Tempo de leitura: < 1 minuto

O portal Uol publicou hoje uma extensa matéria sobre o cacau. Num dos trechos, destaca a polêmica da recomendação de técnicas equivocadas pela Ceplac aos produtores. A aplicação dessas técnicas seria a condição para o acesso dos cacauicultores ao dinheiro das primeira e segunda etapas do Plano de Recuperação da Lavoura Cacaueira, ainda na década de 90.
O problema é que, em vez de combater, essas práticas ajudaram a proliferar a vassoura-de-bruxa na região, e o resultado é o que se vê hoje: produtores endividados, produção minguada e bancos tirando o couro dos inadimplentes.
Segundo o texto, a Ceplac, em nota oficial assinada pelo coordenador-geral de apoio operacional, Manfred Muller, nega os erros e diz que “o maior problema para a recuperação dos cacauais após a chegada da vassoura-de-bruxa é a descapitalização dos produtores, que impediu que eles aplicassem o pacote tecnológico recomendado”.
E a Nota Técnica da própria Ceplac reconhecendo esses erros?

2 respostas

  1. É BRINCADEIRA????? É MUITO FÁCIL PARA CEPLAC AGORA COMENTAR ALGUMA COISA, DEPOIS DA TRAGÉDIA FEITA. CEPLAC SÓ TINHA FIGURÃO E CIENTISTA QUERENDO APARECER NA MÍDIA MAS CONHECIMENTO MESMO SOBRE A VASSOURA ELES NUNCA TIVERAM. CARAS DE PAU.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *