Tempo de leitura: 2 minutos
Viaturas da PF e Receita em frente à casa de Beto Meira em Ilhéus.
Policial vasculha carro de empresário.

A Polícia Federal estima que o esquema de uso de “laranjas” por parte dos verdadeiros donos da rede de supermercados Meira tenha causado prejuízo de R$ 17 milhões nos últimos três anos.

Hoje pela manhã, agentes da PF e da Receita Federal baixaram na casa do proprietário da rede, Beto Meira, para cumprir mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal em Ilhéus.

De acordo com a PF, Beto Meira utilizou um esquema de sonegação de impostos conhecido como “mata-mata”. Neste esquema, a empresa é criada com uma razão social fantasma ou simulada que será usada pela empresa de nome fantasia (Meira, por exemplo).

A PF explica que, quando é gerado montante “elevado de tributos”, a razão social é transferida ou a empresa é declarada inativa. A empresa é “fechada”, mas continua-se usando o nome fantasia, no caso, Meira.

O dono do Meira, segundo as investigações, constituiu diversas empresas com o nome fantasia da rede, mas em nome de laranjas. O objetivo era fazer com que os proprietários se eximissem de responsabilidades tributárias.

Para facilitar o esquema, os sócios não são detentores do capital nem administram as empresa. Conforme a investigação da PF, isso facilita o fechamento das empresas criadas de fachada. A dívida fica para o erário. No site, o Meira identifica a maioria de suas lojas como “franquia”.

19 respostas

  1. As informaçoes procedem?porque a federal nao aproveita a oportunidade e prende os bardeneiros que se dizem indios e invaden as propriedades dos pequenos agricultoresa em Ilheus?Ja passou da hora!Ja quem produz e trabalha……

  2. É JUSTAMENTE POR ISTO QUE OS GOVERNOS NAO PODEM DIMINUIR A CARGA TRIBUTARIA DOS IMPOSTOS AOS EMPRESARIOS. QUANTOS MAIS ELES GANHAM AUMENTAM A GANA E NAO PAGAM IMPOSTOS CRIANDO EMPRESAS FANTASMAS.
    DEPOIS APARECE O COORPORATIVISMO EMPRESARIAL EM DEFESA DE PESSOAS SEM ESCRUSPULOS COMO ESTE.
    EMPRESARIOS ASSIM NAO DIFEREM EM NADA AOS LADROES DE GALINHAS OU TRAFICANTES. TODOS DEVEM IR PARA A MESMA CADEIA.

  3. Concorrência desleal com quem paga todos os impostos em dia.Assim é fácil crescer tanto em tão pouco tempo,enquanto quem arca com suas obrigações em dia amarga dias insólitos nas mãos dos bancos,esses aí multiplicam-se mais rápido que o mosquito da dengue.

  4. Aguardemos os próximos capítulos, sabem no que vai dar???
    Perseguem tanto os pequenos que de vez em quando é bom vê-los sendo perseguidos!Mesmo que não dê em nada,pois quem tem dinheiro paga advogado bom e Pirlim pim pim!!num passe de mágica livram-se até de assassinatos confessos.
    Aqui prá nós a frase:” TEJE PRESO” deve ser muito feia e triste de ser ouvida,né não?

  5. Tenho certeza que se esses 17 milhões tivessem sido pagos estariam dentro de cuecas e meias dos nossos HONESTÍSSIMOS governantes. Que diferença ia fazer pra população, não é?!

  6. A “rede” Meira emprega sim,mas paga mal e o trabalho é quase escravo.As pessoas defendem esses empregos,mas se esquecem que esses trabalhadores sofrem nas mãos desses “empresários” inescrupulosos.Justiça já!

  7. Sofrer pq tem emprego digno? Carteira assinada? Isso nao existe “cidadão”! É como o Anonimo falou: quem desses que estao gostando da desgraça alheia estao se apossando dos 17 milhões? Hahahha o que é isso gente…o Meira emprega tanta gente, ajuda tanta gente, tantas familias dependem deste supermercado pra sobreviver…por favor , nao vamos somente sobressair os defeitos…aluem se lembra da Creche Meira?? Onde a finalidade era ajudar na educação de crianças que ate entao nao tinham nem o que comer…paciencia…

  8. E tem mais Além dos impostos verifiquem a quadrilha formada por policiais que trabalham pra eles e a questão de cargas roubadas e até homicidios.

    Atentos PF e Policia civil

  9. Ah Morena, me poupe né. Todo bandido de quadrilha que se preze tem um projeto social para sair bem na fita perante a sociedade. A creche pode até ser um bom projeto social que ajude muitas crianças, mas não adianta nada fazer o bem de um lado e ao mesmo tempo ser um bandido ruim do capeta.

  10. TUDO ISSO QUE ACONTECEU COM BETO DO MEIRA É POUCO, PELA A FALTA DE RESPEITO COM OS CONCORRENTES E TAMBEM A PREPOTÊNCIA DE SEUS GERENTES…………..

  11. Não estou aqui para defender ninguém, mais antes de prender o dono do Meira, porque a Policia Federal, não vai a Brasilia prender os politicos que cobram os impostos mais caros do mundo, pois o Brasil é o campeão em taxas de impostos e o brasileiro fica omisso em tudo isto. Se o empresario sonega é porque não deve aguentar mais pagar tanto imposto, impostos estes que deveriam ser empregados na saúde, educação, segurança e cade os investimentos não existem. O nosso país não tem jeito, precisamos colocar homens bombas em braislia e começar a fazer terrorismo como acontece no Oriente Medio, só assim o politico irá respeitar o brasileiro.

    Escobar

  12. Meu Deus do Ceú! Quantas vezes fiz compras nos Mercados MEIRA? Já pensou, eu comprando minha jabazinha e a Polícia descer o porrete na gente? Não passo nem na porta mais!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *