Tempo de leitura: < 1 minuto

JW comemora aprovação.

O governador Jaques Wagner está em Brasília e comemorou, neste final de tarde, a aprovação da MP 500 (leia mais aqui). A medida provisória beneficia, pelo menos, 3 mil cacauicultores baianos que estavam fora do PAC do Cacau e impossibilitados de renegociar dívidas contraídas em financiamentos para a lavoura.
A MP ainda depende da sanção do presidente Lula. Para Wagner, a “aprovação [da MP] marca hoje mais um grande avanço na recuperação da região da lavoura cacaueira”.
O gestor baiano credita a aprovação ao esforço e ao entendimento de vários setores de governo, tanto o dele como o federal, e ressalta que a MP atende a uma reivindicação do agronegócio.
– Agora, serão incluídos novos contratos em condições mais favoráveis aos cacauicultores, além da melhora nas condições do processo de negociação desses contratos.
A secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, alerta aos produtores para o prazo de renegociação da dívida (30 de junho de 2011) e recomenda que se busque as instituições financeiras o quanto antes. Chiavon, que também trabalhou pela aprovação da emenda, acredita em “fôlego” para os produtores com a MP 500.

Uma resposta

  1. “O novo já nasce velho” (O Rappa)
    É com essa frase que recebemos a notícia da liberação de recursos para os cacauicultores. Sem dúvida alguma se faz necessário investimentos na agricultura baiana, muitos pequenos produtores de cacau deixaram a atividade por falta de recursos. o que incomoda e pensar que aqueles velhos conhecidos encharcados do ranço do coronelismo, também vão se benefeciar toda essa dinheirama, sanguessugas que esbanjavam todo dinheiro, que deveria ter sido aplicado aqui na cidade, esbanjavam sim na Europa e na capital. Sou a favor de investimentos sim, mas não baseado na monocultura, é preciso diversificar a produção regional e trazer novas indústrias.
    Enquanto isso só fica a dúvida, será que todo esse dinheiro vai ser reaplicado aqui na cidade?
    Salomé

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *