Funcionários da Câmara passam por testagem em massa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após testagem em massa que detectou oito casos ativos de covid-19 e 21 de pessoas que tiveram contato com o novo coronavírus, a presidência da Câmara de Itabuna decidiu suspender as atividades abertas ao público por, pelo menos, 10 dias. Foram testadas 104 pessoas no Legislativo. As restrições começam a valer nesta quarta (10), após publicação no Jornal Oficial.

Nestes 10 dias, o acesso às dependências da Câmara ficará restrito e as sessões poderão ser acompanhadas pelas redes sociais da Casa, conforme a decisão assinada pelo presidente, Erasmo Ávila, e pelo primeiro-secretário da Casa, Israel Cardoso.

Segundo a biomédica Priscila Dias Carilo, da Vigilância Epidemiológica de Itabuna, foram identificados oito casos ativos e outros 21 daqueles que tiveram contato prévio com o coronavírus. “Na maioria dos funcionários foi detectado o anticorpo IGG, indicando que essas pessoas já tiveram contato com o vírus anteriormente, já tiveram Covid”, explicou.

A profissional conduziu a testagem com a enfermeira Tatiana Oliveira e a técnica em laboratório Patrícia Marçal, além dos também biomédicos Káriton Bronze, Natália Santana e Jéssica Oliveira. “Se a pessoa testou positivo pela primeira vez hoje [IGM reagente], a orientação é para 10 dias de isolamento. Porque pode, sim, estar transmitindo. Se após esse prazo não estiver mais com os sintomas, pode solicitar alta ligando para a Vigilância”, alertou Jéssica.

Ela detalhou, ainda, que se o servidor apresentar sintomas após os 10 dias, tem que estender mais um pouco até tais sinais irem embora. “Só que, neste caso, a pessoa tem que passar por um médico, para ele estender mais esses dias”, detalhou, informando que nova testagem será realizada.

Roberto Santos também foi reitor da UFBA e ministro da Saúde
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa decretou luto oficial de três dias na Bahia pela morte do ex-governador Roberto Figueira Santos, ocorrida na tarde desta terça-feira (9). Médico e professor, ele também foi reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Em nome do povo baiano, quero fazer uma homenagem a esse grande homem, de uma visão social extraordinária, que montou a rede dos centros sociais urbanos. Um homem visionário, que construiu, por exemplo, o que ainda hoje é o maior hospital da Bahia e do norte-nordeste, que é o Hospital Roberto Santos”, disse Rui.

Fabrício visitou instalações do centro e solicitou providências à Prefeitura
Tempo de leitura: < 1 minuto

As condições de funcionamento do Centro de Zoonoses de Ilhéus motivaram críticas do vereador Fabrício Nascimento (PSB), vice-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, durante a sessão desta terça-feira (9), no Plenário Gilberto Fialho. O parlamentar apresentou requerimento solicitando da Prefeitura a urgente revitalização do espaço e dos equipamentos por considerar a unidade de extrema importância para o município.

“O espaço físico encontra-se em estado de abandono, com diversas infiltrações e mofo que se alastra nas paredes afetadas”, disse. O local, na opinião do vice-presidente da Câmara, está impróprio para o trabalho dos servidores e para a realização de procedimentos que resultam no atendimento aos animais capturados por abandono ou maus-tratos.

Segundo Fabrício, o espaço também precisa de equipamentos para realização de procedimentos cirúrgicos ou curativos. Durante a visita ao Centro de Zoonoses de Ilhéus, o vereador foi recebido perla veterinária Karine, que trabalha no local.

Por volta das 17h desta terça, o PIMENTA fez contato com a Secretaria Municipal de Comunicação para ouvir o governo sobre a opinião do vereador. Não obtivemos resposta até o momento. O espaço está aberto, caso a Prefeitura queira se pronunciar.

Confira o edital no link abaixo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sebrae Bahia tornou público nesta terça-feira (09) as inscrições para o Credenciamento de Pessoas Jurídicas para integrarem o Cadastro de Pessoas Jurídicas Prestadoras de Serviços de Consultoria e Instrutoria do Sebrae/BA nº 01/2021. Acesse o edital aqui.

Diferente dos editais anteriores, a publicação deste ano traz a inscrição permanente, o que permite às empresas credenciadas a possibilidade de fazer alterações em suas áreas e subáreas quando necessário, além de viabilizar a entrada de novas empresas a qualquer momento.

Outra novidade é a inclusão das Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e Sociedade Limitada Unilateral (SLU) na lista de aptos ao credenciamento, se juntando às Sociedades Empresárias e Sociedades Simples. Não poderão se credenciar Empresário Individual, Microempreendedor Individual, Cooperativas e Associações.

O Sebrae, ainda, incluiu 60 novas subáreas e uma área de credenciamento, o que favorece o atendimento de demandas em novas temáticas. A partir de agora, também será permitido o credenciamento por setores e segmentos. Para dar mais celeridade ao processo de credenciamento, não haverá a necessidade de envio de documentos físicos. A partir deste edital, a inserção da documentação listada e análise será feita por meio digital, dentro do sistema da inscrição.

O credenciamento não obriga a instituição a efetuar qualquer contratação, os inscritos e aprovados nas duas etapas do processo podem ser chamados para prestar serviços em eventos e capacitações do Sebrae quando houver demanda, não havendo a necessidade de cumprir regime de exclusividade

Inscreva-se aqui.

O ex-governador da Bahia e ex-reitor da UFBA, Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Governador da Bahia entre 1975 e 1979, o médico e professor Roberto Figueira Santos morreu na tarde desta terça-feira (9), aos 94 anos, acometido por problemas renais.

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, divulgou a informação nas redes sociais. Além de ministro da Saúde e deputado federal, Roberto também foi reitor da universidade.

Ele deixa seis filhos e mais de 40 obras sobre a profissão e o ensino da medicina.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá definiu os horários de funcionamento durante o Carnaval. Nesse ano, por conta da pandemia de Covid-19, a festa foi cancelada em todo o Brasil, mas haverá fechamento de lojas devido ao acordo coletivo com o Sindicato dos Comerciários.

Nos dias 15 e 16 (segunda a terça-feira), as lojas e quiosques ficarão fechados. A praça de alimentação funcionará das 12 às 21 horas e o Big Bompreço, das 8 às 22 horas. As Drogarias Velanes abrirão das 9 às 22 horas e a Academia Smart Fit, das 8 às 14 horas. A programação do Cinemark, que também ficará aberto, deve ser consultada no site do cinema.

Para garantir a segurança de clientes, lojistas e colaboradores, o Shopping Jequitibá adotou todos os protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde, a exemplo de termômetros digitais para medição de temperatura, colocação de dispensers com álcool gel e pias para lavagem das mãos, obrigatoriedade do uso de máscaras, sinalização para o distanciamento social, higienização permanente dos espaços e capacitação de colaboradores. O shopping também fornece orientações sobre prevenção em banners nos corredores, ponto de ônibus e mídias sociais.

Itabuna registra aumento do número de mortes por causas respiratórias em 2020
Tempo de leitura: 2 minutos

Reflexo da pandemia do novo coronavírus, aumentou em 24,8% o número de óbitos causados por doenças respiratórias em Itabuna, aponta levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). Os números podem ser consultados no Portal da Transparência. Ainda segundo a Arpen, passaram de 607 para 758 o total de óbitos no período de 12 meses quando se compara 2019 e 2020. Entre as doenças deste tipo, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) explodiu, registrando crescimento de 500%.

Os dados do Portal da Transparência ainda mostram que as mortes registradas pelos Cartórios de Itabuna em 2020 totalizaram 2.130. O número de óbitos em 2020 pode aumentar ainda mais, assim como a variação da média anual, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o falecimento e o lançamento do registro no Portal da Transparência. Alguns Estados brasileiros expandiram o prazo legal para registro de óbito em razão da situação de emergência causada pela Covid-19.

No estado da Bahia, as doenças respiratórias cresceram 34,6% no mesmo período comparativo. A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrou aumento de 386%, e as Causas Indeterminadas, 19,6%. Em relação às doenças cardíacas, a comparação entre os dois anos mostra um crescimento de 10%, com a maior alta por Causas Cardiovasculares Inespecíficas, 26,8%.

MORTES EM DOMICÍLIO

O receio das pessoas frequentarem hospitais ou mesmo realizarem tratamentos de rotina durante a pandemia, assim como a falta de leitos em momentos críticos da COVID-19 no Brasil, fez com que o número de mortes em domicílio disparasse no município de Itabuna quando se comparam os anos de 2019 e de 2020, registrando um aumento de 30,2%.

As mortes por Causas Respiratórias fora de hospitais cresceram 55,5%, sendo que os casos por Insuficiência Respiratória registraram a maior variação, 37,5%. Os registros de óbitos, feitos com base nos atestados assinados pelos médicos, apontam que 10 moradores do município morreram de COVID-19 em suas casas, no ano de 2020.Leia Mais

Jamil Ocké, Kácio Brandão e Enoch Andrade
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nessa terça-feira (9), em decisão unânime da segunda turma da 1ª Câmara Criminal, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) manteve, de forma integral, a sentença da juíza Emanuele Vita Leite Armede, da 1ª Vara Criminal de Ilhéus, que condenou o empresário Enoch Andrade Silva a 11 anos e 11 meses de prisão e os ex-secretários de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Jamil Chagouri Ocké e Kácio Clay Silva Brandão, a nove anos de reclusão por crimes de fraudes em licitações.

No dia 15 de dezembro de 2020, a Corte começou a julgar o recurso dos réus, que pediram a revisão das penas. Suspenso após pedido de vistas do revisor, o juiz convocado Ícaro Almeida Matos, o julgamento foi concluído hoje. A relatoria do processo no TJ-BA coube ao desembargador Abelardo da Matta.

Fábio Lago encarnando o Curupira de Cidade Invisível
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Netflix lançou, no dia 5 de fevereiro, a série original Cidade Invisível, do diretor Carlos Saldanha, criador das animações da franquia A era do gelo e Rio. Apresentando versões contemporâneas de personagens do folclore nacional, a história mistura suspense e fantasia. O papel do Curupira, o guardião da floresta, é do ator ilheense Fábio Lago.

Com roteiro de Raphael Draccon e Carolina Munhóz, a trama policial se passa no Rio de Janeiro, transitando entre a vida noturna de um bar na Lapa e uma comunidade ribeirinha ameaçada de remoção por uma construtora.

Os telespectadores veem o desenrolar da maior parte da história pelos olhos de um investigador da Polícia Ambiental, Eric, interpretado por Marco Pigossi. A atriz Alessandra Negrini é a misteriosa Inês, dona do bar Cafofo.

Para o dramaturgo ilheense Ed Paixão, a Netflix acertou em cheio explorando o imaginário do folclore brasileiro “numa pegada mais séria, menos infantil”.

Até o momento, o canal de streaming não confirmou se a produção vai ter segunda temporada. Os sete episódios da primeira estão disponíveis para os assinantes.

Confira trailer da série brasileira da Netflix.

Hospital Costa do Cacau estava com 100% dos leitos de UTI Covid-19 com pacientes
Tempo de leitura: 2 minutos

Os pacientes que chegam ao Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, sejam regulados ou casos emergenciais, contam com equipes assistenciais de saúde para atendê-los na unidade. Todo o fluxo de circulação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) possui o suporte do setor de Tecnologia e Informática (TI).

Quando o paciente entra no HRRC e pega uma senha, chega regulado ou vem para urgência, seus dados são lançados no Vision, sistema virtual avançado de prontuário médico eletrônico. Com o avanço da tecnologia, muitas unidades de saúde comprometidas em agilizar o atendimento adotaram os seus sistemas digitais para acompanhamento do fluxo de clientes.

De acordo com Julierme Chaves, analista de TI do HRCC, o sistema funciona com padrão de qualidade ISO, normas produzidas da rede e comunicação de internet de intranet, através de cabeamento de sistema Wi-Fi. “É através desse cabeamento de rede, que nós, da equipe de TI, fazemos as ligações entre a emergência até chegar nas alas, todos os setores integrados são gerenciados pelo nosso sistema Vision”, disse.

O analista relata que, por meio desse prontuário eletrônico são cadastrados todos os pacientes desde sua chegada, com lançamento de informações no sistema, até sua saída. “Temos equipamentos de ponta, trabalhamos para garantir a manutenção desse serviço 24 horas por dia, sete dias por semana. Ele é fundamental para os profissionais de saúde que trabalham na assistência hospitalar do HRCC”, destacou.

Além disso, Julierme Chaves disse que o hospital tem um banco de dados para arquivar e proteger todas as informações sobre os pacientes. “O fluxo do sistema e sua tecnologia aplicada para atendimento, preserva com segurança, todas as informações necessárias para o suporte da assistência ao paciente. Hoje, com essa rede digital os processos e preenchimentos de documentos acontecem mais rápido e de forma mais prática, refletindo na agilidade do atendimento”, concluiu.

O prefeito Augusto Castro, acompanho de agente da Defesa Civil, em visita ao bairro São Roque
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Defesa Civil de Itabuna lançou ontem (9) o plano municipal de prevenção de desastres causados por chuvas. A Operação Chuvas vai ter um grupo especial de trabalho composto por representantes de cada uma das secretarias municipais e das fundações Marimbeta e de Cultura e Cidadania (Ficc), além da Emasa.

O coordenador da Defesa Civil no município, Mário Carvalho Júnior, explicou que a proposta de mobilizar todos os setores do governo significa a união de esforços para executar ações específicas de prevenção e de socorro nas ocorrências de desastres naturais, a exemplo das que ocorrem em ocupações irregulares.

Mário Júnior informou que a proposta integra o Plano de Trabalho definido pelo prefeito Augusto Castro (PSD), que pediu à Defesa Civil para identificar todas as áreas de riscos no município. “Não vamos esperar acontecer uma tragédia para agir”,ressaltou.

O agente Carlos Alberto Silva Santos, membro da Defesa Civil, também reforça a importância do grupo de trabalho e destaca o papel da coletividade para o sucesso das estratégias de prevenção de desastres. “Defesa Civil somos todos nós”, disse.

Atualmente, a Defesa Civil de Itabuna conta com dois agentes e um coordenador.

Para secretário, modernização vai deixar município mais bonito e seguro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio da Secretaria de Infraestrutura, a Prefeitura de Uruçuca começou a modernizar a rede de iluminação pública do município com lâmpadas de LED.

A empresa RCX é responsável pela substituição das lâmpadas tradicionais. O trabalho começou nas margens da rodovia BA-262, contemplando a sede do município e o distrito de Serra Grande. A prefeitura prevê a conclusão do serviço em aproximadamente quarenta dias.

Para o secretário municipal de Infraestrutura, Rover Rossi, essa é uma grande conquista, pois uma iluminação pública moderna traz segurança, qualidade de vida e conforto para os moradores e visitantes de Uruçuca.

Banco de Leite Humano de Itabuna está com estoque muito baixo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Banco de Leite Humano de Itabuna enfrenta grande dificuldade para assegurar leite para os bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI-Neo) do Hospital Manoel Novaes nos últimos meses. De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Bianca Baleeiro, a queda no número de doadoras chega a 70%.

A unidade precisa de um estoque com, pelo menos, 70 litros. “Há muito tempo não conseguimos essa média. Por isso, estamos apelando para que as mães que estejam amamentando entrem em contato conosco e confirmem sua doação”, afirma Baleeiro.

A enfermeira Bianca Baleeiro destaca que o processo para torna-se uma doadora do Banco de Leite é muito simples. A doadora só precisa dirigir-se à unidade com carteira de identidade e exames pré-natal (sorologia). Mas quem prefere a comodidade, pode se cadastrar sem sair de casa, via telefone. “É muito rápido, sem burocracia. Se não tiver condições de deslocar-se, o Corpo de Bombeiros de Itabuna, que é o nosso parceiro, vai até a casa da doadora fazer a coleta nos dias agendados”, relata Baleeiro.

BANCO ATENDE MAIS DE 100 MUNICÍPIOS

O Banco de Leite da Santa Casa de Itabuna, que atende a mais de 120 municípios, é responsável pela coleta, processamento e distribuição do leite destinado aos bebês prematuros internados ou com patologias que não podem receber o produto diretamente das mães. A unidade tem a missão de assegurar o alimento para uma média diário de 45 bebês internados na UTI-Neo.

O leite humano é um alimento essencial nos primeiros meses de vida dos bebês. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda ser ideal que até os seis meses de idade as crianças sejam alimentadas com leite materno. O Banco de Leite funciona no anexo do Hospital Manoel Novaes e o telefone é (73) 3214-4346.

Novos leitos de UTI Covid-19 serão abertos em Ilhéus para atender sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva ocupados em Ilhéus e em Itabuna, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou, nesta manhã (9), que serão abertos mais 20 leitos de UTI no Centro Covid-19 do Centro de Convenções de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes. O anúncio foi feito pelo titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas.

O secretário estadual disse ter conversado com o prefeito Mário Alexandre, Marão, de Ilhéus, e confirmou a abertura de novos leitos diante da nova expansão de casos e da superlotação das UTIs nos dois municípios. O secretário fez alerta para a gravidade e o avanço da doença nesta nova onda. O Laboratório Central da Bahia (Lacen) já confirmou mais de 10 casos de variante do vírus originário de Manaus, que é mais agressivo e contamina com maior facilidade.

Segundo o titular da Sesab, a ocupação de leitos de terapia intensiva atingiu 83% nesta manhã de terça. “Estou apenas aguardando ele [Marão, para abrir os novos leitos]. Isso vai ajudar a região a respirar com mais tranquilidade”, disse Vilas-Boas. Havia dúvida se seriam leitos de terapia intensiva, mas a Sesab confirmou ao PIMENTA que, sim, serão leitos de UTI.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Detalhes da obra foram discutidos por Tonho de Anízio e Jerônimo

O município de Itacaré vai receber uma nova escola da rede estadual, que ofertará, além do Ensino Médio regular, o técnico profissionalizante, com diversos cursos. O prefeito Antônio de Anízio se reuniu na tarde desta segunda-feira (8) com o governador Rui Costa, em Salvador, e também com o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Durante o encontro com Rui Costa, o prefeito falou da necessidade de uma nova escola, já que o Colégio Aurelino Leal, o único da rede estadual na sede do município, já não consegue atender ao grande número de estudantes. Já no encontro com o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, o prefeito discutiu detalhes da construção da nova escola estadual de Itacaré.

A nova escola será construída em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, muito mais ampla e moderna e com diversos espaços para as atividades físicas e de pesquisas, segundo Tonho de Anízio.

De acordo com o prefeito, além de possibilitar uma melhor estrutura e melhores condições de ensino, a nova escola vai garantir a profissionalização dos jovens e adultos, uma reivindicação da comunidade, preparando para o mercado de trabalho. Antônio de Anízio falou da importância do ensino técnico-profissionalizante criando novas oportunidades de geração de emprego e renda, formando novos profissionais e inserindo esses estudantes na vida profissional.

Jerônimo Rodrigues garantiu que a previsão é de que as obras sejam iniciadas em muito breve para que Itacaré tenha a sua nova escola estadual. No ano passado o secretário Jerônimo Rodrigues se reuniu em Itacaré com a secretária municipal de Educação, Eliane Camargo, onde visitou algumas áreas para a construção da nova escola estadual de Itacaré. O novo espaço deve ser anunciado já nos próximos dias.