Tempo de leitura: < 1 minuto

Por falar em Gramacho e justiça, o suplente de vereador Wellington Rodrigues, o Leléu (DEM), continua tiririca com a direção do seu partido. Hoje ele estava especialmente irritado com a direção nacional do DEM, que está querendo tomar o mandato de um político no Tocantins, por infidelidade partidária.

“Que moral nós temos para falar em infidelidade? Meu processo não anda por vontade do próprio DEM”. Em Itabuna, ele já cansou de apelar, pedindo uma forcinha do diretório.

Mas a presidente da legenda, Maria Alice, diz que até gostaria de tê-lo na Câmara, mas não dá. Sugere que Milton Gramacho sempre tem uma carta na manga para fazer os dirigentes democratas recuarem. Que carta seria essa?

Apesar de o flagrante de corrupção eleitoral envolver Milton e o então candidato Capitão Azevedo, só o primeiro foi denunciado à Justiça – ele foi acusado de compra de votos, operada por Julier Bispo dos Santos.

Tempo de leitura: < 1 minuto
g

A presidência da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e a direção do Grapiúna Tênis Clube travam uma queda-de-braço. Os dirigentes do velho GTC cansado de guerra sustentam que a água que abastece a sede do clube, na avenida Juca Leão, é retirada de um poço artesiano.

A Emasa desconfia. E a desconfiança aumentou após testes de qualidade da água, quando se detectou a presença de cloro e flúor em níveis semelhantes aos da água fornecida pela empresa municipal.

A direção do Grapiúna bateu pé. Na quinta-feira da semana passada, a Emasa desistiu de questionar, e desligou o ramal que abastecia o clube. Mas a dúvida – por parte da direção da Emasa – continua. Se rolar uma ‘secura’, então…

Tempo de leitura: < 1 minuto

A oposição decidiu acionar a Justiça Eleitoral contra as viagens do presidente Lula e a ministra e presidenciável Dilma Roussef. Na semana passada, o casal petista percorreu grandes trechos do rio São Francisco, a pretexto de acompanhar de perto (e de olhos bem abertos) as obras de revitalização e transposição do rio.

A oposição estrilou e Lula aproveitou o lançamento do PAC das Cidades Histórias, em Minas, para desdenhar de seus opositores. Ao lado dele, estava um cotado a presidenciável, Aécio Neves (PSDB). “Só peço calma [à oposição], porque nós ainda nem começamos a inaugurar o que nós temos a inaugurar nesse país. Tem muita coisa que ainda vai acontecer”.

Acompanhe a alfinetada presidencial:

Tempo de leitura: < 1 minuto

Parece mágica. Não é. É a aplicação – adaptada – de uma das mais famosas leis da Física, aquela que – a grosso modo – diz que toda ação gera uma reação.

Vamos ao exemplo: basta sair a informação que o processo do vereador Milton Gramacho vai entrar na pauta de julgamentos do TRE que um certo secretário e famoso advogado de Itabuna já arruma as malas.

Pontual, faz questão de chegar cedinho no tribunal. Como no dia 27 (terça-feira) será, mais uma vez, julgado o recurso eleitoral que mantém Gramacho no cargo, é bom não contar com o diligente causídico aqui na terrinha.

Recomenda-se calma ao nobre defensor. Pela pauta do tribunal, o processo de Milton Gramacho é apenas o 10º da fila.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Rafle condena atitude de emissora.
Barrado, Rafle condena atitude de emissora.

A eleição da OAB Itabuna gerou atrito entre a chapa do advogado Rafle Salume e a direção da Rádio Nacional. Rafle seria entrevistado nesta quinta, 22, no programa Cacá Ferreira, para falar de suas propostas para a subseção itabunense.

Dinei Oliveira e Daniel Gomes, sem nenhuma cerimônia, informaram a Rafle, hoje à tarde, que a entrevista estava cancelada. Isso, porque a chapa do advogado apóia a reeleição de Saul Quadros na OAB-BA.

Saul é um desafeto da família desde quando substituiu Dinailton Oliveira na presidência da subseccional baiana da OAB e afirmou que o filho de Daniel e irmão de Dinei havia deixado os cofres da Ordem em situação periclitante.

Para completar o quadro, Rafle disputa a OAB-Itabuna contra Andirlei Nascimento, que apoia Dinailton Oliveira.

Rafle não entendeu nada na postura da emissora, pois havia sido convidado a participar do programa. E o convite foi no ar, na última segunda-feira. O advogado emitiu nota repudiando a atitude da direção da emissora, classificada de “antiética e antidemocrática”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Finalmente, após 28 dias, foi encerrada a greve dos bancários da Caixa na Bahia. A decisão saiu após assembleia no ginásio de esportes do sindicato, no início da noite. Em vários estados, o movimento continua.

