Tempo de leitura: 2 minutos

Grupo de apoio a pacientes com câncer, o Se Toque promoverá atividade alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco, na próxima sexta (31), em Itabuna. A ação será realizada na Praça José Bastos, a partir das 8h30min. Serão oferecidos vários serviços à comunidade, como grau de dependência e levantamento do custo anual com o cigarro. Para não fumantes, haverá a conscientização sobre seu papel na luta contra o tabagismo.

O Grupo Se Toque também fará aferição da pressão arterial com a equipe da Velanes e estudantes de psicologia da FTC, além de alongamento, atividades lúdicas e música com os cantores Zenon Moreira e Aracy Arcanjo. O tema da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) para esse ano será tabaco e saúde pulmonar. O objetivo maior é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de unir esforços na luta por uma sociedade livre do fumo.

Segundo a coordenadora do Grupo Se Toque, Sueli Dias, o grande desafio é chamar a atenção das pessoas para a responsabilidade de trabalhar com as crianças o tema, já a partir dos três anos, de forma que ao chegarem à adolescência, elas tenham mais condições de resistir à tentação de experimentar o primeiro cigarro. “Cada pessoa pode influenciar, positivamente, alguma criança que faz parte do seu círculo de convivência, seja um filho, sobrinho, neto, afilhado, vizinho, etc.”, diz.

Para ela, é preciso que os perigos do fumo sejam abordados de forma instrutiva com as crianças ainda pequenas para que, ao chegarem à adolescência elas possam ter uma base informativa que lhe permita resistir à tentação do primeiro cigarro. Tanto que, ela reforça o slogan da Fundação do Câncer “Importe-se com alguém além de você”. “O fumo traz conseqüências para a saúde individual e coletiva, pode provocar vários tipos de câncer e causa também danos ao meio ambiente”, alerta. Acompanhe também nas redes sociais a hashtag #Eumeimporto.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *