Tempo de leitura: 2 minutos
Estudantes desenvolvem copos na zona rural de Valença

Desenvolvido na Escola Estadual do Campo Hermínio Manoel de Jesus, no distrito de Bonfim, em Valença, no baixo sul, o projeto “Entre gotas e sabores” está levando os estudantes a grandes descobertas. Os alunos da escola pública da zona rural desenvolveram copos biodegradáveis, que são usados como suporte na plantação de sementes.

Para fazer o produto são utilizados como base, por exemplo, a casca do aipim e o coração da banana. A experiência vem sendo aperfeiçoada no Clube de Iniciação Científica, criado por meio do Projeto Ciência na Escola da Secretaria da Educação do Estado.

A professora de Química e coordenadora do projeto, Rafaela Santos, diz que o trabalho começou nas aulas sobre sustentabilidade. “Já conhecia bioplástico feito de banana, mas queríamos algo que fosse jogado fora, que a nossa comunidade não enxergasse uma utilidade. Daí surge a proposta de utilizar o ‘coração da banana’ e a casca do aipim ou mandioca e deu certo. Fizemos o copo biodegradável e surgiu a ideia de fazer copinhos para o uso na plantação da horta escolar”, explica.

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

A professora acrescenta ainda que “a relação do projeto com a química é total. Compreender a transformação do amido em plástico é um processo químico, compreender o tempo de degradação tem relação com a composição do bioplástico e, por conta do projeto, já tenho alunos querendo fazer Licenciatura em Química”.

A estudante Luciele Santos, do 2º ano do Ensino Médio, conta como está desenvolvendo o projeto em casa. “Faço os copos por meio da casca do aipim. Corto a casca branca, lavo e bato no liquidificador. Depois do material coado no pano, deixo a massa assentar e jogo a água fora. Coloco o amido que ficar na panela e jogo glicerina, o que vai resultar em uma gelatina”.

O segundo passado, segundo a estudante, é espalhar o conteúdo na xícara ou em copos pequenos para fazer a forma e deixar secar por dois ou três dias. “Tem que ter cuidado na hora de tirar do recipiente para não quebrar”, ensina.

Com o projeto, os estudantes também estão aprendendo a reutilizar a água do ar-condicionado para o uso na horta escolar, por meio de sistema com canos de PVC.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *