Tempo de leitura: < 1 minuto

Hoje foi apresentado o traçado defitivo da ferrovia Oeste-Leste, que ligará Ilhéus, no sul da Bahia, a Figueirópolis, em Tocantins. A apresentação foi feita ao governador Jaques Wagner, no Centro Administrativo da Bahia, pelo presidente da empresa que irá construir a ferrovia, José Francisco das Neves, da Valec Engenharia.
O percurso total será de 1,5 mil quilômetros, atravessando 32 municípios baianos distribuídos por 1,1 mil quilômetros. O governador afirmou em entrevista a um canal de TV que a Valec fará a licitação da ferrovia em maio para que as obras comecem em 2010. Segundo Wagner, o investimento previsto de R$ 4 bilhões já está no orçamento federal.

Respostas de 15

  1. Pimenta:
    Complementando, veja a notícia a seguir que pode ser encontrada no site da Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação em http://www.abrazpe.org.br, que recomendo todos acessem com frequência.
    Carlos Mascarenhas
    Complexo logístico de Ilhéus-Itabuna incluirá ferrovia, porto, aeroporto e ZPE
    Fonte : Bahia Notícias, 31/03/2009
    “Logo a Vale estará licitando o primeiro trecho da Ferrovia Leste-Oeste de Ilhéus até Brumado, para atender exatamente à mineração. O novo aeroporto de Ilhéus, eu estive esta semana na Infraero e tenho o compromisso de até abril já estar com tudo pronto. A área de referência já está escolhida que é entre Ilhéus e Itacaré, perto de onde será o Porto Sul. Vamos fazer lá, na verdade, um complexo logístico. A ferrovia, a rodovia que já existe Ilhéus-Itacaré, o aeroporto e o porto. Então, a minha idéia é fazer dali um complexo logístico e, para trás, indo para Itabuna, temos uma área que é ZPE. A nossa idéia é fazer outro vetor de desenvolvimento para aquela região, em torno de Ilhéus” (Governador Jaques Wagner, Bahia Notícias, 31/03/2009).

  2. Deus ajude que tudo isso seja verdade, que a crise vá logo embora, que tudo transcorra dentro da normalidade, …!!!
    Não aguento mais ouvir falar em promessas de políticos, …!!!

  3. Que eu saiba isso é a ação do que foi prometido anteriormente. Contudo, quem prefere não aceitar o trabalho de quem o faz, então melhor nem discutir. Engraçado é que teve gente esperando por uns 20 anos e agora quer o progresso em apenas 1.

  4. Imagina o quanto de empregos serão gerados somente enquanto ocorre a construção de tudo isso. Isso sem sombra de dúvida é o maior investimento nunca antes visto na região e acho que em toda a Bahia.

  5. O PROBLEMA É QUE O “PAPEL ACEITA TUDO”, …!!!
    ATÉ A ZPE DE ILHÉUS – DA ÉPOCA EM SARNEY AINDA ERA PRESIDENTE DA REPÚBLICA – “SAIU DA COVA”, …!!!
    VAMOS AGUARDAR, …!!!

  6. O ano que vem tem eleições então vamos ter porto sul,aereporto internacional,duplicação Ilhéus Itabuna, e ate a ZPE que já estava esquecida; Logo o ano que vem vai ser de grandes obras para Ilhéus.

  7. O nariz de pinócchio de Lula precisa de óleo de peroba!!!!!!!!
    Na campanha continua a valer todo tipo de mentira.
    Como o “povo” adora ser enganado!

  8. Ola,pessoal.Vi esses dias no programa fantastico da Rede Globo,um protesto da populacao de Ilheus na Bahia,nao querendo a construcao de um porto naquela regiao.Vai aqui a minha sugestao,porque não reativar o porto de Caravelas no sul da Bahia e reativar a ferrovia Bahia a Minas,ligando a cidade de Caitite a Caravelas atravez do norte mineiro.Seria bom para Bahia e para Minas Gerais.
    Um abracão a todos!

  9. olha acredito muito em projetos ,pois tem pessoas que sabe criticar mais nao tem projetos entao nunca vai chegar a luger nenhum.este projeto e ousado pois benefesiam muitos e melhor ainda e que cala a bouca de muitos que nunca fizeram nada nao tem projetos nem visao de futuro,tenho muita fe ,para min acredito que os dias estao contados para esta obra acontecer , pois moro e manoel vitorino e o traçado passa na minha propiedade.com o projeto ganha a populaçao.manoel vitorino,bahia e o brasil e o resto do mundo…..

  10. Sempre se fala que são 32 cidades que serão atravessades pela ferrovia oeste leste, que traçado é ese que ninguem publica? por acasso alguem sabe informar uqais são de fato essas cidades?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.