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Ainda há quem diga que agressão a professor em Itabuna é caso isolado. Pelo menos, foi assim quando um aluno de uma escola do bairro Conceição agrediu e ameaçou de morte a vice-diretora. Nesta semana, mais uma cena. E desta vez ocorreu no Grupo Escolar Félix Mendonça.

Uma aluna se desentendeu com uma professora. E isso foi o bastante para que a educadora levasse socos e pontapés. O episódio talvez sirva de exemplo para que, novamente, se fale em Ronda Escolar e seja motivo para promoção de reuniões de promotorias, polícia, educadores, justiça. Depois, talvez, tudo volte ao normal.

E o normal, nesse mundo e nesses dias cada vez mais estranhos, são as agressões ao professor, ao colega de sala. Mas denuncie o caso e vai-se dizer que a mídia é sensacionalista e nada fala de projetos didático-pedagógicos desenvolvidos nas (e pelas) escolas.

Nem todas as agressões físicas ocorridas em sala de aula seja contra um ou partido de um professor ‘vazam’. É um silêncio que estimula as agressões num ambiente que cada vez mais se rende às tentações da droga e do seu (ilusório) dinheiro fácil.

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  1. o aluno com passagem pela polícia, teve esta semana este diálogo com a professora:

    _Meu filho, você não faz nada, só fica conversando, atrapalhando a aula!
    _ Eu num tô fazendo nada, você parece até minha mãe!
    _ Você, meu filho? Ai, Ai…
    _ É até bom que não seja mesmo, porque se você fosse minha mãe, tomava uma surra todo dia!
    _ Ah, é? Eu estou fazendo o relato disso no meu caderno e vou passar para a direção.

    Moral da história: O caso levado à apuração, a professora será inquirida, certamente ela incitou o aluno, humilhou-o, por isso ele agiu assim… Ela é culpada, pelo entrevero e pela ofensa sofrida. O homem (menino, sempre menino), está com a razão ele é que foi violentado verbalmente.

    O próximo IDEB será ainda mais “evoluido”, os alunos vão à escola falar dos pontos… das revistas no presídio, das relações sexuais…das brigas na sala de aula, desaforos, bullying,
    coisas mais interessantes do que as questões do aquecimento global, do estatuto do idoso, da criança, passados na TV pen-drive; do estudo dos contos, das orações coordenadas…Isso tudo é “bestage”.

    É importante saber que professor não é imune aos problemas que o cerca, também não possui dispositivo disparador de defesa emocional. Os professores estão sufocados, sob pressão constante, amedrontados.

    Que os políticos invistam mais na educação e no ser humano, parem de pensar somente em seus interesses!

  2. RESPOSTA PARA LEIDIQUEITI: minha amiga eu não sei a onde vc quer chegar, pois não entendi porra nenhuma tá.e alem do mais o problema não está no professor, tão pouco no aluno, esta minha amiguinha na lei que é mal formulada cheia de falhas e bracha em que muitas, alias a maioria possui muitos sentidos que são mal interpretadas. uma delas é a menor idade. que concerteza não resolveria o problema da violência mais iria cair consideravelmente, pois um velho ditado que todo menor infrator(delinqüente) respeita é “UM MURRO QUE EU DOU EM UM ADULTO EU DOU EM UMA CRIANÇA”( MENOR),pois alei deveria ser assim aplicada da mesma forma.

  3. solucao…. uma salinha com grade para o arruaceiro e, de preferencia, na propria escola para servir de exemplo. Chega de administrar com o coracao. Ja se disse …. vamos tratar os DIFERENTES, DIFERENTE.

    E VAMOS CONDENAR E EXPULSAR DE VEZ ESTA MANIA DE QUE SAO MENORES, O PROBLEMA EH DO GOVERNO, NAO TINHA CONDICOES POIS O ESTADO NAO DEU, ETC….TEM QUE TER EDUCACAO (vagas tem).

    Outra coisa, que tambem fazia (esmolas) hoje nao faco mais…. tinha peninha, mas… hoje se nao estao sobrevivendo nao eh por causa de falta de emprego e sim por DIZ CARACAO (NAO CORACAO), teste varias vezes e sempre que me pediam falava que daria ateh mais, mas estava precisando resolver um problema em casa (grama alta, carro precisando de polimento, lavar piscina, etc….) e a resposta a mesma – problemas de coluna, inchaco nas pernas, fraqueza, etc….

