Tempo de leitura: < 1 minuto

Acendeu, de vez, a luz vermelha (ou seria azul?) na campanha do carequinha José Serra (PSDB). Divulgada hoje, a pesquisa Sensus mostra a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) empatadíssima com o tucano e ex-governador de São Paulo. No duro, dá 32,7% a Serra e 32,4% para Dilma. Ou seja, diferença de ínfimos 0,3%.

Este é o resultado no cenário em que Ciro Gomes (PSB) está na disputa e aparece com 10,1% e a ex-ministra Marina Silva (PV), com 8,1%. O levantamento foi feito entre os dias 5 e 9 deste mês.

Foram ouvidas 2 mil pessoas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.Votos brancos e nulos somaram 7,7% e 9,1% não souberam ou não quiseram responder.

Quando Ciro Gomes é retirado da disputa, Serra ganha um fôlego extra, porém menor do que em outras rodadas de pesquisa. O tucano vai a 36,8% e a petista pontua com 34%. Marina vai a 10,6%. Neste cenário, 10,1% optam por voto branco ou nulo. 9,5% ficaram no ‘muro’ (não responderam ou não souberam responder).

22 respostas

  1. Esse, sim, é um fato novo. O estacionamento da candidatura de Serra no patamr dos 30%, onde ele fica patinando; e do outro lado a candidatura de Dilma, que não para de crescer.

    O entreguista Serra não tem carisma, é antipa´tico, e pra piorar tem ao seu lado FHC, o ex-presidente com um dos maiores índices de reprovação da história do país, enfim, um corvo.

    Do outro lado, Lula. O presidente com o maior índice de aprovação, líder que o povo se identifica, e uma altíssima capacidade de transferir votos.

  2. Pesquisa encomendada por sindicato não merece credibilidade, portanto a turma do PT, pode comemorar a vontade. Vamos ver como a protegida do Lula, irá se comportar no dia 1o. de agôsto no debate pela TV Bandeirantes.

  3. O que está em jogo nesta eleição não são os nomes dos candidatos, mas o programa de governo.

    Um é privatista e entreguista e em oito anos praticamente dilapidou os bens nacionais. Trocou a Vale do Rio Doce por alguns cachos de bananas. Sumiu com as bananas. Distribuiu o dinheiro do povo para banqueiros. Manteve o País submisso a interesses exógenos.

    Outro vai no rumo contrário, prioriza o patrimônio público, a presença forte do Estado na defesa dos interesses nacionais, as políticas sociais e a soberania.

    Podia ser até um “poste”, como afirmam alguns… Eleitor sensato e que ama verdadeiramente seu País, vota no candidato indicado por Lula.

  4. Perdeu credibilidade quando apontou o apático Ciro à frente de Marina.

    Ademais, as outras pesquisas – datafolha – apresentam números bem diversos. Diga-se: Serra está na ponta e perde apenas no Nordeste.

  5. A TUCANADA ESTA NERVOSA.O SERRA NAO FALA AO POVO BRASILEIRO;E SIM A BURGUSIA.PRIVATIZAÇOES NUNCA MAIS.FMI TB.O REGRESSO DOS NORDESTINOS AO SUDESTE NUNCA MAIS.DILMA NELES 2010,LULA 2014.2018 TUCANADA TERAO Q ESPERAR 2022…TA LONGE EI!eI!IRSRSRSRS.O BRASIL PODE MUITO MAIS.OU MELHOR NOIS FAZEMOS MUITO MAIS.QUE VENHA OS DEBATES,TEMOS O QUE MOSTRAR.E O SERRA VAI PROMETER O QUE?DESEMPREGO,ESTAGUINAÇAO DO PAIS VAI DESTRIBUIR SOMENTE DINHEIRO-PRA OS BANQUEIROS EUMA BANANA PRO MAIS POBRES.TODA MINHA FAMILIA VAI DE DILMA 13.E OLHE QUE SAO 32 VOTOS

  6. Souza Neto.
    Já paraste para imaginar o que seria a Vale,a CSN, a Usiminas administradas por estes pelegos ??
    Fique sabendo que o que a Vale paga de impostos depois de privatizada corresponde ao que ela produzia quando estatal.
    Vç sabe que a Petrobras não teve “caixa” para honrar a folha de pagamento de Dezembro de 2008.Para tanto “pegou” 1 bilhão no Banco do Brasil mais 1 bilhão e trezentos milhões na Caixa.
    Vç está recebendo suas correspondências com a mesma regularidade de tempos atrás?
    Ou vç não leu que os Correios estão com um “pé na cova”.
    Portanto “Seu Souza”. Se ligue.
    Fernando
    Ilheus/Ba

  7. Caríssimo Rehem,

    Você precisa entender quais os veículos de comunicação que tem isenção nesse país. A Folha de São Paulo tem lado e a sua empresa de pesquisa DATAFOLHA, também.
    Naquele momento de avanço da Dilma nas pesquisas, havia necessidade de levantar a moral da tropa que estava em baixa, aí arranjaram aquela pesquisa mostrando uma retomada de Serra nos índices.
    É fundamental analisarmos os índices de pesquisas sérias, verificando as intenções de votos nos extratos sociais, constataremos que a candidata da Frente Popular representada pela Ministra de LULA, pontua acima do candidato da Folha de São e Rede Globo, nas classes A, B e C (os intelectuais e de renda elevada – formadores de opinião). Quando o LULA puder subir no palanque abraçado com a DILMA, dizendo que ela vai continuar a obra de reconstrução do país e da dignidade do povo; a classe D e E (os mais pobres, inclusive os do bolsa família), também vão acompanhar as três primeiras, pois elas ainda não pontuam bem para Dilma devido ao pouco conhecimento dos candidatos. Aí serão mais 8 anos do projeto nacionalista que a elite torce o nariz.

  8. A PESQUISA É BOA E VALIDA, feito por um instituto respeitado contratada por uma organização como qualquer outra. TODO O RESTO É CHORUMELAS. se serra ou dilma vão ser melhores a historia é outra

  9. Se essa eleição for disputada em pesquisa encomendada, Dilma já é a presidenta do país de babacais, ou seria, bananais? Gente, deixa a campanha começar pra tudo isso ser desmacarado. Chega de paixonite!

  10. Acho que foi o SINDLUPT (Sindicato dos Lunáticos Unidos em Prol da Terrorista)
    Estadão.com.br
    O instituto Sensus foi obrigado a corrigir um erro no registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) da pesquisa divulgada nesta terça-feira, 13, apontando empate entre os pré-candidatos à Presidência José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). No registro original que aparecia na página do TSE, a contratante da pesquisa era o Sindecrep (Sindicato de Trabalhadores em Concessionárias de Rodovias) de São Paulo. O sindicato, no entanto, negou que tivesse contratado a pesquisa. O Sensus informou depois na página do TSE que a pesquisa foi contratada pelo Sintrapav-SP (Sindicato dos Trabalhadores da. Indústria da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo).
    Este sentimento de perpetuar-se no poder vem da gênese sindical. É bom o PT entender que a Nação Brasileira não é um sindicato SINDCLADO. Pergunte aos Presidentes de qualquer Sindicato, hoje SINDQUIETOS há quanto anos ele pertence à redoma que manobra o seu sindicato. Hoje Presidente, amanhã Diretor, depois presidente e assim caminha para a perpetuação.

  11. Esses leitores do Estadão (jornal medieval), Folha de São Paulo, (o jornal que emprestava carros pra transportar adversários da ditadura pra serem subjugados em sessóes de torturas), Veja etc, adoram repetir as insanidades e chamam Dilma também de terrotistas. Oh, cérebros obscuros, meu Deus!

    O outro acha que sindicato é pra está aliado ao PSDB, FIESP ou sabe-se lá a quê. Meu Deus de novo. Luz, quero luz.

    O outro só acredita em pesquisa quando José Serra aparece na frente. Oh, Meu Deus, (de novo) joga um pouco de luz nesses cérebros obscuros!

  12. De uma coisa que sei: O Lula está com medo, …!!!

    Ele convenceu o vice José Alencar a não sair para disputar o Senado por Minas Gerais, pois poderá se licenciar para ajudar na campanha da Dilma e não quer entregar a presidência ao Sarney, …!!!

    A Dilma, sozinha, parece criança quando se tira as rodinhas laterais da bicicleta pela primeira vez: Sozinha, ainda não se equilibra, …!!!

    Outro fator que preocupa a cúpula petista é a dificuldade em transferir votos do Lula para a candidata do PT, …!!!

    Resumindo: Não vai ser fácil “carregar o piano”, …!!!

    Tentar eleger a Dilma será tão difícil quanto empurrar um caminhão carregado ladeira acima, …, muita gente terá que “suar bastante a camisa”, …!!!

