Assaí Atacadista abre mais de 270 vagas em Teixeira de Freitas || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Assaí Atacadista abriu 274 vagas de emprego para a primeira loja do grupo em Teixeira de Freitas e no extremo-sul da Bahia. As inscrições para participar do processo seletivo devem ser feitas pela internet (link abaixo).

Dentre as oportunidades, estão as de chefe de seção, fiscal de prevenção de perdas, repositor de mercadorias, operador de caixa, auxiliar de manutenção, operador de empilhadeira, auxiliar de cozinha, açougueiro, auxiliar de açougue e auxiliar de RH, além de funções exclusivas para pessoas com deficiência.

A inscrição pode ser feita pelo site https://expansaoassaiteixeiradefreitas.gupy.io/ até o dia 28 de fevereiro. Para a inscrição é necessário informar RG, CPF, telefone e endereço de email. A seleção terá etapas online e presenciais.

EXPANSÃO

A loja deverá ser a 19ª unidade da Assaí na Bahia. Uma outra filial também será inaugurada, nos próximos meses, em Salvador. A Bahia é o terceiro estado em número de lojas Assaí no país.

Promotora Simone Martins faleceu dias após se afogar em praia de Arraial D´Ajuda || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma promotora de Justiça faleceu, nesta quarta-feira (5), no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Simone Martins Lima, de 52 anos, estava internada há cinco dias no hospital, após ter se afogado em uma praia de Arraial D´Ajuda, Porto Seguro.

A promotora trabalhava há mais de 23 anos no Ministério Público do Amazonas (MP-AM). Simone Martins Lima passava férias com a filha no município do extremo-sul, quando ocorreu a tragédia, informa o site Radar64.

De acordo com a polícia, Simone teria passado mal durante mergulho. O corpo de promotora foi liberado ainda ontem (5) e trasladado para Manaus, onde será enterrado nesta sexta-feira (7).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá se uniu ao projeto Ita Boa Ação para arrecadar donativos e recursos financeiros para afetados pelas chuvas de dezembro no sul da Bahia. Somente em Itabuna, enfatiza Manoel Chaves, são mais de 1,5 mil pessoas ficaram desalojadas. Os valores, afirma, serão destinados a pessoas em alojamentos e situação de risco.

As doações podem ser encaminhadas ao Shopping Jequitibá e também por meio do PIX CNPJ 38.426.044/ 001-50 Sul da Bahia Ltda. EPP. Os contatos telefônicos podem ser feitos com Renildo Fagundes, no telefone (73) 98180-1623, ou Jodney Ferreira, pelo telefone (73) 98130-4071.

“Estamos juntos nesse momento em que a solidariedade, união, desprendimentos serão características fundamentais para uma rápida reversão para tirar estas 1.500 famílias em estado de desespero. Não tenho dúvidas de que, mais uma vez, a região sul da Bahia irá dar uma demonstração de sua capacidade de se reerguer”, diz Manoel Chaves Neto, que ressalta a união dos governos municipais, estadual e federal na reconstrução do sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia.

Tragédia afeta mais de 100 municípios baianos em dezembro || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) pediu à União que elimine as burocracias e reconheça, em rito sumário, todos os decretos de calamidade dos municípios baianos assolados pelas chuvas neste mês. O ofício, segundo a direção da CNM, foi encaminhado ao Ministério de Desenvolvimento Regional, responsável pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A Bahia possui 116 municípios atingidos pelas chuvas, dos quais 100 declararam situação de emergência ou estado de calamidade pública, a exemplo de Itabuna. O reconhecimento pelo rito sumário, explica a CNM, permitirá aos municípios afetados o direito legal de solicitar recursos financeiros para ações de reabilitação e reconstrução das áreas atingidas. “O apoio da União é um direito de todos os Municípios e da população. É urgente o reconhecimento federal da situação de calamidade e o envio de recursos para que os prefeitos consigam socorrer seus cidadãos”, reforça Paulo Ziulkoski, presidente da CNM.

De acordo com a Lei 12.608/2012, que rege o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), nos casos de desastres naturais, é dever da União e dos Estados apoiar os Municípios nas ações de enfrentamento à situação de calamidade e de buscas, socorro e assistência humanitária, monitoramento, prevenção, recuperação e reconstrução.

Comerciantes afetados pelas chuvas terão empréstimo de até R$ 150 mil sem juros, diz governador
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) permanece em Ilhéus, na base avançada onde coordena a força-tarefa contra os efeitos das chuvas. Na manhã desta segunda-feira (27), ele anunciou que o estado vai abrir linha de crédito sem juros, com empréstimo de até R$ 150 mil, para todos os estabelecimentos comerciais afetados pelos alagamentos que castigam cidades do sul e sudoeste da Bahia. A mesma iniciativa já foi adotada no extremo-sul, há duas semanas, quando a região era a mais atingida pelas enchentes.

Para facilitar o acesso dos empresários da região à linha de crédito, Itabuna terá posto do Desenbahia (Agência de Fomento do Estado). “Para isso, vamos enviar um Projeto de Lei para aprovação na Assembleia Legislativa. Também vamos assegurar apoio aos agricultores que perderam sua produção nessas regiões”, acrescentou o governador.

A unidade será aberta assim que o nível do Rio Cachoeira, que subiu mais de 8 metros, não ofereça risco de novos alagamentos na região central de Itabuna.

“NÓS VAMOS RECONSTRUIR NOSSA BAHIA”

Hoje, durante entrevista à TV Bahia, Rui transmitiu “uma palavra de esperança” à população mais prejudicada pela tragédia socioambiental. “Nós vamos reconstruir, reconstruir nossa Bahia, reconstruir nossas cidades”, garantiu. Também assegurou que, com o auxílio dos municípios, o estado construirá casas em locais seguros para as famílias desabrigadas.

Cidades baianas sofrem com alagamentos e outros efeitos da chuva intensa
Tempo de leitura: 2 minutos

Na tarde deste domingo (26), em Ilhéus, o governador Rui Costa assinou decreto estadual que acrescenta 47 cidades à lista de municípios em situação de emergência em decorrência das chuvas intensas que atingem a Bahia neste mês de dezembro. Após a publicação, a medida alcançará 72 cidades.

Passam a fazer parte da lista os municípios de Anagé, Angical, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Choça, Belo Campo, Brejolândia, Caatiba, Caetanos, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Cotegipe, Dário Meira, Firmino Alves, Floresta Azul, Gandu, Governador Mangabeira, Ibicaraí, Ibipeba, Igrapiúna, Iguaí, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itapé, Itapetinga, Itapitanga, Itaquara, Itororó, Jequié, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Marcionílio Souza, Milagres, Pau Brasil, Poções, Santanópolis, Santa Inês, Sapeaçu, Ubaíra, Ubatã, Uruçuca, Valença, Vitória da Conquista e Wanderley.

Já estavam em situação de emergência as cidades de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Encruzilhada, Guaratinga, Ibicuí, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

O decreto assinado pelo governador Rui Costa será publicado ainda neste domingo na versão digital do Diário Oficial do Estado e tem validade de 90 dias. Com a publicação, ficará autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das cidades.

BAHIA TERÁ MAIS QUATRO POSTOS AVANÇADOS NO INTERIOR

Com o aumento do número de cidades atingidas pelas fortes chuvas, o Governo do Estado ampliou mais uma vez a estrutura de apoio às vítimas. Além de Ilhéus, as cidades de Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês também contam com postos avançados para facilitar o trabalho dos bombeiros. Em Itamaraju, continua funcionando o gabinete avançado do Estado para dar assistência aos municípios do extremo-sul.

Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia confirmou 18 mortes em decorrência das chuvas. Rui Costa está no sul da Bahia desde a manhã deste domingo (26).

Governador lidera grupo de trabalho reunido na base de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) coordenou, na manhã deste domingo (26), reunião com técnicos de várias áreas, na base de apoio da força-tarefa de comando único para os efeitos das chuvas na Bahia, no município de Ilhéus, no sul do estado.

O trabalho está centrado na ajuda às prefeituras das cidades que sofrem com fortes temporais nas regiões sul, sudoeste e extremo-sul. Ao menos 28 cidades foram atingidas de forma mais intensa e registraram alagamentos.

Participam da agenda os secretários Marcus Cavalcanti (Infraestrutura) e Tereza Paim (saúde); o comandante dos bombeiros, Adson Marchesini, e técnicos da Defesa Civil, além do senador Jaques Wagner (PT) e do prefeito Mário Alexandre (PSD).

Os esforços se concentram no resgate de pessoas e na recuperação de acessos a locais isolados. O grupo de trabalho também definiu estratégia para otimizar recursos enviados à Bahia por outros estados, a exemplo de aeronaves.

Força-tarefa define prioridades para ações nas áreas atingidas pelas chuvas

“Vamos aumentar nossa estrutura de apoio e levar os recursos necessários para áreas remotas, como Itapetinga e outras localidades do sudoeste, com o uso de aeronaves para levar insumos e mantimentos, e até equipamentos com o objetivo de assegurar todo tipo de resgate ou socorro”, determinou Rui Costa.

No final da manhã deste domingo (26), o governador sobrevoou a região de helicóptero. Logo mais, às 12h30min, ele concederá entrevista a jornalistas no Colégio da Polícia Militar, em Ilhéus.

Governador anunciou base de apoio em Ilhéus, no sul da Bahia || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma base de apoio do governo baiano será instalada em Ilhéus para apoio aos municípios sul-baianos atingidos pela chuva. Segundo o governador Rui Costa, o objetivo da base é “otimizar esforços” para “ajudar as cidades que sofrem com fortes chuvas nas regiões sul, sudoeste e extremo-sul”.

De acordo com a Defesa Civil, 19 municípios das três regiões do estado estão sendo atingidas pelas chuvas que se intensificaram no final da tarde e noite de ontem (24), véspera de Natal. O governador reuniu secretários, Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros para as primeiras ações, principalmente a recuperação de serviços essenciais.

O governador também manteve contatos com prefeitos e pediu apoio a governadores que, a exemplo de Flávio Dino, do Maranhão, já ofereceram ajuda.

AUXÍLIO FEDERAL

Por telefone, o governador falou com o ministro da Cidadania, João Roma, que disponibilizou a estrutura do Governo Federal. O ministro e o governador voltam a se reunir, virtualmente, ao meio-dia deste sábado. Secretários estaduais e ministros devem participar da reunião com Rui Costa.

Confira matéria com relato dos impactos das fortes chuvas na véspera de Natal e madrugada de hoje (25).

Cidade do extremo-sul da Bahia tem 600 desabrigados || Imagem da TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

As chuvas que atingem o extremo-sul da Bahia há duas semanas deixou rastro de destruição em Guaratinga, onde 58 casas desabaram e 600 pessoas estão desabrigadas.

O distrito de São João do Sul, na zona rural de Guaratinga, foi um dos locais mais afetados. Na rua Octávio Mangabeira, conhecida como Rua da Lama, 39 casas desmoronaram após uma enxurrada.

Segundo a Prefeitura de Guaratinga, um abrigo temporário acolhe as famílias que tiveram que deixar suas casas. Essas pessoas podem se cadastrar na Secretaria de Desenvolvimento Social para obter o aluguel social.

A infraestrutura de trânsito do município também está comprometida, com 25 pontes destruídas parcial ou totalmente. Com informações do G1.

Recepcionista do Hospital Materno-Infantil atende gestantes surdas em Libras || Imagem ilustrativa
Tempo de leitura: 2 minutos

A Defesa Civil da Bahia informou o falecimento de uma mulher que ficou soterrada após deslizamento de terra em Ilhéus, no sul da Bahia. O incidente aconteceu durante as fortes chuvas que atingiram a região há duas semanas. A vítima foi hospitalizada, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na segunda-feira (20). Agora, o estado soma 16 mortes causadas por enchentes ou deslizamentos de terra ocorridos neste mês.

Os demais óbitos foram registrados nos municípios de Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (1), Ruy Barbosa (1) e Itapetinga (1).

Até o momento, a Bahia tem 3.336 desabrigados, 11.217 desalojados, 3 desaparecidos e 278 feridos. O total de pessoas afetadas pelas chuvas no estado chegou a 378.997.

CADASTRAMENTO PARA ENTREGA DE ELETRODOMÉSTICOS E OUTROS DONATIVOS

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) apoia o serviço de cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade que residem nos municípios atingidos pelas fortes chuvas no extremo-sul da Bahia. O trabalho é realizado junto com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Entre os itens que serão doados estão fogões e geladeiras, considerados essenciais, além de colchões e botijões de gás.

O cadastramento, que está na fase inicial, já tem 385 famílias de quatro bairros do município de Itamaraju inscritas. O próximo município a receber as equipes será Jucuruçu.

A iniciativa obedece à Lei nº 14.390, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e sancionada pelo governador Rui Costa, em 14 de dezembro de 2021. A Sudec tem a prerrogativa de emissão de documento comprovando que os eletrodomésticos acima citados foram destruídos e levados pelas enchentes. Além disso, as famílias que querem receber os fogões e geladeiras precisam estar escritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Atualizado às 14h30min.

Veja como fortalecer essa corrente do bem || Foto Divulgação/LBV
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Legião da Boa Vontade (LBV) arrecadou 18 toneladas em donativos para as pessoas atingidas por enchentes e deslizamentos de terra durante as chuvas que castigaram as regiões sul e extremo-sul da Bahia nas últimas semanas. Segundo a coordenação estadual da Defesa Civil, o estado tem 4.500 desabrigados e mais de 15.400 desalojados. Até o momento, 14 mortes foram registradas.

A Campanha SOS Calamidades encaminhou aos doações para o 3º Grupamento de Bombeiros Militar, em Salvador, nesta segunda-feira (20). Os donativos são kits de higiene e limpeza e cestas de alimentos não perecíveis.

SAIBA COMO AJUDAR

Interessados em ajudar a campanha podem doar alimentos não perecíveis, itens de higiene (sabonete, creme dental, absorvente, fraldas infantis e geriátricas) e materiais de limpeza (sabão, água sanitária e detergente) nas unidades da LBV. Itabuna é uma das cidades baianas com ponto de arrecadação, na Avenida Bionor Rebouças, número 135, Caixa D’água.

Também é possível fazer doações por meio do site da organização (ww.lbv.org) ou via Pix (pix@lbv.org.br).

Chuva devastou cidades no extremo-sul da Bahia || Foto Isac Nóbrega/PR
Tempo de leitura: 2 minutos

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) confirmou, neste final de semana, mais duas mortes em consequências das fortes chuvas que atingem o sul do estado desde o início de novembro. Segundo o órgão estadual, ao menos 14 pessoas morreram e 276 ficaram feridas devido a enxurradas, alagamentos, inundações e deslizamentos, que já afetaram quase 300 mil pessoas. Até ontem, 63 cidades baianas já tinham decretado situação de emergência.

Com base em informações fornecidas por prefeituras baianas, a Sudec calcula que, até ontem, 15.483 pessoas tinham sido desalojadas, famílias que tiveram que deixar suas casas temporariamente e se hospedar na casa de parentes, amigos ou hotéis, e 4.453 desabrigadas, tendo que ser acolhidas em abrigos públicos ou locais improvisados.

Entre as cidades mais afetadas estão Itamaraju e Jucuruçu, no extremo sul do estado. Distantes cerca de 100 quilômetros um do outro, os dois municípios ainda contabilizam os danos provocados pelas águas. Só em Jucuruçu, mais de 500 famílias foram desabrigadas. Casas e pontes foram arrastadas e as equipes de saúde tiveram que transferir o atendimento à população para um local provisório depois que o prédio da Secretaria Municipal de Saúde foi totalmente danificado.

Ainda no dia 12, a prefeitura pediu desculpas à população por não conseguir atender a todos que precisavam de auxílio. “Nossa amada Jucuruçu foi pega de surpresa, no meio da noite, com uma enchente que desabrigou diversas famílias. As águas das fortes chuvas destruiu sonhos, nosso comércio, casas e bens materiais”, lamentou a prefeitura, nas redes sociais.

ESTRADAS DESTRUÍDAS

A infraestrutura rodoviária sofreu graves na região. Ao longo da semana, até mesmo veículos do Exército enfrentaram dificuldades para chegar a alguns pontos onde distribuíram donativos às famílias atingidas. A Força informou que mobilizou mais de 400 militares, duas aeronaves (HM-4 Jaguar e HM-1 Pantera), 30 viaturas, cinco embarcações, uma escavadeira e uma carregadeira para apoiar os órgãos de Defesa Civil e Assistência Social a auxiliar na recuperação das estadas.

De acordo com a Sudec, parte das pessoas desalojadas e desabrigadas começou a retornar as suas casas nos últimos dias, graças a menor intensidade das chuvas. Apesar disso, a Defesa Civil Nacional emitiu um alerta comunicando a possibilidade de fortes chuvas voltarem a atingir áreas já afetadas a partir da noite de hoje (19), se estendendo até o próximo sábado (25). Embora o volume dessas chuvas não deva se equiparar ao das últimas semanas, as autoridades públicas recomendam cautela e atenção da população

Polícia prende, em Eunápolis, casal acusado de matar empresário || Foto Haeckel Dias/Polícia Civil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Eunápolis prenderam casal investigado pelo assassinato de um empresário em Guarapari, no litoral do Espírito Santo. O homem, de 27 anos, e a mulher, 26, estavam com as prisões temporárias decretadas.

De acordo com as investigações, o homicídio foi motivado por um desentendimento entre o mandante do crime e a vítima, devido a uma negociação comercial envolvendo a execução de uma obra. Outros envolvidos estão sendo procurados.

O coordenador da 23ª Coorpin, com sede em Eunápolis, delegado Moisés Damasceno, explicou que a troca de informações com equipes policiais de Guarapari auxiliou na localização dos suspeitos. “Dois dias depois da fuga deles, apreendemos o veículo aqui em Eunápolis, em uma diligência conjunta realizada com a Polícia do Espírito Santo”, disse o coordenador.

“O homem é apontado como executor do crime, enquanto a mulher, que é companheira dele, teria dado suporte para a ação”, acrescentou Damasceno. A vítima foi atingida por tiros e golpes de faca. Os presos estão na sede da 23ª Coorpin em Eunápolis, de onde seriam levados para Guarapari.

Fabya Reis se reúne com caciques de aldeias do município de Prado || Foto Manu Dias
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta quarta-feira (15), a secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Fabya Reis, visitou aldeias indígenas da zona rural de Prado, município do extremo-sul da Bahia, acompanhada pelo prefeito Gilvan Santos (PSD). As comunidades foram atingidas pelas chuvas e enchentes, na semana passada.

Além de se reunir com os caciques e ouvir as demandas urgentes da população indígena, a secretária participou da entrega de 500 cestas básicas nas aldeias Cahy, Pequi, Nova Coroa, Mata Medonha, Jitaí e Aldeia Velha.

Já o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia distribuiu 200 cestas básicas, nesta quarta (15), para moradores do bairro Vale do Jucuruçu, em Itamaraju. A ação ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Os militares continuam a visitar as residências para identificar as necessidades das famílias afetadas pelas enchentes.

GRAER RESGATOU 15 PESSOAS EM LOCAIS CRÍTICOS

Helicóptero do Graer recebido por comunidade do extremo-sul da Bahia || foto Manu Dias

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) entrou no sétimo dia de operação no sul e extremo-sul do estado. Até o momento foram utilizados aproximadamente 7,5 mil litros de combustíveis e realizadas 70 horas de voo, acumuladas em mais de 230 pousos e decolagens. O trabalho voltado para reduzir os impactos das enchentes na região inclui o uso de um avião modelo caravan e mais dois helicópteros.

As aeronaves já resgataram 15 pessoas em locais críticos e transportaram seis grávidas, seis crianças e cinco pessoas que necessitam de cuidados médicos. Ainda foram transportados 44 bombeiros e 37 outros profissionais, a exemplo de médicos e membros da Defesa Civil.

O transporte aéreo também é usado para levar alimentos e água a localidades isoladas devido aos danos que as chuvas causaram em estradas da região.

BALANÇO DA DEFESA CIVIL DA BAHIA

Até esta quarta-feira (15), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) doou mais de duas mil cestas básicas para 23 municípios baianos, dos quais 21 se encontram em situação de emergência.

Além disso, a Defesa Civil da Bahia também doou kits humanitários, compostos por colchões, lençóis, travesseiros, cobertores e água, para as famílias em situação de vulnerabilidade, e rolos de lona para as prefeituras, como medida preventiva que reforça a segurança da população.

De acordo com a Sudec, a Bahia tem 18.130 desalojados e 6.770 desabrigados em função das chuvas. Houve registro de 12 mortos e 273 feridos. O total de pessoas afetadas pelas enchentes chega a 233.704.

Enchentes deixaram rastro de destruição em várias regiões da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

Equipes das coordenações Social e de Engenharia da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) continuam em campo nas áreas afetadas pelas fortes chuvas no extremo-sul da Bahia. Liderado pela equipe do gabinete avançado de governo, em Itamaraju, o trabalho iniciado na manhã desta quarta-feira (15) inclui a triagem para a reconstrução de imóveis afetados pelas chuvas.

O objetivo é estabelecer o perímetro de áreas afetadas em cada uma das localidades e levantar o número de residências total ou parcialmente destruídas. Cerca de 20 agentes das duas áreas foram distribuídos em equipes que começaram o trabalho pelo distrito Nova Alegria, em Itamaraju, e pela cidade de Jucuruçu. Os dois municípios estão entre as áreas mais destruídas pela chuva.

O presidente da Conder, José Trindade, liderou a primeira reunião antes da saída das equipes. “Nosso trabalho é dar todo o apoio de infraestrutura para as pessoas que foram atingidas por esse desastre aqui na região. Nossa equipe estará em campo identificando as demandas nessas cidades, das pessoas que perderam seus imóveis ou tiveram suas casas danificadas”, explicou.

Triagem é liderada pelo gabinete avançado de governo em Itamaraju

Além da construção de novas casas, o que deverá acontecer em novas áreas com maior segurança e menor risco de novos alagamentos, também será planejada a recuperação de residências que tiveram danos menores, sem comprometimento da estrutura. Para a recuperação, os trabalhos serão executados em parceria do Governo do Estado com os Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura.

RUI SANCIONA LEI QUE LIBERA R$ 20 MILHÕES PARA COMERCIANTES

Foi sancionado pelo governador Rui Costa e publicado na edição desta quarta-feira (15), no Diário Oficial do Estado, o Projeto de Lei que libera R$ 20 milhões em financiamentos para atender os comerciantes que tiveram prejuízos por causa da chuva. Os empréstimos de até R$ 150 mil não terão cobrança de juros. Um posto da Desenbahia já está em funcionamento em Medeiros Neto para atender aos interessados.

Com a aprovação da lei, o governo baiano também poderá adquirir fogões e geladeiras para doação às famílias de baixa renda moradoras de cidades atingidas pelas enchentes. Além disso, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está autorizada a aplicar, no mês de dezembro de 2021, a tarifa social prevista no “Programa Tarifa Residencial Social” aos moradores, comerciantes e prestadores de serviços dos municípios baianos atingidos pelas enchentes.

SOBE PARA 12 TOTAL DE MORTOS EM DESASTRE SOCIOAMBIENTAL 

Subiu para 12 o total de vítimas da destruição causada pelas chuvas, conforme dados reunidos pela Defesa Civil da Bahia até a tarde desta terça-feira (14). Ainda de acordo com o último balanço, foram computados 267 feridos, 6.371 desabrigados e 15.199 desalojados. A população afetada pelas enchentes chega a 220.297 pessoas. O estado tem 51 municípios em situação de emergência.