  4. Não acredio no professor que diz que ” sEU” aluno o agrediu…para o aluno agredir o seu porfessor, certamente esse professor já o agrediu muitas vezes com palavras( palavras pesam mas que açoes).
    O que vejo é professores tratando adolescentes como imbesis, usando autoride arcaica.um aluno é como um filho, um professor como um pai, tem que aprender direcionar o aluno em sala de aula, aprender que poder e autordade nao combina com aprendizagem… temos que rever nosso conceito de professor, diferenciar professor de pedagogo e educador:professor = alguem que dá aulas, musica, dança, balé capoeira.apenas aplica o conhecimento em alguma habilidade que ele tenha ou alguma materia especifica. o pedagogo é o profissional que desenvolve feramenetas para facilitar essa aprendizagem assim como a relação professor aluno uma especie de mediador, quanto a educador esse nunca esistiu nunca tem funcionaidade na vida humana.. educador rima com adestrador apenas animais adestramos., um profiissional da educação para estar em sala de aula tem que pensar na pedagogia valoniana( pedagogia da afetividade), o que vc faz com AMOR dificilmente erra.

  5. Claudete,imbecis é com “c” e não com “s”,da mesma maneira que existiu,é com “x” e não com “s”.É Por isso que vejo que cada vez menos precisamos de pedagogos!

  6. Ai meu Deus!
    Estudante não é animal para ser adestrado e quem desenvolve “ferramentas” de aprendizagem é o próprio educador em sua disciplina, não é nenhum pedagogo! A propósito, quem educa, é a família, não é a escola. O papel desta é formar o cidadão, ajudá-lo a transformar informação em conhecimento e conhecimento não se faz apenas com capoeira, balé, dança…

    É preciso ficar claro que Lei não é poesia, para ter diversas interpretações, como querem os legisladores.

    A muitos estudantes está faltando limite que representa o AMOR, porque “QUEM AMA EDUCA”, não fica brincando de teorias, ou viajando na permissividade.

    Se o professor é desalmado, que se diga à meninada que “ofereça a outra face”, aquela da educação, do ser evoluido, assim, certamente haverá equilíbrio e respeito à vida e não a repetição da ignorância.

  7. Claudete, vá par a escola, você está precisando mesmo é de uma reciclage. alvez quando voltar de lá, mude um pouco o seu conceito a respeito dessa educação amorosa que você tanto defende.

  8. Assim como a Polícia atualmente vai à Universidade (formação de oficiais), à sala de aula, receber noções, durante os treinamentos e formação dos seus quadros (Oficiais e Praças), a respeito de relações humanas, direito, dentre outras disciplinas correlatas, os Professores necessitarão ir às academias de Polícia, receber treinamentos de defesa pessoal, …, tiro, usar spray de pimenta, máquinas de choque, bombas de gás lacrimogênio, bombas de efeito moral, cacetetes e armas com balas de borracha, …!!!

    Será criada a figura do “Professor blindado”, que terá de ministrar aulas com coletes à prova de balas, escudo e capacete, além e coturno com caneleira, …!!!

    Do jeito que a coisa vai, ainda chegaremos a esse absurdo, …!!!

    VERGONHA, …!!!

    Esse é o país que estará preparado, dentro de sete anos, para sediar Jogos olímpicos, …?!?!?!

    Como o brasileiro e muito criativo, certamente irá criar a “geração espontânea” da educação, …!!!

    Ou tudo não passará de uma, …, “PIADA olímpica”, …?!?!?!

    Será que nós queremos pendurar um brinco de ouro na orelha de um porco, …?!?!?!

  9. PELOS COMENTARIOS, DESSES PSEUDOS PROFESSORES, NEM PRECISA ADVINHAR, O QUE ELAS E ELES PRECISAM, FORA O APRENDIZADO, QUANTO , AOS ALUNOS, É FALTA DE BERÇO….O QUE OS PAIS , EM SUA MAIORIA , NÃO TEVE E TB , NÃO SABEM O QUE SIGNIFICA.

  10. Pelo visto tem gente se arvorando a falar de EDUCAÇÃO sem saber de nada a respeito. É pseudo sem saber o porquê – por que pseudo aí? Se as pessoas que estudam são pseudo, imagina… É pedagogo fora de hora e de lugar, é assassinato de gramática, é capoeira, é “pedagogia” da inversão de valores…

    É por isso que os jovens estão assim, coitados, ouvindo opiniões contrárias à sua dignidade. Certamente quem defende essas burrocracias não tem filho, porque noção da realidade não tem nenhuma.

    Parece que as aulas deverão ser à distância para os professores poderem ministra-las com segurança emocional e psicológica, livres dos gritos da turba que insiste em “vender seu peixe” a qualquer custo. Ainda assim, o que fazer com os estudantes que querem aprender e não podem?

  11. Boa, Sergio!! Se não fizerem algo pelos professores,seremos sacos de pancada.
    Agora, é para os menos avisados: quando o governo exigiu “inclusão social” em suas leis, não foi só para os deficientes e diferentes estarem, sem discriminação, na escola.FOI PARA OS MENORES MARGINAIS, DROGADOS E DEPENDENTES TAMBÉM.E NÃO FOMOS AVISADOS NEM PREPARADOS.Você foi avisado? E lá estão eles, no meio de filhos da sociedade, ensinando como se faz a coisa na base da agressão, da gritaria, da violência. Diante da Justiça, ficam bonzinhos,falam baixo, negam a verdade, prometem mudar. Na escola, soltam a voz, a bagunça,drogas, as bombas, arrastam, quebram e jogam carteiras(vai a uma escola qualquer de Itabuna e peça pra ver o tanto de carteiras quebradas!)Tem uns que chegam em sala de aula drogados!!A juventude está perdendo a vida, minha gente…
    Esses menores, espalhados pelas escolas públicas de Itabuna, estão ensinando todos os outros a ficar desta forma, pois um copo de água suja, contamina um tanque inteiro, de qualquer tamanho, não é verdade?? Pois, a maioria, hoje, dos jovens que aprontam, são filhos da sociedade, contaminados até mesmo pela televisão e internet “banda podre”. Os pais não querem, abandonaram ou não têm mais força para cuidar dos filhos em casa.”Esse menino(a) não tem jeito”.E são deixados pra lá, quando dão um grito com os pais!! Então, eles aprontam na escola. Lá,formam uma turma com os mesmos desejos de bagunça. Não assistem aula, correm e gritam pelos corredores, não trazem atividade de casa (que os pais deveriam ser obrigados a asssinar depois de pronta), sujam tudo, mascam chiclete e jogam pelo chão (visitem uma escola e vejam o chão, que vergonha). Será que fazem isto em casa? Senhores defensores dessa meninada,eles fazem essa baderna em suas casas?? Eles estão lá na escola fazendo tudo que os violentos fazem!!e não temos funcionários suficiente para trabalhar!!
    O promotor Clodoaldo tem socorrido muitas escolas, professores e diretores. Têm sido feito relatórios escabrosos. Pergunte a ele,Leidiqueiti, Claudete e tantos outros defensores desse tipo de acontecimento. Converse e leia os casos (não sei se pode), visite qualquer escola pública que você desejar e só depois faça um diagnóstico de Amor.Assim, fica mais justo. E é de justiça que estamos precisando, de socorro das autoridades e da sociedade, pois estamos adoecendo em sala de aula. Tem muitos professores estressados, com gastrite, dores de cabeça seguidas, com outras mainfestações físicas características diagnosticadas, em pânico como eu, com medo dos alunos. Nós precisamos de saúde para lidar com Educação!! Doentes não conseguimos dar o melhor de nós, que é o que todos querem.
    Estamos pedindo SOCORRO!!

  12. A solução do problema não está na crítica pela crítica.Pois de nada adianta ficarmos nos alfinetando, afinal parece q estamos todos no mesmo barco (com excessão de Claudete q tem uma visão fantasiosa, além de necessitar de umas boas aulas de português),estamos nos tornando reféns dos nossos próprios alunos,os quais podem ser analisados sob um ponto de vista naturalista, que diz ser “o homem um produto do meio”.Mas isso não quer dizer que não temos jovens buscando um futuro melhor através da construção do conhecimento que ocorre também na escola.O diálogo ainda é o melhor caminho!!!!

  13. Querida Leidiqueiti,boa noite!
    Quando acho que as coisas não tem mais jeito,que estou lutando
    por algo impossível, que estou sozinho nessa luta por uma educação
    verdadeira e plena, me deparo com esses fantásticos pensamentos que
    voce expos com tamanha maestria.Essas suas palavras deveriam ser o
    estatuto da educação em todo planeta.Vc renovou minhas forças.
    Gostaria imensamente de conhece-la.
    Meu E-mail: claudiomolfi@hotmail.com
    Durma na paz de JESUS.

  14. Oh, querido Cláudio Lísias!
    Conpartilhamos o amor pela vida, a crença no Homem, o desejo de fazer o melhor que pudermos para a construção de uma sociedade compatível com o conhecimento de que já dispomos para avançar cada vez mais…

    Eu também sinto uma dor grande, uma sensação de impotência tamanha, quando vejo todo nosso empenho ir ao pó. Mas o Universo conspira pelo BEM. É o que renova nossas forças. Idéias verossímeis nós temos, mas elas esbarram na má vontade da maioria de nossos mandatários, sem que tenhamos a coragem de desfazer suas astúcias, apesar de sermos a classe de trabalhadores de maior representatividade deste país.

    Muito obrigada, vc também renovou minhas forças!
    Um abração e muita paz!

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