Cacau, da amêndoa ao chocolate || Foto Águido Ferreira/Ceplac
Tempo de leitura: 4 minutos

 

 

Os tempos mudaram e a cacauicultura não sobrevive mais do choro por preços melhores nos mercados interno e internacional, tampouco de financiamentos subsidiados e dívidas perdoadas.

 

 

Walmir Rosário

Por muitos e longos anos o cacau produzido na Amazônia era visto como de qualidade inferior. E realmente foi. Mas essa realidade faz parte do passado e a cada dia a lavoura cacaueira amazonense nos surpreende, principalmente nos estados do Pará e Rondônia. E o chocolate produzido lá pelas bandas do norte brasileiro vem ganhando prêmios e mais prêmios nos eventos internacionais.

E essa mudança não surpreende os que veem a cacauicultura brasileira com um olho no padre e outro na missa, como se diz. É verdade que ainda existe aquele cacau nativo e de qualidade inferior, cercado de vassoura de bruxa por todos os lados, mas estamos falando das novas plantações, incentivadas pela Ceplac e tão combatida pelos cacauicultores do Sul da Bahia.

Pra começo de conversa, o pé de cacau plantado na ponta do facão hoje só pode ser visto nos livros do conterrâneo Jorge Amado e essa nova cultura é cercada de conhecimento científico. A genética foi revirada pelo avesso, a clonagem é o assunto do momento, a produtividade é a marca a ser batida. Porém, a qualidade do produto final, o chocolate, é a galinha dos ovos de ouro dos bons produtores.

Quem é do negócio chocolate não se surpreendeu quando a revista Forbes estampou que Rondônia produz o melhor e mais espetacular cacau especial do Brasil. E o anúncio foi feito justamente em Ilhéus, por ocasião do Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil – Sustentabilidade e Qualidade, nesta sexta-feira (24). Na terra do maior concorrente.

Um dos prêmios foi concedido ao produtor Robson Tomaz de Castro Calandrelli, do sítio Três Irmãos, no município de Nova União, em Rondônia, vencedor na categoria mistura. Já na categoria varietal (única variedade genética de cacau), o vencedor foi Deoclides Pires da Silva, da Chácara Tiengo, em Jaru, em Rondônia, cuja lavoura foi implantada pelos seus pais em 1970.

Outros produtores de Rondônia e do Pará também foram premiados. Da Bahia, especificamente, Ilhéus, subiu ao pódio, como disse a Forbes, a produtora Marina Paraíso. Ao que parece, na cacauicultura, o sol já nasce para todos, desde que o produtor busque o seu lugar com os conhecimentos científicos disponíveis e os que ainda estão por vir.

Não encaro esse concurso como uma derrota dos cacauicultores baianos, mas como um alerta de que não basta cair, anualmente, cerca de mil e quinhentos milímetros de chuvas bem distribuídas; a sombra da Mata Atlântica; os solos excepcionais do Sul da Bahia; a melhor fermentação e os notáveis barcaceiros. Há anos o cacau está sendo produzido a pleno sol, com irrigação e o conhecimento dos produtores do cerrado, tudo isso sem os inimigos naturais.

Além da pretendida alta produtividade, como chegar a mil arrobas por hectare, é preciso que o cacauicultor tenha em vista produzir cacau de qualidade, como muitos vêm fazendo com “os cacaus finos” no sul da Bahia. Para o cacauicultor, a premiação não é um afago ao ego, mas o consequente sobrepreço no seu produto, em amêndoas ou em chocolate pronto. Mais dinheiro no bolso.

Por se tratar a cacauicultura iniciativa privada, sem gozar das antigos benesses dos subsídios governamentais, poderemos assistir a uma disputa mais acirrada no próximo ano. E garanto que será páreo cada vez mais duríssimo com a entrada do cacau do cerrado. Essa competição nos mostra, ainda, a especialização dos produtores de cacau in natura (amêndoas) e em produto final, o chocolate.

Não poderia deixar de dar um testemunho sobre a melhoria da qualidade da cacauicultura da Amazônia, desde os anos 1990, quando assistimos aos mais diversos experimentos. E eles sempre visavam um produto de qualidade e mais dinheiro na sua conta bancária, a exemplo do sombreamento de cacaueiros com mogno e outras espécies de madeira de lei. Um consórcio que unia o útil ao agradável.

E registramos esse incremento da cacauicultura nos estados de Rondônia e no Pará, especialmente às margens da rodovia Transamazônica, locais que estão recebendo os “louros” pelo excelente tipo de investimento e administração. E mais, os cacauicultores da Amazônia, de cerca de 40 anos pra cá, somente foram conhecer o cacau assim que chegaram do sul do país à Amazônia.

Lembro-me, que nesta época, os bancos do sul da Bahia queriam distância dos produtores de cacau, enquanto os da Amazônia visitavam os cacauicultores com tentadoras propostas de financiamento à lavoura. As agências bancárias disputavam as exposições da Ceplac como forma de atrair os agricultores, o que chamou a nossa atenção (eu, que editava a revista Ceplac, um bom caminho, o jornalista Odilon Pinto, e o fotógrafo Águido Ferreira).

O certo é que os tempos mudaram e a cacauicultura não sobrevive mais do choro por preços melhores nos mercados interno e internacional, tampouco de financiamentos subsidiados e dívidas perdoadas. A realidade atual é oferecer ao exigente mercado cacau em amêndoas e/ou chocolate de qualidade superior. Quem oferece o melhor produto recebe, em troca, preços especiais.

São as leis do mercado.

Walmir Rosário é radialista, jornalista, advogado e autor d´Os grandes craques que vi jogar: Nos estádios e campos de Itabuna e Canavieiras, disponível na Amazon.

Fanoel e Fernando morreram em colisão na BR-101, próximo a Mascote || Reprodução G1
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois homens morreram após uma batida entre um carro e um caminhão, na noite de domingo (26), na BR-101, em trecho localizado no município de Mascote, no sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar, as duas vítimas, identificadas como Fanoel Barreto Rios, de 65 anos, e Fernando Rios de Souza, de 44, estavam no carro.

A lateral do veículo ficou destruída. Ainda não se sabe o que causou o acidente, que aconteceu por volta das 18h30min, no Quilômetro 610, informa o G1-BA.

Depois de ir ao local do acidente para perícia, a equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna também se envolveu em acidente com um carro, no entroncamento da cidade de Arataca, no km 566 da BR-101.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do carro que bateu na viatura do DPT foi preso por dirigir alcoolizado. Um dos peritos teve ferimentos leves.

Tempo de leitura: 2 minutos

Várias atrações abrem a segunda edição do Blues Jazz Festival Serra Grande nesta sexta-feira (24). O bucólico balneário a menos de uma hora de Ilhéus, no sul da Bahia, vai reunir músicos da cena instrumental e ofertará oficinas e ações de cuidados ambientais em programação que dura até o próximo domingo (26).

Durante os três dias do festival, que abrange uma fusão de estilos, o público terá a oportunidade de apreciar o trabalho de músicos locais e de outras regiões da Bahia, apresentando tanto criações autorais quanto releituras de clássicos.

O evento também contará com oficinas ministradas por profissionais experientes, proporcionando uma
chance para diversos públicos aprimorarem novas habilidades, como dança, musicalização infantil, criação de instrumentos com materiais reciclados e participação em cortejos culturais.

Na sua grade, estão nomes como Geleia Solar, banda base da JAM no MAM, do Solar do Unhão, o grupo Saravá Jazz Bahia, fundamentado no jazz e que contempla elementos da cultura afro-brasileira, o guitarrista e compositor Mou Brasil, que lançou em 2013 seu álbum Farol, listado entre os melhores discos brasileiros, Os Skanibais,
primeira banda de Ska da Bahia, big band de músicos instrumentistas criada em 2013, ambos de Salvador.

Além destes nomes, o contrabaixista Stephan Kurmann, um dos mais conhecidos músicos da Suíça, parte integrante do cenário do jazz na Europa, o guitarrista mineiro Eugênio Aramuni, além da mescla com músicos locais, como
Javali Blues Band, Choro das lobas, Família Caribé e Putorkestra, entre outros. O evento tem apoio da Prefeitura de Uruçuca.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (24)
MANHÃ
10h: Instrumento reciclável, Palazini Oda: Floresta Viva
10h: Juntos contra o monstro do lixo, Juan Ambientalista: Quiosque do Arapyaú

TARDE
17h: Abertura Praça Alimentação
18h: Mistério do canto das baleias na Serra

NOITE
DJ – Bruno Vita
19h: Institucional | Homenagem Matuto
20h: Geleia Solar
21h30: Performance fogo
22h: Eugênio Aramuni | Stephan Kurmann | Ricardo Matos
23h30: Saravá Jazz Bahia

SÁBADO (25)

MANHÃ
10h: Trame nas Astes, Angolinha: Quiosque do Arapyaú
10h: Introdução ao Blues, Bô Bernardi: Casa Azul

TARDE
15h: Tecendo e trançando arte – turbantes, Nina Vieira: Casa Azul
15h: Vivência de pandeiro, Ju Maracá: Quiosque Arapyaú
16h: Técnica vocal, canto coral, Nara Matarelli: Quiosque Arapyaú
16h: Cantoterapia, Lucas Moreira: Casa Azul
17h: Abertura Praça Alimentação (DJ)

NOITE
20h: Mou Brasil
21h30: Zambiapunga
22h: Skanibais
23h30: Apresentação tecido: Ivana Nistico | Guadalupe Tampone
00h: Javali Blues Band

DOMINGO (26)

TARDE
17h: Abertura Praça Alimentação

NOITE
Orixafricano DJ Set
18h: Choro das lobas
19h: Família Caribé
20h: Putorkestra++

VAGAS DE EMPREGO HOJE - SineBahia tem quase duas centenas de vagas nesta sexta-feira
Tempo de leitura: 4 minutos

Serviço estadual de intermediação de vagas e de qualificação para o mercado de trabalho, o SineBahia traz total de 286 vagas de emprego, estágio e Jovem Aprendiz em quatro municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste nesta sexta-feira (24).

Jequié possui 203 vagas abertas em áreas como indústria e serviços, com 70 oportunidades para Jovem Aprendiz. Na sequência, vêm Itabuna (54 vagas), Porto Seguro (26) e Prado (3). O atendimento é feito presencialmente nas unidades do SineBahia.

O atendimento em Itabuna, Porto e Jequié vai até as 16h, mas os interessados devem chegar, no máximo, às 15h30min. Em Prado, são atendidos os interessados que cheguem até as 13h30min. O candidato deve levar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

A unidade de Porto Seguro fica no Shopping Central Park, no Centro. Já o SineBahia de Jequié está localizado na Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Em Prado, a unidade fica na região central. A unidade de Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, na Beira-Rio. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas anunciadas.

Leia Mais

Mutirão atende comunidade quilombola em Itacaré || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

Um mutirão dos hospitais Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS) e Regional Costa do Cacau assegurou serviços de saúde a quilombolas de Itacaré. Foram prestados mais de mil atendimentos com especialistas em áreas como cardiologia, pneumologia, pediatria, obstetrícia, ginecologia, cirurgia pediátrica, clínico geral e cirurgia geral.

O mutirão contou ainda com atuação de profissionais da nutrição e serviço social. Além disso,  ofertou serviços de USG, ECG, inserção de DIU, preventivo, testes rápidos, aferição de pressão arterial, de glicemia e imunização para crianças. Entre os beneficiados com ação está Ariele Santos, que passou pelo exame de ultrassonografia na UPA de Itacaré.

Gestante de nove meses, Ariele Santos passou por exame de ultrassonografia || Foto Divulgação

Ariele Santos saiu da sala emocionada ao ouvir os batimentos cardíacos da filha e saber que está tudo em ordem com a gestação. “Diminuiu muito a minha ansiedade. Está chegando a hora”, revelou a mulher, que que está no nono mês de gravidez.

Já no Hospital Municipal de Itacaré, a quilombola M.G.S, de 64 anos, passou por uma pequena intervenção cirúrgica para a retirada de uma exérese de cisto sinovial. A ação simultânea só foi possível graças à união das duas maiores unidades hospitalares do estado na região, que comemoram aniversário agora em dezembro e são referências no atendimento ao Sistema Único de Saúde do sul da Bahia.

BALANÇO DAS AÇÕES

Para a diretora do Costa do Cacau, Cristine Câmara, o mutirão foi crucial para levar serviços para quem precisa.  “A união entre o Governo da Bahia, Sesab, Hospital Materno, FESF-SUS, IBDAH, Faculdade Afya e Prefeitura de Itacaré, dezenas de voluntários foi muito importante para que pudéssemos ofertar serviços de saúde para as comunidades quilombolas, o que possibilitou uma atenção especial na prevenção e cuidado de doenças. Nossa gratidão a todos. Que possamos continuar realizando ações como esta e beneficiar quem realmente necessita”.

Antônio Walter Luna, coordenador administrativo do HRCC, acrescenta a avaliação feita por Cristine. “Promover uma assistência de qualidade é a missão do Governo da Bahia, assim como do IBDAH, dos profissionais do HRCC, HMIJS e, com certeza, de todos que estiveram em nosso mutirão e que buscam diariamente fortalecer o SUS”.

O diretor médico do HMIJS, Samuel Branco, informou que, das 40 consultas feitas com cardiologista, quatro foram encaminhadas para cirurgia no Hospital Regional Costa do Cacau. Dos 14 atendimentos com cirurgião pediátrico, nove foram agendados para cirurgia no Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio. Ocorreram ainda 20 procedimentos de pequenas cirurgias, 20 inserções de DIU de cobre, 85 USG, entre outros procedimentos.

O Mutirão Quilombola de Itacaré foi uma iniciativa do HMIJS e do HRCC, por meio das instituições que administram as unidades – respectivamente Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH) -, com apoio da Secretaria Estadual da Saúde, Faculdade Afya e Prefeitura de Itacaré.

Para a diretora do HMIJS, Domilene Borges, essa foi uma importante ação conjunta para fortalecimento da saúde da região. “E essa parceria ajuda a estreitar o acesso à saúde”, reforça a diretora do HRCC, Cristine Câmara. As duas também destacam o sentimento de voluntariado dos colaboradores das duas unidades, que se dispuseram a comparecer gratuitamente ao evento.

“Essa é verdadeiramente uma construção para ampliar o serviço de saúde no território”, assegura o diretor-médico do Materno, Samuel Branco. Ele acrescentou que “união destes dois hospitais é importante para o sul da Bahia, visto que são unidades que têm a maior quantidade de serviços ofertados 100% SUS para o sul da Bahia”, reforça.

Diretor Adjunto da Fesf, André Nascimento destacou a importância da ação social. “Com essa parceria, a demanda reprimida agora é sanada”, disse. Para a secretária municipal de Saúde de Itacaré, Andreia Palafoz, o mais importante foi poder contar com especialidades e procedimentos que não constam no rol de serviços ofertados diariamente pelo município.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Confira as oportunidades pelo SineBahia
Tempo de leitura: 5 minutos

Quinta-feira (16) com mais de 260 vagas de emprego e de estágio em várias áreas nos municípios de Itabuna, Ilhéus e Camacan, na região sul, e Jequié, no sudoeste do estado. As vagas foram divulgadas pelo SineBahia.

De acordo com o órgão estadual, Jequié oferta 134 vagas nesta quinta, seguido por Itabuna, com 66, Ilhéus com 60, e Camacan, com 3. O atendimento é feito no SineBahia nestes municípios até as 15h30min, exceto em Camacan, que vai até as 13h30min.

Os interessados devem comparecer à unidade onde a vaga está sendo oferta com carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Caso possua, também pode apresentar certificado de curso de qualificação na área de interesse.

A unidade de Camacan fica na região central da cidade. Em Itabuna, no segundo  piso do Shopping Jequitibá. A unidade de Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. A unidade de Jequié está situada na Avenida Octávio Mangabeira, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais

Japu e Ademar apresentam a Maurício Bacelar (centro) projeto de requalificação da orla
Tempo de leitura: 2 minutos

Um dia depois da presença do governador Jerônimo Rodrigues em Itacaré para a entrega das obras de modernização do Mercado Municipal, pavimentação em piso intertravado de 11 ruas no bairro da Concha, do asfaltamento da BA-564, no trecho de travessia urbana de Taboquinhas e Água Fria, e do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água no assentamento Pancada Grande e anunciar novos investimentos, o município ganhará importante equipamento para impulsionar o turismo num principais destinos do país.

Nesta segunda-feira (15), os secretários municipais de Turismo e Cultura, Marcos Japu, e de Desenvolvimento Urbano, Ademar Sá, participaram de audiência com o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar. Japu e Ademar apresentaram a Bacelar o Projeto Requalificação da Orla, que inclui ampliação, implantação de atracadouros para embarcações de pequeno e médio porte e criação de uma área de eventos.

O projeto é de grande peso para uma cidade onde o turismo está deixando de ser apenas sazonal com movimento elevado apenas em feriados, férias escolares e réveillon, obtendo uma excelente taxa de ocupação na rede hoteleira e movimentação no setor de serviços e lazer/entretenimento durante todo o ano.

TURISMO NÁUTICO

De acordo com o secretário Maurício Bacelar, o projeto é importante para a consolidação do destino Itacaré, pois agrega à cidade um segmento do turismo náutico, ainda pouco explorado. O secretário garantiu que fará articulação junto ao Governo do Estado para viabilizar a obra.

– O governador Jerônimo Rodrigues tem sido parceiro de Itacaré em obras importantes que melhoram a qualidade de vida da população e temos certeza que em breve teremos uma orla mais atrativa para os moradores e os milhares de turistas que se encantam as belezas naturais da cidade – destacou o prefeito Antônio de Anízio, que orientou Japu e Ademar a apresentar o projeto em Salvador.

Ademar Sá pontuou que, paralelamente ao projeto, “irá buscar junto à Embasa, a solução para resolver os problema causados pelo córrego que deságua na Praia da Coroinha, o que terá impactos positivos não apenas no turismo como também no meio-ambiente”.

“A ampliação da orla vai contribuir no processo de consolidação do turismo de Itacaré, que passa pelos investimentos que o prefeito Antônio de Anízio tem feito na melhoria da infraestrutura, qualificação de todo o trade e a divulgação da cidade em eventos no Brasil e no Exterior”, afirma Marcos Japu, da pasta do Turismo.

Itabuna perde um de seus ícones, o professor Edmundo Dourado || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Manhã de luto para a educação e a política no sul da Bahia. O professor e ex-presidente da Câmara de Itabuna Edmundo Dourado faleceu nesta terça-feira (14), por volta das 6h30min, aos 86 anos.

Dourado foi vereador de Itabuna, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e fundou no município sul-baiano os colégios Gama, Galileu e Sistema. Aqui, o militar reformado do Exército também ajudou a fundar a Faculdade de Filosofia e Economia, que deu origem à Uesc.

O professor e ex-vereador deixa esposa, Maria Lúcia, e quatro filhos, um deles o professor e ex-vereador Beto Dourado.

O corpo de Edmundo Dourado está sendo velado no SAF, na Juca Leão, no Centro Comercial, em Itabuna. O enterro está previsto para as 10h desta quarta-feira (15).

Confira uma entrevista de Edmundo Dourado ao canal Grapiúnas. Nela, conta sua origem, a chegada a Ilhéus e, depois, a vinda para Itabuna, onde fincou raízes e tornou-se ícone da educação. “Formei mais de 37 mil alunos”, afirma ele.

Atualizado às 14h02min.

Confira as vagas de emprego anunciadas para hoje || Foto Oespeto
Tempo de leitura: 3 minutos

Com oportunidades para profissionais consultores de vendas interno e externo, contadores, auxiliares de logística e confeccionadores e montadores de calçados, as unidades do SineBahia em Ilhéus, Eunápolis e Jequié trazem total de 225 vagas de trabalho nesta segunda-feira (6).

De acordo com o SineBahia, são 63 de Ilhéus, 155 em Jequié e 7 em Eunápolis hoje. O atendimento nestas unidades é garantido a quem chegar até as 15h30min, munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

A unidade de Eunápolis está situada na Rua 5 de Novembro, no Centro. A de Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Quem reside em Ilhéus, deve se dirigir à Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato e em frente à Praça Cairu, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Isaquias Queiroz se despede dos Jogos Pan-Americanos com medalha de prata || Foto William Lucas/COB
Tempo de leitura: 2 minutos

O canoísta do sul da Bahia Isaquias Queiroz conquistou, neste sábado (4), medalha de prata na prova do C1 1000m dos Jogos Pan-americanos, em Santiago, no Chile. A disputa final da canoagem de velocidade aconteceu na Gran Laguna de San Pedro de la Paz. O atleta de Ubaitaba encerrou a prova com o tempo de 3min54s05.

A primeira colocação ficou com o cubano José Ramon Cordoba, com o tempo de 3min54s69. Já o canadense Connor Fitzpatrick cruzou a linha de chegada em terceiro, com 3min55s13. Isaquias chegou ao Pan de 2023 em busca do tricampeonato do C1 1000m, única prova que participou na competição.

Isaquias Queiroz fez questão de disputar o evento, no entanto, já em fim de temporada, revelou que seu foco principal está na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris. “Fico feliz com a medalha de prata dentro do que a gente treinou. Tive um descanso depois do Mundial e apenas um mês de treinamentos para o Pan. Para mim foi bem difícil. Tentei descansar no meio da prova, o canadense veio para cima e eu ainda tinha um pouco de gás pra subir. Às vezes a derrota é bom para a gente sentir mais vontade de treinar. Então agora é treinar pesado para chegar em Paris em forma”, afirmou.

DESPEDIDA DOS JOGOS PAN-AMERICANOS

Aos 29 anos, os Jogos Pan-americanos de Santiago possivelmente foram os últimos da carreira de Isaquias. Em San Pedro de la Paz ele teve pela primeira vez o filho Sebastian o acompanhando em uma competição internacional. “O futuro ninguém sabe, mas talvez esses podem ser meus últimos Jogos Pan-americanos. Então, fico feliz de estar aqui. Estava querendo muito desfrutar. Minha esposa e meu filho vieram para me ver. Queria sair com o ouro, mas nem sempre a gente ganha.

O atleta ressaltou que o C1 1000m é uma prova pesada, desgastante. “Por ser o campeão tem que mostrar resultado, mas eu fico feliz por tudo que construí na minha carreira. Obrigado a todos os brasileiros que torceram por mim”, agradeceu Isaquias. Ele também fez questão de elogiar a nova geração da canoagem representada no Pan pelos também medalhistas de prata no C2 500m, Evandilson Neto e Filipe Vieira.

Pedalada Azul mobiliza ciclistas de várias faixas etárias e também grupos de pedal || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Manhã de domingo (5) de celebração da vida e de cuidar da saúde com o Aulão Azul Fitness e a Pedalada Azul em Itabuna. O evento promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes abre a programação do Novembro Azul de Itabuna e busca chamar a atenção para as práticas saudáveis e ações de prevenção e controle do diabetes.

A concentração para a Pedalada Azul começa às 7h, na Praça Rio Cachoeira, em frente à Câmara de Vereadores e ao Hospital Beira Rio. Serão seis quilômetros de pedal em ritmo apropriado também para quem pedala de vez em quando e passando por avenidas do Centro e dos bairros São Caetano e Sarinha Alcântara.

Participantes também terão aula com profissionais de academias de ginástica no Aulão Azul

O Aulão Fitness Azul também será na Praça Rio Cachoeira, comandado pelos professores Marcelo Seixas e Marcus Mucugê, além de vários professores convidados. “Mais uma vez, vamos transformar Itabuna na Cidade Azul da prevenção do diabetes, mobilizando toda a comunidade em torno de uma causa que torna a cidade referência em todo o país”, afirma o presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, o médico oftalmologista Rafael Andrade.

Confira as vagas de emprego anunciadas para hoje || Foto Oespeto
Tempo de leitura: 4 minutos

Com vagas em indústria, serviços, vendas  e educação, as unidades do SineBahia nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Itapetinga trazem total de 176 oportunidades de trabalho nesta sexta-feira (3). Há 64 vagas em Ilhéus, 56 em Itabuna, 52 em Itapetinga e 4 em Eunápolis.

Os interessados devem procurar o SineBahia até as 15h30min, munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência, além de certificados de cursos de qualificação na área pretendida.

A unidade de Itabuna está situada no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, no Góes Calmon. Em Ilhéus, na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato. Quem reside em Eunápolis, deve se dirigir à Rua 5 de Novembro, Centro. O SineBahia de Itapetinga atende na Presidente Kennedy, Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Cotação do cacau bate maior valor do ano nas praças de Ilhéus e Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A cotação da arroba do cacau chegou a R$ 297,45 nas praças de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, nesta terça-feira (31). Foi o maior preço do produto em todo o ano de 2023. O levantamento do PIMENTA tem como base a série histórica disponibilizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri). Hoje (1º), a arroba oscilou para R$ 295,65. A arroba iniciou o ano cotada a R$ 209.

No balanço feito pelo site Mercado do Cacau, a arroba da comodity na Bahia chegou a R$ 300 ontem e se manteve nesse valor nesta quarta-feira (1º). Já no mercado futuro da Bolsa de Nova Iorque (EUA), a tonelada do cacau foi cotada em US$ 2.799.

O produto já havia registrado, em junho passado, o maior preço dos últimos 46 anos na ICE, bolsa de valores de Londres, onde bateu 2.594 libras, valor mais alto desde 1977. O aumento da demanda da indústria chocolateira em todo o mundo e a queda da produção das safras na África Ocidental ajudam a entender a expansão do valor do cacau em 2023, segundo especialistas do mercado.

O fazendeiro Joel Melo Berbert de Carvalho foi encontrado morto em chão de fábrica em Jussari
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar as circunstâncias da morte do fazendeiro Joel Melo Berbert de Carvalho, de 42 anos. Ele foi encontrado caído no chão, com um corte na cabeça, no interior da fábrica de chocolates de sua propriedade, na zonal rural de Jussari. Suspeita-se que o fazendeiro tenha sido atingido por outra pessoa.

Joel Melo Berbert de Carvalho era dono da fazenda e da fábrica de chocolates, onde foi encontrado na terça-feira (24), já sem vida, por um de seus funcionários. Ele pertence a uma família tradicional. É filho da ex-secretária de Agricultura de Jussari, Lucélia Berbert. A polícia já começou a ouvir trabalhadores da propriedade.

A Prefeitura de Jussari emitiu nota se solidarizando com a família e os amigos do fazendeiro. “Neste momento de imensa dor, queremos expressar nossas mais sinceras condolências à família e aos amigos. Nossos pensamentos e orações estão com a família Berbert de Carvalho neste momento difícil. Que todos encontrem conforto na lembrança dos momentos felizes compartilhados com Joel e na certeza de que ele continuará vivo em nossas memórias e corações”, publicou.

Vista aérea do município de Camacan, onde aconteceu a tragédia neste domingo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Tragédia em Camacan, no sul da Bahia. Um menino de 4 anos foi morto pela irmã 7 anos, quando ela era ensinada pelo pai a manusear uma espingarda, na tarde deste domingo (22).

O crime ocorreu na zona rural do município. Jadson Pereira Santana acabou atingido, acidentalmente, no peite e no braço pelo disparo da arma artesanal conhecida como chumbadeira.

Segundo a Polícia Civil, não houve tempo para socorro. O pequeno Jadson faleceu na hora.

Os pais das crianças foram ouvidos e liberados na 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde o caso é investigado, segundo o G1BA. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento da criança.