Decreto autoriza aumento de público em eventos em Itabuna
Tempo de leitura: 3 minutos

Presidentes de sete entidades de Itabuna assinaram manifesto com críticas contundentes ao prefeito Augusto Castro (PSD), que enviou ao Legislativo projeto de lei que aumenta a carga tributária do município.

O manifesto foi divulgado às 22h58min desta segunda-feira (27), depois de análise minuciosa do projeto já em discussão na Câmara de Vereadores.

“As entidades do município assistem estarrecidas à aprovação de projetos de lei enviados pelo Prefeito Municipal de Itabuna à Câmara Municipal de Vereadores destinados a MAJORAR TRIBUTOS, especificamente o ISS (imposto sobre serviços), o IPTU (imposto predial territorial urbano), o ITIV (imposto de transmissão inter-vivos) e taxas em geral, tais como taxas de alvará, ambiental, de localização e de publicidade”, cita o manifesto (confira a íntegra abaixo).

Os signatários do manifesto lembram que a proposta de Augusto vai de encontro ao que o prefeito prometeu durante a campanha eleitoral. Na leitura do empresariado e de instituições como a OAB local, “Itabuna terá uma carga tributária muito superior àquela registrada nas cidades vizinhas e outras de mesmo porte, seja na Bahia ou em outros Estados da Federação”.

O manifesto é assinado pelo presidente da Associação Comercial de Itabuna, Mauro Ribeiro; presidente do conselho fiscal da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), Eduardo Fontes; presidente da CDL de Itabuna, Carlos Leahy; pelo delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Vanderlino Marques; pelo coordenador do Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação (Mesb), Edimar Margoto Júnior; pelo presidente da OAB Itabuna, Edmilton Carneiro; e pelo presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Sul da Bahia, Erivaldo Benevides.

Confira a íntegra do manifesto abaixo:

Manifesto de repúdio da sociedade civil organizada ao aumento da carga tributária

A sociedade civil organizada de Itabuna, por meio das entidades abaixo-assinadas, manifesta o seu completo repúdio à postura adotada pela Administração Pública Municipal.

As entidades do município assistem estarrecidas à aprovação de projetos de lei enviados pelo Prefeito Municipal de Itabuna à Câmara Municipal de Vereadores destinados a MAJORAR TRIBUTOS, especificamente o ISS (imposto sobre serviços), o IPTU (imposto predial territorial urbano), o ITIV (imposto de transmissão inter-vivos) e taxas em geral, tais como taxas de alvará, ambiental, de localização e de publicidade.

Pretende-se aprovar o projeto de lei sem discussão com a população, sem transparência, sem participativismo e sem a realização de audiências públicas.

Na prática, o Prefeito Municipal faz tábula rasa do seu próprio PROGRAMA DE GOVERNO protocolado com a candidatura junto à Justiça Eleitoral.

Na prática, Itabuna terá uma carga tributária muito superior àquela registrada nas cidades vizinhas e outras de mesmo porte, seja na Bahia ou em outros Estados da Federação.

Na prática, esvazia-se qualquer possibilidade de tornar a cidade de Itabuna um terreno fértil e propício ao empreendedorismo. O custo de vida do cidadão itabunense será mais elevado. Empresas deixarão de se instalar em Itabuna e outras instaladas deixarão de aqui operar.

Na prática, menor geração de emprego e renda; mais desemprego e mais violência.

Não foi isso o que prometeu o então candidato a prefeito ao apresentar seu PROGRAMA DE GOVERNO.

Num belíssimo documento de 19 páginas, o candidato, hoje Prefeito Municipal, propunha REDUZIR e RACIONALIZAR CUSTOS, criar um ambiente de SIMPLIFICAÇÃO DE NEGÓCIOS, revisar e COMPACTAR A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, bem como AUMENTAR AS RECEITAS COM SERVIÇOS de valor agregado.

Ao invés de cumprir o compromisso firmado de reduzir gastos públicos e estimular o empreendedorismo, o Prefeito Municipal faz justamente o contrário: promove o aumento de tributos, reduzindo a competitividade das empresas locais e aumentando o custo de vida do itabunense.

A sociedade civil itabunense não pode pagar esta conta!

Repudiam veementemente a tentativa de aumento da carga tributária municipal as entidades abaixo-assinadas:

Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI)
Mauro Ribeiro/Presidente

Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH)
Eduardo Fontes/Presidente Conselho Fiscal

Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL)
Carlos Veloso Leahy/Presidente

Conselho Regional de Contabilidade (CRC)
Vanderlino  Ramos Marques/Delegado CRC Itabuna

Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação (MESB)
Edimar Margotto Júnior/Coordenador

Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Itabuna (OAB)
Edmilton Carneiro/Presidente

Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Sul do Estado da Bahia (SINDICONTASUL)
Erivaldo Benevides/Presidente

Campus do IFBA em Ilhéus oferece vagas em cursos técnicos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) firmou acordo de adesão ao programa Qualifica Mais Progredir. Vinculado aos ministérios da Educação e da Cidadania, o programa fomenta a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI). Ele é voltado à inclusão produtiva e à ampliação da renda do público assistido pela rede de proteção social.

O objetivo do programa é que as instituições parceiras – da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – ofereçam cursos, na modalidade presencial, para formação de 23 mil Microempreendedores individuais (MEI) nos 100 municípios brasileiros onde há maior concentração de beneficiários do Bolsa Família e cadastros MEI.

VAGAS EM ILHÉUS

Na Bahia, a partir de um processo dialógico, o IFBA firmou para 2022 a oferta de 2.500 vagas, distribuídas nos campi de Salvador, Ilhéus, Paulo Afonso e Vitória da Conquista, com mil vagas destinadas a moradores da capital baiana e 500 para cada uma das demais cidades.

Com carga horária total de 160 horas, o curso possui um itinerário formativo integral, que contempla desde conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo, até temas ligados às rotinas gerenciais, como a formalização do cadastro MEI; orientação para acesso ao crédito; controles financeiros; noções de propaganda e marketing; atendimento ao cliente; uso de redes sociais e ferramentas digitais.

Para participar, é necessário ser maior de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental, ser beneficiário(a) do Bolsa Família e residir em um dos municípios designados pelo programa. Os cursos terão início em 2022 e serão ofertados na modalidade presencial.

Unidade do SAC de Itabuna funciona em novo horário
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no Shopping Jequitibá, em Itabuna, está funcionando em novo horário. Desde esta segunda-feira (27), o atendimento na unidade ocorre das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. Até a semana passada o posto abria das 8h às 17h.

Dentre os serviços disponíveis no SAC estão RG, CPF, Carteira de Habilitação (CNH), SineBahia e o Atendimento aos Militares (SAME). O atendimento no posto é 100% por agendamento. Para acessar o SAC Digital e agendar atendimento, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet.

Os usuários devem redobrar a atenção com os cuidados ao se dirigem ao SAC.  O atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais. Para outras informações, o cidadão acessar o site institucional do SAC e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Médico Júlio César Pereira foi morto dentro de clínica particular || Reprodução TV Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia prendeu, na tarde desta segunda-feira (27), em Barra, no oeste da Bahia, um homem suspeito de matar o médico pediatra Júlio César de Queiroz Teixeira, de 44 anos. O nome do acusado não foi divulgado. O assassinato ocorreu na quinta-feira (23), no interior da clínica onde o profissional de saúde trabalhava.

O médico foi executado enquanto atendia uma criança. O assassino entrou na clínica usando o capacete, em plena luz do dia. O estabelecimento estava lotado de pacientes, que correram com os disparos.

De acordo com a polícia, o homem que levou atirador até a clínica para assassinar o médico também já foi localizado. O delegado Jenivaldo Rodrigues informou que a motocicleta e o capacete utilizados no dia crime foram apreendidos com o suspeito. O acusado foi ouvido, mas os detalhes do depoimento não foram divulgados pela polícia.

Manifestação será às 9h, na Praça Cairu
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma manifestação contra as deficiências do transporte coletivo de Ilhéus está marcada para as 9h desta terça-feira (28), na Praça Cairu. Entrevistado pelo Café com Pimenta, o vereador Augusto Cardoso, Augustão (PT), convidou os moradores do município para o ato.

Segundo o parlamentar, a redução do número de linhas de ônibus é uma das reclamações mais constantes dos usuários do sistema. O problema prejudica mais as comunidades da zona rural e dos bairros afastados do Centro.

PROBLEMA NACIONAL E AUXÍLIO VETADO

Desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, no início do ano passado, a crise do transporte coletivo afetou diversas cidades. No período de 16 de março de 2020 a 30 de abril de 2021, 25 operadoras de transporte coletivo interromperam a prestação do serviço e 76.757 rodoviários foram demitidos, conforme dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

No dia 10 de dezembro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou o socorro financeiro de R$ 4 bilhões aos sistemas municipais de transporte. O auxílio seria destinado aos municípios com mais de 200 mil habitantes. No último mês de março, o Congresso manteve o veto.

PROFISSÃO PERIGO

Os rodoviários brasileiros foram atingidos em cheio pela covid-19. Mesmo expostos ao convívio com centenas de passageiros por dia, em veículos abarrotados nos horários de pico, os motoristas e cobradores de ônibus só foram incluídos nos grupos prioritários de vacinação em abril de 2021.

De janeiro a abril de 2021, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou 636 desligamentos de motoristas de ônibus por morte. A categoria ocupa a 9ª posição na lista macabra, que é encabeçada por profissionais de saúde.

Secretária Lívia Mendes teve contas aprovadas pelo TCM || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, disse hoje (27) que a presença da variante Delta no município, confirmada pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA), exige que a população reforce os cuidados contra a covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde tenta localizar as pessoas que tiveram contato com os dois pacientes contaminados com a variante Delta. “O momento é de cautela e de manutenção de protocolos. A partir de agora vamos programar, com a Vigilância Epidemiológica, testagens aleatórias para identificar os casos e quebrar a cadeia de transmissão”, explicou Lívia Mendes.

Além de Itabuna, outros dois municípios do sul da Bahia, Ilhéus e Canavieiras, também tiveram casos confirmados de infecção pela variante Delta (veja aqui).

Walmir Rosário faz entrevista para o programa De Fazenda em Fazenda, da Ceplac || Foto Águido Ferreira
Tempo de leitura: 4 minutos

No dia seguinte, assim que cheguei em casa liguei para ele, que contou o imbróglio à coligada, sem convencimento.

 

Walmir Rosário

A vida de repórter nos leva a cada lugar nunca antes por nós imaginado, o que eu acho muito bom, pois passamos a ter contato com outros povos, outras culturas, enriquecendo nossa enciclopédia interior. Considero gratificante esse vai e vem, mesmo que dificulte a nossa estada em casa, hoje com a comunicação mais facilitada por vários aplicativos no celular do que nas duas décadas do século passado.

Enfim, foi essa a profissão que escolhemos e devemos exercê-la com toda a alegria e responsabilidade, pois é ela que nos dá, não só a nossa subsistência, mas nos proporciona o sentimento do dever cumprido. Claro que nem tudo são flores, e as dificuldades inerentes à profissão, compensam os dissabores do dia a dia, e muitas vezes as situações difíceis são encaradas como uma brincadeira a mais em nosso currículo.

Às vezes o “bicho pega” e foge do controle, sem mais nem menos, como já aconteceu.

Me encontrava na labuta na antiga Divisão de Comunicação (Dicom) da Ceplac (Ministério da Agricultura), na qual éramos profissionais do sete instrumentos e pouco ligávamos para as reclamações do sindicato para o exercício acumulativo de atividades. Trabalhávamos com vídeo; apresentação e reportagem de programa de rádio, portando aqueles imensos gravadores; escrevendo para os jornais externo, interno e revistas, além de releases.

Uma semana estávamos na Amazônia, na outra no Sul da Bahia, uma nova feita em Brasília, cobrindo os serviços de pesquisa, extensão, a economia e a política da cacauicultura. A depender da cobertura que fazíamos e das condições de comunicação por telefone, ainda dávamos flash para o programa radiofônico De Fazenda em Fazenda, levado ao ar em Itabuna para toda a região cacaueira. E essa era a nossa vida.

Uma certa feita fui incumbido de produzir algumas matérias de pesquisa sobre doenças que atacavam os coqueiros, em Una; sobre a cacauicultura às margens do rio Pardo, inclusive na Fazenda Cubículo, onde foram plantados primeiros cacaueiros na Bahia, em Canavieiras; e sobre as possibilidades do turismo rural na Lagoa Dourada e na gruta do Lapão, em Santa Luzia.

Matérias corriqueiras, coisas do nosso dia a dia no campo. Equipe pronta: o locutor que vos fala, o fotógrafo Águido Ferreira e o motorista “irmão” Edmundo partiram para a primeira missão em Una. Entrevista e fotos com o engenheiro florestal José Ignácio (um dos maiores especialistas do Brasil), rumamos para Canavieiras com a missão de dar sequência à pauta estabelecida.

Às 17 horas chegamos a Canavieiras e nos hospedamos no Mini Hotel e fomos à redação do jornal Tabu encontrar o editor Tyrone Perrucho, nosso ex-chefe e que se aposentara recentemente e iria nos contar sobre a merecida inatividade ceplaqueana. O encontramos às voltas do fechamento da edição quinzenal e o convencemos a adiar seu trabalho para o dia seguinte, em troca de umas rodadas de cervejas e bate-papo.

Enquanto o colega Edmundo foi à igreja congregar com os irmãos, eu e Águido seguimos com o colega recém-aposentado para o bar mais próximo no o intuito de colocar a conversa em dia. Papo vai, papo vem até que chega um filho de Tyrone para pegar emprestado o velho, porém brioso Gurgel. Daí, trocamos de bar umas três vezes, quando começa a cair uma pesada chuva e forte ventania.

E nada do Gurgel chegar. Às 11h50min chegou o sono, deixei os dois colegas no bar e rumei para hotel. Por volta as 5 da matina acordei agoniado para ir ao banheiro (culpa das cervejas) e me deparei com mais três companheiros de quarto. Mesmo na penumbra, voltei a contar os corpos estendidos nas camas: um, dois, três… E eu não acreditava. Não fui dormir embriagado, pensava e fazia uma nova contagem…o mesmo resultado.

Com discrição, abri a porta do banheiro, fui chegando perto da cama, apurei as vistas e consegui localizar o “corpo estranho” ao recinto do nosso quarto. Para minha surpresa, o quarto corpo na horizontal abriu os olhos e deu uma risada bem marota, como que pedisse calma que explicaria a sua presença naquela cama, naquele quarto de hotel. Era justamente Tyrone Perrucho. E aí surgiu uma grande dúvida: Por que ele não teria ido dormir em casa?

Com o raiar do dia, todos acordados, nos reunimos à mesa para o café da manhã, juntando a fome com a dúvida atroz: o porquê da hospedagem de Tyrone no hotel, em vez de dormir no recôndito do seu lar. Com muita tranquilidade ele passou a explicar que as nossas mudanças de bares teria sido o móvel do problema, pois ao vir entregar o Gurgel, seu filho não teria nos encontrado.

– E por que vosmicê não telefonou para sua casa informando seu paradeiro? – perguntei.

E ele explicou: com chuva e a ventania da meia-noite partiu o cabo da Telebahia que liga a ilha da Atalaia (onde ele morava) ao sistema telefônico do centro. Gozações à parte, prometemos levá-lo em casa antes de retomarmos ao trabalho. E assim fizemos, deixando-o na porta de sua casa, quando ele tentou tomar minha mochila, para que eu desse as explicações à “coligada”, como ele tratava sua esposa. Conseguiu tomar minha sacola e zarpamos.

No dia seguinte, assim que cheguei em casa liguei para ele, que contou o imbróglio à coligada, sem convencimento. Contei o caso à minha mulher e assumimos o sagrado dever de fazer um passeio a Canavieiras no próximo final de semana para explicarmos o ocorrido, com vistas a dissipar todas as dúvidas por ventura ainda existentes, e preservar a união daquela família.

E deu certo, após um sábado e um domingo de homéricas farras e explicações, finalmente prevaleceu a paz no lar dos Perrucho.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Colégio Batista divulga relação dos contemplados no programa de bolsas de estudo
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das mais tradicionais instituições de ensino do sul da Bahia, o Colégio Batista de Itabuna completa 28 anos nesta nesta segunda-feira. Fundado em 27 de setembro de 1993 pelo pastor Hélio Lourenço, o Colégio Batista funciona em amplas instalações no bairro da Conceição, em Itabuna.

A instituição oferece do ensino fundamental ao ensino médio. Nesses 28 anos de existência, já encaminhou estudantes às mais conceituadas universidades do país e do exterior. Muitos deles, hoje, são profissionais renomados em suas áreas de atuação.

Colégio itabunense completa 28 anos de fundação nesta segunda

“A instituição tem como missão proporcionar uma educação de qualidade e, ao mesmo tempo, despertar nos nossos estudantes uma cosmovisão cristã que torne Deus presente na forma como eles compreendem o mundo”, diz a diretora do Colégio Batista, professora Graça Silva Guimarães Souza.

De acordo com o vice-diretor da instituição, Tiago Nascimento Souza, que também é professor da escola “a identidade confessional significa que todo o exercício de busca pelo conhecimento e a observação do universo são também formas de louvor ao Criador”.

“Somos gratos a Deus, que proporciona a existência de nossa escola e que nos dá o privilégio de cumprir a missão do servir através dessa instituição. Nossa gratidão também às famílias e aos nossos estudantes por tê-los conosco numa belíssima e exitosa parceria”.

Turma do Colégio Batista em atividade

A escola tem como princípio basilar a educação cristã. “Louvamos a Deus por toda a equipe de professores e colaboradores que com muito afinco e criatividade fazem de nossa escola um espaço de excelência”, diz o professor Aurélio Macedo, presidente do Conselho da escola. “Nosso muito obrigado a todos os estudantes e profissionais que ao longo desses 28 anos estiveram conosco e participaram da história do Colégio”, ressalta.

A diretora do Colégio Batista diz que, completando 28 anos, a instituição olha com muita confiança e otimismo para o futuro. “Que venham muitos anos sob a direção de Deus e que possamos contribuir com a educação de nossa cidade”, finaliza.

FUNÇÃO SOCIAL

Cumprindo seu papel social, anualmente a escola tem oferecido bolsas de estudo para estudantes carentes através de edital amplamente divulgado na imprensa. São bolsas parciais e integrais que garantem educação de qualidade a centenas de estudantes ao longo de quase três décadas de ensino.

Motorista passou mal antes de perder controle do veículo, informa Sesttran
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na tarde desta segunda-feira (27), o motorista de um Gol BX perdeu o controle do veículo, saiu da pista e caiu sobre carros parados no estacionamento próximo à Câmara de Vereadores de Itabuna.

Gol atingiu Fiat Toro e Ford Ecosport

Procurada pelo PIMENTA, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito de Itabuna (Sesttran) informou que o motorista passou mal e não conseguiu parar o carro. Apesar do acidente, ele não se feriu.

Motorista recebe primeiros socorros ainda dentro do veículo

Pelo menos dois carros foram atingidos no estacionamento, um Fiat Toro e um Ford Ecosport.

Oferta de crédito começou nesta segunda-feira (27)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Caixa Econômica Federal lançou hoje (27) o programa Crédito Caixa Tem, que vai oferecer empréstimos de R$ 300 a R$ 1 mil, direto pelo aplicativo de celular Caixa Tem. A taxa de juros é de 3,99% ao mês, com pagamento em até 24 vezes.

Para os nascidos em janeiro e fevereiro cadastrados no aplicativo, a opção já está disponível a partir desta segunda-feira. Confira o calendário completo.

A cerimônia de lançamento do programa ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e diversos ministros, que celebraram também os mil dias de governo. Diagnosticado com covid-19, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, participou por vídeo.

Para os novos clientes do aplicativo Caixa Tem, a solicitação de crédito poderá ser feita a partir de 8 de novembro, conforme a tabela a seguir.

Augusto Castro e Ari Vequi: prefeitos avaliam acordo de cooperação técnica entre municípios
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) e a secretária de Planejamento Sônia Fontes vão receber uma comitiva de Brusque, município de Santa Catarina, liderada pelo prefeito Ari Vequi (MDB). A reunião será nesta quarta-feira (29), às 15h, no Tarik Fontes Plaza Hotel, em Itabuna.

A comitiva catarinense chega ao sul da Bahia a convite da Prefeitura de Itabuna e da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste (Amurc). Os municípios de Itabuna e Brusque estudam a possibilidade de firmar um termo de cooperação técnica.

Hospital já realizou primeiras cirurgias com novo protocolo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Manoel Novaes (HMN), da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, implantou o Protocolo de Cirurgia Segura, baseado em lista de verificação desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e usada por hospitais de referência no Brasil. O novo checklist cirúrgico reduz o risco de eventos adversos durante cirurgias e partos, além de viabilizar o nascimento seguro na única unidade materno-infantil de Itabuna.

O Protocolo de Cirurgia Segura, conforme a diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez, deveria ser implantado ano passado, mas o surgimento do novo coronavírus adiou os planos. Ela destaca os ganhos com o protocolo. “O checklist para reduzir a possibilidade de danos ao paciente faz parte dos seis pilares da Segurança do Paciente e traz ainda mais tranquilidade para os profissionais envolvidos nos procedimentos cirúrgicos”.

As seis metas da segurança do paciente são identificar o paciente corretamente, melhorar a eficácia da comunicação, melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância, assegurar cirurgias com local de intervenção correto, reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde e diminuir o risco de danos decorrente de quedas.

REVISÃO DE PROCESSOS

Fabiane Chávez explica que, com o Protocolo de Cirurgia Segura, os processos são revisados detalhadamente antes da indução anestésica, da incisão cirúrgica e logo depois que o paciente passa pelo procedimento. Durante a checagem, um único profissional conduz a verificação e confirma se a equipe completou suas tarefas, antes de prosseguir.

A gerente de enfermagem do HMN, Luciana Nobre, ressalta que, durante a verificação, caso seja identificado alguma não conformidade, o procedimento não se inicia. Os filhos de Cosmina Santana Santos e Luana Iracema Giroto estão entre os primeiros pacientes submetidos a cirurgia seguindo o checklist. Prematuro, o filho de Cosmina nasceu na última quarta-feira (22) e recupera-se em um leito de terapia intensiva.

Valci Serpa, diretor da Sutran de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O diretor da Superintendência de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Sutran), Valci Serpa, afirmou que o transporte clandestino de pessoas no município ganhou feições de serviço miliciano. Ele falou sobre o assunto nesta segunda-feira (27), em entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM.

Serpa mencionou o caso de um carro incendiado dentro da 13ª Ciretran de Ilhéus, em 2017, quando ele estava à frente do órgão. O crime teria sido uma represália ao combate do transporte ilegal. “A gente observa que não são só cidadãos de bem que estão fazendo o [transporte] clandestino. Se uma pessoa ousa tocar fogo num veículo dentro de uma instituição pública, é porque é uma milícia”, disse.

O gestor disse que um caminho viável para a resolução do problema é a regulamentação do transporte alternativo pela Câmara de Vereadores, por meio de legislação municipal específica.

O transporte clandestino segue a todo vapor em Ilhéus e atrai investidores. Segundo Serpa, um pastor evangélico tem dez carros prestando o serviço ilegal nas ruas da cidade.

Adesão ao Refis pode ser feita no Setor de Tributos, no Palácio Paranaguá, no Centro
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus prorrogou o prazo para que contribuintes possam regularizar débitos tributários com o município por meio do Refis. Pelo programa, o contribuinte poderá quitar dívidas com redução de juros e multas e também parcelar a pendência.

O Refis foi prorrogado por meio de decreto do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), com data de 22 de setembro. A consulta à dívida deve ser feita no Setor de Tributos, no térreo do Palácio Paranaguá, no Centro. Ainda segundo o município, a prorrogação se deve à crise financeira ocasionada pela pandemia.

ITABUNA

O contribuinte de Itabuna também pode ter acesso ao Refis Municipal. No início do mês, o programa foi prorrogado por mais 90 dias pelo prefeito Augusto Castro (PSD). A adesão ao Refis pode ser feita até o início de dezembro, por meio do site do Departamento de Tributos de Itabuna ou presencialmente.

Acidente deixa quatro mortos em Gongogi|| Foto Ubatã Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quatro pessoas, que seriam moradoras de Ubatã, morreram em um acidente de carro na BA-120, no sul da Bahia. De acordo com testemunhas, o motorista do veículo, um Toyota Fielder, de placa  JPT-5E37, perdeu o controle quando trafegava por uma curva, a um quilômetro do centro de Gongogi. O Toyota caiu numa ribanceira de quase 20 metros de altura.

Os corpos dos ocupantes do carro e o sobrevivente foram encontrados na manhã desta segunda-feira (27). Muito confuso, o sobrevivente contou que o acidente ocorreu na noite de domingo (27), mas não soube informar o horário.

Uma equipe do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu-192) prestou socorro à vítima. Já os corpos dos mortos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.

Esse carro da foto caiu no canal do bairro Vila Anália

Em Itabuna, o motorista perdeu o controle da direção e o veículo, um GM Celta, caiu no canal da Avenida Amélia Amado, no centro da cidade, na tarde de domingo. Não há informações sobre as causas do acidente. Houve acidente também no bairro Vila Anália, onde uma picape caiu no canal de macrodrenagem (foto acima). Não houve feridos em nenhum dos acidentes.