Tempo de leitura: < 1 minuto

… Mas ninguém vai em cana.
Essa foi a impressão que ficou ontem, quando o secretário de Saúde de Itabuna, Antônio Vieira, referiu-se a um desfalque de R$ 9 milhões na Secretaria de Saúde. O desaparecimento, subtração ou abdução teria sido do dinheiro para o pagamento das faturas referentes ao mês de outubro do ano passado, quando a Secretaria estava sob o comando do contador Jesuíno Oliveira.
Antes de Jesuíno, quem comandou a Secretaria de Saúde foi o médico José Henrique de Carvalho. Nos dois anos de sua gestão, a Sesab identificou a destinação indevida (viva o eufemismo!) de R$ 17 milhões.
Durante todo o governo do ex-prefeito Fernando Gomes, a saúde – primeiro sob o comando de Zé Henrique e depois de Jesuíno – sofreu um processo cruel de sucateamento, e uma das consequências mais terríveis foi o aumento do número de óbitos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.  Eram 25 mortes por mês, em média, no ano de 2004. FG iniciou seu governo em 2005 e, em 2008, o número de mortes saltou para uma média de 98 por mês.
Foi também no governo passado que os nobres gestores fizeram pouco caso dos avisos da Sesab e negligenciaram nas medidas de controle do mosquito da dengue. As consequências estão aí, com tantas vidas perdidas. Só faltam mesmo as consequências para os que plantaram as sementes desse caos.

6 respostas

  1. pelo que sabemos quem recuperou toda a estrutura foi o Dr.Jesuino, quem deixou a coisa ficar sucateada foi o anterior, sei disso, pq foi jesuino quem iniciou assim que começou a sua gestão a dar nova vida as unidades e tudo funcionava ate o final do ano, e agora nada funciona, as unidades estao sem manutenção, sem pessoal, sem medicamentos sem gestão, vcs tem é que cobrar providencias do Ze Henrique que rindo da situação, foi o que houve de uma conversa de medicos no Hblem essa semana e ambos secretarios de saúde de itabuna, dá pra crê nisso. são todos caras de pau mesmo. ja ví que a corda só quebra no lado mais fraco e o lado mais fraco nesta estoria é jesuino com todas restrições.

  2. vejo que sera preciso esclarecer essas mentiras, um vem e diz sem documento que houve desvio de 18milhoes, outro diz 17milhoes, depois só foi 7,9milhoes e agora esse secretario coitado que nao entende de nada diz que foi 9,5, afinal onde esta a verdade. Tou vendo um monte de mentiras isso sim, nao há consistencia de ninguem,e se for isso mesmo, onde estava o conselho de saude que tem os mesmos poderes que os secretarios para apurar o inpurável. sem consistencia nao ha verdade, noticia por noticia se tem todos os dias, porem, quando vao pra os documentos nada, por isso, a justiça nao consegue punir ninguem, vai punir como, em cima de falatórios, manchetes de jornais, nada pelo que acompanho foi verdadeiramente provado contra jesuino. me poupem, gente, temos mais o que fazer.

  3. se a sesab sabia do problema desde o ano passado, até pq em salvador a situação tb já era critica,pq nao fez nada, o que fez foi segurar o dinheiro que vinha pra dengue de itabuna, isso ele nao disse na coletiva, mentiu, ocultou, ficou omisso, e quer botar a responsa no pessoal daqui, pelo que vimos hoje na tv cabralia, a culpa é dos donos das casas que nada fizeram e ficam chorando o leite derramado, pq morreu um ou quinze. acho que nao ta na hora de reclamar de nada e se ele veio pra itabuna é pq devem a itabuna e muito, em dois anos nao fizeram nada por itabuna e ainda vem fazer graça com o dinheiro dos outros. O pimenta deveria apurar isso melhor e botar a boca no trombone se for serio e falar a verdade pra o pvo. quero ver voces agora!!!!!!!

  4. Vejo que vcs devem trabalhar ou trabalharam em gestões do Demo ou seja do DEMgue!
    Realmente a culpa é do povo, povo este que vota em pessoas totalmente desqualificadas, que não tem compromisso nem um com a população, será que foi o povo que atrasou os salários dos funcionário da saúde?
    Será que foi o povo que não deu suporte para os agentes epidemiológicos trabalharem?
    Vamos deixar de demagogia barata, vamos colocar os pés no chão, essa mesquinharia já não cabe mais aqui!
    Claro que foram os gestores anteriores os culpados.
    São responsáveis sim por essa saxina e tem que ser presos e acusados por homicídio doloso, por que a partir do momento em que eles ignoraram as advertência do Ministério da Saúde, ficou comprovada que administração colocaria as nossas vidas em riscos.
    Cadeia para esses assassinos e irresponsáveis!!!!!

  5. É muito duro ouvir o que o Mário ouviu,não é difícil adivinhar quem são estes dois ex-secretários de saúde Itabuna; são itabunenses, um deles da antiga high society, o outro chefiou hospital e ambos são indignos da profissão e da terra em que nasceram. É revoltante! Rir de uma situação dessas.
    Peca a administração atual por não investigar, auditar as contas, pelo que nos faz acreditar que todos estão envolvidos. Sem mais…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.