    Até o Presidente do Banco Central seria “mais leve”, por incrível que pareça, pois teria a seu favor, como mote de campanha, o controle das finanças e o trabalho bastante competente à frente da referida Instituição, além da simpatia da maioria dos empresários, …!!!

    A saga da Dilma rumo ao Palácio do Planalto está parecendo muito com o que ocorreu em Itabuna nas últimas eleições para Prefeito, …, e, fazendo uma analogia, o desfecho poderá ser o mesmo, …!!!

    Quem viver, verá, …!!!

  13. Senhor Fernando Florêncio

    Com minhas mais sinceras considerações, devo dizer-lhe, ou melhor, perguntar-lhe:

    – “Já paraste para imaginar” o que seria do gás e do óleo do Pré-Sal se a Petrobras estivesse privatizada como queriam os DEMO/TUCANOS?

    – O fato de a Vale do Rio Doce estar pagando atualmente um valor em impostos que corresponde ao seu lucro antes de ser privtizada justifica a entrega desse patrimônio do povo ao capital privado?

    – O senhor tem ou teve alguma informação (privilegiada) dos setores de Inteligência do País para ter a noção concreta dos riscos que a Nação brasileira corre com a adoção de políticas neoliberais como as praticadas pelos DEMO/TUCANOS?

    – Que conhecimento ou experiência o senhor possui sobre Política Internacional? Fez algum curso sobre o assunto? Onde? Em que instituição?

    – O senhor sabe o significado da palavra “pelego”?

    – Na sua opinião pelego e quem defende os interesses do trabalhador ou do capital?

    – O senhor já ouviu falar no “aparato internacional” formado pelas potências hegemônicas da economia mundial cuja finalidade é implantar uma espécie de “governança global” por meio da subjugação proporcionada pelo subdesenvolvimento econômico e tecnológico?

    – O senhor sabe que esse “aparato” tem realizado insidiosas “intervenções” nos países com potencial extraordinário para o crescimento como o Brasil?

    – O senhor tomou conhecimento de que a economia do Brasil deixou de ser “comandada” por interesses exógenos depois que o atual governo pagou a dívida com o FMI?

    – O senhor deseja o retorno dessa situação, cujo interesse maior é do imperialismo norte-americano?

    – O senhor concorda com a premissa neoliberal (defendida pelos DEMO/TUCANOS) de que há um determinismo “imposto” pelo nascimento? Isto é, quem quem nasce pobre deve assim permanecer até a morte em razão desse “determinismo”, por ser uma causa natural e sem solução?

    – O senhor sabia que por causa dessa premissa – determinismo -, os neoliberais afirmam que os países ricos não devem ajudar os povos das nações africanas?

    – O senhor acha que o Estado tem que ser mínimo e ausente das questões de interesses nacionais e do povo brasileiro?

    – O senhor também acha que todos problemas que afligem o povo brasileiro no que tange à pobreza, a fome, a falta de moradias, a distribuição de renda e outras mazelas serão resolvidos pelo empresariado (capital) e que a intervenção do Estado se faz desnecessária?

    _ Na sua opinião, os oito anos de governo dos DEMO/TUCANOS resolveram os problemas supra-citados?

    Solicito que o senhor observe que a escolha nesta eleição transcende aspectos como nomes de candidatos, estatais que não prestam serviços com eficácia ou são alvo de “aparelhamento” e/ou corrupção. Estes problemas tem solução! O que não terá retorno, será irreparável, é a volta de uma ideologia que não valoriza a cidadania e o social, que aniquila a soberania do Brasil, entregando-o (novamente) aos interesses alienígenas dos povos anglo-saxões, com seu irrefreável ímpeto imperialista de colonizar o Mundo.

    “JÁ PARASTE PARA IMAGINAR?”

  14. Senhor Fernando Florêncio

    Por último, o senhor acha que as tentativas dos EUA em impedir o enriquecimento de urânio pelo Irã se deve unicamente à potencial ameaça de fabricação e uso de armas nucleares?

    Que outros aspectos estariam envolvidos nesse caso?

    Será que o aspecto do desenvolvimento tecnológico e a superação dos problemas crônicos daquele país não estão sendo levados em conta?

    O senhor se lembra que o Irã já foi “governado” por uma pessoa “indicada” pelos norte-americanos na década de 40? Um sujeito chamado Mohammad Reza Pahlevi, que implantou uma ditadura no Irã.

    O senhor sabia que foram os EUA os criadores do ditador Saddam Hussein?

    Que o exército de Saddam foi equipado pelos EUA para invadir o Irã numa guerra que durou oito anos (1980-1988), para atender os interesses econômicos e imperialistas de “Tio Sam” contra os governos dos chamados “Aiatolás”?

    Que os EUA estão “contrariados” com a nova política brasileira adotada pelo atual governo?

    Que as reuniões dos DEMO/TUCANOS, realizadas no apartamento do FHC, situado na rua Rio de Janeiro, bairro de Higienópolis, SP, contam com a presença e assessoria de agentes da CIA – Central Intelligence Agency?

    “JÁ PARASTE PARA IMAGINAR?”

  15. Enquanto Serra conta com as companhias dos ex-presidentes FHC e Itamar Franco, Dilma encontra-se muito mais bem acompanhada, pois tem ao seu lado as companhias de Collor e Sarney, homens da mais ilibada reputação.

    Dá-lhe Dilma!!

  16. É MUITO IMPORTANTE ESTE ESPAÇO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA QUE TODOS NÓS POSSAM EXPRESSAR NOSSOS SENTIMENTOS E REVINDICAR O QUE É ÚTIL. O GOVERNO DA BAHIA WAGAREZA TENTOU A TODO CUSTO LEVAR TODA A PANELINHA DE (ACM) PARA O PT-LECO BAHIANO, MAS SÓ CONSEGUIU O HOMEM DOS GRAMPOS QUANDO ELE ERA GOVERNADOR, MESMO ASSIM EM TROCA DO SEU LUGAR NO(TCM), COLOCAR UMA PESSOA DE SUA FAMILIA, E CÉSAR BORGES ERA MUITO IMPORTANTE PARA WAGAREZA, MAS NA POLÍTICA TEM DESSAS COISAS, GEDDEL ERA MUITO BOM QUANDO AJUDOU ELEGER WAGAREZA MAS DEPOIS DE ELEITO ESTE PARTIDO PT-LECO NÃO SABE RETRIBUIR APOIO.GOVERNADOR DESCA DO PALANQUE E TRABALHE PARA O POVO DA BAHIA, WAGAREZA VOCÊ É IGUAL WALDIR MOLEZA.

  17. A Dilma pode não ter a simpatia da maioria, mas ela é uma grande administradora. Vejo que muita gente ainda permanece no grupo que reprovou LULA anos atrás porque tinha “filho na rua”. Estes se fossem “convidados” a atirar pedra na pecadora, não titubeariam… A Dilma é da geração de mulheres avançadas que entraram na luta pelo resgate da liberdade na era do chumbo. Ela é representante de centenas de moças que morreram torturadas, estupradas nos porões da ditadura e hoje são renegadas, quando falam na Dilma com preconceito e ódio. Voto na Dilma porque sou esclarecida e ela representa o resgate e a força da nacionalidade feminina. E porque o Presidente LULA é um homem sem preconceito, vanguardista, inteligente e um grande humanista, reconhecido no mundo inteiro.

    Já o Serra, acabou de protagonizar um dos episódios mais odiosos contra os professores – do Estado por ele governado – em greve por melhores salários. Certamente ele também surrupia as verbas da educação para empregar na própria Campanha, por isso falta para remunerar a quem trabalha. Gente, sejamos críticos e sensatos, Serra representa a velha política retrógrada. Somente depuraremos a política, quando aprendermos a eliminar as raposas.

    Fora Serra!!!

  18. Olá Srs Souza Neto, Leidikeiti e Ricardo Seixas! Meus parabéns a voces pelas belas colocações. Gostaria de enriquece-las com minha própria opinião mas é desnecessário, pois voces ja disseram tudo que eu teria de escrever. Será que o ilustre Fernando Florencio tem alguma novidade pra nos dizer?

  19. Não condeno o senhor Fernando Florêncio. Aliás, jamais faria tamanha indelicadeza com quem quer que seja.

    O problema do senhor Fernando Florêncio é estar com uma micro visão dos assuntos políticos brasileiros e suas relações com o mundo. Faz-se necessário uma ampliação dessa visão (macro) para perceber o que realmente é importante para a Nação brasileira.

    O governo Lula/PT tem dado prioridade a essa macro-política sem, contudo, esquecer-se dos problemas internos e imediatos. Essa visão macro só dá frutos no médio e longo prazo, embora alguns avanços já sejam visíveis. Seus resultados são permanentes.

    No cenário mundial, qualquer que seja o tema, o Brasil deixou de ser coadjuvante e passando a protagonista.

    O povo brasileiro não aceitará uma volta ao passado!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *