Tempo de leitura: 2 minutos

1 – EDUCADORES RECEBERAM SÓ METADE DO SALÁRIO
2 – PREFEITO CORTA CARGA HORÁRIA DE PROFESSORES
3 – MUNICÍPIO REVOGA PLANO DE CARGOS

Assembleia decidiu paralisação dos professores em Uruçuca.
Assembleia decidiu paralisação dos professores.

Os professores da rede municipal de Uruçuca deflagraram greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada há pouco na Loja Maçônica. Eles querem que o prefeito Moacyr Leite pague a diferença salarial de janeiro e fevereiro. Educadores só receberam metade do salário nos dois meses. A rede possui 172 professores efetivos, além de mais de uma centenas de contratados.
O prefeito também cortou a carga horária dos educadores, alguns deles trabalhando por 40h semanais, mas recebendo salário equivalente a 20h trabalhadas. O que mais revoltou os professores foi a decisão de Moacyr Leite de revogar o plano de cargos e salários do magistério. O plano havia sido aprovado pela Câmara de Vereadores, por unanimidade, no ano passado.
O prefeito alegou que o plano era inconsistente. Um dos vereadores da bancada do prefeito, Carlos Magno, dizia que a melhoria salarial para a categoria “era pequena”. Hoje está contra. As atividades na rede municipal em Uruçuca estavam paralisadas desde ontem, quando a categoria iniciou greve de 48 horas.
As negociações não avançaram entre ontem e hoje e os educadores decidiram pela greve por tempo indeterminado.
“A cada mês é um salário diferente, pra baixo”, segundo a coordenadora do núcleo sindical da APLB de Uruçuca, Divaritana Santos Silveira. Os professores participam de sessão na Câmara Municipal, às 19h.
Divaritana explica que a categoria até acionou a justiça para que o retroativo, a partir de agosto, fosse pago aos profissionais. “A decisão tomada pela prefeitura em revogar o plano de cargos e salários não tem nada fundamentado no jurídico. É tudo por conta (da briga) de poder”.
Aos professores, Moacyr repetiu que o plano é inconstitucional por ter sido aprovado num período de eleições. O plano foi aprovado em 5 de junho e entrou em vigor em 12 de agosto do ano passado.

21 respostas

  1. A GREVE e legitima os professores não pode aceitar qur este plano seja revogado, pois vereadores que votaram a favor do plano ano passado hoje esta querendo derubar o plano a pedido do prefeito ERI, CARLOS MAGNO, ABREU, ZÉ PEDRO
    Abaixo Moacir
    Abaixo Vereadores
    Pau na Moleira

  2. è isso ai ,pois não pode deixar de revindicar mesmo não principalmente uma classe tão importante e pouco reconhecida pelo governantes.GREVE SIMMM professor tem que ser valorizado

  3. Virou moda aqui na região as prefeituras deixarem de pagar aos funcionários, atrasarem salários, fazerem todo tipo de malandragem, de safadeza, com o dinheiro de pessoas que trabalham e precisam sustentar suas famílias com dignidade, se alimentar, se vestir e levar uma vida considerada normal e decente, …!!!
    Não é apenas Uruçuca, mas muitos outros, inclusive atrasando dinheiro do PSF, assim como o Governo Federal, que parece ter predido a vergonha de vez, …!!!
    O pessoal que recebe pelo PSF chega a dois mesesde atraso, …!!!
    É um verdadeiro conluio entre Prefeitos e Secretários (as) municipais de saúde, …!!!
    Vê se toma vergonha, bando de irresponsáveis, …!!!
    Nunca vi tanto decaso com a saúde e com a educação. Também pudera, começa pelo própripo Presidente, que é um “analfa”, …!!!
    Imagina os Prefeitos dos municípios – vilarejos – do sul da Bahia, um bando de capiais, capicongos, que mal fazem um “ó com um copo”, …!!!
    Em pleno ano de 2009, tanta inversão de valores, …!!!
    Isto é uma vergonha, …!!!

  4. Está chegando o dia em que a PF terminará a o inquérito da Operação VAssoura de Bruxa e o ex-prefeito vai pra cadeia. Agora faz politicagem e se comporta de forma irresponsavel. Destá, o tempo é o senhor de todas as coisas. Vamos aguardar alguns meses e tudo estará com os pingos nos is.

  5. Sou cidadão Uruçuquense e apoio a greve dos professores, direito conquistado tem que ser adquirido.
    É inacreditável que uma pessoa que chorou tanto durante a campanha política pedindo uma segunda chance dizendo que tinha mudado e que tudo seria diferente, hoje nós estamos vendo que ele mudou mesmo e pra pior, onde já se viu pagar R$300,00 a um professor quando o salario minimo é de R$465,00? Quanto ao apoio dos senhores vereadores ao prefeito em derrubar o plano dos professores vale ressaltar que 4 anos passan tão rápido, e tenho a esperança que NENHUM deles vão se eleger novamente, pois uma traição dessas ninguém merece, o povo não é BURRO E NEM TEM MAIS MEÓRIA FRACA NÃO.
    RESPEITO É BOM E TODOS NÓS MERECEMOS CIDADÃOS E ELEITORES URUÇUQUENSES

  6. esses professores era acustumado com salario autisimo mas agora nao e dica mas nao e Moacyr.mas o pior e que os alunos ficam sem aula por causa de uma briga que e entre o prefeito e os professores.entao os alunos deixa de aprender por que professores nao quer trabalhar, e isso ai eles nao quer e trabalhar.entao gente pense bem do que escolher o certo pelo duvidoso

  7. É caro amigo anonimo em um ponto eu discordo com vc pois o povo de Uruçuca demonstrou que tem memoria curtissima pois elegeram esse cidadão que tá ai fazendo esse desmando todo, e por isso SÒ LAMENTO… O POVO TEM O QUE QUIZ E MERECE….NÂO PROFESSORA DIVARITANA?????

  8. Pobre de minha terra, ter um prefeito pobre de espirito. Sujeito perverso, ditador(Hugo Chaves de fraldas) está querendo tirar os direitos conquistados legitimamente dos professsores. Se está errado que ele acione o último prefeito, mas não penalize uma classe sofrida, como a dos professores. Acompanho aqui de Ilhéus, o trabalho de outras cidade pequenas, como Ibicaraí, Itacaré, Itajuipe, Ubaitaba, etc., e não vejo a população dessas cidades revoltadas tanto com um prefeito. Os prefeitos se desgastam em final de mandato. O caso do prefeito de Uruçuca é único. Desgaste em início de mandato. As notícias que nos chegam da Câmara de Vereadores também não são boas. Quando morei em Uruçuca, saí em 2000, os vereadores eram comprados pelo prefeito e não tenho notícias que tenham deixado de ser. O povo de minha terra tem que aprender a votar e tirar esses mercenários da vida pública. Vou aguardar notícias de lá para se esses vereadores, principalmente os citados pelo comentarista Maluco Beleza, só vão querer este mandato. É simples, votem contra os professores e encerrem a carreira política nesse mandato. Boa sorte aos nobres professores, continuem a luta, a educação começa por vocês.
    JOSÉ CARLOS SILVA BRITO – PONTAL – ILHÉUS

  9. O fato se não fosse trágico seria cômico… Diz areferida nota que o plano foi aprovado em AGOSTO !!!????? e no entanto não foi pago nos meses seguintes. E o errado é MOACYR ????? se é justo e devido por que o outro não pagou????? Deixem de ser vacas de presépio… alguns estão lutando apenas para beneficiar poucos pois no plano de cargos e salários (bem elaborado) os maiores beneficiados são os que tem maior número de aulas da história do municipio, e entre eles estão pouquissimos. Existem outras formas de serem destacados em rede nacional… e vcs sabem muito bem como…

  10. Pelo comentário da Sra. Juliana, nota-se o quanto ela “prioriza a educação”, pois “quase não há erros de ortografia, de concoedância, e por aí vai, num comentário tão pequeno”, …!!!
    Uma lástima para quem se acha no direito de falar mal dos professores, …!!!
    São, no mínimo, 20 erros num texto de quatro linhas (4,5 linhas, vai), …!!!
    Vai estudar, sua topeira, …!!!

  11. Sou professora Divaritana , leciono no CEMUR há 27 anos. Nunca tive beneficios além daquilo que é o meu direito. No entanto nos ultimos 8 ANOS e TRêS MESES nem os meus direitos estão sendo RESPEITADOS.
    Sempre lutei em nome da clase, Salário É SOBREVIVêNCIA , PROFESSOR É GENTE!
    Nossos filhos merecem uma vida digna pois TRABALHAMOS( BEM MAIS QUE CERTOS POLITICOS) para isso. Quanto aos nossos alunos, merecem respeito, temos certeza que eles estão conosco. Eles sabem que não podemos formar cidadãos se não exercemos o papel de cidadão. Quanto aos vereadores acredito que eles estão repensando pois é o que devem fazer. E com relação a ” o povo ter o que merece” concordo com voce MARIA LOPEZ, pois o prefeito não aprova leis, são os VEREADORES que APROVAM as leis pois são os representantes do povo.Não podemos corrigir o erro ERRANDO. HÁ e quanto ao comentarista anônimo “cara de palhaço” informe-se lendo melhor o meu pronunciamento neste mesmo artigo e verá que AJUIZEI SIM uma ação referente á cobrança do plano ainda no mandato do prefeito anterior, e que a prefeitura teve de responder SIM. NÃO SOU FANATICA, NEM APAIXONADA ,NEM BURRO DE CABRESTO. DIREITO É DIREITO. FUNDEB MEU AMIGO É COISA SÉRIA! FOME MATA, SEDE TAMBÉM! E AS CONTAS NÃO ESPERAM. VENHA PRO NOSSO LUGAR E CONCERTEZA CONCORDARÁ CONOSCO.Sabe qual foi a verba do Fundeb em fevereiro : 546.700,12 (QUINHENTOS E QUARENTA E SEIS MIL, SETECENTOS REAIS E DOZE CENTAVOS). 60% DESSE VALOR É O MINIMO PARA PAGAMENTO DOS PROFESSORES. ENTÃO?!!! AGORA VOCE JÁ SABE?! Sei que voce tem bom senso e por isso conto com seu apoio.Conto com o apoi de todos. vamos á camâra segunda-feira (dia 30) às 19 dezenove horas.

  12. Professora Divaritana,tiro o chapéu para você.Realmente,quem crítica não conheçe a nossa realidade,não sabe os valores de repasse do FUNDEB.
    Quantos aos vereadores acredito que irão repensar suas posturas,atitudes.Para o prefeito Sr. Moacyr Leite Júnior vai um conselho:Tire a vingança, o patidarismo do coração e vamos trabalhar,respeitar verdadeiramente o cidadão.
    Aos professores o meu apoio e a certeza de que dias melhores virão.
    Acredito na Educação.

  13. Está aí o caso de uma professora coerente com seus pares. O que a professora Divaritana tem lutado, merece aplausos. Conheço a professora, partidária do prefeito, não tenho notícias que tenha deixado, entretanto, conforme as notícias desse blog, está defendendo de maneira corajosa seus colegas. Fiquei surpreso com as notícias vindas de Uruçuca, com a paralização encabeçada por uma participante do grupo do prefeito. Bola pra frente professora, continue lutando pela sua classe e quem sabe nas eleições, daqui a quatro anos, estarei indo a Uruçuca votar na senhora. Porque essa Câmara, tenha paciência, não merece nenhum respeito.
    JOSÉ CARLOS SILVA BRITO – PONTAL – ILHÉUS

  14. Na hora da campanha política esse prefeito falou muito em Saúde e EDUCAÇÃO, agora depois que ganhou a vaca leiteira (prefeitura) que se alimenta em nossos pastos através de impostos, esquece e só tenta enfraquecer e destruir a educação do município.
    Gostaria de lembar aqui que este mesmo, assinou o plano de carreira e agora está dando para trás, se sua assinatura não têm valor imagine sua palavra.
    Caro colega como presidente da AMURC, qual o exemplo que dará aos outros prefeitos da região? Ainda bem que não opinou sobre meu município, porque quando começar a opinar, tenha certeza que irei lhe procurar e falar:- Fique quieto porque você não é exemplo para ninguém.
    Por isso nunca fui a favor de tú ser presidente da AMURC, acredito que chegou a hora de pensarmos na próxima presidência da AMURC.
    Grande abraço a todos os professores, prefeitos, vereadores e demais pessoas da nossa região.

  15. O prefeito diz qua o plano de carreira dos professores é inconstitucional, INCONSTITUCIONAL caro prefeito é você querer pagar a um professor menos que um salario minimo,tome vergonha nessa sua cara lisa…Faça-me o favor.

  16. Gostaria de poder responder diretamente à pesoa porque eu prefiro JESUS que diabo, naõ é “zeca diabo”?, mas se é esse seu nome concordo com voce. não se compra justiça, verdade e a ombridade de lutar pelos seus direitos. junte-se a mim e com certeza voce fara a diferença nessa luta pois ela também é sua.

  17. a eduação de uruçuca está uma vergolha pessoas que fizeram concurso para serviços gerais estão lecionando no 6ºano.(5ª série).
    será que não tem professor capacitado ?ou não querem colocar?
    com tantos professores fazendo faculdade, e outros que não tem nada a ver, ocupando o espaço.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *