Entreposto fortalece cadeia produtiva da apicultura do extremo-sul baiano || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A inauguração de um entreposto de beneficiamento de produtos da apicultura, nesta quinta (10), veio acompanhada de excelente notícia para o mercado regional da Costa do Descobrimento, no extremo-sul baiano. Os apicultores devem fechar 2021 com aumento de 60% no faturamento, conforme estimativa da Associação dos Apicultores de Eunápolis (Asoape).

O entreposto foi inaugurado, na Fazenda Santa Cruz, em Eunápolis, pelo governo baiano. O entreposto de mel possui a capacidade de processamento de 1.600 quilos de mel em favo e 1.250 quilos de mel em balde, por dia. No local, será processado não apenas o mel do município, mas de todo o território, e receberá matéria-prima, em favos ou em baldes, oriundas de outros estabelecimentos, para o fracionamento em potes, sachês e envase em baldes e tonéis.

O empreendimento está registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e já pode comercializar em todo o estado da Bahia. Também já está adequado para receber o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) para comercialização em nível nacional.

A ação resulta de convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), e a Asoape, com execução financeira pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

SEM ATRAVESSADORES

Segundo o presidente da Asoape, Rubens de Jesus Ribeiro, a estimativa de aumento de faturamento é feita a partir dos R$448 mil de resultado auferido em 2020.

– A produção dos últimos anos foi de 56 toneladas por ano e a expectativa em 2021 é de subir para 70 toneladas. A partir de agora, vamos comercializar nosso produto não só no mercado dos municípios, mas em toda Costa do Descobrimento e em toda a Bahia. Hoje, comercializamos com entrepostos de outros estados e para atravessadores, que compram nosso mel para exportar – afirma.

Foram investidos R$619,4 mil na construção do entreposto, kits de produção contendo caixas de mel, indumentárias e equipamentos de proteção individual e uma motocicleta, para fazer georreferenciamento nas áreas dos apicultores e outros serviços da associação. Serão beneficiadas diretamente 48 famílias do município de Eunápolis, além dos demais produtores do Território.

Secretário estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes participou da inauguração. Para ele, o entreposto é “passo largo” para dar produção final muito forte na agricultura familiar do extremo-sul, com agregação de valor. “Desse modo, o retorno financeiro será maior. Com o entreposto, todo o território vai avançar. É um arranjo produtivo muito bem concebido. Um modelo ideal de desenvolvimento da agricultura familiar”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa inaugura, nesta quinta (20), o Mercado Municipal de Itagimirim. A solenidade está prevista para as 9h.

Ainda no município do extremo-sul, também deverão ser entregues 30 barracas padronizadas e 30 kits de feira para a prefeitura. As ações, que beneficiam feirantes, foram articuladas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Rui Costa também vai participar da inauguração da Praça da Bíblia, na sede do município, e da iluminação da entrada da cidade, com instalação de totem.

Magic Paula recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma das mais conhecidas e respeitadas atletas do basquetebol mundial, a ex-jogadora Magic Paula recebeu, na manhã de terça-feira (11), na sede da Secretaria de Saúde de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A ex-atleta mora na Bahia desde 2012.

Moradora do Povoado de Santo André, a ex-jogadora enquadra-se no grupo de pessoas com comorbidades. A ex-atleta comemorou ao ser vacinada. “É muito importante essa conscientização. Temos que nos vacinar para podermos rever os amigos, abraçar a família. Voltar a normalidade. Só tenho a agradecer à Santa Cruz Cabrália”, disse a ex-jogadora ao receber a primeira dose do imunizante contra Covid-19.

Paula foi a atleta mais nova da história a ser convocada para a seleção brasileira adulta, aos 14 anos, em 1976. Ao lado da Rainha Hortência, Magic Paula é considerada a maior jogadora da história do basquete feminino brasileiro. Ela disputou os Jogos Olímpicos Barcelona 1992 e de Atlanta 1996, além de três edições dos Jogos Pan-americanos e seis campeonatos mundiais, conquistando a prata nas Olimpíadas de Atlanta e o ouro no Mundial de Basquete de 1994 em jornadas com a companhia inseparável da Rainha Hortência.

Roger Sarmento vai comandar o Bahia Meio Dia 100% produzido pela Santa Cruz || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Bahia Meio Dia para o sul e extremo-sul do estado será 100% feito pela TV Santa Cruz, de Itabuna, a partir da próxima segunda-feira (10), agora começando às 12h. Com a mudança, a emissora, que antes dividia a transmissão local com a realizada pela capital baiana, dá mais visibilidade aos assuntos da sua região de cobertura.

São 58 municípios do sul e do extremo-sul, dentre eles Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, e a possibilidade de mais tempo dos telespectadores se vendo na telinha global. A produção do jornal será local, mas a cobertura de assuntos do estado será mantida.

A nova fase também traz ampliação das coberturas ao vivo, foco nos conteúdos sobre capacitação para o mercado de trabalho e emprego e renda, além da participação do público, que vai poder mandar mensagens e interagir com o jornal ao vivo. O telejornal do meio dia da afiliada da Globo em Itabuna terá como titular o jornalista Roger Sarmento.

– Nossos repórteres vão estar ainda mais ao vivo, acompanhando os fatos e os desdobramentos dos assuntos na hora [em] que eles acontecem – afirma Eurico Meira da Costa, diretor de conteúdo da Rede Bahia.

“É fundamental para a aproximação da TV com a comunidade, e oportunizará temas relevantes para a população”, afirma Carolina Fajardo, gerente-executiva da TV Santa Cruz, emissora da Rede Bahia.

Relógios, arma e drogas apreendidos pela polícia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), de Eunápolis, prenderam um homem e apreenderam dois adolescentes, nesta terça-feira (27), acusados de roubo a uma joalheria, ocorrido no centro da cidade, na última quinta-feira (22).

Durante as diligências, os policiais recuperaram relógios roubados e apreenderam um revólver calibre 22, utilizado no assalto, além de 12 pinos de cocaína, 43 pedras de crack e duas motocicletas com restrição de roubo. Imagens de câmeras de vigilância auxiliaram na identificação dos envolvidos.

De acordo com o titular da unidade especializada, delegado José Hermano Costa, os adolescentes confessaram a participação no assalto. “O garoto de 15 anos portava a arma de fogo no dia do fato. Com ele foi encontrada parte dos produtos roubados. Já o homem, informou que emprestou o revólver. Tudo isso está sendo analisado”, detalhou.

Os adolescentes estão à disposição da Promotoria da Infância e da Juventude do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o homem, do Poder Judiciário. O material apreendido foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). As investigações seguem, com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos e recuperar o restante dos produtos roubados.

Toque de recolher é prorrogado em toda a Bahia por mais uma semana
Tempo de leitura: 3 minutos

O governo do estado prorrogou o toque de recolher em toda a Bahia, pelo menos, até o próximo dia 3 de maio. O decreto foi publicado na versão online do Diário Oficial do Estado (DOE) deste domingo (25). Dos 417 municípios, 190 terão toque de recolher das 21h às 5h até o início de maio, dentre eles os sul-baianos. Para outros 227, incluindo todos do extremo-sul baiano, o toque de recolher será das 20h às 5h.

Os estabelecimentos comerciais que funcionam como restaurantes, bares e congêneres, localizados nos municípios listados abaixo, deverão encerrar o atendimento presencial uma hora antes do início do toque de recolher, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h. Fica vedada em todo o estado a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 30 de abril até as 5h do dia 3 de maio.

TRANSPORTE

A circulação dos meios de transporte metropolitanos deverá ser suspensa das 21h30min às 5h, de 26 de abril a 3 de maio. No período de 26 de abril a 3 de maio, a circulação dos ferries deverá ser suspensa das 21h30min às 5h, ficando vedado o funcionamento nos dias 1º e 2 de maio (sábado e domingo).

Também até o dia 3 de maio, a circulação das lanchinhas deverá ser suspensa das 21h30min às 5h. Nos dias 1º e 2 de maio, a circulação deverá ocorrer com a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação.

AULAS E EVENTOS

Continuam suspensas, até 3 de maio, as aulas presenciais nas unidades de ensino, públicas e particulares. As atividades letivas nestas unidades poderão ocorrer de maneira semipresencial, conforme disposições editadas pela Secretaria da Educação, nos municípios em que a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%. A realização das atividades letivas semipresenciais fica condicionada à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos.

Permanecem proibidos até o dia 3 de maio os eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

Fica suspensa a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, em todo o território estadual, até 3 de maio. Segue proibida ainda, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 3 de maio, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações, conforme o decreto estadual.

Continua autorizado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos. Continuam permitidos os atos religiosos litúrgicos, com limitação da ocupação ao máximo de 25% da capacidade do local.

Confira a lista dos 227 municípios onde a restrição começará às 20h:Leia Mais

Impacto da colisão destruiu frente de veículo e provocou morte de eletricitário || Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um funcionário da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) morreu na tarde desta segunda-feira (12), após um acidente entre um caminhão e a caminhonete da empresa na BA-275, em Belmonte, no sul da Bahia. A informação é da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e foi confirmada pela Coelba.

Além do funcionário que morreu, outro trabalhador da empresa e o motorista do caminhão envolvido na batida, ficaram feridos no acidente. Por meio de nota, a Coelba lamentou o caso e informou que está prestando todo o suporte necessário às famílias dos funcionários.

De acordo com a PRE, os veículos bateram em uma curva, mas não há informações sobre a causa do acidente. Ainda de acordo com a PRE, o motorista da caminhonete da Coelba morreu no local. Já o colega dele, que também estava no veículo da empresa, mas sobreviveu, foi encaminhado para o Hospital Regional de Eunápolis, no extremo sul da Bahia.

O motorista do caminhão também foi socorrido para o hospital, segundo informações da polícia. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos feridos. Com informações da TV Santa Cruz.

Prefeitura de Porto Seguro realiza drive Thru
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, iniciou nesta segunda-feira (22) e prossegue até sexta-feira (26) drive-thru para vacinar idosos com idade a partir de 70 anos contra o novo coronavírus. O imunizante contra o vírus é disponibilizado para os moradores do município que vão tomar a 1º dose. O serviço está funcionando das 8h30min às 14h.

O drive-thru é realizado em frente à sede da Secretaria de Saúde de Porto Seguro, na João H. Figueiredo, no centro. Para tomar a vacina, o morador terá que apresentar carteira de identidade, cartão de vacina e cartão SUS. Já quem não possui veículo deve deslocar-se até uma unidade de saúde mais próxima. O município já vacinou mais de 7.400 pessoas com a primeira dose.

Porto Seguro tem 17.046 casos de Covid-19 confirmados. Desse total, 16.783 pessoas estão recuperadas, 121 estão em isolamento domiciliar e 15 internadas. Além disso, há 128 óbitos de pessoas infectadas pelo vírus. Duas dessas mortes ocorreram nas últimas 24 horas. As vítimas foram mulheres, uma de 53 e outra de 79 anos. Moradoras dos bairros Campinho e Parque Ecológico, as duas mulheres sofriam com comorbidades.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, em uma operação de combate a fraudes no auxílio emergencial, na cidade de Porto Seguro, extremo-sul da Bahia. Um outro mandado foi cumprido na cidade de Atibaia, em São Paulo.

De acordo com a Polícia Federal, a operação foi deflagrada entre a quarta-feira (10) e esta quinta (11), quando as informações foram divulgadas. Esses mandados são relacionados à Operação Quarta Parcela, que combate fraudes nacionalmente.

A PF constatou mais de 100 contas fraudulentas criadas por meio do aplicativo da Caixa Econômica Federal. Essas contas foram todas feitas de um mesmo celular. Além disso, a PF também identificou que os valores dos benefícios foram desviados com a realização de pagamentos para três empresas que são suspeitas de participar do esquema criminoso.Leia Mais

Porto Seguro e Teixeira de Freitas são as cidades mais populosas da região
Tempo de leitura: < 1 minuto

A região do extremo sul da Bahia, que inclui municípios como Porto Seguro e Teixeira de Freitas, apresenta taxa de mortalidade por Covid-19 45% maior do que a média estadual. A análise refere-se aos três últimos meses, período em que a região registrou 27,2 óbitos a cada 100 mil habitantes, que é o maior índice dentre todas as regiões do estado.

A tabela abaixo, com informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), mostra a taxa de mortalidade a cada 100 mil habitantes em todas as regiões do estado.

Região extremo sul tem 27,2 mortes a cada 100 mil habitantes; fonte: Sesab

Na noite desta sexta-feira (26), a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Extremo Sul é de 76%, uma das maiores da Bahia.

Professora Regyana faleceu em acidente às margens da BR-367 || Reprodução Radar64
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma professora de 38 anos morreu em acidente de carro por volta das 19h desta quinta (4), em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. Regyana Santos de Jesus perdeu o controle da direção do veículo quando seguia pela Avenida Brilhante, informa o Radar64. Testemunhas relataram ao site que a professora dirigia em alta velocidade. O carro caiu de uma altura de aproximadamente 4 metros, parando numa das margens da BR-367.

O veículo capotou de um barranco de quase quatro metros de altura e parou no largo do Pedrão. Equipe do Samu 192 ainda fez manobras e a encaminhou para o Hospital Regional de Eunápolis.

A professora não resistiu aos ferimentos e faleceu antes de ser atendida na emergência do Hospital Regional. Regyana lecionava na rede municipal de Eunápolis e deixa dois filhos menores.

Mãe é acusada de matar filho por ciúmes de namorado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia prendeu, em flagrante, na madrugada deste sábado (28), uma mulher acusada de matar um bebê de apenas um mês de vida, no distrito de Posto da Mata, zona rural de Nova Viçosa, no extremo-sul da Bahia. A mulher, que não teve o nome divulgado, afogou a criança num reservatório de água, motivada por ciúmes do namorado, pai do menino, e acabou presa por policiais militares e conduzida à delegacia  local.

Familiares do recém-nascido, que dormia num sofá na sala, confraternizavam na porta da casa do pai dele. A mulher também estava presente e sugeriu ao namorado que passassem a noite juntos. Diante da recusa do homem, que alegou estar recebendo o filho naquela noite, a mulher separou-se do grupo por alguns minutos, entrando na casa.

Os presentes desconfiaram da atitude da mulher e passaram a procurar o bebê, que já não estava no sofá. A mãe da criança percebeu que a tampa do reservatório estava no chão e encontrou o corpo do menino. Ele chegou a ser socorrido por equipe do Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu.

A mãe acusada tentou fugir, mas foi contida e a polícia foi acionada. Conduzida à delegacia, ela foi autuada em flagrante e deverá ser encaminhada ao sistema prisional.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mucuri: TCM pune ex-prefeito Paulinho de Tixa

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-Bahia) julgou irregular a prestação de contas dos recursos repassados pelo ex-prefeito de Mucuri, Paulo Alexandre Matos Griffo, o Paulinho de Tixa, à Associação Comunitária Amanhã, administrada à época por Manoel Francisco da Silva, no exercício de 2015. O conselheiro Paolo Marconi, relator do parecer, determinou o ressarcimento solidário aos cofres municipais da quantia de R$11.274,90, com recursos pessoais, e imputou multa de R$2 mil ao ex-prefeito do município localizado no extremo-sul da Bahia.

O valor repassado teve por objeto “desenvolver ações para inclusão social de jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social, através da cultura e geração de renda”. Do total de recursos repassados – R$106.500,00 –, os gestores comprovaram a realização de despesas na quantia de R$93.527,90, restando diferença de R$10.650,00. Ainda foram gastos R$624,90 referentes a tarifas bancárias.

O parecer do Ministério Público de Contas, assinado pelo procurador Aline Paim Monteiro do Rego Rio Branco, também opinou pela irregularidade da prestação de contas, devido à não prestação de contas da última parcela, com aplicação de multa e ressarcimento proporcionais aos responsáveis.

Armamento de grosso calibre apreendido pelas polícias em Belmonte, ontem
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nova ação conjunta das polícias Militar (8° BPM) e Federal, na região Sul da Bahia, contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios e roubos a bancos, localizou uma metralhadora antiaérea calibre 50. O flagrante aconteceu, na tarde deste domingo (13), na cidade de Belmonte.

Além do armamento, capaz de furar blindagens, quatro fuzis calibre 5,56, uma submetralhadora calibre 9mm, 750 munições e quatro coletes balísticos também foram encontrados por equipes da Companhia de Emprego Tático (Ceto) do 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro) e da PF.

“Esse material pertence à mesma quadrilha que estamos combatendo em parceria com a PF. No dia 4 deste mês, apreendemos 740 mil reais em espécie e 180 kg de entorpecentes. Seguiremos atuando contra esse grupo criminoso”, ressaltou o comandante do 8° BPM, tenente coronel Anacleto França.

EXECUÇÃO DE PM

A apreensão ocorreu cerca de cinco horas antes de seis criminosos executarem o policial militar Clodoaldo Mendes. O PM ilheense trabalhava em Santa Cruz Cabrália, vizinha a Belmonte, e foi morto ao chegar em casa, na noite deste domingo. A execução foi vista como retaliação de facção criminosa à ação das polícias Militar e Federal contra o crime, na região de Porto Seguro, nas duas últimas semanas.

Governo baiano libera transporte interurbano entre Ilhéus e Itabuna || Foto Bruno Samuel
Tempo de leitura: 3 minutos

O governador Rui Costa anunciou, há pouco, a liberação do transporte intermunicipal em 303 municípios do estado, menos nas regiões extremo-sul e sul e em parte do sudoeste do Estado. O anúncio ocorreu durante live (transmissão ao vivo) em redes sociais. Os passageiros, no entanto, ressaltou, são obrigados a usar máscara e as empresas devem seguir protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS). A medida passa a valer nesta terça (15).

Conforme o governador, nas regiões sul, extremo-sul e parte do sudoeste estará liberado apenas o transporte interurbano, a exemplo das linhas Ilhéus-Itabuna e Porto Seguro-Eunápolis. O decreto com todas as restrições e as liberações será publicado nas próximas horas e no Diário Oficial do Estado.

De acordo com Rui Costa, a manutenção das restrições ao transporte intermunicipal nessas três regiões se deve ao elevado número de casos de covid-19 e taxa mais alta de ocupação de leitos de UTI exclusivos para vítimas da doença.

Clique em “Leia Mais”, abaixo, e confira onde está liberado o transporte intermunicipal e onde continua suspenso.

Leia Mais