Tempo de leitura: < 1 minuto

O desabafo de um professor da rede municipal de ensino em Itabuna foi aplaudido por educadores durante encontro no auditório da FTC. Reinan Braga cobra projeto do atual governo para a educação, critica a situação das escolas e compara o vencimento da secretária de Educação, Dinalva Melo, com o de quem está em sala de aula. Secretários, diretores de agências e presidentes de empresas e fundações municipais recebem R$ 15 mil por mês em Itabuna.

Para Reinan, por enquanto, está “no contracheque o choque de gestão” prometido pelo prefeito Claudevane Leite. A alfinetada era referência a cortes nos salários dos educadores com a retirada de atividade de classe (AC) para quem não está em sala de aula. Confira o vídeo.

24 respostas

  1. Parabéns ao professor Reinan Braga, que sirva de lição para essa secretária autoritária e incompetente de educação, assim como a maioria dos secretários de governo desse governo. Se ela tivesse vergonha na cara entregaria no mesmo dia a carta de demissão, mas como não tem, fica a dica para ser a próxima mudança dentro desse governo que não mostrou para que veio.

  2. Renan,

    fico muito orgulhosa por ter um colega de trabalho como você !
    Obrigada por nos representar tão bem, obrigada pelo posicionamento a favor de uma educação pública de qualidade.

    Nataly

  3. Cada um sabe onde o calo aperta. Parabéns ao Professor Reinan Braga pela inteligente manifestação de descontentamento com os rumos da Educação Municipal.

  4. Renan Brocou! Senhora Dinalva Mello, liga urgente para Gustavo Lisboa que está fazendo seu Doutorado, pede desculpas e entrega o cargo a Ele. E a senhora pelo amor das nossas crianças. Se aposente!!!!

  5. VOTEI EM VANE PORQUE ACREDITAVA NELE. MAIS ELE ESTÁ SURPREENDENDO A TODOS COM COM TANTA INCOMPETENCIA. VAI UM RECADO VANE. SE NÃO AGUENTA, PRA QUE VEIO? SEI QUE VOCÊ É UM HOMEM DE DEUS, ENTAO DEIXE QUE O DIABO SE LASQUE NO INFERNO E SIGA SEU RUMO SR. PREFEITO.

  6. Sou professora e a Educaçao Múnicipal está esmagada.As escolas nao tem matérial didático,a merenda é de´péssima qualidade.Desde que Vane assumiu o cargo de executivo múnicipal,que os salarios dos professores vem se achatando a cada dia que passa.Professores choram de tanto sofrimento.Nao tendo mais o que tirar resolveram agora retirar o AC dos professores que estao nos setores,fora de sala de aula,porem cntinuam trabalhando com os alunos em sala de leitura,Biblioteca,sala de video,etc Que gestao é essa? Que nao investe na educaçao e massacra os professores.Acordem Itabuna!!!

  7. Parabéns,Professor Reinan!Você desabafou a angústia da categoria dos professores,em especial,do nosso município.A SEC da Educação não tem Projeto Educacional…está mais perdido “que cego em tiroteio” Estou muito decepcionada com essa gestão,são irresponsáveis ao extremo!Quanta incompetência,meu Deus!E quem sofre é a população com o Dez governo…

  8. Parabéns professor, Reinan Braga ,precisamos “deste choque de emoção” nas salas de aula,talvez assim amanhã tenhamos professores(a),ganhando igual aos secretários(a)de educação.

  9. Como também colega de profissão do professor Renan, hoje sinto-me falando no deserto sem encontrar um oásis, visto que, ao optarmos por um governo de mudança, se a notamos como bem disse caro colega nos contracheques dos secretários do tal Governo dito da moralidade, mas vejas as moralidades:
    – O professor não é respeitado, não dão condições de trabalho e ainda cortam nossos direitos;
    – Na saúde pode trocar mil secretários, enquanto não chegar pessoas que tenham poder e não sejam marionetes para administrar os recursos, Itabuna continuará na UTI e sem direito a balão de oxigênio;
    – Na área social aquela escada que dá ao gabinete do secretário, representa apenas o elevador Lacerda de onde ele veio e deveria voltar com tanta falácia e ação de fato nenhuma; visite os projetos e os conselhos e as praças de Itabuna, que verão a situação que estamos nesta área;
    – Existir lugares que carroças voltou a pegar lixo, é desumano para o animal humano e o animal animal;
    – O ex Rio Cachoeiras parece um gramado de futebol, ou uma roça bem florida e mal cheirosa, realmente o secretário é um Lans só;
    – Na área do Sedur, todos aptam a desenvolverem novas luas aqui em Itabuna;
    – No esporte… O projeto de bom bola realmente foi um marco em Itabuna, mas hoje não se assemelha de longe o que foi um dia;
    – Na Ficc cultura é sinônimo de ostentação e pompa e nariz empenado dos seus dirigentes, verdadeiros diretores de filme de ficção;
    – Cidade de paz… Os índices de violência mostram a paz que existe em Itabuna;
    – Os vereadores como diz um comunicador local, parecem em grande porcentagem viriadores do Prefeito;
    – Por sua vez qual prefeito? Ah, estamos falando do vice.
    Enfim minha querida Itabuna, mais uma vez presenciamos pintação de meio-fio em horários de pico, para simular que o prefeito está trabalho, está sim, a competência em pessoa para atrapalhar o trânsito. Como diria o poeta, vamos sonhar com um mundo melhor e uma outra época, porque nessa gestação o filho já nasceu infelizmente natimorto, porém, o filho dos outros, já que o meu eu dei aumento de cem por cento!

  10. BOM DIA SANDRA,

    SE ELE FOSSE HOMEM DE DEUS NÃO ESTARIA FAZENDO ISTO, VAMOS DEIXAR DE HIPOCRISIA, E VAMOS RECONHECER QUE FOMOS ENGANADOS

  11. Parabéns, professor Reinam! Você é o orgulho da nossa classe!

    Sua fala externa os problemas da educação com simplicidade, sinceridade e sobretudo, com autonomia. Que seu desabafo vá para o you tube!

    Somos uma categoria de profissionais que detém conhecimento acerca de muito do que existe no mundo, inclusive dos prejuízos e malogros que a educação pode trazer a um povo. Mas ignoramos nossa condição política do SER. Por medo nos resignamos e calamos. O silêncio dos agredidos em sua moral gera o que estamos passando.

    O projeto Escola Grapiuna está ultrapassado, aliás, nunca atendeu às expectativas de uma educação eficiente. Todos os anos alça ao ensino fundamental II, sem a devida competência, imenso contingente de alunos.

    Política que ignora professores anula o desenvolvimento da nação, da cidade, do indivíduo. Precisamos e queremos reforma no SISTEMA de ENSINO do Município, com DIGNIDADE do professor, já!

  12. Nossa !!!! Como esse mundo é uma mentira, toda essa briga porque esse professores se acham acima do bem e do mal, e querem mais dinheiro não dão aulas para as criancinhas direito deixam a mercê, HIPÓCRITAS, tem agora a secretária que merecem, bem feito fizeram campanha pra vane que coisa boa .

  13. Fica essa Sandra burra do comentário 19:12 dizendo que acreditava em Vane kkkk, não sabe votar não vota, como vc pode acreditar numa pessoas que nunca governou nada com competência antes ??? Vc acha que ele mágico e vai aprender a governar da noite para o dia ??? Nunca fará nada porque nunca soube governar antes .

  14. Tá dando pena de Vane e mais ainda de nossa cidade!Boas intenções não cabem na política.Da política eficiente dependem muuuuitas pessoas,por isso, é simples.Tenha coragem e peça pra sair!

  15. E AI VAI UMA PERGUNTA PORQUE ESTA PESSOA É SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO AONDE A MESMA ERA DE ILHÉUS E NÃO FEZ NADA E NEM TEVE NENHUM PROJETO DESENVOLVIDO PARA PEDRA DE DOMINÓ TEMOS QUE CADA VEZ MAIS EXIGENTE PARA OS POLÍTICO ELEITO TENHA CRITÉRIO PARA SEJA DE FATO PESSOAS QUE VENHA CUMPRIR COM SEU PAPEL.ESTAMOS NO MOMENTO CHEGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Como uma Secretária não conhece os projetos existentes da Educaçaão da nossa cidade e sai tirando todos que estavam dando certo como: Salutar,Pátria Amada, Laboratório de Aprendizagem? Como uma Secretária não quer intervir nas questões financeiras? e os nossos reajustes? Será que a Secretária sabe de profissionais que estão ganhando dinheiro dentro de casa? E a equipe da Prefeitura?…….precisa melhorar e muito. Quero deixar claro que os professores de Itabuna são inteligentes, politizados, concursados, habilitados e não somos manipulados.Estamos tristes. Outra coisa: O COORDENADOR ESTÁ SEM UMA IDENTIDADE. Ele carrega a parte pedagógica nas costas.Para ser coordenador tem que ser pedagogo e não qualquer habilitação. Reveja isso Secretária! Pegue seu banquinho e sai de masinho

  17. Colega Reinan, me senti orgulhoso de conhecê-lo e de ser seu colega. Aqui vai o meu caso, que também é grave e colocarei em letras maiúsculas…..

    TRABALHO NO ANEXO DA ESCOLA FERNANDO CORDIER, OU SEJA, NO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA E NA GESTÃO ANTERIOR RECEBÍAMOS DUAS GRATIFICAÇÕES: UMA DE DIFÍCIL ACESSO E A OUTRA DE PERICULOSIDADE. A NOVA SECRETÁRIA CORTOU AS DUAS GRATIFICAÇÕES, PORQUE DAR AULAS EM UM PRESÍDIO NÃO É PERIGOSO E O LOCAL DE TRABALHO NÃO É DE DIFÍCIL ACESSO. E AI COMO FICAMOS PREFEITO??????? O SENHOR E A SECRETÁRIA QUEREM TRABALHAR NO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA DANDO AULA PARA OS DETENTOS SEM VANTAGENS??????
    Essa é a nosso realidade. Tira-se as vantagens e pronto. É assim.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *