Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma confraternização nessa sexta-feira (2) marca a filiação coletiva dos membros do grupo Alfa à corrente interna Construindo um Novo Brasil (CNB), do Partido dos Trabalhadores.

O grupo Alfa é um Coletivo interno, que não chega a ser uma corrente, mas reúne dezenas de filiados, a exemplo do histórico França, do São Pedro. O happy hour está marcado para as 18 horas, na sede do partido, na Beira Rio.

A festa, claro, é para os novos filiados da tendência, mas como há um clima de unidade entre as diversas correntes do PT neste momento, devido à composição em torno da eleição para o diretório municipal, é natural que todas essas estejam representadas.

A filiação do grupo representa, na prática, o fortalecimento do campo majoritário dentro do PT itabunense. Ou seja: há motivos mais que suficientes para comemorar.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.

A imprensa explorou ao máximo dados da última pesquisa nacional CNI/Ibope referentes à aprovação pessoal do presidente Lula, assim como a de seu governo e a de sua candidata à presidência, Dilma Roussef. O Pimenta teve acesso à íntegra da pesquisa. Da análise dos dados que a consulta oferece, surge um país ‘diferente’ da ideia que geralmente se tem.

E aqui não se trata de índices de inflação, de produção industrial ou qualquer outro desses números frios e sem emoção. É da satisfação das pessoas, de como o brasileiro vê esses três quartos de ano que viveu até aqui e da expectativa para o restante dele.

A pergunta: “Pensando em 2009, de uma maneira geral, para o (a) sr(a) pessoalmente, o ano de 2009 está sendo:” Para 80%, o ano está sendo “muito bom” ou “bom”, enquanto apenas19% afirmam que o ano está sendo “ruim” ou “muito ruim”. Há três meses, esses percentuais eram, respectivamente, 77% e 22%.

Para o restante do ano, o otimismo é parecido: 85% acreditam que o restante do ano será “muito bom” ou “bom”. Apenas 11% dos entrevistados acham que o restante do ano será “ruim” ou “muito ruim”. O otimismo do presidente – aliado às ações efetivas do governo, claro -, contagiou o brasileiro, levantou sua auto-estima e afastou o complexo de vira-lata que nos perseguiu por muito tempo.

Já era hora.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um policial civil de Itabuna, de prenome Renato, foi baleado em uma ação surpresa contra uma quadrilha que tentou assaltar a agência do Banco do Brasil em Itabela, no extremo-sul do estado. O policial integra a equipe do coordenador regional, delegado Moisés Damasceno, e não corre risco de morte.

O policial foi baleado durante perseguição ao bando, ainda em Itabela. Entre 8 e 10 homens tentaram assaltar o caixa eletrônico da agência. A abordagem dos policiais ocorreu às três horas da manhã desta quinta. O bando era monitorado pela Polícia Civil e foi surpreendido por equipes das coordenadorias regionais de Itabuna e Eunápolis.

Durante a ação, os homens ainda tomaram como reféns dois vigias de ruas próximas à agência. Eles foram liberados no distrito de Itaporanga, localizado na região de Trancoso e Caraíva, em Porto Seguro. Dois dos integrantes da quadrilha acabaram mortos, de acordo com informações da repórter Neandra Pina. Um foi baleado.

A polícia ainda continua a caçada ao resto do bando, que estaria encondido próximo da região onde liberaram os dois reféns. Agentes da Civil estão de sobreaviso em Itabuna e em Eunápolis. A ação é acompanhada pelos delegados regionais Moiséis Damasceno e Evy Paternostro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tempo fechado na Secretaria de Saúde de Itabuna. E tudo indica que o diretor do departamento de Planejamento, Luiz Guarnieri, vai levantar acampamento.

De perfil reconhecidamente técnico, Guarnieri entrou em rota de colisão com o secretário de Saúde, Antônio Vieira, ao sugerir a demissão da diretora da Atenção Básica, Fernanda Ludugero.

O desempenho de Fernanda à frente da Atenção Básica, que tem entre outras atribuições coordenar os postos de saúde, é alvo de críticas, considerado sofrível até.

A sugestão para exonerar Fernanda foi apresentada em ofício, cumprindo o combinado com o secretário, que encaminharia o documento ao prefeito Capitão Azevedo (DEM).

Só que, no meio do caminho, Vieira bateu o pé, rasgou o documento e disse um ‘Fernanda fica’. É, Fernanda pode até ficar, mas Guarnieri, não. A sua saída do governo ou transferência de setor é o mais provável – o que acaba sendo motivo de gozo para Vieira.

E a saúde, ó…

Tempo de leitura: < 1 minuto

O trovador Agulhão Afiado morreu, não se sabe bem se dores de amores ou outros malefícios do mundo, mas não seja por isso: seu rebento (epa!)  Agulhão Filho pleiteia (em versos, é claro) a vaga aberta no Pimenta. Note-se que, se não fosse a exceção dos cartórios,  seria a primeira vez que se tenta um emprego como herança.

Eis o requerimento: 

Eu me chamo Agulhão Filho,
filho daquele Agulhão,
que não me deixou seu brilho,
mas deixou a… intenção!
Rimo o riso, a fé, a dor,               
rimo troiano com grego,
rimo bicho, fruta e flor,
paz, amor e  aconchego,
rimo não importa a cor,
preto, amarelo, galego…
sou caboco rimador,
que está procurando emprego!       
Tempo de leitura: < 1 minuto

O trio Claudevane Leite (PT), Milton Gramacho (PRTB) e Solon Pinheiro (PSDB) está na mira de servidores municipais. Os vereadores são acusados de não respeitar acordo sobre a votação do parcelamento da dívida do FGTS da prefeitura de Itabuna.

Representantes dos sindicatos dos Servidores Municipais (Sindserv) e do Magistério Publico de Itabuna (Simpi) sustentam que os vereadores asseguraram que a matéria somente tramitaria na Câmara após audiências com o funcionalismo e consultas ao Ministério Público Estadual e à Procuradoria Federal do Trabalho.

O acordo foi fechado na segunda e descumprido ontem (quarta, 30), quando a Câmara aprovou o parcelamento do FGTS. A julgar pela revolta do funcionalismo, os vereadores não estão dando ouvidos à população e aos mais interessados no caso, os servidores.

O presidente do Sindserv, Aristóteles Bispo, informa que entrou com representação no Ministério Público estadual, solicitando a anulação da votação ocorrida ontem. “Já solicitamos a cópia da fita da reunião na sala de comissões, para provar que houve o acordo”.

Atualizado às 20h30min

Tempo de leitura: < 1 minuto
O deputado Capitão Fábio
O deputado Capitão Fábio

Seria atribuição da prefeitura de Ilhéus, mas o deputado estadual capitão Fábio solicitou à Secretaria Estadual de Infra-Estrutura a recuperação que da estrada dá acesso à Lagoa Encantada. O deputado justifica o pedido ao governo visando a proximidade da chegada do verão e o incremento do turismo na região.

O trecho de 13 quilômetros está praticamente intransitável, especialmente os 800 metros de declive na entrada do povoado, em que vivem cerca de 900 famílias.

“A Lagoa Encantada tem um enorme potencial para o ecoturismo, que gera emprego e renda sem agredir o meio-ambiente, mas a precariedade da estrada inibe o fluxo de turistas”, afirma o deputado. A obra beneficiaria os próprios moradores, que tem dificuldades para se deslocar até o centro de Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Há pouco, a FTC/Itabuna divulgou o resultado do vestibular 2010.1. As provas foram realizadas no último domingo (27). Os aprovados devem efetuar a matrícula já a partir desta quinta-feira, no Centro de Atendimento ao Aluno (CAA), no térreo do campus Itabuna. A orientação da faculdade é para que o aprovado, antes, preencha o seu cadastro no endereço eletrônico www.ftc.br/matricula. antes do ato de matrícula.

Confira a relação dos aprovados clicando aqui

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
.
Emiliano José denunciou a 'farra do urubu'

Falando da tribuna da Câmara, o deputado federal Emiliano José (PT-BA) abriu um leque de denúncias contra o ex-governador Paulo Souto.  Foram várias as acusações, todas relativas ao curto período entre 4 de outubro e o final de dezembro de 2006. As denúncias foram publicadas pela Tribuna da Bahia de hoje.

O deputado afirmou que Paulo Souto adotou diversas atitudes para inviabilizar o futuro governo de Jaques Wagner. “São vários atos e fatos, que contradizem a postura aparentemente republicana e civilizada assumida publicamente, mas que visavam impactar negativamente o próximo governo”.

“Além da Ilha do Urubu, Paulo Souto autorizou a outorga de 17 áreas de terra do Estado, e órgãos públicos descentralizados doaram mais 12 imóveis e 1.043 veículos. É uma autêntica farra do Urubu”. Alterações no Orçamento 2006, na época ainda em curso, e até no Plano Plurianual 2004 – 2007, em três meses, atingiram a estrondosa quantia de R$ 1,5 bilhão.

“Considerando-se 60 dias úteis no período, perfaz uma média de R$ 25 milhões de modificações orçamentárias por dia”. Leia a matéria completa aqui.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Paixão Barbosa | www.politicaecidadania.atarde.com.br

A comissão formada por integrantes de diferentes setores do Senado para identificar os responsáveis pelo festival de atos secretos da Casa concluiu que não há nenhum senador envolvido com aquela prática. E apontam dois únicos culpados por todas as irregularidades, o ex-diretor geral Agaciel Maia, que comandou o órgão por 15 anos, e o ex-diretor de Recursos Humanos, João Carlos Zoghbi, seu substituto no cargo.

Descobertos em maio, os atos secretos criaram cargos e nomearam e exoneraram funcionários durante 14 anos, desde 1996. Foram editados mais de 300 boletins administrativos, contendo atos que não foram publicados, contrariando diretamente a legislação.

O texto final do relatório exime a Mesa Diretora, e todos os seus componnetes, aos longo desses anos, de qualquer responsabilidade, lembrando que a publicação dos atos é uma prerrogativa do diretor-geral e do diretor da Secretaria de Recursos Humanos da Casa.

Portanto, mais um capítulo sujo dos bastidores do Congresso Nacional foi encerrado sem que haja maiores consequências para os envolvidos. Os senadores estão livres e os dois acusados como culpados não serão demitidos. No máximo são agraciados com uma aposentadoria ou uma transferência para postos onde manterão os altos salários que sempre ganharam.

Leia mais em www.politicaecidadania.atarde.com.br

Tempo de leitura: < 1 minuto
Antônio Cruz (foto: Clodoaldo Ribeiro)
Antônio Cruz (foto: Clodoaldo Ribeiro)

O advogado e ex-deputado estadual Antônio de Almeida Cruz lança o livro Sonhos – Consciência, história e valores na sexta-feira (9). A solenidade será na Academia de Letras de Ilhéus (rua Antônio Lavigne de Lemos, no centro da cidade), às 18 horas. O livro é editado pela Assembléia Legislativa do Estado.

A obra registra uma emocionante trajetória de vida, do fim dos anos 1920, quando nasceu, passando por Ilhéus, onde fez os estudos médios, a Universidade Federal da Bahia, onde se formou em Direito e, outra vez, Ilhéus, cidade que escolheu para viver, lecionar, constituir família e montar sua banca de advogado.

O prefácio é do jornalista e escritor Antônio Lopes, ex-aluno do autor no Ginásio de Ilhéus – hoje Instituto Municipal de Educação –, que abrigou na mesma época educadores da importância de Washington Landulfo, Leopoldo Campos Monteiro, Oswaldo Ramos, Pedro Lima, Horizontina Conceição, Wilson Rosa, João Arbage, Antenor Brown, Simone Cerqueira e Wilson Trindade.

Nesse livro, Antônio Cruz “soube unir a vivência das emoções à análise racional dos fatos”, na síntese do professor Jayme Barros, que assina a orelha. Ainda segundo Barros, o autor “circula bem entre o literário e o histórico” e possui a clareza de que “o indivíduo não vive sem seu entorno sócio-histórico-político”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Lideranças empresariais e políticas ilheenses estiveram hoje na Associação Comercial de Ilhéus para ouvir informações sobre o Porto Sul. Depois de acompanhar a explanação, cinco dos seis empresários e representantes da lavoura fizeram perguntas aos técnicos.

Fizeram, mas não esperaram as devidas respostas, retirando-se da sala, alegando que tinham “outros compromissos importantes”. Entre as lideranças, estavam Henrique Almeida, novo diretor da Biofábrica de Cacau, e Luiggi Massa, da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil). Definitivamente, não pegou bem.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Governo lança plano e assume dívida dos produtores.
Governo lança plano e quitação de dívida.

Cerca de 2,5 milhões de agricultores baianos receberam do governador Jaques Wagner, nesta quinta, 1º, a garantia de que o estado vai pagar dívida de aproximadamente R$ 1 milhão dos pequenos agricultores junto a instituições financeiras.

A medida foi comemorada e, mais que isso, tornará os agricultores familiares adimplentes e em condições de receber novos financiamentos para produzir. O anúncio de Wagner ocorreu durante o lançamento do Plano Tamanho Família, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

O pacote de ações do plano também prevê ações estruturantes e de fortalecimento da agricultura familiar. A Bahia é o estado que possui o maior número de agricultores familiares. De acordo com o governo, são 662 mil famílias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Essa é do Política Etc:

Uma operação da Polícia Militar realizada na madrugada de hoje, no bairro Antique, em Itabuna, pode entrar para o rol dos absurdos baianos. Os PMs chegaram a uma casa onde estariam acoitados quatro bandidos perigosos. Segundo a versão oficial, armas e munição de diversos calibres foram encontrados na casa e, ainda de acordo com a PM, a guarnição foi recebida a bala.

Na aludida troca de tiros,  quatro suspeitos acabaram mortos. São eles Jadson Silva Oliveira (20 anos), D.J.S. (15 anos), um homem identificado como Robson e Leandro Armelino dos Santos (19). Com relação ao primeiro, até o pai confirma que era envolvido com o crime; o segundo, menor, já tinha passagem pela polícia e o terceiro, Robson, também aprontava das suas…

O problema está com o último dos envolvidos, na “troca de tiros” com a PM. Leandro Armelino era cego desde o nascimento, frequentava igreja evangélica e, segundo a família, era homem de boa conduta. Além do que, é realmente de se estranhar a participação de um deficiente visual num fogo cruzado.

Vai dar o que falar…

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jaques Wagner entrou no circuito para tentar apagar o princípio de incêndio deflagrado por uma disputa entre o deputado estadual Paulo Rangel (PT) e o deputado federal e presidente do PP baiano, Mário Negromonte.

O foco de tensão é a Bahia Pesca, ligada à Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), pasta comandada pelo PP. Rangel, como se lê em posts mais abaixo, centrou fogo na gestão que a legenda aliada de Wagner faz na Bahia Pesca.

Ainda ontem, durante o ato de novas filiações do neoaliado PDT, no Centro de Convenções da Bahia, o governador mandou um recado direto para o parlamentar petista. Ele disse ser a favor da liberdade de expressão, mas condenou a atitude do deputado Rangel. 

Wagner afirmou serem naturais as críticas, mas defendeu que elas ocorram internamente. “O jeito de tratar desses assuntos deve ser dentro da base, de um jeito melhor, a partir do diálogo”. O governador identificou que o caso se trata de uma disputa localizada, em Paulo Afonso, entre Negromonte e o petista, que é líder do PT na Assembleia Legislativa. “É natural que haja disputa localizada”.

Não se sabe se o governador terá força suficiente para aplacar a ira no PP. Em contato com o Pimenta, o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, prometeu que a liderança dos progressistas na Assembleia Legislativa estadual faria um discurso mostrando os equívocos de Rangel e o que estaria por trás da denúncia.