Tempo de leitura: < 1 minuto

Aumentou ainda mais a tensão nas terras supostamente pertencentes a tupinambás no sul da Bahia. Segundo relatos de produtores, indígenas teriam invadido seis propriedades rurais em Una, um dos quatro municípios que podem ser atingidos pela demarcação de 47 mil hectares de terras no sul da Bahia, conforme pretensão da Funai.

O grupo de descendentes tupinambás acusado pelas invasões teria a liderança do cacique Moisés e estaria usando espingardas, facões, flechas e lanças para render produtores e trabalhadores das fazendas invadidas. O delegado chefe da Polícia Federal em Ilhéus foi acionada pelos produtores.

A PF ouviu, pelo menos, dois dos trabalhadores ameaçados pelos indígenas. Em seus depoimentos, os trabalhadores afirmaram ter presenciado brigas entre os caciques Moiséis e ‘Babau’, que disputam territórios a serem tomados dos produtores e que era grande a quantidade de bebida alcoólica que ambos transportavam. Há cerca de três meses, um trabalhador rural foi assassinado na área em disputa.

A tensão entre descendentes de tupinambás e donos de terras em Olivença (Ilhéus), Una, Buerarema e São José da Vitória aumentou desde o dia 20 de abril, quando a Fundação Nacional do Índio (Funai) publicou no Diário Oficial da União o resultado de um estudo antropológico reconhecendo 47 mil hectares de terras como sendo dos indígenas.

Parte da área representa 25% da extensão territorial de Ilhéus, até aqui o município que seria mais atingido caso a demarcação seja também reconhecida judicialmente. Lideranças políticas, produtores e indígenas debatem para encontrar uma solução. Os tupinambás alegam o direito à terra.

0 resposta

  1. Esses falsos Tupinambás é o retrato do Brasil, falta vergonha na cara das autoridades que não desmascaram esta farsa. Esse que vcs chamam de cacique Moisés todos na região conhecem é filho de um sergipano que atrai um bando de sem vergonha como ele pagando 15,oo reais mais umas garrafas de corote e sai invandindo propriedades e ameaçando proprietários e trabalhadores. Até quando vamos ver a impunidade imperar neste País chamado Brasil.

  2. O que estaria em jogo? A defesa da etnia (questionada) e de sua cultura ou simplesmente (o que parece mais óbvio)a propriedade de terras, pura e simplesmente?
    A aculturação tem levado muitos povos indígenas a se afastarem do que lhes era característico no plano da organização social: ausência da propriedade. O que os torna(va) muito mais próximos da utopia comunista, onde a terra como meio de produção não tem dono.
    No caso ventilado, parace-nos haver um cheiro estranho no ar.
    Adylson Machado

  3. Essa demarcação pretendida pela Funai já começou errada. Primeiro, foi decidida sem levar em conta a opinião das pessoas que trabalharam a vida toda para construir suas casas, fazendas e estabelecimentos comerciais na região cobiçada pelos índios(?). Depois, apareceram muitos descendentes de tupinambás dizendo que teriam se declarado falsamente como tal porque “foram enganados”.
    Essa confusão ainda vai dar muito pano pra manga…

  4. PARA QUEM NÃO SABE, ESSA CONFUSÃO COMEÇOU 50 ANOS ATRÁS, QUANDO O FINADO ACM EMITIA TÍTULOS DE POSSES AOS SEUS “CORRELIGIONÁRIOS E AMIGOS”, Á TORTA E A DIREITA.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *