Tempo de leitura: < 1 minuto
Um documentário produzido pelo estudante de Comunicação Social da Uesc, Lázaro Vasconcelos, está concorrendo ao prêmio do Concurso Internacional de Vídeos na Internet sobre Cacau e Chocolate. O trabalho, sobre o sistema agroflorestal conhecido como cabruca, foi realizado por Vasconcelos como trabalho de conclusão de curso.
Assista
Resposta de 0
MaIs? Com “i”? Mas afinal, que português do cabrunco é esse?
CACAU E MATA ATLÂNTICA-VERDADES E MENTIRAS
Cabruca
Não é um sistema e sim um método assim como a coivara, herdado dos exploradores advindos do semi árido nordestino que aprendeu com os índios. Tornou se um termo regionalizado. Cabruca empregado para caracterizar “brocar a mata”, uma forma de plantar cacau sem derrubar toda vegetação.
A história do cacau na Bahia aproxima-se dos 250 anos quando grupos de migrantes e imigrantes chegados de regiões áridas do sertão baiano e sergipano, assim como de outros países, enfrentaram os desafios para se estabelecer agronomicamente numa região de floresta tropical virgem habitada por índios e animais. A terminologia cabrocar veio do sertanejo de Sergipe, onde em suas origens usavam este método para dominar a caatinga agressiva onde tiravam a vegetação mais fácil de dominar até alcançar as mais agressivas. A terminologia “cabruca” foi adaptada do cabrocar do sertanejo.
A principio o cacau foi implantado baseado nas informações de suas origens “desenvolvia debaixo das florestas”, surgiu então o que tecnicamente se chama de sub-bosque da mata primária.
Que bom para a região ter estudantes, com talento !!!! e pena q tem uns babacas q só servem para criticar!!!!