Os bancários baianos voltam ao trabalho amanhã. A decisão foi tomada porque os trabalhadores aceitaram a nova proposta da Caixa na reunião de conciliação, hoje, no Tribunal Superior do Trabalho,  em Brasília.

A Caixa se comprometeu com a contratação de mais 5 mil empregados até o final de 2010 e um abono de R$ 700,00, a ser pago na folha de janeiro de 2010. A greve garantiu também reajuste salarial de 6% e melhor PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

No Banco do Nordeste, greve continua, pelo menos até a assembleia de amanhã.

Da Redação: Mais cedo, o Pimenta informou que a greve na Caixa continuaria. A informação se referia ao resultado da reunião dos bancários com a direção da Caixa no TST, em Brasília. Para a Bahia, vale o post atual. Para o resto do país, as decisões também serão descentralizadas, e caberão aos sindicatos de cada localidade.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Especialista em tecnologia da informação, o ilheense Carlos Mascarenhas está uma arara contra a prefeitura de Ilhéus e o seu vergonhoso site. E soltou o verbo nos 140 caracteres do microblog Twitter:

Carlos Mascarenhas O Site de Ilhéus www.ilheus.ba.gov.br é tão vagabundo que nem o CEP está certo. Consta 45650-000 quando na realidade é 45653-280. VERGONHA!

E falando em twitter, siga o Pimenta também através do microblog (é só dar uma clicadinha aqui).

Tempo de leitura: < 1 minuto
.
A praia de Batuba, em Olivença, vai receber atletas das três américas

A Praia de Batuba, em Olivença, vai sediar, de 7 a 14 de novembro, o maior evento de surfe das américas. É o Pan American Surfing Games, que vai reunir cerca de 300 atletas de 20 países no Sul da Bahia. Na manhã dessa quinta-feira, às 8h, no Opaba Praia Hotel, em Ilhéus, uma entrevista coletiva com os organizadores vai esclarecer os detalhes da competição.

O evento acontece pela primeira vez no Brasil e abre, oficialmente, o verão 2009/ 2010 da Terra da Gabriela.

Além das competições, o projeto é integrado por shows e programas sociais. O Pan American Surfing Games será transmitido ao vivo pela internet e terá cobertura de sites, revistas e programas de televisão especializados, a exemplo da ESPN e Sportv.

O patrocínio é da Bahia Mineração, Petrobras, Bahiatursa, Azul Linhas Aéreas, Governo da Bahia e Prefeitura de Ilhéus. O evento aconteceria, originalmente, em Salvador, mas foi transferido para a Terra de Gabriela por interferência do patrocinador master da competição, a Bahia Mineração (Bamin).

Atualizado às 18h11min

Tempo de leitura: < 1 minuto

Médico se revela preocupado com a falta de estrutura do Hblem (foto Duda Lessa)
Médico se revela preocupado com a falta de estrutura do Hblem (foto Duda Lessa)

O desabafo do médico Cristiano Conrado encontrava-se hoje manuscrito em um papel e afixado na emergência do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães,em Itabuna. Em poucas linhas, o profissional descreve a situação de uma unidade de saúde que há muito tempo funciona precariamente.

Conrado descreve assim o plantão que deu na emergência, de 17 a 18 de outubro:

“Plantão caótico, devido à falta de material e procedimentos básicos. O P.S. sem ECG (eletroencefalograma) há 7 dias, radiologia somente realizando exames de extremidade com equipamento portátil, tomógrafo inativo, ausência de SABÃO no hospital (…). Não respondem às solicitações. Muitos pacientes graves e somente 02 respiradores disponíveis, um deles com funcionamento precário (…)”.

E finaliza:

“Por todos estes fatos expostos, digo que esta função de médico plantonista seria melhor nominada /classificada como GERENTE DE CRISE. Sem mais nada a relatar”.

Quanto à última observação, este blogueiro pergunta: e precisava relatar mais alguma coisa?

Tempo de leitura: < 1 minuto

Terminou sem acordo a audiência de conciliação entre o Sindicato dos Bancários e a direção da Caixa Econômica Federal no Supremo Tribunal do Trabalho nesta quarta-feira.

Os bancários dizem que a direção da Caixa continua se negando a atender às reivindicações dos trabalhadores. Outra audiência está marcada para a próxima sexta-feira (23).

O mesmo impasse se dá com os trabalhadores do Banco do Nordeste. Os dois bancos oficiais permanecem em greve, que se estende há 28 dias. Nessa quinta-feira as duas categorias fazem assembleia para decidir qual o rumo do movimento.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.

O governo Azevedo está sofrendo com a ausência do seu líder na Câmara, o vereador Milton Gramacho, que tem deixado o prefeito na mão em situações cruciais.

Aconteceu ontem, na discussão sobre o projeto que estabelece o regime jurídico dos servidores, e hoje, quando foi votado o decreto que anula o reajuste da tarifa da Emasa.

Nas duas situações, Gramacho estava em distante da Câmara. E o prejuízo político foi grande para o governo.

A dúvida é se o comportamento do líder é  só desatenção ou represália ao tratamento que vem recebendo do prefeito. O maior número de apostas é na segunda hipótese.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma guerra se desenrola no PPS itabunense para decidir quem vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2010 pelo partido. O vereador e presidente da Câmara de Itabuna, Clóvis Loiola, aparece hoje como o ungido. Até o início dessa semana a direção do PPS garantia que a vez é do ex-vereador César Brandão.

A assessoria de Loiola vazou para a imprensa um documento com assinatura da presidente, Mariana Alcântara. Datado de ontem, o documento diz que Loiola “tem total apoio dos diretórios municipal e estadual” para a disputa de uma cadeira na Assembleia.

Por enquanto, Brandão parece estar perdendo a parada. Mas ainda falta rolar muita água por baixo dessa ponte.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Gramacho foi curtir feriado nas Alagoas.
Gramacho foi curtir feriado nas Alagoas.

Situação complicada a do líder do governo na Câmara, Milton Gramacho (PRTB).  Ele aproveitou o feriadão em Itabuna, na última segunda, e viajou para a bela Maceió (AL).

Resultado: a bancada governista ficou sem líder hoje à tarde e o governo sofreu fragorosa derrota na Câmara de Vereadores, na votação do decreto legislativo que revogou o aumento ilegal nas contas de água.

Enquanto os governistas arrotavam caviar, a oposição se articulava direitinho. Foi discutir estratégia para a votação em Ilhéus, hoje de manhã.

Essa bancada governista, decididamente, faz água…

Tempo de leitura: 2 minutos

A Câmara de Vereadores acaba de anular o aumento de 14,92% na conta de água em Itabuna. O reajuste foi determinado em 5 de junho pelo prefeito Capitão Azevedo (DEM) e vigorou ilegalmente já no dia 1º de julho.

Por lei, o aviso do reajuste teria de ser veiculado com trinta dias de antecedência no Diário do Município e em veículos de comunicação, o que não ocorreu. Por isso, os vereadores aprovaram decreto legislativo que anula o reajuste determinado pelo prefeito Azevedo, em segunda e decisiva votação.

O reajuste escalonado de 14,92% começou a valer em julho. A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) terá de ressarcir todos os seus consumidores pela cobrança do reajuste ilegal. A votação foi encerrada há pouco.

Apenas dez vereadores estavam na sessão, mas Solon Pinheiro, Milton Cerqueira e Didi do INSS se ausentaram do plenário para não votar o decreto legislativo.

Dos que não fugiram da raia, Raimundo Pólvora e Clóvis Loiola, ambos do PPS, seguiram recomendação do governo e, diante de ameaça de perda de cargos na prefeitura, votaram pela manutenção do aumento nas contas de água.

Os vereadores  Vane do Renascer (PT), Wenceslau Júnior (PCdoB), Roberto de Souza (PR), Rose Castro (PR) e Ricardo Bacelar (PSB) votaram a favor do decreto 40/2009, que acabou aprovado por 5 a 2, e anula o reajuste ilegal.

RESSARCIMENTO JÁ NA CONTA DE NOVEMBRO

O consumidor pode exigir diretamente da Emasa o ressarcimento pelo que foi cobrado ilegalmente ou, se houver resistência, recorrer à Justiça. Pelo menos, é o que entende o primeiro-secretário da Câmara, Roberto de Souza, ouvido há pouco pelo Pimenta.

Da base do governo, Rose Castro (PR) votou pela derrubada do aumento ilegal da Emasa. E justificou: “não posso aceitar isso. Devo meu feijão e minha farinha ao povo”, disse.

A polêmica do reajuste ilegal da Emasa perdura desde o início de agosto, quando a Câmara foi acionada por eleitores e decidiu por votar o decreto legislativo para cancelar o aumento autorizado por Azevedo.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.

Política é isso. Faturar sempre, de um jeito ou de outro. O deputado federal ACM Neto sabe disso – até pela educação familiar que teve. Tanto é que comprou briga na Assembleia Legislativa contra a aprovação da PEC que dava direito a aposentadoria precoce a ex-governadores.

Ele torcia para que a proposta não saísse de pauta. Era a chance que teria para continuar fustigando Wagner até as eleições de 2010. Não deu. O deputado Marcelo Nilo resolveu, após protesto até dos beneficiados, retirar o projeto de pauta.

Mas isso não quer dizer que Neto desistiu. “O governador ficou com medo das eleições e pediu para retirar a PEC da pauta da Assembleia”, espeta. A propósito, ACM Neto continua com a distribuição indiscriminada de spams nos emails alheios.