Brasil deve registrar recorde na safra 2021-2022
Tempo de leitura: 2 minutos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou, nesta quinta-feira (7), o 1º Levantamento da Safra Grãos 2021-2022. A previsão é de uma safra de grãos recorde, com o acréscimo de 35,87 milhões de toneladas em relação ao volume obtido no ciclo anterior. A estimativa é de um aumento de 14,2%, que, se confirmado, elevará a produção total a 288,61 milhões de toneladas, registrando um novo recorde para a agricultura nacional.

Essa produção faz referência a uma estimativa de cultivo em uma área de 71,5 milhões de hectares. O espaço é 3,6% maior do que o registrado em 2020/2021. Esse crescimento é impulsionado principalmente pelas culturas de soja e milho 2ª safra.

Para este novo ano agrícola, o cultivo das culturas em sucessão à colheita das culturas de primeira safra soma cerca de 21,5 milhões de hectares. Com isso, para todas as culturas cultivadas para a produção de fibras e grãos, são utilizados cerca de 50 milhões de hectares.

SOJA É O DESTAQUE

O destaque entre as culturas é para o cultivo de soja, que apresenta tendência de aumento tanto de área cultivada como de produção. De acordo os dados da Companhia, a área a ser semeada deve crescer 2,5%, passando de 38,9 milhões de hectares para 39,91 milhões de hectares. Já a expectativa de produção deve alcançar 140,75 milhões de toneladas, o que mantém o país como o maior produtor mundial do grão.

O plantio da oleaginosa já teve início nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. As atividades seguem em ritmo mais acelerado em comparação ao mesmo período do ano passado.

Leia Mais

Lixo eletrônico não tem destino correto no Brasil || Foto Marcello Casal
Tempo de leitura: 3 minutos

Fones de ouvido, pilhas, celulares, eletrodomésticos. Todos esses utensílios, quando deixam de funcionar e não são mais aproveitados, viram lixo eletrônico. O Brasil é o quinto maior gerador desse lixo no mundo. E muita gente ainda não sabe como o resíduo deve ser descartado para evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana.

As informações são da pesquisa Resíduos eletrônicos no Brasil – 2021, divulgada nesta quinta-feira (7) pela Green Eletron, gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas. O estudo foi conduzido pela Radar Pesquisas.

A maior parte dos brasileiros (87%) já ouviu falar em lixo eletrônico, mas um terço (33%) acredita que esse lixo está relacionado ao meio digital, como spam, e-mails, fotos ou arquivos. Para outros 42% dos brasileiros lixo eletrônico são aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos quebrados e 3% acreditam que são todos os aparelhos que já viraram lixo.

A pesquisa também especificou produtos para saber se as pessoas os reconheciam como lixo eletrônico. Mais de 90% acreditam que celulares, smartphones, tablets, notebooks, pilhas e baterias são lixo eletrônico e estão corretos.

Houve, no entanto, muitas respostas erradas: 51% não acham que lâmpadas comuns, incandescentes e fluorescentes são lixo eletrônico; 34% acreditam que lanternas não são lixo eletrônico; e 37% acreditam que balanças não são lixo eletrônico. Na verdade, todos esses objetos são lixo eletrônico.

O conceito de Resíduo de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) é todo produto elétrico ou eletrônico que descartado por não ter mais utilidade. Inclui grandes equipamentos como geladeiras, freezers, máquinas de lavar; pequenos equipamentos como torradeiras, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores; equipamentos de informática como computadores e celulares; e pilhas e baterias.

Leia Mais

Justiça mantém prisões de esquema no judiciário baiano|| Foto Gil Ferreira/ CNJ
Tempo de leitura: 2 minutos

A Justiça da Bahia manteve a prisão preventiva de Heliana Souza Gonçalves, Daniel Campos Carneiro Mehlem e Fábio Almeida, presos na segunda fase da operação inventário, no dia 16 de setembro de 2021. A denúncia feita contra eles pelo Ministério Público da Bahia também foi aceita.

A decisão de quarta-feira (6), da Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa, determinou também a indisponibilidade de bens de Heliana, Daniel Campos e Fábio Almeida no valor de R$1 milhão, adquiridos como produto e proveito dos crimes, atendendo ao pedido formulado na denúncia do Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).

A Justiça entendeu que o MP-BR demonstrou na denúncia que as informações retratadas se direcionam para a suposta prática pelos denunciados dos crimes de organização criminosa, uso de documento falso, fraude processual, estelionato, corrupção ativa e passiva, nas dependências de unidades jurisdicionais do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio de organização criminosa.

Para justificar o bloqueio dos bens, o juiz levou em consideração que um dos investigados já movimentou 522 Biticons, que em valores atuais correspondem a cerca de R$ 140 milhões, conforme apontado pelo Ministério Público da Bahia.

FRAUDE E APREENSÕES

A “Operação Inventário” investigou fraudes em processos judiciais em trâmite no Poder Judiciário baiano, supostamente praticadas por organização criminosa formada por advogados, serventuários e particulares responsáveis por falsificação de documentos.

A operação apreendeu mais de 120 cartões em nome de terceiros e empresas, computadores, celulares e HDs e apurou indícios da prática de crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude processual e uso de documento falso. Todos os mandados cumpridos durante a operação foram expedidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa.

A “Operação Inventário” foi efetivada por meio de esforço conjunto da Polícia Civil, por meio do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom); da Polícia Rodoviária Federal na Bahia e da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Nordeste (CIPE – Nordeste).

Mega Revisão da UniFTC reúne grandes especialistas a cada ano
Tempo de leitura: < 1 minuto

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está a todo vapor e quem está focado nas provas, que serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tem buscado todas as oportunidades para movimentar conhecimento e estar preparado para a avaliação. Na reta final, o estudante tem a oportunidade de dar uma repassada no conteúdo, gratuitamente, na Mega Revisão Enem UniFTC, nos dias 17 e 18 de novembro, às 18h30min, de forma virtual. O projeto conta com a participação e expertise de professores especialistas em aprovação no exame.

Os interessados podem realizar as inscrições através do link https://bit.ly/megarevisaoenem_uniftc e garantir acesso exclusivo aos conteúdos. A Mega Revisão será transmitida pelo canal da Rede UniFTC no Youtube e conta com uma programação focada na preparação do estudante para o Enem 2021.

“A Mega Revisão Enem UniFTC é um evento consolidado no calendário dos estudantes que estão buscando a melhor preparação para o Enem. Nosso objetivo é trazer conhecimento de forma rica e profunda, oferecendo um grande repertório para esse estudante”, destaca Ricardo Carvalho, coordenador pedagógico do projeto e apresentador da Mega Revisão.

Projeto do Grupo Educacional UniFTC, em parceria com o Escritório do Pensamento, a Mega Revisão chega, em 2021, a sua sétima edição, a segunda realizada em ambiente virtual devido à pandemia.

SERVIÇO
Mega Revisão Enem: UniFTC realiza inscrição para sétima edição do projeto
Quando: 17 e 18 de novembro
Horário: 18h30min
Onde: Canal do Youtube Rede UniFTC (exclusivo para inscritos)
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/megarevisaoenem_uniftc

Cana Brava Resort abre novo processo seletivo; confiras as vagas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Cana Brava Resort, em Ilhéus, anunciou a abertura de novas vagas de emprego para salva-vidas e cozinheiro, que serão contratados de forma definitiva. Interessados podem enviar currículo para cv@canabravaresort.com.br até a próxima segunda-feira (11). Também é possível se inscrever no site da seleção.

No início desta semana, o resort também abriu inscrições para selecionar camareira, garçom, barman, auxiliar de cozinha, auxiliar de serviços gerais e organizador de cozinha (veja aqui).

Governador Rui Costa || Foto Jonne Roriz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (8), às 9h, o governador Rui Costa estará no município de Floresta Azul, no sul da Bahia, para entregar a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água. A obra, que foi coordenada pela Embasa, empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), também vai atender aos moradores das cidades de Santa Cruz da Vitória e Firmino Alves.

Rui ainda vai inaugurar a reforma do Mercado Municipal, realizada por meio de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) com a Prefeitura de Floresta Azul.

Outra obra a ser entregue é a pavimentação em paralelepípedo com drenagem profunda das ruas José Veríssimo de Souza, Salvador Alves Batista e João dos Santos; travessas Lourival Maciel e Salvador A. Batista. O serviço foi executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).

O vice-prefeito Enderson Guinho e o senador Jaques Wagner
Tempo de leitura: 2 minutos

O vice-prefeito e secretário de Esportes de Itabuna, Enderson Guinho (DEM), avalia que as lideranças de partidos aliados do PT levantam dúvidas sobre a viabilidade da candidatura do senador Jaques Wagner ao governo estadual. Ele falou sobre o assunto nesta quarta-feira (6), em entrevista ao Café com Pimenta, programa dos blogs IPolítica, do Thame e PIMENTA.

“Você vê que o posicionamento dos aliados, muitas vezes, coloca em dúvida a candidatura [de Wagner], a exemplo do vice-governador do PP [João Leão] e de aliados do próprio senador Otto Alencar, o senador Ângelo Coronel, que defende a candidatura de Otto ao Governo do Estado”, declarou Guinho, que é pré-candidato a deputado federal e apoia a pré-candidatura de ACM Neto (DEM) ao Palácio de Ondina.

O vice-prefeito também falou sobre a dificuldade de interlocução da Secretaria de Esportes de Itabuna com a homóloga estadual, a Setre, comandada pelo secretário e suplente de senador Davidson Magalhães, do PCdoB (confira abaixo).

BINHO SHALOM AFASTA UNIÃO BRASIL DO EXTREMISMO BOLSONARISTA

O radialista Binho Shalom, presidente do PSL em Itabuna

O radialista Binho Shalom, presidente do PSL em Itabuna e primeiro-secretário estadual do partido, também foi entrevistado pelo Café com Pimenta desta quarta. Ele comentou a fusão do PSL com o DEM, que é presidido por Guinho no município, e enfatizou que a nova legenda, União Brasil, deve caminhar longe do extremismo político do presidente Jair Bolsonaro. Binho fez críticas a Jair Bolsonaro, a quem apoiou em 2018, e disse o país precisa de diálogo. Assista ao programa na íntegra.

Rapha Falcão durante palestra na Semana Sebrae no sul da Bahia || Foto Maurício Maron/ASN
Tempo de leitura: 2 minutos

Melhorias e investimento nas mídias digitais com dicas práticas foram os caminhos para o crescimento de vendas apresentados pelo especialista Rapha Falcão, nesta semana, durante o Workshop Retomada Digital. O evento foi realizado na segunda e na terça-feira (4 e 5), nas cidades de Itabuna e Ilhéus.

“Diante de toda essa transformação, se você não está no ambiente digital, deixa dinheiro na mesa. As empresas que não estavam na internet antes da pandemia tiveram muita dificuldade em permanecer, algumas até fecharam as portas. As que atuavam no ambiente digital alavancaram os seus negócios. Trabalhar no digital hoje é questão de sobrevivência”, declarou Rapha Falcão.

Catalina Rumbo, microempresária dona da marca Viva Amarillo, empresa do ramo de moda infantil com fabricação própria, avaliou o workshop de forma produtiva. “Estamos numa cidade pequena e já existe esse paradigma que cidade pequena tem poucas opções, então o Sebrae abriu uma porta pra gente, trazendo essa personalidade que é o Rapha. Os pequenos negócios que estão aqui representam sonhos e movem a economia regional. Estar no digital é uma necessidade para a nossa sobrevivência”, pontuou a empresária.

O mesmo sentimento foi compartilhado pelo casal Daiana Boudoux e Elielson Araújo, proprietários da Milho e Brasa Churrascaria, empresa do ramo de alimentos. “Quando recebi o cartaz do evento eu logo me inscrevi, coloquei o meu esposo e mais duas colaboradoras da equipe, porque sei que o Sebrae sempre entrega mais do que propõe, portanto, a partir da palestra do Rapha decidimos que vamos investir em impulsionamento nos próximos seis meses porque vimos que isso pode ampliar o nosso leque de clientes, além de conseguir chegar nos clientes certos”, planejou Daiana.

Para o gerente adjunto da regional do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, a capacitação é uma forma de contribuir para o crescimento das micro e pequenas empresas da região. “O Rapha trouxe uma apresentação prática, de fácil assimilação para que os empresários consigam aplicar nos seus negócios. E através disso, certamente eles conseguirão retorno financeiro como resposta. Melhorar e ampliar as ações do empreendedor na nossa região, especialmente nas mídias digitais, foi a nossa proposta”, concluiu Michel

SEMANA SEBRAE

Em sua 6ª edição, a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial acontece até a próxima sexta-feira (8). Este ano, a programação está focada em oferecer todo o conteúdo necessário para que os empresários possam alavancar suas vendas com a retomada das atividades econômicas.

Durante os cinco dias de evento, o Sebrae programou mais de 190 capacitações online e presenciais, distribuídas em mais de 90 cidades, com a disponibilização de cerca de 30 mil vagas de capacitação. As inscrições para o evento estão sendo feitas gratuitamente pelo site www.semanasebrae.com.br. Outras informações podem ser obtidas também pela Central de Relacionamento Sebrae, no telefone 0800 570 0800.

Félix Júnior e economistas criticam pressão dos bancos por elevação da taxa de juros || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Projeto apresentado nesta quinta-feira (7) na Câmara Federal pelo deputado Félix Mendonça Júnior (PDT) altera a Lei 10.833, de 2003, para reduzir a zero a contribuição do PIS/PASEP e do Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a receita bruta na venda de cacau de categoria superior e de suas respectivas preparações. A medida, segundo o parlamentar, busca ajudar os produtores neste momento de retomada da economia.

De acordo com o texto, a isenção caberá à categoria superior classificada como de “alto padrão de qualidade” na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi). Para tanto, o benefício será concedido ao produtor que receber do órgão ambiental federal competente o Selo Verde Cacau, mediante solicitação do cacauicultor. O selo é fruto de um outro projeto recentemente aprovado no Senado, também de autoria de Félix, e que, por ter sido modificado, voltou a tramitar na Câmara.

Para o pedetista, a medida vai recolocar o Brasil como o maior produtor de cacau no ranking mundial. “Diversas são as razões para que um país que já foi o maior produtor e exportador global desse produto hoje amargue a sétima colocação no ranking mundial de produtores de cacau, estando atrás de Costa do Marfim, Gana, Indonésia, Nigéria, Equador e Camarões. Temos adotando iniciativas para mudar isso”, ressaltou.

Segundo investigação, mulher chegou a envenenar marido em unidades de saúde
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher de 37 anos foi detida por mandado de prisão preventiva por tentar matar o companheiro e os três filhos do casal envenenados. O caso aconteceu na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, e foi confirmado através de exames toxicológicos. A suspeita chegou a cometer o crime no hospital, alterando a alimentação servida ao marido.

A mulher foi presa no município de Sumaré, em São Paulo, nesta quarta-feira (6). De acordo com a Polícia Civil, ela será encaminhada para a Bahia, onde responderá pelas quatro tentativas de homicídio.

As investigações da polícia apontaram que o crime começou a ser praticado em 2012. A suspeita, que não teve nome divulgado, ministrava pequenas quantidades de veneno na comida do companheiro e dos três filhos do casal.

O homem chegou a ser internado em diferentes hospitais, onde passou por exames para tentar diagnosticar o que causava enfermidade nele. Durante os internamentos, a suspeita acompanhou a vítima e seguia envenenando a alimentação dele nas unidades de saúde.

O caso só foi descoberto porque a mulher começou um novo relacionamento e deixou de frequentar o hospital. Com isso, o homem passou a apresentar melhoras no quadro clínico, os profissionais suspeitaram do envenenamento, e o exame foi feito.

Os filhos também passaram pelos testes, porque tinham sintomas parecidos com os do pai. Não há detalhes sobre estado de saúde dos quatro. Também não foi revelada a motivação para o crime. Do G1.

Com expectativa otimista para o verão, pousada de Ilhéus aumenta quadro de funcionários || Foto José Nazal
Tempo de leitura: 2 minutos

Faz 20 anos que Ricardo Miyazato inaugurou a Pousada Praia Bela no litoral de Ilhéus, no sul da Bahia. Para o empresário, o turismo da cidade vive seu melhor momento em duas décadas, sem termo de comparação com a realidade do início do século 21. “Ilhéus está em outro patamar agora”, disse ao PIMENTA, em conversa por telefone.

Área de lazer da Pousada Praia Bela, na zona sul de Ilhéus

A Praia Bela ostenta nota máxima no Tripadvisor, referência na avaliação de hospedarias pelo mundo. Ricardo acredita que a pousada ficou mais valorizada após a construção da nova ponte de Ilhéus e a duplicação de trecho da BA-001, obras do Governo do Estado. “Quando a gente chegou aqui, nem nos sonhos mais otimistas achava que ia aparecer uma ponte, que ia ter uma duplicação e um Assaí do lado de casa”, conta.

Ricardo Miyazato

O empresário afirma que o impacto das transformações é maior para quem não mora no município. “A gente conversa com pessoas de Conquista, Itabuna e outros lugares. Elas falam que a cidade é outra. Se surpreendem também e isso é muito positivo pra gente”, diz.

Nas reuniões do trade turístico da Costa do Cacau, apesar do seu papel estratégico para o turismo da região, Ilhéus é vista como “patinho feio”, afirma Ricardo Miyazato. Os destinos da moda são Itacaré e Barra Grande, mas a Princesa do Sul tem deixado de ser apenas a porta de entrada do turismo regional e atraído mais visitantes, explica o empresário.

Durante o período em que fechou as portas por causa da pandemia de covid-19, Ricardo investiu na reforma da pousada. Ele está otimista com a expectativa da alta estação e contratou mais três funcionários, passando a empregar 15 pessoas. As contratações vieram no embalo das férias de julho passado, quando a taxa de ocupação da Praia Bela superou os resultados do mesmo mês de 2019.

Devido à desvalorização do real frente ao dólar e às medidas de combate à pandemia no exterior, fatores que estimulam o turismo interno, a tendência é de que os bons resultados se repitam no final do ano, especula Ricardo, citando como exemplo a alta procura de passagens aéreas para Ilhéus no Reveillón. “Esgotaram em setembro e as operadoras tiveram que colocar mais voos”.

Segundo Fórum de Mulheres Empreendedoras da Bahia será no próximo dia 15 || Foto Manu Dias/GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

No próximo dia 15, o Teatro Candinha Doria, em Itabuna, vai ser palco do segundo Fórum de Mulheres Empreendedoras da Bahia. O evento é organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Grupo Mulheres do Brasil e Conexão Empreender Itabuna.

O Fórum busca a capacitação de mulheres que já atuam no mundo empresarial e estimular a formação de novas empreendedoras. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site do Sympla.

PROGRAMAÇÃO

O evento será das 16h30min às 21h. A primeira palestra da noite será com a empresária e secretária municipal  de Ordem Pública, Mariana Alcântara, que vai falar sobre a importância das mulheres no empreendedorismo social.

Programação reunirá empreendedoras de sucesso no sul da Bahia

Já a diretora do Shopping Bahia Outlet Center, Rosemma Maluf, vai abordar o tema Retomada e Propósito, enquanto a diretora-executiva Larene Pires, da LPS Consultoria, apresentará o método que criou para o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres.

A publicitária Manuela Berbert contará sobre os desafios de reestruturação de negócios na pós-pandemia. O evento ainda contará com a presença de Carol Fajardo, primeira mulher a comandar a gestão executiva da TV Santa Cruz.

A secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, vai mediar a última atividade do Fórum, com a participação das empresárias Katiuscia Soares, Viviane Fernandes, Elice Hadassa e Mylenna Lima.

Kits com produtos regionais foram entregues em 16 municípios regionais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A CVR Costa do Cacau entregou kits para marcar a passagem do Dia do Vereador (1º de Outubro) e Dia do Prefeito (6 de Outubro). A entrega dos kits a gestores e legisladores ocorreu em 16 municípios do sul da Bahia. Foram homenageados pela empresa 16 prefeitos e 16 vice-prefeitos e 196 vereadores.

O kit é composto de produtos regionais, como chocolates de origem e um cartão em reconhecimento pelo trabalho pela qualidade de vida da população, incluindo projetos na área ambiental. O gerente comercial da CVR, Mauricio Ramos Sena, destaca que “o poder público é fundamental na consolidação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, fundamental não apenas na conservação ambiental, mas também na atração de novos empreendimentos que contribuirão para o desenvolvimento regional”. “A CVR se orgulha de contribuir nesse processo que beneficia toda a população”, diz.

“A CVR é parceira do município numa das mais importantes ações da nossa administração, Itabuna foi a primeira cidade a dar destinação correta dos resíduos, com o fim do lixão e a retirada de famílias que viviam em situação degradante e que tem a oportunidade de atuar na reciclagem, em condições dignas de trabalho”, disse o prefeito de Itabuna, Augusto Castro.

A CVR Costa do Cacau, localizada às margens da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), é a única empresa do Sul da Bahia credenciada para a coleta de resíduos sólidos, com todas as licenças ambientais concedidas pelo Ibama e Inema.

Confira a lista de convocados
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus convocou nesta quarta-feira (6) 83 estudantes para o programa de estágio da Secretaria Municipal de Educação. Acesse a lista de convocados aqui.

O prazo para entrega da documentação começou hoje (7) e seguirá até esta sexta-feira (8), na sede da Prefeitura, localizada na Avenida Brasil, no bairro da Conquista. O atendimento ocorre das 9h às 11h e das 14h às 17h. Os documentos exigidos são RG, CPF e os comprovantes de matrícula e residência.

Guto assume futebol profissional do Bahia pela terceira vez
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Esporte Clube Bahia anunciou nesta quarta-feira (6) a contratação do técnico Guto Ferreira, que substitui Diego Dabove, demitido ontem.

Esta será a terceira passagem de Guto Ferreira no Bahia. A primeira foi de 2016 a 2017, quando ele subiu com a equipe da Série B para a elite do futebol nacional e conquistou a Copa do Nordeste. No segundo trabalho à frente do clube, em 2018, o técnico foi campeão baiano.

Agora, a missão de Guto é tirar o Bahia da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro 2021. Com 23 pontos conquistados em 23 jogos, o time amarga a 18ª posição na tabela. A reestreia do técnico será na noite deste sábado (9), às 19h, em Curitiba, contra o Athletico-PR.