Tempo de leitura: < 1 minuto
Luiz Caldas é atração da Lavagem do Beco de 2015 (Foto Divulgação).
Luiz Caldas é atração da Lavagem do Beco de 2015 (Foto Divulgação).

Luiz Caldas, “Pai da Axé Music”, foi confirmado hoje como a principal atração da Lavagem do Beco do Fuxico, dia 7, em Itabuna. A atração tocará em um trio elétrico estacionado na Praça Adami, a partir das 22 horas, patrocinada pela Bahiagás.

O cantor promete um grande show em Itabuna, município onde a sua carreira musical decolou e, pouco depois, estourou com grandes hits como Fricote, Ajayô e Que é que essa nega quer.

Esta será a 37ª edição da lavagem e reunirá blocos tradicionais, como Maria Rosa, Casados I… Responsáveis, além de Hora Extra, Mendigos de Gravata e Encantarte. Os blocos são os promotores do evento, apoiados pela prefeitura e a estatal baiana de gás.

A festa começará ao meio-dia do sábado, momento em que a Avenida do Cinquentenário e a Rua Duque de Caxias serão interditadas para o tráfego de veículos. O desfile de blocos começará por volta das 16 horas.

84 ANOS DE “CABÔCO” ALENCAR

A programação da festa começa no próximo sábado (31) com os festejos de 84 anos de Cabôco Alencar, do ABC da Noite, o endereço mais famoso do Beco do Fuxico.

Será uma espécie de pré-lavagem do Beco do Fuxico. O ABC da Noite reúne personalidades grapiúnas e por lá já passaram famosos da política estadual e nacional, como o ex-presidente Lula.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Lavagem atrai milhares de pessoas ao centro de Itabuna (Foto Pimenta).
Lavagem atrai milhares de pessoas ao centro de Itabuna (Foto Pimenta).

Dirigentes de blocos carnavalescos confirmaram a Lavagem do Beco do Fuxico 2015 para o dia 7 de fevereiro. A edição deste ano fará uma homenagem aos 30 anos do axé music. A lavagem é promovida pelos blocos e contará com o apoio da Prefeitura de Itabuna.

Até agora, estão confirmados os blocos Maria Rosa, Casados I… Responsáveis, Mendigos de Gravata, Descasados, Resgate dos Kizumbas, Planeta Reggae, Encantarte e Hora Extra.

As baianas também estão confirmadas para a tradicional lavagem com água de cheiro no Beco do Fuxico (Travessa Adolfo Leite). A programação da festa ainda será anunciada. Uma atração esperada é o cantor Luiz Caldas, feirense que decolou em sua carreira musical ainda em Itabuna, e é considerado o pai do axé music. Atualizado às 17h35min.

Tempo de leitura: 4 minutos

lavagem do beco do fuxico 2012 foto Pimenta www.pimenta.blog.br
A bateria dos Casados I… Responsáveis arrasta multidão com as velhas marchinhas (Foto Pimenta).

A tradicional Lavagem do Beco do Fuxico atraiu cerca de 20 mil foliões neste sábado (3), conforme cálculos da polícia militar. A avenida do Cinquentenário, o Beco do Fuxico e a praça Adami foram tomados pela alegria, dezenas de atrações, blocos tradicionais e – em ano eleitoral – muitos pré-candidatos a prefeito e vereador.
lavagem do beco do fuxico 2012 foto Pimenta www.pimenta.blog.br
Multidão seguiu a ordem e balançou o chão da praça (Foto Pimenta).

Os blocos mais tradicionais abriram a “Ressaca do Carnaval”. A irreverência das “meninas” do Maria Rosa e a graça dos Casados I… Responsáveis e dos Dez Casados encantavam desde adultos a jovens. O bloco Dez Casados sacudiu a avenida com vários solos de guitarra baiana. Não faltaram o som da família Macedo e o frevo pernambucano.
Olhe aí as CasadAs I… Responsáveis, gente, tomando a avenida (Foto Pimenta)

lavagem do beco do fuxico 2012 foto Pimenta www.pimenta.blog.br
Se não tem carnaval, tem lavagem. E olhe a multidão que desceu a avenida… (Foto Pimenta).

O show continuou depois do banho de cheiro das baianas. A percussão dos meninos do Encantarte foi seguida por blocos como Chapolin, Hora-Extra e Meninas de Tromba. O axé do Asa de Águia e Chiclete com Banana tiveram espaço com as bandas Descarga Elétrica e Karamba na Kara, em cima do trio elétrico Nasa.
lavagem do beco do fuxico 2012 foto Pimenta www.pimenta.blog.br
Baianas descem o Beco do Fuxico com ritmo e água de cheiro (Foto Pimenta).

Percussão do Afro Encantarte fez bonito na avenida (Foto Pimenta).

Os foliões tomavam a avenida e milhares reinavam na praça Adami, onde se aglomeravam à espera dos trios elétricos e dos quatro caminhões-pipas. Água para lavar a alma do folião que – mais uma vez – ficou sem carnaval e tirou o atraso na lavagem.
Caminhão-pipa lava a alma do folião na ressaca carnavalesca (Foto Pimenta).

Olha aí a perfeita tradução do que é alegria! (Foto Pimenta).

Carlos Barbosa ataca de Maria Rosa e encontra pretendente (Foto Pimenta).

Caçolinha liberou as meninas do Maria Rosa para um clique (Foto Pimenta).

A baianinha deu a ordem: "leva eu, mainha!" (Foto Pimenta).

Confira mais fotos da Lavagem do Beco clicando aqui no Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
praça adami lotada foto Pimenta www.pimenta.blog.br 19/02/2011
Lavagem levou mais de 15 mil à avenida em 2011 (Foto Pimenta)

Itabuna não teve carnaval, mas a ressaca tá garantida com a Lavagem do Beco do Fuxico neste sábado (3). A concentração começa às 15h, na praça do Jardim do Ó. Samba, axé, velhas marchinhas vão agitar os foliões no circuito da festa (avenida do Cinquentenário, praça Adami e Beco do Fuxico). A programação começa, oficialmente, às 17h.

Pela avenida vão desfilar novos e antigos blocos carnavalescos. Casados I… Responsáveis, Mulher de Tromba, Os Dez Casados, Maria Rosa, Chapolin, Fuxicada, Hora Extra e as Mocreias da Califórnia. Trios elétricos, minitrios, carros de som e “fuscão do som” vão agitar a galera.
A lavagem do Beco do Fuxico será puxada pelos blocos Casados I… Responsáveis e os Dez Casados em minitrios. A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) anunciou o encerramento da folia com um trio elétrico que promete contagiar a multidão com marchinhas de carnaval.

Tempo de leitura: 2 minutos

Sucesso da lavagem prenuncia carnaval em 2012 (Foto Pimenta).

O sucesso da Lavagem do Beco do Fuxico surpreendeu os organizadores. Autor da ideia do cortejo de blocos e trios da avenida do Cinquentenário até o Beco, Geraldo “Caçolinha” Ribeiro, disse ao PIMENTA não ter dúvida de que a cidade terá carnaval (antecipado ou não) em 2012. A cidade não ficará restrita ao cortejo seguido da lavagem do Beco – e que lavagem!

Caçolinha, que também preside o Maria Rosa, até pensa em dois circuitos (um na avenida do Cinquentenário e outro na Beira-Rio) para a folia de 2012, mas pondera ao lembrar das complicações do trânsito itabunense, já que as duas áreas são próximas.

A folia na Cinquentenário, a exemplo deste ano, seria puxada pelos blocos tradicionais e trios elétricos com atrações da casa. Quando a cidade tem carnaval, a Lavagem do Beco abre a folia. Os trios saem do Beco para a Beira-Rio (avenidas Aziz Maron e Mário Padre).

O sucesso do furdunço, diz Caçolinha, prova que a realização do carnaval não depende exclusivamente da prefeitura sendo a dona da festa para a folia “comer no centro”. Basta ao município oferecer a infraestrutura necessária.  Nesse ano, o município falhou em um ponto, a área de trânsito.

A Settran não cumpriu o prometido e o bloco Casados I… Responsáveis teve de quebrar a tradição. Em vez de descer, o bloco subiu o Beco do Fuxico na hora da lavagem. Era um protesto contra a grande quantidade de veículos estacionados na praça Adami, que deveria estar livre para trios elétricos e foliões. No mais, blocos, trios e foliões mandaram ver em alegria, animação e civilidade. Reveja lances da lavagem realizada no sábado (19).

Tempo de leitura: 3 minutos

O Beco do Fuxico ficou pequeno… lavagem rolou na Cinquentenário (Foto Pimenta).
Olha quem tomou conta da avenida… (Foto Zeka)

Que o itabunense adora (e sabe fazer) carnaval, não é novidade. E quem foi à avenida neste sábado, pôde constatar que falta que o som do trio elétrico e a irreverência dos blocos tradicionais fazem na terra que revelou Luiz Caldas para o mundo.

Foi um sábado para lavar não só o Beco do Fuxico. O folião lavou a alma. A praça Adami estava tomada, cheia de gente. A avenida do Cinquentenário foi palco de desfile de blocos e três trios elétricos. Atrás deles, gente, muita gente. Pra lá de dez mil foliões e uns outros cinco mil “olheiros”.

Na praça Adami, todo mundo seguiu a ordem pra fazer ferver o chão (Foto Pimenta).

Foi uma festa como há muito o folião não curtia. Eram travestidos com as esposas e filhos ao lado, gente que ia dar uma olhadinha na festa e acabou puxando a namorada – ou namorado, os amigos. Gente que saiu (ops!), gente que tirou a fantasia do armário.

Maria Rosa, Mendigos de Gravata, Casados I… Responsáveis estavam lá. A festa coroou os 80 anos do mais antigo bloco de Itabuna, o Maria Rosa. As meninas “arrasaram” na avenida.

E teve novato fazendo bonito na avenida. Os Ousados saíram do São Caetano ao cair da tarde e passava das 10 da noite quando eles alcançaram a praça Adami.  A festa acabou mesmo à meia-noite, como planejava a organização. Ano que vem tem mais. Confira as imagens mais engraçadas da lavagem. Clique no “leia mais”, abaixo.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

O irreverente Maria Rosa completa 80 anos de avenida.
Lavagem atrai milhares à região do Beco.

A concentração já começou no centro de Itabuna para mais uma Lavagem do Beco do Fuxico. Pelo menos nove blocos carnavalescos vão desfilar alegria e irreverência pela avenida do Cinquentenário, praça Adami e rua Ruffo Galvão, a partir das 17 horas. E tudo vai acabar na Adolfo Leite com a tradicional lavagem feita por carros-pipas, lá pra meia-noite.

A festa deste ano é especial. O bloco de travestidos Maria Rosa, o mais antigo de Itabuna, completa 80 anos na avenida, momento máximo para a agremiação comandada pelo irreverente Geraldo Ribeiro (Caçolinha!).

Além do Maria Rosa, blocos tradicionais como Casados I…Responsáveis, Mendigos de Gravata e mais novos, como Os Ousados e Pó de Giz, garantem a animação.

A festa da Lavagem começou em 1998, quando a cidade ficou sem carnaval e a galera do Maria Rosa, Mendigos e dos Casados arregaçaram a manga e mantiveram a tradição. Tradicionalmente, e quando Itabuna realizava carnaval, a festa momesca era aberta com a lavagem. Agora, tudo termina lá. A concentração dos blocos já começou, no Jardim do Ó.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Tom, Cabôco, Caçolinha e Walmir: casos e causos no N´Blogs.

O programa N´Blogs de amanhã vai entrar no clima da Lavagem do Beco do Fuxico. A festa será realizada ao meio-dia de sábado, em Itabuna, mas o programa traz um pouco da história da lavagem nesta sexta (18), a partir das 19 horas.

No estúdio da TV Cabrália, os convidados são o jornalista Walmir Rosário, do blog Cia da Notícia, Cabôco Alencar, do ABC da Noite, e Geraldo “Caçolinha” Ribeiro, presidente do bloco Maria Rosa.

Os três e o apresentador Tom Ribeiro vão abordar a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, que acontecerá mais uma vez sem que Itabuna realize carnaval. Pense aí no que vai dar essa combinação de Cabôco Alencar, o ministro do Beco do Fuxico, e Caçolinha comemorando os 80 anos do bloco de travestidos Maria Rosa…

Pra temperar, Walmir Rosário, assíduo frequentador do Beco e também editor do blog da Confraria do Alto Beco do Fuxico, ele mesmo uma testemunha ocular e personagem de muitas histórias daquelas paragens. No meio disso tudo, Tom Ribeiro puxa os casos e causos da Lavagem. Tá imperdível o programa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mesmo com a desatenção e ausência do governo municipal, blocos carnavalescos tradicionais de Itabuna, como o octogenário Maria Rosa, mantêm-se firmes na disposição de promover a folia na rua mais boêmia da cidade: a Adolfo Leite, mais conhecida como Beco do Fuxico.

No próximo dia 19, Maria Rosa, Casados I…Responsáveis, Mendigos de Gravata e Hora Extra, além de baianas, marcam presença na lavagem do beco. Não contam com o apoio do governo local, acusado de, assim como o anterior, tentar exterminar as manifestações populares da cidade. “Desde 2005, os blocos alternativos vêm resistindo à falta de planejamento do poder público”, lamenta José Carlos Ettinger, coordenador do Mendigos de Gravata.

A lavagem deste ano acontece com dia claro, a partir do meio-dia de 19 de fevereiro, um sábado.

A festa deste ano será aberta com concentração dos blocos no Jardim do Ó e cortejo pela avenida do Cinquentenário até o Beco do Fuxico, segundo Geraldo Ribeiro (Caçolinha), pai da ideia e dirigente do Bloco Maria Rosa.