Tempo de leitura: 2 minutos
Eures orienta municípios a contratar Aristides Maltez
Eures orienta municípios a contratar hospital

A União dos Municípios da Bahia (UPB) está incentivando as prefeituras baianas a pactuar com a Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), mantenedora do Hospital Aristides Maltez (HAM). A entidade municipalista fez consulta ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para orientar os gestores na assinatura do termo de cooperação e assistência. O convênio deve ser aprovado pelo legislativo e sancionado pelo prefeito nos termos de lei de subvenção social e/ou auxílio financeiro.

Inaugurado há 65 anos, o HAM foi o primeiro hospital do Brasil especializado no atendimento ao paciente com câncer. Atualmente, realiza 3 mil atendimentos diários e 900 cirurgias oncológicas por mês, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Grande parte dos pacientes atendidos é do interior do estado. Com a parceria, a Liga se compromete a atender os pacientes suspeitos e portadores de câncer, encaminhados pelo município; dar suporte na analise de exames diagnósticos; disponibilizar Pensão de Apoio para pacientes do interior em tratamento, entre outros benefícios.

A ação da UPB foi motivada por uma reunião realizada em junho, entre o presidente da entidade e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, o médico Aristides Maltez Filho e a coordenadora da Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel. “Sabemos das dificuldades para se manter. É um hospital de referência, que atende a todos os municípios, sem distinção, em casos muito difíceis de serem tratados. Nada mais justo do que estimular seu funcionamento”, defendeu Eures.

Além da consulta ao Tribunal, a UPB oferece assessoria jurídica para orientar a pactuação do convênio, que deve ter o valor estipulado pela prefeitura, de acordo com a disponibilidade de cada município

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *