Tempo de leitura: 2 minutos
Luiz Bassuma foi punido por não renegar sua doutrina
Luiz Bassuma foi punido por não renegar sua doutrina

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores acaba de suspender os direitos partidários do mandato do deputado federal Luiz Bassuma (BA) por um ano. A votação na Comissão de Ética foi 54 votos a favor e 14 contra a tese da suspensão.

O parlamentar Baiano foi penalizado porque não se rendeu ao entendimento do partido, expresso em seu 3º Congresso Nacional, realizado em 2007, que defende a descriminalização do aborto.

A pena, que foi abrandada por falta de votos para a proposta inicial, que era de expulsão, na prática inviabiliza o futuro político do parlamentar no partido. Isso porque a convenção para escolha dos candidatos a deputado do PT ocorre no mês de junho do próximo ano. Como a pena vence apenas em setembro, ele não poderá ter sua candidatura avalizada.

A proposta de expulsão de Bassuma foi apresentada pelo Coletivo de Mulheres do PT, que defende a descriminalização do aborto, proposta aprovado no congresso de 2007. A “pena alternativa” foi proposta pelo presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini. A defesa dessa tese foi feita por ninguém menos que Marco Aurélio Garcia.

Luiz Bassuma é espírita, e foi condenado no DN por não renegar sua doutrina. Foi, basicamente, uma caça às bruxas. A única esperança de reverter a pena seria o próximo Congresso Nacional do PT, que ocorrerá em maio de 2010, mas mesmo essa opção está praticamente fora de cogitação, pelo precedente da questão fechada do partido em relação à descriminalização do aborto.

O PT perde um grande parlamentar, de posições coerentes e comportamento ético exemplar.

Atualizado às 9h07min, de sexta-feira, 18

0 resposta

  1. Pode até ser um grande parlamentar, mas não pensa como o Partido então ele mesmo deveria pedir pra sair. A resolução sobre aborto é congressual, ou seja, tirada na maior instancia de decisão do partido e deve ser respeitada por todas e todos do partido. Comportamento ético exemplar eu não sei. Uma pessoa que se propõe a tomar decisões individuais em detrimento de todos os demais filiados e filiadas. Não sei se isso é ética exemplar não…

  2. Desde 2007 o PT tenta pôr um arreio em Bassuma, que bravamente vem resistindo. Na ocasião Marcelino Galo, do PT, escreveu uma nota de repúdio que encerrava com uma pérola do duplipensar: “Sim ao aborto, sim à vida”.

    Escrevi à época no Caxassa Filosofal que Bassuma era muito superior ao PT. Estava certo.

    Sinta-se honrado, Bassuma, este partido não te merece.

  3. Sou filiado ao PT, tenho orgulho de ser petista, mas nessa situação sou totalmente contra a posição do partido.

    O companheiro Luiz Carlos Bassuma é uma pessoa digna, de honra, que contribuiu muito para o partido dos trabalhadores. Não conheço alguém tão sincero como essa pessoa, de palavra, firme em suas decisões, ético e humano. O fato de ele persistir em seus ideais, não contrarias os seus pensamentos, para agradar a gregos e troianos, fez com que o partido tivesse essa posição para com ele, mas quem deveria ter sido expulso do PT quando se envolveu com o escândalo do mensalão, o ex deputado Josias Gomes, não foi expulso, o partido ainda passou a mão na cabeça dele. E hoje ele goza de confiança e respaldo dentro do PT.

    Interessante e revoltante é ver uma pessoa de bem, ser expulsa só porque não concorda com algo.

    Estou muito decepcionado com essa atitude, gostaria ainda de lembrar que o PT baiano será prejudicado, pois o Bassuma tem muitos votos.

    Saudações Petistas.

  4. É isso ai Bassuma, como pode um parlamentar não ter vontade propria, que partido é esse que se diz democrático, alguns lideres do partido pensa que estamos na ditadura.

  5. Não entendo p PT!
    Pune um Parlamentar de careter e absolve uma bando de corrupto, como SARNEY, RENAN CALHEIROS dentre outros.
    Isso é coisa do PT, é por causa dessas e outras que estão cavando a sepuktura de WAGNER.

  6. E a cada dia que passa cai mais a máscara democrática do PT. Principalmente quantdo se trata de assuntos polêmicos e de opiniões vinculadas a toda uma convicção de vida. Infelizmente eles acham que dentro do partido, por ser minoria, o posicionamento contrário ao aborto deve ser atropelado. Bassuma, digno é aquele que mantém suas convicções de vida, mesmo nos momentos críticos.
    E ao comentarista nº 1, lembre-se que em um partido deve haver a pluralidade de pensamentos e não um pensamento único, até porque toda unanimidade é burra. Infelizmente para aqueles que deveriam ser expulsos por CORRUPçÂO, isso sim motivo real, passaram a mão na cabeça e ainda os bajulam. Talvez porque todos tenham telhado de vidro e assim se faz a “DEMOCRACIA CUBANA” do PT.

  7. O PT no seu estatuto garante isso, por isso é composto por tendencias com dinamica e opnião interna proprias, agora nos limites do que o conjunto do partido escolhe em seus fóruns, sendo o congresso o maior deles.. O partido é democrático. E, assim como ouvir as minorias é um pressuposto da democracia, respeitar a vontade da maioria também o é. Se num congresso de um partido que vc faz decide por uma opnião que vc não concorda vc deve respeitar e seguir a vontade da maioria, se se sente incomodado com isso pode pedir pra sair, de outra forma vira um mangue, cada um faz o que quer, defende o que quer, aí não é mais partido…

  8. Se vocè é du um partido deve seguir o que assinou, na ficha de consentimento.

    Estou ciente e de acordo a doutrina do partido.

    Brassuma fez isso quando filiou, então deve cumprir. Em outros partidos não se cumpri

  9. Quanto a liberdade a qual todo e qualquer ser humano deve ter?, DEUS criou diversos seres, para que dessa forma forma tenhamos o nosso livre arbítrio, o PT não deve obrigar qualquer petista a defender suas idéias e impor sua vontade. onde está a igualdade social que o PT tanto defende?. pois Estamos ou não estamos em um país democrático?

    Grande indignação com este partido que por outras questões, seus filiados simplesmente são esquecidos e alguns com filiados são punidos de forma grosseira e indgna.

  10. Nossa, triste acreditar numa coisa dessa. Sempre votei no PT. Essa foi demais, não quero acreditar, não posso acreditar. Que feminismo é esse? Somos livres para escolhermos os nossos atos, mas não somos livres para escolhermos as consequencias. É um absurdo, a lei já defendia o aborto em caso de risco à saude da mãe ou em caso de estrupo, mas agora banalizar. É isso mesmo que querem fazer, faça sexo a vontade e caso aconteça um gravidez indesejada, vai lá se livra dela, o governo paga. :(. Decepcionante.
    Brassuma se eu morasse na Bahia votaria em você.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *