Desvio foi aberto para viabilizar passagem de veículos pelo quilômetro 15 da BR-489
Tempo de leitura: < 1 minuto

As ações emergenciais para a recomposição de três trechos da BR-489, entre Prado e Itamaraju, que romperam por conta das fortes chuvas no extremo-sul da Bahia, estão a cargo da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). Os serviços nos quilômetros 2 e 13 da rodovia estão em andamento.

Já o trabalho no quilômetro 15 começará nesta quarta-feira (15). O deslocamento de veículos pequenos, como motos e carros, foi autorizado pelo órgão e ocorre por meio de desvio provisório construído ao lado da pista.

O retorno do tráfego no quilômetro 13 da ligação entre Prado e Itamaraju foi permitido na manhã desta terça-feira (14). A circulação de veículos de pequeno porte no quilômetro 2 havia sido retomada desde ontem (13).

Por conta da situação das rodovias, ainda não há previsão para a retomada do fluxo com veículos de grande porte. Para ir até Prado, os motoristas de ônibus e caminhões devem sair de Itamaraju e usar a BR-101, em direção a Teixeira de Freitas. Em seguida, utilizar a BA-290, entre Teixeira de Freitas e Alcobaça. Por fim, pegar a BA-001, que faz a ligação de Alcobaça com o destino final.

Também em Prado, a recuperação de um dos encontros da ponte de acesso ao município, na BA-001, foi concluída pela Seinfra na noite de segunda-feira (13). No sábado (11), uma das cabeceiras do elo viário cedeu por conta das chuvas. A conclusão da obra permitiu o tráfego de motos, carros, ônibus e caminhões sobre a ponte.

Na BA-284, os serviços emergenciais no quilômetro 30, entre Itamaraju e o distrito Pau D’Alho, devem ser concluídos até amanhã (15).

Rui anuncia medidas prioritárias de ajuda a municípios afetados por chuvas
Tempo de leitura: 2 minutos

Comerciantes que tiveram seus negócios destruídos pelas fortes chuvas que atingiram os municípios do sul e extremo-sul baianos terão linha de crédito de até R$ 150 mil para reconstruírem seus estabelecimentos. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta segunda-feira (13), após reunião com secretários estaduais, na Governadoria, em Salvador.

O projeto de lei com a proposta de criação da linha de crédito será enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), contemplando outras medidas de apoio e socorro às vítimas das enchentes, como a cobrança de tarifa mínima no pagamento da conta de água e recursos para a construção e o reparo de casas. Um gabinete de crise também será instalado pelo Governo do Estado no município de Itamaraju.

“Vamos abrir uma linha de crédito especial com uma carência de 12 meses. Para quem demandar até R$ 150 mil, não serão cobrados juros. Demandas acima desse valor podem ser feitas, mas essas terão uma taxa CDI. Após a carência, as pessoas terão outros 36 meses para pagar. Nós vamos montar um posto avançado da Desenbahia, a partir desta quarta-feira [15], na cidade de Medeiros Neto, para recepcionar os comerciantes atingidos e ajudar a desburocratizar e agilizar o pedido. Após a solicitação, um grupo técnico fará uma inspeção no local e a liberação do recurso para que o comerciante possa começar novamente a montar seus estoques”, explicou Rui Costa.

PARCERIA COM MUNICÍPIOS

Rui explicou que a medida prevê parcerias com os municípios atingidos para a reconstrução de casas afetadas. “Ainda vamos fechar os números, mas a estimativa é que sejam aplicados cerca de R$ 30 milhões para construir novas casas e mais R$ 20 milhões para a restauração”, acrescentou.

O projeto incluirá também a tarifa social do consumo de água para todas as residências e os comerciantes das ruas que foram alagadas.

GABINETE DE CRISE

Sobre o gabinete de crise, Rui destacou que o objetivo é agilizar as ações nos municípios afetados pelas chuvas. “Já temos um centro de emergência montado e vamos transformá-lo em um gabinete de crise, com a instalação de diversas secretarias de Estado. Por isso, vamos requerer um espaço mais amplo para ter secretarias como a de Desenvolvimento Urbano e a de Infraestrutura. Então, vamos montar uma extensão das secretarias de Estado no extremo sul para atuar in loco e mais rapidamente”, concluiu

ALAGAMENTOS E DESLIZAMENTOS DE TERRA CAUSARAM 8 MORTES NA BAHIA

Os dados levantados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) junto aos municípios mostram que as chuvas afetaram diretamente a vida de 220.297 pessoas. Houve registro de oito mortos e 267 feridos. Há 15.199 desalojados e 6.371 desabrigados.

Chuva transbordou Rio do Peixe e causou alagamentos em Eunápolis || Reprodução/TV Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) determinou o envio de equipes do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, localizado em Teixeira de Freitas, e da Sudec, Superintendência de Defesa Civil do Estado, aos municípios do extremo-sul atingidos pelos temporais, a exemplo de Eunápolis (relembre).

O objetivo é auxiliar no resgate às vítimas e fazer uma avaliação dos estragos provocados pelas chuvas que caíram na região. Duas aeronaves do GRAER (Grupamento Aéreo da Polícia Militar) também foram acionadas.

Em agenda em Rio do Pires e Caturama, nesta quarta-feira (8), o governador garantiu que o estado prestará a assistência necessária às cidades.

“Assim que soube das tragédias provocadas pelos temporais, determinei que os órgãos do estado façam os levantamentos necessários e deem todo o apoio possível aos municípios atingidos. Me solidarizo com familiares e amigos das vítimas”, declarou.

Teto de estacionamento de supermercado desaba em Eunápolis
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um temporal causou muitos prejuízos em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, na noite deste sábado (27). A chuva forte chegou acompanhada de um vendaval, que destruiu o teto do estacionamento do supermercado Mineirão, no Bairro Pequi. Em outros pontos da cidade, árvores caíram, interrompendo o tráfego de veículos.

A chuva forte causou alagamentos e deixou motoristas ilhados em vários bairros a cidade. Os bares estavam lotados de torcedores que assistiram à decisão da Taça Libertadores, conquistada pelo Palmeiras, neste sábado, no Uruguai. O temporal começou por volta das 18h.

O vendaval levou cadeiras e mesas plásticas de bares. O vento forte também derrubou telhados de casas. Não há informações sobre desabrigados e feridos. A cidade ficou sem energia elétrica. O temporal causou alagamentos e prejuízos também em Itabela, outra cidade do extremo-sul da Bahia.

Clique aqui para seguir o Pimenta no Instagram

 

Quatro das vítimas da chacina de Itabela
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (19), em Itabela, no extremo-sul da Bahia, três suspeitos de participação numa chacina que deixou cinco pessoas mortas e outras duas feridas. O ataque criminoso ocorreu no dia 30 de outubro, às margens da BR-101, próximo ao distrito de Montinho.

O ataque ocorreu no momento em que 12 pessoas estavam num barraco. De acordo com testemunhas, os bandidos já chegaram ao local atirando. Os criminosos não pouparam nem mesmo as crianças. Duas delas foram baleadas e uma menina de 11 anos não resistiu aos ferimentos.

As vítimas foram Aliete Souza das Mercês, de 46 anos, o marido dela, Gean Vieira da Silva, 42, e Edson da Silva Pereira, 42 anos, Simoni Souza das Mercês, 30 anos, e Raléria das Mercês Silva, de 11 anos. A criança era sobrinha de Simoni.

Os nomes dos presos não foram divulgados pela polícia, que informou que procura outros dois suspeitos de participação da chacina. As prisões foram determinadas pela justiça. Ainda foi divulgada a motivação para os homicídios.

Colisão entre caminhão e carro de passeio, na BR-101, deixa 3 feridos || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Acidente entre um carro de passeio e um caminhão deixa o trânsito lento na BR-101 em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, na manhã desta terça-feira (16). Os veículos bateram de frente e pegaram fogo após a colisão.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal está no local. As informações iniciais são de que ao menos três pessoas ficaram feridas e foram levadas para um hospital da região, segundo a Rede Bahia.

Hospital Regional será construído em Teixeira de Freitas, no extremo-sul baiano
Tempo de leitura: < 1 minuto

A ordem de serviço para a construção do Hospital Regional Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, será assinada pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (5), às 9h. A obra está orçada em R$ 108 milhões e a unidade médico-hospitalar deverá contar com 150 leitos de internação e 30 de cirurgias.

De acordo com o governo baiano, a obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O hospital havia sido anunciado pelo estado em 2019 e o processo licitatório para a obra foi iniciado em julho deste ano.

Ainda durante a viagem ao município, Rui vai entregar um caminhão-pipa para o Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir). O veículo, com capacidade para 10 mil litros, foi adquirido por meio da Secretaria de Agricultura do estado (Seagri).

Porto Seguro libera população a circular sem máscara em áreas abertas || Foto Proddigital
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda (1º), o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), assinou decreto em que deixa de exigir o uso de máscaras em ambientes abertos, ruas e logradouros no município da Costa do Descobrimento. O Decreto 13.160/21 já entrou em vigor, após ser publicado no Diário Oficial já na segunda-feira.

O prefeito argumentou que o Supremo Tribunal Federal (STF) autoriza os municípios a adotarem medidas relativas à pandemia do Covid-19 na Ação Direta de Constitucionalidade (Adin) 6.341 e o município possui alto índice de vacinação contra o coronavírus.

Ainda observou “a redução de internações e de novos casos graves da doença” em Porto Seguro. O prefeito, no decreto, ressalta que permanece a obrigatoriedade do uso de máscara “em ambientes fechados, comércio em geral, locais de trabalho, casa de shows, eventos e festas”.

CASOS DE COVID-19

Desde o início da pandemia e até ontem (1º), Porto Seguro registrou 27.664 casos confirmados de covid-19 e total de 237 óbitos. Dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para vítimas do coronavírus, 47% estavam ocupados na segunda.

VACINAÇÃO

Até o domingo (31), segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 101.250 pessoas já estavam imunizadas com a primeira dose. Destas, 59.126 completaram o esquema vacinal ao receber a segunda dose.

Cinco pessoas foram assassinadas no extremo-sul
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil confirmou, nesta segunda-feira (1º), a identificação das cinco pessoas assassinadas, no sábado (30), em um barraco, às margens da BR-101, perto de Montinho, distrito de Itabela, no extremo-sul da Bahia. Entre as vítimas está uma menina de 11 anos, identificada como Raléria das Mercês Silva, que chegou a ser levada para o hospital de Itamaraju.

As outras vítimas foram identificadas como Aliete Souza das Mercês, de 46 anos, e Gean Vieira da Silva, 42, Edson da Silva Pereira, de 42 anos, que era vizinho do casal, além de Simoni Souza das Mercês, 30 anos. Pelo menos oito pessoas foram atingidas e cinco delas morreram.

De acordo com uma testemunha, quatro homens chegaram ao local atirando. A polícia ainda não localizou os criminosos e investiga o que teria motivado o ataque. No momento da chacina, 12 pessoas (entre elas quatro crianças) estavam no barraco, às margens da BR-101.

Colisão mata cinco funcionários da Prefeitura de Cabrália
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma colisão envolvendo três caminhões – dois da coleta de lixo – deixou cinco funcionários da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália mortos e um ferido, na noite desta terça-feira (26), na BR-367, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. As mortes foram confirmadas pelo município.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um caminhão de lixo ultrapassou outro veículo, mas, ao retornar à faixa, o carro colidiu na frente do veículo ultrapassado, perdeu o controle, invadiu a faixa oposta e bateu de frente com um outro caminhão.

Após o acidente, os dois caminhões pegaram fogo e as vítimas, que ainda não foram identificadas, ficaram carbonizadas. Os mortos eram servidores da Prefeitura de Santa Cruz de Cabrália, que divulgou nota lamentado o acidente. Veja no final do texto.

Acidente na noite desta terça-feira || Foto Radar 64

Umas das vítimas socorridas foi identificada como Juruá Xavier Miranda. Ele tinha ferimentos leves e foi levado para o Hospital de Porto seguro. Já o condutor de um dos caminhões, identificado como Henrique Ribeiro Santos, não sofreu ferimentos. A pista está interditada.

A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália confirmou as mortes e lamentou a tragédia. “É com o mais profundo pesar que a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália vem a público comunicar o falecimento de cinco servidores municipais da Limpeza Pública do município”.  O município informa que os trabalhadores foram vítimas do gravíssimo acidente envolvendo dois caminhões compactadores. A tragédia ocorreu no início da noite desta terça-feira (26), nas proximidades de Pindorama, confirmou em nota.

A Prefeitura informa ainda que irá prestar toda assistência aos familiares das vítimas e se solidariza pelo triste acontecimento, decretando luto oficial no município. Redação do PIMENTA com informações da TV Santa Cruz.

Idoso é preso com mais de 80 quilos de drogas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem de 61 anos foi preso em flagrante, na noite de sábado (9), no Km 79 da BR-367, em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, com 71,3 Kg de crack e mais 9,8 Kg de cocaína. Avaliadas em R$ 2,5 milhões, as drogas eram transportadas numa caminhonete Fiat Toro, com placa do Paraná.

O ser parado, o idoso alegou que fazia uma viagem a passeio e pretendia curtir o feriadão em Porto Seguro. Mas apresentou contradições nas respostas. Numa consulta aos sistemas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) descobriu-se que o “turista” era, na realidade, um homem que responde na justiça por tráfico de drogas.

As drogas estavam escondidas nos para-lamas da caminhonete. O idoso foi preso em flagrante. Ele confessou que recebeu as drogas na cidade de João Pinheiro-MG, e que receberia R$ 20 mil para transportá-las até Porto Seguro, mas não informou quem receberia a “encomenda”.

O acusado, o veículo as drogas foram levados para a Delegacia da Polícia Civil em Eunápolis. Ele responderá pelo crime de tráfico de drogas. A ação da Polícia Rodoviária Federal contou com apoio de policiais militares da CIPE Mata Atlântica e da Polícia Militar.

Jovem foi morta na frente de amigos em Santa Cruz Cabrália
Tempo de leitura: < 1 minuto

A jovem Vittória Samilly Gomes Silva, de 18 anos, tinha planos para curtir o seu domingo (3). A vítima pretendia dançar e se divertir, mas teve seus planos interrompidos enquanto estava na praia de Santo André, em Santa Cruz de Cabrália, no extremo-sul da Bahia.

A moça curtia a praia por volta das 13h e estava dançando na companhia de amigos, quando foi surpreendida por um homem e levou diversos tiros. Houve correria e pânico na faixa de areia, mas não há registro de outros feridos na ação criminosa.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ir até o local do crime para prestar socorro à jovem, mas ela já estava morta. Segundo a Polícia Militar, uma equipe foi acionada por volta das 13h40min, com a informação de que uma mulher teria sido atingida por disparos de arma de fogo e também esteve no local.

O caso será investigado pela delegacia de Santa Cruz Cabrália. Segundo a polícia, algumas testemunhas já foram intimadas e as equipes estão em campo coletando as informações. Ainda não há informações de autoria e motivação do do assassinato. As informações são do Correio 24h.

Acidente grave em Eunápolis
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente entre um caminhão bitrem com eucalipto, uma van e um ônibus da Viação Rota que fazia a linha Itacaré Porto-Seguro, deixou pelo menos oito mortos e cerca de 20 feridos. A tragédia ocorreu na noite desta quarta-feira (29), na BR-101, próximo ao distrito de Mundo Novo, em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia.

O acidente aconteceu por volta das 20h30min, no KM 703. Entre os mortos estariam o motorista do ônibus e duas crianças. Além deles, passageiros do ônibus e ocupantes de uma van teriam morrido no local. Muitas pessoas ficaram feridas e foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Elas foram levadas para hospitais de Eunápolis e Porto Seguro.

Tragédia deixa ao menos oito mortos e 20 feridos

Equipes do Corpo de Bombeiros também estão no local fazendo o resgate de vítimas que ficaram presas às ferragens e debaixo de toras de eucalipto. A pista está completamente interditada neste momento.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o motorista da carreta bitrem viajava sentido Itabuna, quando em uma curva, o reboque traseiro do veículo se soltou, atingindo o ônibus e a van. Estes veículos trafegavam no sentido Eunápolis. O ônibus tinha como destino Porto Seguro.

Pai e filho ficaram à deriva em rio no extremo-sul da Bahia || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de mais de 28 horas desaparecidos, Jonacil Pauli e Jefferson Pauli, pai e filho, foram encontrados em um barco à deriva, em Teixeira de Freitas, extremo-sul do estado. Os dois saíram para pescar e, no percurso, o motor do barco quebrou. Eles passaram a noite dentro da embarcação, sem sinal de telefone, e aguardando algum tipo de resgate.

Os bombeiros encontraram a dupla nesta segunda-feira (20), às 9h, após serem acionados pelos familiares, preocupados com a demora no retorno.

Ainda na noite de domingo, familiares foram à ponte que dá acesso ao Rio Doce, no município de Itamaraju, onde encontraram o veículo de Jonacil estacionado, informou o site Metro1. Preocupados, avisaram à corporação, que, por causa da baixa visibilidade à noite, só começaram as buscas no começo da manhã.

Acidente na BR-101, em Teixeira de Freitas, matou mulher e filho || Foto Corpo de Bombeiros
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher e uma criança morreram em um acidente na manhã deste domingo (27), na BR-101, trecho de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. As vítimas eram mãe e filho, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Outras duas pessoas ficaram feridas.

Brunelli Gomes, de 26 anos, e Yuri Gomes Xavier, de 10 anos, viajavam em um veículo de passeio, que saiu de Porto Seguro, com destino ao Espírito Santo. Segundo a PRF, nas imediações do km 854, o condutor perdeu o controle da direção e o carro caiu em uma ribanceira, parando em uma área de vegetação de difícil acesso às margens da rodovia.

O motorista foi identificado como Edvaldo Xavier dos Prazeres Júnior, de 33 anos. Ele era marido de Brunelli. Com o impacto, ela ficou presa entre as ferragens e morreu no local. O corpo foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Yuri chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, mas não resistiu aos ferimentos.

Edvaldo ficou preso entre as ferragens, foi resgatado por bombeiros e socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outro menino, de 8 anos, também filho de Brunelli, sofreu lesões. Edvaldo e o garoto foram levados para a mesma unidade de saúde. Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

De acordo com a PRF, chovia quando o carro desceu a ribanceira, mas ainda não é possível confirmar o que causou o acidente. Um inquérito foi aberto para investigar o caso. Com informações do G1-BA.