Tempo de leitura: 2 minutos
Santana aponta risco para a rede pública em Itabuna.
Santana aponta risco para a rede pública em Itabuna.

A rede conveniada do SUS em Itabuna está em alerta. Até ontem (15), os prestadores de serviço ainda não haviam recebido, da Secretaria de Saúde de Itabuna, a ordem para faturamento dos serviços do último mês. O risco é de desassistência e caos na rede, que tem entre os prestadores hospitais como o Manoel Novaes.

Raimundo Santana, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna (Sintesi), diz que o risco vai além da desassistência. “O prestador de serviço fica sem dinheiro e perspectivas. O que soubemos é que, até o momento, só foi pago o Hospital de Base, que é municipal”, disse. A expectativa é para que a ordem ocorra na próxima semana.

A justificativa do financeiro da Saúde era a falta de dotação orçamentária para, assim, iniciar os pagamentos. O orçamento municipal deste ano foi aprovado em dezembro. Santana afirma que a situação registrada neste início de ano ameaça o pagamento de funcionários da rede conveniada e afeta – principalmente – os usuários do SUS.

OUTRO LADO

O secretário de Saúde, Paulo Bicalho, informou que a sua Pasta “está aguardando apenas a abertura do orçamento 2016” para pagar os prestadores de serviço. A previsão é de que isso ocorra a partir do dia 20, “como sempre foi em anos anteriores no serviço público”.

De acordo com ele, “tudo está pronto para liquidar e repassar os recursos devidos aos prestadores de serviço do SUS em Itabuna”. Ao contrário do que afirmou o presidente do Sintesi, a secretaria nega que já tenha havido pagamento ao Hospital de Base, o que somente deve ocorrer a partir do dia 20, juntamente com os demais prestadores de serviço.

Atualizado às 18h47min

0 resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *