentativa de roubo, no dia 22 deste mês, na cidade de Camacan, estava escondido em um imóvel, na zona rural de Belmonte. Quatro integrantes foram cercados pelas forças estadual (Ceto do 8° BPM) e federal de segurança.
Na tentativa de efetuar as prisões, houve confronto e o quarteto acabou ferido. Os assaltantes de banco, envolvidos também com tráfico de drogas e homicídios ficaram feridos, foram socorridos para unidade médica naquele município, mas não não resistiram.
Com o bando foram apreendidos dois fuzis russos modelo AK 47, calibre 7,62, um fuzil calibre 5,56, duas pistolas austríacas, 20 carregadores e uma granada. Entre o integrantes da quadrilha, estava um criminoso com mandado de prisão em aberto e que, em 2016, foi preso durante a Operação Replay, realizada pela PF.
“Um grande trabalho conjunto, que só reforça a parceria que temos com a PF. Continuamos com o trabalho para identificar e prender outros possíveis integrantes desta organização criminosa”, disse o comandante do 8° Batalhão da PM (Porto Seguro), tenente-coronel Anacleto França.
Dos 15 óbitos provocados pelo novo coronavírus em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, uma das vítimas da covid-19 era recém-nascida. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o bebê tinha apenas um mês e 11 dias de nascido.
A morte pela covid-19 foi confirmada nesta segunda (13). O bebê de 41 dias estava internado no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, e faleceu na última sexta-feira (10). Não há informações de outra doença associada à covid-19 (comorbidade).
RETOMADA DO TURISMO
Porto Seguro planeja retomar as atividades turísticas na próxima quarta (15). Porém, nos últimos três dias, o município registrou 5 óbitos e 90 novos casos confirmados por teste rápido ou pelo método mais preciso, por meio de swab nasal, o RT-PCR, considerado padrão ouro para detecção da covid-19. Além dos novos casos e mortes provocadas pela covid-19, o município enfrenta superlotação dos leitos de UTI covid-19.
Dona Maria Damasceno, de 95 anos, está entre os milhares de curados da doença na Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 7minutos
Aumentou para 30.221 o total de pacientes em recuperação da covid-19 em toda a Bahia, informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) em boletim divulgado às 17h01min desta segunda-feira (13). Agora, são 106.891 casos confirmados desde o início da pandemia, com 74.135 curados.
Nas últimas 24 horas, a Sesab registrou 1.128 novos casos da doença, 405 curados e total de 52 óbitos. Apenas 19 dos 417 municípios baianos ainda não possuem caso da covid-19. As confirmações ocorreram em 398 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (40,73%).
Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.709,63), Itajuípe (2.337,61), Ipiaú (2.012,08), Lauro de Freitas (1.760,23) e Itabuna (1.713,70). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 212.884 casos descartados e 95.589 em investigação. Na Bahia, 11.385 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Todos os dados estão disponíveis no Painel Epidemiológico. Para acessar o boletim completo, clique aqui.
OCUPAÇÃO DE LEITOS
Na Bahia, dos 2.378 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.522 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 64%. Dos 926 leitos de UTI covid-19, 732 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 79%. A região extremo-sul da Bahia possui a maior taxa de ocupação, com 96% dos leitos de UTI ocupados, seguida da região sul, com 88%.
ÓBITOS
A Secretaria Estadual de Saúde contabiliza 2.535 mortes pelo novo coronavírus. Há pouco, a Sesab também divulgou o histórico de cada um dos 52 pacientes que tiveram a causa da morte confirmada nestas últimas 24 horas. Confira no “leia mais”, abaixo.Leia Mais
O número de curados do novo coronavírus em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, subiu para 462. São 194 pessoas a mais recuperadas que no boletim de sábado (4), quando 268 infectados tinham vencido a Covid-19. O município atingiu hoje o percentual de 72,9% de curados da doença.
Do início da pandemia até este domingo, 634 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus. 2.518 moradores testaram negativo e outros 40 estão aguardando o resultado do exame. Além disso, 151 pacientes que apresentaram os sintomas da doença estão sendo monitorados e outros 14 estão internados. O município registra 7 óbitos.
A Prefeitura de Prado, no extremo-sul da Bahia, anunciou, nesta terça-feira (23), o reinício gradual das atividades turísticas no município. A partir de quarta-feira (1º), hotéis, pousadas, agências de turismo, pensões e casas de hospedagens estarão autorizados a funcionar, conforme previsto em decreto.
Para voltar a funcionar, os estabelecimentos comerciais precisam adotar medidas para evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus. Devem, por exemplo, disponibilizar álcool 70%, adotar uso de máscara e assegurar o distanciamento mínimo entre as pessoas.
Já os passeios turísticos vão depender de regulamentação dos protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério do Turismo (MTur) e Secretária Municipal de Turismo.
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na segunda-feira (22), Prado registra 71 casos confirmados do novo coronavírus e duas mortes causadas pela doença. O município tem um paciente hospitalizado e uma pessoa esperando o resultado de exame.
Toque de recolher começa em quase toda a Bahia nesta sexta (19)
Tempo de leitura: < 1minuto
O toque de recolher, das 18h às 5h, será prorrogado em 19 municípios do extremo-sul até a próxima segunda-feira (15), conforme decidiram prefeitos e o governador Rui Costa. O anúncio oficial foi feito por volta das 19h de hoje (9), quando vence o decreto anterior que impôs restrições à circulação de pessoas na tentativa de conter o avanço do novo coronavírus na região.
O novo decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta (10). Apenas serviços essenciais funcionam no período, a exemplo de supermercados, farmácias, lotéricas e agências bancárias. O decreto a ser publicado amanhã flexibiliza as entregas de refeições e de medicamentos no período que durar o toque de recolher.
Os municípios sob o toque de recolher são Itamaraju, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Mucuri, Prado, Ibirapuã, Vereda, Itanhém, Medeiros Neto, Alcobaça, Lajedão, Caravelas, Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itapebi, Belmonte, Itabela e Guaratinga. Apenas Jucuruçu e Itagimirim estão de fora do toque de recolher.
TEIXEIRA DE FREITAS PREOCUPA
O governador disse que houve redução do crescimento diário em algumas cidades, mas Teixeira de Freitas preocupa. “Por ser a maior cidade, estamos com atenção especial e precisamos que a população continue atenta às medidas de proteção”, explicou Rui.
HOSPITAL DE CAMPANHA
Segundo ele, o Hospital de Campanha, erguido numa associação com a Veracel e a Suzano Celulose, deverá começar a receber pacientes no próximo final de semana.
Toque de recolher começa em quase toda a Bahia nesta sexta (19)
Tempo de leitura: < 1minuto
O governo baiano anunciou toque de recolher em todos os 19 municípios do extremo-sul do Estado, a partir de amanhã (3) até a próxima terça (9), das 18h às 5h. Ficam de fora apenas Itagimirim e Jucuruçu, que não possuem casos confirmados da doença. As medidas restritivas serão publicadas em decreto a ser publicado na edição desta quarta (3) do Diário Oficial do Estado.
A decisão foi tomada pelo governador Rui Costa e os prefeitos da região durante videoconferência nesta terça (2). Durante o toque de recolher funcionarão apenas serviços considerados essenciais, a exemplo de agências bancárias, supermercados, farmácias, casas de alimentos para animais e serviços de emergências de saúde. Um hospital de campanha será aberto até a próxima sexta (5) em Teixeira de Freitas, com 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O governo baiano já havia informado, no último final de semana, que o extremo-sul havia registrado altas taxas de contágio pela Covid-19 (relembre aqui). As taxas de crescimento diário chegaram a até 28% em municípios como Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itamaraju.
– Se não tomarmos medidas, poderemos presenciar uma explosão de casos e uma explosão de demanda de UTI e de leitos clínicos, que não podemos ofertar. Quero pedir a compreensão de todos da região extremo-sul, pois não podemos ter uma explosão e depois contabilizar um grande número de mortes”, alertou.
Estarão incluídos no decreto estadual os municípios de Itamaraju, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Mucuri, Prado, Ibirapuã, Vereda, Itanhém, Medeiros Neto, Alcobaça Lajedão, Caravelas, Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itapebi, Belmonte, Itabela e Guaratinga.
Ex-prefeito Júnior Dapé terá que devolver mais de R$ 22 milhões
Tempo de leitura: 2minutos
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) rejeitou as contas do ex-prefeito de Itabela Paulo Ernesto Pessanha da Silva, o Júnior Dapé, relativas ao exercício de 2016 e determinou ao político a devolução de mais de R$ 22,2 milhões. A decisão foi proferida na sessão desta quinta (14), por meio eletrônico. As contas não foram prestadas voluntariamente pelo gestor, razão porque foram tomadas por técnicos do TCM.
O conselheiro substituto Ronaldo de Sant’Anna, relator do parecer, determinou a formulação de representação ao Ministério Público contra o gestor para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa diante das graves irregularidades constatadas pela equipe técnica.
Dos R$22.294.353,22 a serem devolvidos aos cofres públicos por Júnior Dapé, R$9.562.158,25 se referem à saída de recursos de conta pública sem comprovação documental; R$6.587.968,11 pela saída de recursos da conta específica do Fundeb sem apresentação de documentos; R$4.960.157,99 decorrentes de processos de pagamentos não encaminhados para análise do TCM; R$1.156.068,87 pela não comprovação do efetivo pagamento das folhas de servidores; R$17.000,00 em razão da ausência de comprovação de pagamento; e R$11.000,00 pela saída de recursos da conta específica do FEP/Royalties sem que haja documentos que lhes dê suporte.
O ex-prefeito ainda foi multado em R$45 mil e R$8.640,00. A primeira multa foi imputada em função das graves irregularidades apuradas durante a análise das contas e a segunda, que corresponde a 6% dos subsídios anuais do gestor, pela não apresentação dos relatórios resumidos da Execução Orçamentária e de Gestão Fiscal.Leia Mais
Justiça determina fechamento de filial de empresa de transporte de valores
Tempo de leitura: 2minutos
A justiça determinou, por meio de liminar, o fechamento da filial da empresa de transporte de valores Prosegur em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. A decisão foi proferida pelo juiz Jeferson de Castro Almeida, da Vara do Trabalho do município após o ajuizamento de ação civil pública, na quinta-feira (23), pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
Segundo a procuradora Tatiana Sento-Sé, autora da ação, o pedido de fechamento foi necessário porque a empresa “não cuidou de adotar condutas mínimas de saúde pública, expondo os seus trabalhadores e as suas famílias a transmissão do coronavírus, e muito mais do que isso, expôs toda a sociedade eunapolitana e de demais cidades da região do extremo-sul da Bahia à contaminação”.
Na ação, o MPT pede que a Prosegur seja condenada a pagar indenização por danos morais coletivos de R$ 10 milhões. Além disso, o órgão quer que os gestores da transportadora de valores se comprometam a adotar medidas de saúde e segurança do trabalho que protejam seus empregados e a sociedade como um todo de adoecimento e acidentes.
MULTA DIÁRIA
O pedido de liminar acatado pelo judiciário trabalhista impõe à empresa multa diária de R$1 milhão caso ela não cumpra a determinação de fechar suas portas imediatamente, valor que seria revertido à Secretaria de Saúde do município.
Outras obrigações solicitadas pelo MPT na ação também foram acatadas pelo juiz substituto da Vara de Eunápolis. Eles determinam a adoção de uma série de providências de proteção aos trabalhadores, suas famílias e a sociedade como um todo.
Dentre as providencias estão a testagem de todos os colaboradores que permaneceram em atividade mesmo após terem sido comprovados casos de contaminação na empresa, além de emitir a comunicação de acidente de trabalho (CAT) de todos os infectados. Em caso de descumprimento dessas duas obrigações, a empresa poderá ter de pagar R$ 50 mil por dia de descumprimento de cada um dos itens.
A decisão garante o afastamento dos empregados mediante a autodeclaração de que apresenta sintomas, o que significa que não é necessário aguardar o resultado das testagens nem apresentar atestado médico. Uma série de outras obrigações foram impostas à empresa como um todo, garantindo que em outras unidades da Prosegur sejam adotadas medidas de isolamento, oferta de álcool gel, máscaras, pias, além da adoção de rotinas que minimizem o risco de contágio entre os trabalhadores.
INFECTADOS PELO NOVO CORONAVÍRUS
A Prosegur tem cerca de 100 empregados em sua unidade de Eunápolis, dos quais nove já tiveram confirmada a contaminação pelo coronavírus, além de cinco familiares desses trabalhadores. O MPT já havia emitido recomendação à empresa determinando o seu fechamento e a adoção de medidas para a contenção do contágio em massa.
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Eunápolis também atuou no caso, realizando inspeção no local e promovendo a interdição parcial da unidade da empresa no município. Ainda assim, a Prosegur descumpriu as determinações dos órgãos oficiais e manteve as atividades, voltando a ser interditada esta semana.
“Não restou alternativa ao MPT a não ser buscar a Justiça para que fosse determinado o fechamento da unidade e a adoção de medidas para proteger os demais empregados tanto dessa unidade quanto das outras 117 existentes em todo o país.
A alegação feita pela empresa para não suspender o funcionamento de que se trata de uma atividade essencial não é suficiente para que ela mantivesse a conduta, além de que existem outras unidades, como a de Itabuna, que podem garantir o transporte de valores no extremo sul do estado”, afirmou a procuradora Tatiana Sento-Sé.
Prefeito recusa leitos para Covid em hospital municipal de Itamaraju
Tempo de leitura: 4minutos
A Secretaria de Saúde da Bahia acusa o prefeito de Itamaraju, no extremo-sul do estado, Marcelo Angênica, de rejeitar a instalação de leitos para tratamento de pacientes com sintomas do coronavírus (Covid-19), doença que já matou milhares de pessoas no mundo inteiro e que está se espalhando no Brasil e na Bahia. O prefeito teria seguido o posicionamento de um grupo de moradores contrário a implantação dos leitos.
O Estado informou que a implantação de 20 leitos de UTI para a Covid-19 no Hospital Geral de Itamaraju havia sido combinada entre o prefeito, o governador Rui Costa e o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas em reunião por telefone, na última quinta-feira (9). Quando os técnicos da Sesab chegaram ao local, para vistoriar a unidade, o prefeito recuou e impediu que os leitos de UTI fossem montados. O hospital é uma das maiores unidades do extremo-sul e está, em parte, ociosa, segundo a Sesab.
O secretário Fábio Vilas-Boas destaca o risco de morte, a que a população está exposta, caso não seja montada uma estrutura de atendimento na região. “Os pacientes acabam evoluindo dentro de 24 horas para necessidade de entubação, ventilação mecânica, sendo necessários equipamentos altamente qualificados como respiradores artificiais. Eu espero, com essa decisão que o prefeito tomou, de deixar a população exposta, sem acesso à UTI, sem acesso à ventilação mecânica, que não precise se arrepender, caso pessoas venham a morrer no seu município nos próximos dias”.
EQUIPE ENVIADA
Vilas-Boas explica que a implantação dos leitos havia sido acordada com o prefeito. “Na última quinta-feira (9), eu participei de uma reunião telefônica com o governador Rui Costa e com o prefeito de Itamarajú, Marcelo. Nessa reunião ficou combinado que o Hospital Geral de Itamaraju seria transformado em uma unidade dedicada ao atendimento de pacientes portadores de coronavírus na região. O prefeito ofereceu a unidade para que nós colocássemos lá 20 leitos de terapia intensiva, que funcionasse também como porta de entrada de leitos de enfermaria de retaguarda”.
Segundo o secretário, na sexta-feira (10), foi enviado um avião com técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), para avaliar o que seria necessário para implantar imediatamente os leitos de UTI. “Surpreendentemente, fomos acolhidos por um grupo de manifestantes contrários a essa instalação e, posteriormente, pela manifestação pública do prefeito, se dizendo contrário àquilo tudo que havia sido combinado e acordado entre ele e o governador.
“Eu lamento que o prefeito tenha voltado atrás na sua decisão Nós esperaríamos que ele tivesse contactado o Governo do Estado e manifestado o seu desinteresse, ao invés de tornar públicas inverdades que não ocorreram diante da relação respeitosa que o Governo do Estado possui com o município de Itamaraju”.
Vilas-Boas garantiu que a população do extremo-sul não vai ficar desassistida, apesar da negativa do prefeito, Marcelo Angênica. “A população do extremo-sul da Bahia, da região de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Prado, pode confiar que o Governo do Estado vai procurar a melhor solução para amparar a assistência à saúde da população. O Grupo Suzano procurou o Governo do Estado e colocou à disposição 30 equipamentos de ventilação mecânica e nós vamos estruturar a melhor operação que garanta a saúde da população, mesmo com a negativa do prefeito de Itamaraju em disponibilizar o seu hospital para a comunidade e para a saúde de toda a Bahia”.
Dr. Marcelo explica recusa e ataca governo estadualVERSÃO DO PREFEITO
O prefeito alegou que, para implantação dos leitos de UTI, seria interrompido outros tipos de atendimento. “Na proposta do governador seria necessário fechar o nosso hospital, que é o único na cidade. Fazemos em torno de 100 partos por mês, serviço de urgência e emergência em cirurgia geral, obstetrícia, ortopedia e urologia e outros” afirmou ao Correio 24h.
“Argumentei que não tinha como fechar o hospital, mas que precisamos da ajuda do governador para dar segurança ao nosso povo”, disse. Angênica pontuou ainda que pediu para conversar novamente com o governador. “Queria explicar poderíamos conduzir o caso em nossa região, mas foi ele que se precipitou em fazer o anúncio. Eu sabia que a maioria da população era contra a vinda dos leitos nestas condições”, alegou.
Eem sua rede social, o prefeito se queixou do governador e explicou aos moradores os motivos da rejeição. “Estou me dirigindo a vocês como gestor, e desta forma devo agir, não posso agir no calor da emoção, nem utilizar expressões desrespeitosa com o governador, mas posso lhes garantir que sou contra a posição dele, tenho 3 anos de gestão e nunca o governo nos atendeu em nada, nem mesmo em um simples reconhecimento de nosso serviço de ortopedia. Mas sei que por força da lei, devido ao estado de calamidade, ele pode impor isso em nossa cidade. Por isso, devo agir com cautela, equilíbrio e sem histeria para não criar um fato contra nossa cidade”, escreveu.
Pelo menos, nas redes sociais, a decisão do prefeito de Itamaraju conta com apoio da maioria dos internautas, principalmente empresários locais. Muitos acreditam que, com a instalação dos leitos, pacientes doentes em outros municípios seriam levados para lá e, em pouco tempo, a Covid-19 se disseminaria.
Comércio de Eunápolis é reaberto, após decreto de Robério || Foto Gazeta/Arquivo
Tempo de leitura: < 1minuto
O comércio de Eunápolis, cidade da região sul da Bahia, foi retomado na manhã desta segunda-feira (6), após ficar fechado por 15 dias como medida de prevenção ao novo coronavírus. A decisão foi divulgada em um decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), desta segunda-feira (6). O município não tem nenhum caso da doença.
Segundo o decreto, as lojas em geral podem funcionar de segunda a sexta, das 8h às 18h. Apesar disso, os funcionários que estão em classificação de risco devem ser liberados para trabalho em home office.
O decreto determina ainda que, para o funcionamento das lojas, é necessário a distribuição de materiais de higiene pessoal, como álcool em gel a 70%, a disponibilização de um lavabo para que as pessoas possam lavar as mãos e também disponibilizar lembretes com orientações de higiene e sobre a doença.
A medida também determina que as lojas organizem as pessoas com distância de, no mínimo, 1,5 metro entre cada uma, além da limpeza dos estabelecimento com frequência.
As lojas que não cumprirem as medidas podem pagar multas e ter o alvará cassado. Todas as orientações estão disponíveis no Diário Oficial da cidade. Informações do G1BA.
SineBahia tem oferta de 75 vagas de emprego em Itabuna e Teixeira de Freitas hoje (19)
Tempo de leitura: 4minutos
Mais de 100 vagas de emprego são ofertadas nos municípios de Itabuna e Teixeira de Freitas, nesta quarta-feira (19), nas unidades do SineBahia. São 15 vagas em Itabuna, na região sul, e outras 60 em Teixeira de Freitas, no extremo-sul do Estado. Em Ilhéus, são mais 27 vagas.
O cadastro para concorrer às vagas é feito diretamente em unidade do SineBahia, preferencialmente pela manhã, e exige apresentação de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Vagas para pessoas com deficiência (PCD) exigem laudo médico. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas disponíveis hoje.Leia Mais