Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus fechou março cortando postos de trabalho. Mais um mês, mais desemprego. Segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as empresas do município geraram 584 empregos e mandaram para a rua 621 trabalhadores. Resultado? Corte de 37 vagas. Só em 2009, foram eliminados 283 empregos. A indústria ‘capou’, sozinha, 195 vagas, 38 delas só em março.
Na outra ponta, e pertinho da Terra de Gabriela, Itabuna parece trilhar a retomada. 199 novos postos de trabalho foram criados em março. No ano, porém, só 292. A indústria manteve o ritmo de contratações de fevereiro e em março abriu 159 novas vagas. A construção civil, outras 46.
Serviços e comércio decepcionaram. Os dois setores cortaram 148 vagas nos três primeiros meses do ano em Itabuna. Em março, a área de serviços abriu 18 vagas; o comércio cortou 17. A cidade é referenciada como pólo comercial e de prestação de serviços.

5 respostas

  1. Eu pediria menos ao Pimenta, diante da afirmativa de que Ilhéus é “pólo conercial”, …!!!
    Quanto aos cortes de postos de trabalho, Ilhéus não é nenhum outlier, pois na média, como foram cortados “cerca de” 650.000 vagas, pós crise, difidido por “cerca de” 5000 municípios, o número médio estimado de cortes por município, numa avaliação a priori, seria da ordem de: 130 cortes, …!!!
    Por outro lado, o Presidente, baseado nas “inferências” feitas pelo “Instituto de pesquisas estatísticas: Data-Lula”, disse que a população está em pânico e tem que comprar, que consumir, …!!!
    Mesmo que você tenha perdido o emprego e não saiba como fazer para sustentar tua família, deixe de besteira e vá às compras, consuma, …!!!
    Ele deveria contratar o Ciro Botinni, do Shoptime, como ministro das comunicações, por causa do bordão que ele usa em suas apresentações: “COMPRE, COMPRE, COMPRE”, …!!!
    Afinal, “é só uma marola”, …!!!
    Antigamente tinha a frase: “Plante que o João garante”, na época do Figueiredo. Agora, mudou para: “Compre”! Depois, como disse o próprio Presidente, “você sifu”, …!!!
    Vai lá, mané, …!!!

  2. Sergio:
    Devo aquí consignar que gosto muito das análises que você faz e acho que seus comentários enriquecem o Pimenta, mas às vezes você me cansa, e isto deve ocorrer com muitos que são leitores assíduos deste Blog.
    Usar o termo “outlier” num Blog que não é técnico nem acadêmico, mesmo tentando explicar o que significa, é de um grande esnobismo. Por outro lado, a sua implicância com Ilhéus termina fazendo com que até erros grosseiros você cometa nas suas análises, como aconteceu agora.
    Sem querer patrulhar, mas acho que você deve moderar um pouco.

  3. No meu dia a dia uso o termo “outlier”, pois em Estatística, significa valor discrepante.
    Então isto significa que eu “esnobo” em todas as aulas e palestras que ministro, …?!?!?!
    Será que os Médicos e Advogados esnobam também, ao usar seus termos técnicos diariamente, …?!?!?!
    Respeito as críticas, tovavia não concordo com esta parte, …!!!

  4. eu quro trabalhar para ganhar dinheiro interessante me encina cortar o cabelos quer eu vou air sabado ou voce vemha aquir em ilheus toma o meu endereco rua amelianunes 191 centro

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.