Tempo de leitura: 2 minutos

ÍNDICE É QUASE O DOBRO DE 2009, ANO EM QUE
MUNICÍPIO REGISTROU 15 MIL CASOS E 14 MORTES

Itabuna tornou-se tetracampeão nacional em infestação de dengue, de acordo com os números divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça, 27. O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) feito em outubro último revelou que 18,4% dos lares itabunenses têm criadouros do mosquito da dengue.

Itabuna está na lista dos 77 municípios brasileiros que correm risco de surto epidêmico da doença. A última vez em que o município sul-baiano liderou em infestação de dengue foi em 2009 (relembre aqui), quando foi detectada presença de criadouros do mosquito da dengue em 10,7% das casas pesquisadas.

Ilhéus também está na lista do risco de surto, mas com índice de infestação bem menor, equivalente a quase um terço (6,7%) do percentual registrado em Itabuna. São 21 os municípios baianos classificados como em situação de risco, dentre eles Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

O PIMENTA elaborou o ranking dos piores municípios brasileiros a partir do cruzamento de dados do Ministério da Saúde. Emas (PB) é vice-campeão em infestação predial de dengue. Além de Itabuna, outro município da Bahia faz parte da lista de campeões da dengue: Cafarnaum, com 12,1% é o quarto da lista, junto com Campo Redondo (RN).

Itabuna voltou a figurar com destaque na lista devido a diversas falhas técnicas no combate ao mosquito da dengue e, conforme denúncias, promover o desvio de função de vários agentes de combate à doença. O cenário para o verão é preocupante.

OS 6 PIORES DO PAÍS

Itabuna (BA) – 18,4%
Emas (PB) – 14,1%
Calumbi (PE) – 12,4%
Campo Redondo (RN) – 12,1%
Cafarnaum (BA) – 12,1%
Silvanópolis (TO) – 11,3%

12 respostas

  1. Senhor editor, infelizmente os dados da coordenação de combate a dengue em Ilhéus não são reais, o levantamento rápido de índice foi programado de forma que o índice desse baixo, porém a situação é tão critica que ainda apareceu em 6.7%, a situação aqui é tão critica ou pior que Itabuna, levando em conta que a coordenação ai aparentemente não maquiou os dados o que infelizmente aconteceu aqui,é uma pena pois os números de paciente que vão aparecer nos postos de saúde e Hospital Geral possivelmente vai pegar o novo governo de calças na mão se providências urgentes no que diz respeito a assistência não forem adotadas.

  2. -Esse título devemos dedicar a maioria do povo dessa cidade que na sua imbecilidade e aminésia cronica, elegeu esse capitão de areia Zé Mané Azevedo para administrar uma cidade que já vinha de um caos e um total abandono administrativo, do qual ela já fazia parte.
    -Portanto agora só nos resta clamar a Deus, para que ele poupe as nossas vidas.

  3. e o povo ainda queriam eleger um cara como azevedo que não fez nada pela saude ao contrario só atraiu doenças a sorte dele é que minha filha não teve nada pq se não o bicho pegava pro lado dele.

  4. Estes dados de Itabuna só não maior porquê, segundo um agente de endemias,é feita uma escolha das casas, sendo escolhidas residências onde o índice seria menor. Mesmo assim ainda foi registrado um índice acima de 18%.

  5. Coordenador gilmar carlos, fraquissimo sem atitude apesar de vindo da antiga sucam.jamais teve coragem de mexer nesta estrutura falida de supervisores que nao trazem resultados.na verdade pressisamos urgentimente de algumas substuiçoes varias pessoas que nao se enquadram no perfil de comandar.o agente, conhece todos e suas falhas varios colegas sao chantageados por terem admitidos alguns acertos contrario ao correto. itabuna e outras cidades passam por este problema por realizaçao de trabalho mal feito. sabemos que a populaçao tem sua parcela de culpa mais culpa maior é a do agente que conciente de suas obrigaçoes nao realizam como foram treinados. Nao vou genarilizar,mais a linguagem hoje é jogar a culpa para o morador,é mais facil agora peguem os relatorios, peguem a quantidade de imoveis que ficam fechados,peguem a quantidades de omissoes, peguem a quantidade de atestado medico,peguem a quantidade de horas trabalhadas,peguem a quantidade de caixas dagua abertas nao visitadas,somen tudo e mim digam que isso é um bom trabalho desenvolvido. infelizmente acho que nao, e afirmo ainda que o larvicida ABATE é a soluçao agora com bastante supervisao e responsabilidade colocando certo a quantidade certa do produto garanto-lhe em cinco ciclos conseguirmos deixar os indices no aceitavel.

  6. Estiver, a frente dos trabalhos
    valdelio domingos santos,no seu tempo eu
    só aprendi,ser verdadeiro comprometido,
    responsavel e valorizado. Era justo nao mis-
    turava as coisas divertia-mos mais no dia
    seguinte estava ali o tecnico valdelio era
    isso a diferença.Espero rapaz que retorne
    para apontar colegas que perderam a postura
    de agente de saude publica,com atitudes in-
    responsaveis fazendo com que todo o grupo
    leve a fama, apesar de que voce sabe que existe
    ainda uma menoria boa que ainda nao foram con-
    taminados.sabemos que é justo e por ser assim
    so vejo soluçao nesta bagunça voce. Mais saiba
    as cobras estao espertas,seje seguro,agora o
    celular é 100%. de coraçao desejo isso nao vejo
    a hora. bjs.

  7. BASTANTE DESCONFORTAVEL SEU MANUSEIO,POREM MAIS EFICAZ QUE
    ESTE QUE ESTAR AI DIFLUBENZURON.PARA BAIXAR OS INDICES DE
    INFESTAÇAO NESTA CIDADE BASTA TRABALHAR,COORDENADOR TER AUTONOMIA,LOGISTICA,QUANTIDADE DE AGENTES NESCESSARIA PARA O CAMPO,CONDIÇOES DE TRABALHO,AGENTES RESPONSAVEL E VERDADEIRO
    SUPERVISORES CAPAZES DE IDENTIFICAR AS CONSTANTES FALHAS E
    TOMANDO AS PROVIDENCIAS,CHAMANDO PARA A TAL RESPOSABILIDADE
    NAO CONSEGUINDO PROCURAR ENQUADRAR NO PROCESSO ADMINISTRATIVO
    PARA QUE NAO VENHA NO FUTURO ATRAPALHAR O BOM ANDAMENTO.

  8. A VIGILANCIA EPIDEMIOLÓGICA COMANDADA POR FLORENTINO JAMAIS
    APRENDERAM SUAS OBRIGAÇOES BASICAS, QUANDO ENTENDEREM QUE
    E OBRIGAÇAO BUSCAR EXPLICAÇAO PORQUE ISSO CONTINUA ACONTECENDO A MAIS DE DEZ ANOS PORQUE OS RELATORIOS DIZEM TUDO POREM NAO
    SAO TOMADAS AS PROVIDENCIAS UMA PORQUE A MAIORIA DO COMANDO
    DENGUE É MULHER ( nao por capacidade) E SIM POR SER CORREGIONARIOS POLITICOS. FLORENTINO E GILMAR ENTENDEM ISSO
    E SABEM QUE A QUALIDADE PODERIA SER BEM MELHOR. ELES COMANDAM
    CIENTES QUE SAO PRESSISOS SATISFAZER ALGUEM PORQUE ALGUEM OS SATISFAZ. APROVEITEM BEM DA DESGRAÇA DOS OUTROS. MERCENARIOS.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.