Tempo de leitura: < 1 minuto
111 presos foram mortos no massacre
111 presos foram mortos no massacre

Elaine Patrícia Cruz | Agência Brasil

Os sete jurados que compõem o conselho de sentença decidiram, na madrugada de hoje (3) condenar os 25 policiais militares pela ação policial que resultou na morte de 52 detentos no terceiro pavimento do Pavilhão 9 da extinta Casa de Detenção do Carandiru.

Eles foram condenados a 624 anos de prisão, cada um, por homicídio qualificado (com pena mínima de 12 anos para cada crime, ou seja, para cada uma das mortes) a ser cumprida inicialmente em regime fechado. O juiz RodrigoTellini de Aguirre Camargo também determinou a perda do cargo público para os policiais que continuam na ativa. Os réus poderão recorrer em liberdade.

Os jurados demoraram cinco horas para responder as 7,3 mil questões que decidiram a sentença. Eles tiveram que responder a quatro perguntas para cada uma das 73 vítimas do massacre, multiplicado pelo número de réus. As perguntas se referiam à materialidade, ou seja, questionou se houve crime; autoria (se o réu foi o autor do crime); absolvição e qualificadora (ações que podem ter agravado o crime). Apesar dos promotores do caso terem pedido a absolvição dos réus para 21 das 73 mortes, os jurados precisaram responder às perguntas referentes também a essas vítimas.

Leia mais

7 respostas

  1. ABSURDO…
    condenados por tentar colocar ordem em um lugar cheio de marginal, assassinos, traficantes…
    é por isso que o Brasil esta como esta…
    bandidos no comando e policiais condenados

  2. Parece que os que morreram eram coitadinhos, bonzinhos… Temos que legitimar as ações da polícia e parar de defender bandido. Bandido é bandido e sempre vai ser bandido. Não vemos rebeliões em presídios nos EUA, se tiver a polícia mata com autorização da lei americana. A polícia tem que matar mesmo, por isso que Itabuna tá desse jeito.

  3. ” ART 5º Todos são iguais perante a lei.Sem distinção de qualquer natureza…” Vivemos todos na ponta da agulha,a lei é sinônimo e as vezes antônimo.Como diz os jovens fiquem ligeiros, afinal vocês estão sob a lei e não sobre a lei.

  4. Eu só gostaria de saber o nome de algum bandido q foi condenado a 624 anos,gente isso é um absurdo! Quando monstros do tipo desses encontra uma vitima pela frente simplismente não tem dó nem piedade,estupra,bate,mata, todos os dias nós somos obrigados a ver isso em todas as manchetes dos jornais. Isso me causa uma grande tristeza por achar que nós pessoas de bem que trabalhamos e pagamos muitos e muitos impostos,lutamos com a vida para viver dignamente não temos valor algum,não sou parente de policia nem algo do tipo,apenas gostaria de ver a justiça ser feita de verdade,lamento muito!!

  5. Mas se fosse ao contrário, eles os bandidos, só pegariam uns 2 ou 3 anos de cadeia e com direito a indulto e redução de pena…só Brasil mesmo!!!!!!!!!!!Se esse juiz queria aparecer,não precisava dar uma pena dessa…ridículo para ele.Quanta Justiça!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *