Tempo de leitura: 2 minutos

Que o projeto do Complexo Intermodal Porto Sul é polêmico, todos concordam. Mas há um fato gritante que mostra muitos mais daquilo que somos enquanto região, desarticulados, desinteressados. Apenas 16 dos 36 órgãos e entidades nos níveis federais, estaduais e municipais estão presentes na terceira reunião da comissão de avaliação ambiental do projeto de R$ 4,5 bilhões.

O complexo intermodal implicará na construção de porto, aeroporto, rodovia e área para armazenagem de minério. A reunião começou logo cedo e haverá um intervalo ao meio-dia, recomeçando às 14h.

Por enquanto, as ausências mais importantes notadas na reunião de hoje são as dos representantes do Ibama, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual,  Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Uesc, CDL e prefeituras de Itabuna, Itacaré e Itajuípe.

O Ministério Público Federal faltou a todas as três reuniões realizadas até aqui. A Atil é aquela entidade que tem como presidente um dos mais combativos opositores ao Complexo Porto Sul, o hoteleiro Luigi Massa.

Dos 16 que hoje participam da reunião, encontram-se no auditório da Associação Comercial de Ilhéus, quase a metade veio de Brasília, como João Urbano (Secretaria Especial de Portos), e de Salvador – Beth Wagner (IMA), Ana Cordeiro (IMA), Álvaro Britto (Casa Civil), Eduardo Mattedi (Sema), Antonio Lacerda (Seinp), Denisson Oliveira (Seinfra).
.
O Porto Sul tem importância estratégica para o desenvolvimento sócio-econômico da região. Pelo visto, estamos bem (mal) representados…
Reunião estratégica esvaziada: apenas 16 dos 36 representantes.
Reunião estratégica esvaziada: apenas 16 dos 36 representantes em comissão ambiental.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em sua palestra na Faculdade de Ilhéus, ontem à noite, o ex-governador Paulo Souto classificou o projeto intermodal Porto Sul (porto, ferrovia e aeroporto) como “a opção de desenvolvimento para o sul da Bahia”.

“Confesso que não conheço os detalhes do projeto. Mas o que se fala é que será um grande investimento na região. Só devemos esperar que seja instalado com o menor impacto possível ao meio ambiente”. Após a declaração, um ouvinte deu um pequeno discurso e explanou os detalhes que Paulo Souto dizia não conhecer.

Entre os participantes, um pequeno murmúrio não passou desapercebido: ‘se ele quer ser governador, e não conhece o que vem a ser o Porto Sul, jogou por terra toda a sua palestra, que falava sobre as perspectivas de futuro para a Bahia’, descontou um ouvinte.

Em tempo: entre as ‘representações’ que compuseram a plateia, destaque para uma parte de alunos da faculdade e para as muitas comitivas de democratas e simpatizantes da região, a exemplo de Itabuna, Ilhéus, Una, Canavieiras, Itajuípe entre outras.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Estande revoluciona exposição de projeto na Expofenita.
Estande revoluciona exposição de projeto na Expofenita.

Uma das principais atrações de ontem na Expofenita, em Itabuna, foi um moderno estande com projeções visuais simultâneas da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Mineração.

A visitação foi recorde. A curiosidade é a exibição de um filme onde o governo apresenta detalhes do Projeto Intermodal Porto Sul exibido em 360 graus.

A visualização é itinerante. O visitante vai percorrendo o estande e acompanhando a exibição do filme por todo o seu trajeto até a porta de saída. É como se estivesse integrado a uma tela de cinema. Esta é a primeira vez que o projeto audiovisual é apresentado no interior e vale a pena ser visto por quem for à feira no decorrer da semana.

O filme que está sendo apresentado em Itabuna é inédito e foi escrito por um profissional sul-baiano: o jornalista Maurício Maron, que também assina o roteiro.