Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) se comprometeu, formalmente, a adquirir um tomógrafo para a rede pública de Itabuna. O compromisso foi feito em janeiro deste ano, após longas negociações com o município. O tomógrafo ainda não chegou, assim como a UTI Móvel também prometida.

Em contato com o Pimenta, a Secretaria de Assuntos Governamentais e Comunicação Social de Itabuna observa que, por enquanto, a solução mais rápida para a rede pública (“saída mais viável”) no caso dos exames de tomografia é a liberação de R$ 880 mil, assegurados por emenda individual do deputado Paulo Magalhães (DEM-BA). O valor cobriria as aquisições de tomógrafo e lavanderia industrial. A emenda beneficia o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem).

O tomógrafo do Hblem foi adquirido, ‘de segunda mão’, pelo ex-prefeito Fernando Gomes. Quebrado, para nada serve. A saída para a população era utilizar o tomógrafo do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Também está quebrado.

A Secretaria de Assuntos Governamentais ressalta que a medida emergencial adotada foi encaminhar casos urgentes à rede de saúde de Ilhéus, transporte feito em ambulância do município.  A secretaria destaca, ainda, que a responsabilidade pelos serviços de média e alta complexidade é do governo estadual.

7 respostas

  1. A secretaria de assuntos governamentais está desatualizada, o secretário que era do Governo de Cuma, sabia das negociações, porque o tomografo pertencia a COTEF do atual secretario da saude Antonio Vieira e fica botando a culpa em Fernando Gomes, ele foi funcionando, mas uma briga pessoal entre a “dona” do equipamento e a COTEF acabaram por surrupiar uma peça importante do tomografo e quase deu policia e ninguem fala no assunto. Por isso fiquem esperando as PROMESSAS DA SESSAB sentados, que em pé cansam. Quem quebrou o aparelho foi o mau uso dos funcionarios do Hblem e os Médicos que mandavam seus pacientes particulares para fazer os exames de graças no hospital, por isso o dinheiro na chega para pagar o povo de lá.

  2. Muito engraçado:pagam fortuna a ortopedistas e outros,cujo valor pagaria facilmente um tomógrafo e querem jogar a culpa na SESAB.Se querem um modelo de administração hospitalar vão ao Hospital Geral Luiz Viana Filho aprender com a atual diretoria,que, com o apoio do Governo Estadual e com um trabalho sério e competente, está transformando o antigo hospital num Centro e Referencia

  3. E mesmo quebrado o amigo de campanha de Cuma & Cia recebia todo mês o cheque pelo tomógrafo alugado. Um que tem rosas no nome.

    Ehh Boi…!!! Ehh Boi…!!!

  4. Se as verbas de propaganda do governo fossem usadas para a saude, educação e segurança a Bahia seria um paraíso!!São centenas de milhoes gastos. Mas a realidade é muito difernte da propaganda que se faz!

  5. Tudo isso nâo é bom pra nosso povo de itabuna e região, temos que unir forças para ajudar a população, Infelismente todos os clubes de serviço de Itabuna estão cegos surdos e mudos, se fosse negócios deles particulares deles, já tinha feito seus pronunciamentos, como membro do CMSI( CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITABUNA), vou fazer uma provocação na próxima reunião do Conselho sobre este assunto e ver o que podemos fazer pra ajudar o povão.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *