STJ prorroga afastamento de desembargadores baianos
Tempo de leitura: 2 minutos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nesta quarta-feira (3), a prorrogação por mais um ano do afastamento cautelar de Gesivaldo Nascimento Britto, José Olegário Monção Caldas, Maria da Graça Osório Pimentel Leal e Maria do Socorro Barreto Santiago, do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

A decisão atinge também Sérgio Humberto de Quadros Sampaio e Marivalda Almeida Coutinho, do cargo de juiz de direito daquele estado. Todos já estavam fora do exercício de suas funções por deliberação do colegiado desde 5 de fevereiro do ano passado. Por causa da proximidade da data de expiração da medida, o processo foi levado à apreciação dos demais ministros, em questão de ordem, pelo relator, Og Fernandes.

Deflagrada no fim de 2019, a Operação Faroeste desvendou uma organização criminosa – integrada por membros da cúpula do Judiciário baiano – envolvendo a venda de decisões judiciais e outros crimes que tinham como propósito permitir a grilagem de terras no oeste daquele estado, segundo o Ministério Público Federal (MPF).

ATUAÇÃO EM GRUPO

De acordo com o MPF, o grupo atuava em três núcleos: judicial, causídico e econômico. O núcleo econômico era formado por produtores rurais dispostos a pagar por ordens judiciais que os permitissem legitimar a posse e a propriedade de imóveis onde exerciam as suas atividades. O jurídico contava com desembargadores e juízes, além de servidores do TJ-BA, conforme as investigações.

Leia Mais

Secretária de Educação anuncia calendário letivo em Porto Seguro
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Educação de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, anunciou nesta quarta-feira (3), que o calendário letivo 2020/2021 começa em 8 de março. As matrículas já estão abertas e a modalidade de ensino será remota.

De acordo com a secretária de Educação, Dilza Reis, “os professores já estão em seus locais de trabalho, tomando todos os cuidados sanitários – com máscaras, álcool gel, respeitando o distanciamento – buscando caminhos e possibilidades para atender as necessidades dos estudantes”.

Ela afirmou que “foram 30 dias de um trabalho exaustivo em janeiro para criar as condições” para voltar a receber os alunos. “Os professores estão a postos, procurando entender a realidade da sua escola, porque não existe receita pronta e não podemos ficar parados. Em contrapartida, espera-se que os pais e responsáveis também façam a sua parte”, disse Dilza Reis

Mulher foi agredida pelo ex-companheiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (3), em Ipiaú, um homem acusado de espancar a ex-companheira em praça pública. De acordo com o inquérito policial, a mulher, que não teve o nome divulgado, foi agredida com socos e chutes. Ela ficou com o rosto muito machucado.

As agressões ocorreram no sábado (30), no momento em que a vítima estava conversando com outra pessoa em uma praça. A polícia apurou que a mulher foi agredida porque o ex-companheiro dela, identificado como Sonivaldo de Almeida, não aceitou o fim do relacionamento. Mesmo sendo informado que seria denunciado pela covardia, o homem teria usado as redes sociais para ameaçar a vítima de morte.

A prisão foi decretada pela justiça, depois que ouviu testemunhas e o acusado. O mandado de prisão foi cumprido hoje. O suspeito do crime está detido na delegacia de Ipiaú e deve ser transferido para o Conjunto Penal de Itabuna ou Jequié nos próximos dias.

Provas da Encceja serão aplicadas em abril
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Educação informou, nesta quarta-feira (3), que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 tem 1.630.046 inscritos confirmados. São 301.438 interessados na certificação de ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio. As provas serão aplicadas no dia 25 de abril em todo o país.

Entre as quatro provas ofertadas pelo Encceja, as áreas que tiveram mais procura pelos inscritos na busca de certificação no ensino fundamental foram língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação (267.314), seguida de matemática (266.155).

Entre os interessados na certificação do ensino médio, a prova de matemática e suas tecnologias foi a mais procurada (1.180.500), seguida pela de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (1.065.461). Essa diferença se explica pelo fato de que inscritos no Encceja 2020 que realizaram edições anteriores do exame podem selecionar apenas as provas em que não obtiveram nota suficiente para certificação.

A depender da escolha do participante durante o processo de inscrição, podem ser aplicadas até quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Itabuna editou a Portaria nº 9. 494, de 1º de fevereiro de 2021, que autoriza a formação de Comissão Municipal Organizadora para a realização do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2021.

Segundo a Prefeitura, a contratação temporária de pessoal é necessária em razão da insuficiência de servidores. Por recomendação do Ministério Público estadual, o município dispensou em janeiro passado funcionários contratados de forma precária, sem processo seletivo, informa o governo.

Os candidatos do processo seletivo serão avaliados por meio de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório. O contrato terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Segundo o advogado Iruman Contreiras, é muito improvável que julgamento seja adiado pela sexta vez
Tempo de leitura: 2 minutos

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) marcou para a tarde da próxima segunda-feira (8) o julgamento do recurso de 268 servidores afastados da Prefeitura de Ilhéus por decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública. Retirados do serviço municipal em janeiro 2019, quando o prefeito Mário Alexandre (PSD) cumpriu a ordem da Justiça, eles apelam à Corte para voltar aos cargos.

O advogado Iruman Contreiras, um dos representantes da categoria no processo, confirmou ao PIMENTA que a apelação está na pauta dos desembargadores. O recurso vai ser julgado pela 3ª Câmara Cível, com relatoria da desembargadora Silvia Carneiro Santos Zarif, que concedeu decisão liminar favorável aos servidores em março de 2019. O Supremo Tribunal Federal (SFT), porém, suspendeu os efeitos da decisão três meses depois.

Contreiras afirma que o julgamento da primeira instância tem vícios insanáveis, o que, segundo ele, vai causar a anulação da sentença.

Deu como exemplo o prazo para que o vínculo dos servidores  com o município fosse questionado por meio de Ação Popular. “A ação só pode ser ajuizada até cinco anos após o fato”, argumentou, antes de lembrar que os trabalhadores ingressaram no serviço público entre 1983 e 1988, quando o princípio constitucional do ingresso via concurso público ainda não exista, já que a própria Constituição Federal foi promulgada em 5 de outubro de 1988. De acordo com o advogado, esse é um vício preliminar, ou seja, deveria ter sido observado pelo juízo antes do julgamento do mérito.

Na apelação, a defesa dos servidores também alega que o processo violou o princípio do contraditório, pois a categoria, apesar de ter sido atingida em cheio pela decisão, não teve a oportunidade de apresentar defesa. “Como é que você demite alguém sem chamar essa pessoa para ter direito a se defender? Cadê o devido processo legal?”, questiona Iruman.

O julgamento do recurso já foi adiado cinco vezes. Contreiras acredita que não haverá novo adiamento, a não ser que aconteça algo excepcional em Salvador.  “Não tem mais nada que possa justificar o adiamento, salvo se Bolsonaro mandar atirar no Palácio de Ondina e explodir o Governo da Bahia. Aí é um fato que pode justificar”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Representantes da agricultura familiar e de instituições públicas e financeiras se reúnem, no próximo dia 11, para discutir crédito para a agricultura de Itacaré, no sul da Bahia. O encontro foi solicitado pelo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), José Ferreira (Bubu).

A ideia é que, da reunião, participem representantes da CAR, Bahiater, Sindicato Rural, Colegiado Territorial, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Seagri, Sema, Setur, Secad e Procuradoria Jurídica do Município. Os produtores e Prefeitura de Itacaré querem discutir criação de mecanismos para ampliar as linhas de crédito para os agricultores, além da comercialização dos produtos da agricultura familiar.

Empresa divulgou comunicado sobre a manutenção programada
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Coelba vai realizar manutenção da rede elétrica em ruas e avenidas de Itabuna, na próxima segunda-feira (8), das 9h às 14 horas. O serviço exigirá a interrupção do fornecimento de energia para áreas do bairro Santo Antônio e do Centro Comercial.

Segundo a Coelba, os locais que serão afetados são as avenidas Amélia Amado e Inácio Tosta Filho, além das ruas Adolfo Moura, Anchieta, Arueira, Rua C, Osvaldo Cruz, Pau Brasil e Piraja. As travessas José Coelho e Nogueira também estão na lista.

De acordo com a empresa, a manutenção é necessária para melhorar as condições de funcionamento da rede. Já o desligamento temporário garante a segurança dos técnicos responsáveis pelo serviço.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Responsável por avaliar a segurança dos fármacos utilizados no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu retirar a exigência de que uma vacina esteja na fase 3 de testes com humanos para receber autorização de uso emergencial contra a Covid-19. A Anvisa vai formalizar a decisão nesta quarta-feira (3), segundo o site JOTA e a CNN.

A vacina Sputnik V, desenvolvida na Rússia, ainda não chegou à fase 3 no Brasil. Esse era um dos empecilhos para que a Anvisa autorizasse o seu uso no país, o que ainda depende da apresentação de documentos ao órgão regulador.

Apesar das outras pendências, na prática, o recuo da Anvisa deixa os baianos mais próximos da vacinação em larga escala, pois o Governo da Bahia tem acordo prévio com a fabricante russa e sua representante no país, a União Química, para comprar até 58 milhões de doses do imunizante, que já é utilizado em outros países. Em outra frente, o Estado recorreu ao Supremo Tribunal Federal para ser autorizado a comprar a Sputnik.

A decisão da Anvisa também pode agilizar o uso emergencial de outras vacinas contra a Covid-19 no Brasil, a exemplo da Covaxin, de origem indiana.

Maurício perdeu o controle do carro ao sair da "curva da pedreira", na BR-101
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na tarde de ontem (2),  um carro com seis pessoas bateu numa árvore na BR-101, na saída de Itabuna para Buerarema. Uma das passageiras, Lucinea Muniz, de 20 anos, faleceu no local. O motorista do veículo, Maurício Fontes Dória, foi levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com ferimentos graves, e morreu nesta quarta-feira (3). Ele tinha 29 anos, morava em Ilhéus e trabalhava como motorista de aplicativo. Outro passageiro, Lucas Cascalho, morreu no mesmo hospital, na noite de terça.

Ontem, após a colisão, os três sobreviventes, Gabriel da Silva Santos, 18 anos, Ismael Oliveira da Silva, 18, e Marcela Souza de Jesus, de 24, foram detidos e levados para a Polícia Civil, pois uma arma de fogo com munições foi encontrada dentro do carro.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do acidente. A pista estava molhada, e Maurício perdeu o controle do carro ao sair da “curva da pedreira”.

Idosos vão ser vacinados dentro de carros, no sistema drive-thru
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (4), a Secretaria de Saúde de Itabuna vai vacinar idosos com 90 anos ou mais contra a Covid-19, no sistema drive-thru.

O atendimento vai ser realizado das 9 às 14 horas, com quatro postos de vacinação; um na região central da cidade, em frente ao Centro de Saúde José Maria de Magalhães (Sesp); outro no bairro de Fátima, na praça Antoninho Queiroz; o terceiro no bairro Nova Itabuna, em frente à Faculdade Santo Agostinho; e o quarto no bairro Góes Calmon, na Praça Rotary, perto da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.

Leidiane Silva lidera projeto de marketplace do Shopping Jequitibá
Tempo de leitura: 2 minutos

O Shopping Jequitibá em Itabuna acaba de implantar plataforma de vendas online (marketplace). O conceito de negócio permite que vendedores e compradores realizem transações comerciais no momento da sua conveniência, ultrapassando as barreiras da estrutura físicas e de horários de funcionamento das empresas.

A venda online do Jequitibá começará, inicialmente, com as lojas que fazem parte do mix do empreendimento. O próximo passo será buscar novas categorias que não estão disponíveis no Shopping para complementar e dinamizar a cultura da compra online no sul e extremo-sul da Bahia.

Líder do projeto, Leidiane Silva diz que o marketplace permitirá pulverizar o know-how do Jequitibá para a nova realidade, a das vendas online. “É uma virada de chave para fortalecer e fidelizar a nossa marca que possui 20 anos na Bahia”, afirma.

Nesta primeira etapa, a entrega dos produtos estará disponível apenas para clientes de Itabuna, mas a proposta é abranger toda a região do sul da Bahia, num raio médio de 350 km, tomando como centro regional Itabuna, para o norte, chegando a Gandu, para sul, chegando à Teixeira de Freitas, para leste, até Ilhéus, e para oeste, até Itapetinga. Essa área abrange uma população de aproximadamente 2 milhões e 300 mil habitantes.

PRODUTOS 24 HORAS

Com o marketplace, os clientes poderão adquirir produtos de maneira digital a qualquer hora, por meio do site www.jequitibaonline.com.br, sem a necessidade de se deslocar até o estabelecimento. O diretor do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto, diz que as lojas físicas e as lojas virtuais no marketplace são complementares, convergentes e unem forças.

– O conceito proporcionará aos lojistas diversidade de público e expansão do nicho; redução de custos, devido à otimização dos processos; economia com a estrutura de marketplace; ampliação do e-commerce do lojista; e agilidade na compra através do pagamento facilitado, e sem necessidade de equipe de suporte – afirma Neto.

Ex-prefeito de Aurelino Leal foi morto em 2007.
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Militar de Santa Catarina prendeu, na tarde de terça-feira (2), um homem de 36 anos, suspeito de envolvimento na morte do prefeito de Aurelino Leal, em 2007. O acusado estava morando no bairro Steffen, em Brusque. Gilberto Ramos de Andrande foi baleado na BR-101, próximo à Fazenda Santa Cruz, em maio de 2007.

Os policiais prenderam o acusado na rua Flávio Luz. Contra ele havia um mandado de prisão pelo crime de homicídio, expedido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O foragido, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi levado à Unidade Prisional Avançada ( UPA). Ele deverá ser transferido para a Bahia nos próximos dias.

Gilberto Andrande foi baleado e morto no dia 5 de maio de 2007. O então prefeito  chegou a ser socorrido, mas faleceu antes de chegar ao hospital.  As investigações concluíram que o mandante do assassinato foi José Augusto Neto, ex-prefeito de Aurelino Leal.

Polícia prende suspeito de matar prefeito de Aurelino Leal

SÉRIE DE MORTES

O vice-prefeito do governo Gilberto, Giovanni Lopes Gagliano, que assumiu comando do executivo do município do município do sul da Bahia após a morte do titular, também foi considerado suspeito de envolvimento no crime. Ele não chegou a ir a julgamento. Gagliano também acabou assassinado. Ele foi morto em Santo Antônio de Jesus, em 2013, anos depois de ter deixado o cargo.

Suspeitava-se que Giovanni teria se unido ao ex-prefeito José Augusto dos Santos Neto para matar Gilberto. Em jogo, R$ 420 mil em precatórios que José Augusto desejava receber. A suspeita era que o valor seria pago assim que Giovanni assumisse a vaga.

Já o ex-prefeito José Augusto foi a júri popular, sendo condenado a 19 anos de prisão. Quase todos os criminosos apontados como executores de Gilberto Andrade foram assassinados. O suspeito preso em Santa Catarina estava sendo procurado há mais de 10 anos.  Da Redação com informações do Portal da Cidade Brusque.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ainda sem estabelecer uma data, o governador Rui Costa utilizou as redes sociais para dizer que as aulas na Bahia serão retomadas em greve. Segundo ele, a data será definida quando cair o nível de ocupação de leitos de UTI Covid-19 e antes de a maioria da população ser vacinada.

– Vamos voltar às aulas, sim. A retomada das atividades escolares acontecerá antes da maioria da população ser vacinada, mas não podemos ser irresponsáveis em estabelecer uma data enquanto a ocupação de leitos e o número de mortes se mantiver nos níveis atuais – disse ele.

Hoje, a ocupação destes leitos de UTI no Estado está na faixa 68%. O percentual é ainda maior em Itabuna, onde a ocupação dos leitos para casos graves tem ficado acima dos 80% há cerca de 10 dias.

O governador também falou da preparação das escolas para o retorno às aulas. “Estamos preparando as escolas com mais pias, álcool em gel e equipamentos de proteção. Já fizemos um plano de alternância de turnos de aulas para evitar a lotação das salas”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Já viram geladeira, televisão ou teclados jogados em terrenos baldios? Pois é. Nem todo mundo sabe, mas esses eletroeletrônicos têm, em sua composição, materiais que poluem o meio ambiente e podem fazer mal à saúde das pessoas. Ainda, esses resíduos, chamados de lixo eletrônico (e-lixo), também possuem interesse econômico, podendo ser reciclados.

Para trazer soluções a este problema da destinação incorreta, as pesquisadoras e alunos das universidades Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Estadual de Santa Cruz (Uesc) desenvolveram um questionário para a população responder.

Eles também estão entrando em contato com os principais agentes desta cadeia produtiva na região: cooperativas de reciclagem, sucateiros, lojas que recebem eletrônicos, lojas de consertos e indústrias. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Para colaborar com a pesquisa, basta responder ao questionário disponível no link https://forms.gle/xobbQGKBXUrTpsVs6

Para respondê-lo, o participante gasta menos de 10 minutos e, ao final, quem responde ganha o acesso a uma cartilha com informações e mapas de como e onde fazer a destinação correta de vários produtos no sul da Bahia. As pesquisadoras convidam todos a conhecer mais sobre o projeto por meio do perfil no Instagram (instagram.com/mineracaourbana)