MPT orienta exigência de vacina de trabalhadores
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Trabalho (MPT) está orientando empregadores a exigir comprovante de vacinação dos funcionários como condição de ingresso no ambiente de trabalho. A exceção é para os casos em que a recusa de imunização seja justificada por documentação.

A recomendação está expressa na Nota Técnica 05/2021, publicada pelo órgão na última sexta-feira (5). Segundo a nota, a exigência deve ser feita por programas de gestão de saúde e segurança do trabalho, regulamento ou ordem de serviço que trate desse assunto.

O documento tem como objetivo complementar as medidas presentes nas demais notas técnicas emitidas pelo MPT e no Guia Técnico de Vacinação, divulgado em fevereiro deste ano. O MPT também estimula empresas a fiscalizarem e exigirem de empresas contratadas a comprovação de esquema vacinal completo de trabalhadores terceirizados conforme o cronograma do município ou do estado onde ocorre a prestação de serviços.

O documento estabelece que sejam mantidas todas as medidas coletivas e individuais de saúde e segurança do trabalho e realizadas campanhas internas de incentivo à vacinação. O MPT recomenda ainda que os empregadores antecipem exames médicos para esclarecimento de dúvidas de trabalhadores sobre as implicações e a sua condição de saúde para receber o imunizante.

Palestra será uma das ações do Novembro Roxo
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Manoel Novaes (HMN) está promovendo uma campanha para sensibilizar e orientar a população sobre as consequências do nascimento antecipado para bebês, famílias e sociedade. As ações do Novembro Roxo incluem publicação de depoimentos de mães de prematuros, live com profissional pediatra, fórum, carreata e divulgação de vídeos e cards nas redes sociais.

Um dos principais eventos da campanha será o “Fórum Prematuridade e suas Implicações”, que acontecerá no Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro. O fórum será no auditório da Faculdade Santo Agostinho, no bairro Nova Itabuna.

As palestrantes são a médica pediatra Fabiane Chávez, diretora técnica do HMN, a médica Lilia Embiruçu, da Coordenação QualiNeo na Bahia, a enfermeira Neila Pierote, a psicóloga clínica Thatyanna Rodrigues, da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, e a nutricionista Lucrécia Ribeiro. O evento está previsto começar às 14h.

CARREATA

Os temas debatidos pelos profissionais serão Cuidado Paliativo Neonatal, Atenção às Crianças Prematuras nas Unidades Básicas em Itabuna, Contribuições Nutricionais para Prematuros em UTI-Introdução e Manutenção à Vida e Suporte Psicológico para as famílias de prematuros em UTI Neonatal e Luto.

A campanha da prematuridade do Manoel Novaes será encerrada no dia 20, com uma carreata. A concentração para o evento ocorrerá na Avenida Cinquentenário, em frente ao Boteco Gaúcho e fundo do Centro de Cultura Adonias Filho, a partir das 8h. Os pais de crianças prematuras, profissionais da área de saúde e estudantes estão entre convocados e convidados.

De acordo com especialistas, entre as causas que podem levar à prematuridade estão a gemelaridade, infecções, doenças crônicas como diabetes, hipertensão e influência genética. Quando um bebê nasce antes de 37 semanas de gestação é considerado prematuro. Se o nascimento ocorre antes das 28 semanas, o bebê é um prematuro extremo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prematuridade é a primeira causa de mortes de crianças menores de cinco anos e, o Brasil é o 10º colocado na lista de países com mais partos de bebês nascidos antes da hora.

Bahia registra crescimento nas exportações
Tempo de leitura: < 1 minuto

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, as exportações baianas alcançaram US$ 8,24 bilhões, o que representa um aumento de 29,6% na comparação com o mesmo período de 2020. Guiadas pelo avanço dos preços, as vendas externas em outubro cresceram 20,4% ante o registrado em igual mês de 2020, alcançando US$ 921,3 milhões.

Apesar do crescimento das exportações e de seus preços médios, houve uma desaceleração do crescimento das cotações das commodities minerais e agrícolas, além do início da entressafra.
Houve também menor embarque para a Argentina (-24%), depois de meses seguidos de crescimento.

De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a queda se deu pela falta de componentes decorrente dos gargalos nas cadeias de produção, que vêm prejudicando, sobretudo, produtos industriais (mecânica, automotiva, química) e à escassez de dólares na Argentina, que mina as importações de empresas.

As perspectivas poderiam ser melhores, se uma série de indicadores da Europa e da Ásia não apontassem na direção de um crescimento mais fraco dessas economias no terceiro trimestre, afetado por problemas com as cadeias de suprimentos globais, forte aceleração da inflação e impacto da variante delta da Covid-19.

Bolsonaro e Valdemar Costa Neto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (8) que está quase tudo certo para sua filiação ao Partido Liberal (PL). À reportagem da CNN Brasil, ele disse que sua entrada no partido está “99%” acertada.

A informação foi corroborada pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Segundo ele, Bolsonaro confirmou a decisão hoje (8), em uma conversa por telefone.

Ainda conforme Valdemar, o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, presidente do Progressistas – partido com o qual Bolsonaro também negociava filiação -, já foi informado da escolha do presidente da República.

Sem legenda  desde 2019, quando deixou o PSL, Bolsonaro já foi filiado a outros seis partidos: PPR, PPB, PTB, PFL, PP e PSC.

NUNCA CRITIQUEI

Carlos Bolsonaro compartilhou notícia sobre deleção contra Valdemar em 2016 e apagou nesta segunda-feira (8)

Horas após a notícia sobre o destino partidário do pai, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) apagou tuíte sobre deleção premiada em que Valdemar Costa Neto foi acusado de receber propina. O filho 02 fez a publicação em 2016, replicando na rede social manchete da extinta revista Época.

Lula e Rui são os políticos brasileiros mais populares na Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O político brasileiro mais popular na Bahia é o governador Rui Costa (PT), seguido pelo ex-presidente Lula (PT), segundo levantamento da consultoria Atlas divulgado pelo Valor Econômico na edição desta segunda-feira (8).

Rui Costa tem imagem positiva para 63%, superando até o ex-presidente Lula, que obtém 60%. Na terceira colocação, aparece o ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, com 58%.

O levantamento foi feito no período de 30 de outubro a 5 de novembro. Esta pesquisa provocou os eleitores baianos a responderem se tinham imagem positiva ou negativa das principais personalidades políticas do Brasil. O presidente Jair Bolsonaro é avaliado positivamente por apenas 17% dos baianos.

LULA É O LÍDER NA CORRIDA PRESIDENCIAL NA BAHIA

A pesquisa divulgada pelo Valor Econômico também mostra a preferência dos baianos por Lula nas eleições presidenciais de 2022. O ex-presidente petista atinge 63% das intenções de voto, mais que o triplo do desempenho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que atingiu 20%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 9% e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), marca apenas 1%.

No cenário em que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), substitui João Doria, Lula também lidera com 62%, contra 20% de Bolsonaro, 9% de Ciro e 3% de Leite.

Neto lidera corrida estadual || Foto Divulgação

NETO X WAGNER

A pesquisa também aferiu o humor do eleitorado baiano em relação à corrida ao Palácio de Ondina.

Segundo a consultoria Atlas, ACM Neto (DEM) lidera em intenções de voto ao governo baiano, com 45%, com o ex-governador e hoje senador Jaques Wagner (PT) na segunda colocação, com 27%, e o ministro da Cidadania e deputado federal licenciado, João Roma (Republicanos), com 4%.

O petista ainda não iniciou a sua pré-campanha ao governo baiano. Hoje, Neto lançou a sua pré-candidatura depois de percorrer várias regiões do estado desde o primeiro semestre.

SAC Móvel atenderá população de Itabuna de 9 a 18 de novembro || Foto Alberto Coutinho/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir de amanhã (9), o SAC Móvel atenderá a população de Itabuna em um caminhão no estacionamento da Câmara de Vereadores, na Avenida Mário Padre, no Góes Calmon (Beira-Rio), das 8h às 17h. Outra carreta atenderá moradores de Paratinga.

Os serviços disponíveis são RG, CPF e Antecedentes Criminais, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). O atendimento vai até o dia 18 nos dois municípios, de segunda a sexta-feira.

O atendimento no SAC Móvel é feito por ordem de chegada, com a distribuição de 200 senhas para RG por dia. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Mutirão ocorreu em praias e manguezal em Canavieiras e Belmonte
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério do Meio Ambiente promoveu um mutirão de limpeza de praias e manguezais em Belmonte e Canavieiras, no Sul da Bahia. A ação, que teve o apoio da CVR Costa do Cacau, faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, contando com as parcerias das prefeituras municipais, e foi realizada por meio do Projeto Terra Mar, com o aval do Instituto Baleia Jubarte.

A coleta de resíduos aconteceu com a participação de voluntárias da Rede de Mulheres de Comunidades Extrativistas Pesqueiras do Sul da Bahia e de associações de marisqueiras e pescadoras. Os itens constituídos por plástico foram o principal tipo de resíduo encontrado, representando 44% do total coletado.

Os resíduos não recicláveis foram encaminhados à unidade da CVR Costa do Cacau, para o descarte ambientalmente correto, localizada às margens da Rodovia Ilhéus-Itabuna. A empresa é licenciada pelo Ibama e Inema e atende as diretrizes do Plano Nacional de Saneamento.

“A ação de limpeza de praias e manguezais contribui para a conservação do meio ambiente, além de conscientizar a população sobre o descarte adequado de lixo”, afirma o gerente comercial da CVR, Maurício Ramos Sena. A estrutura da CVR Costa do Cacau inclui a implantação de um Centro de Educação Ambiental, destinado a ações educativas na área socioambiental.

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Essa menina que tá chegando foi uma das Mulheres mais importantes que o país já teve o privilégio de conhecer! Que falta que ela vai fazer…

 

Manu Berbert

Completamente diferente do que diz uma das músicas, a gente não se apaixonou pelo que inventamos da Marília. Transgressora nata, ela surgiu, coincidentemente, em um momento em que o mundo passou a usar as redes sociais como uma espécie de diário. E a música, que sempre alcançou o que nada mais alcançou, com a soma e voz das redes, ultrapassou todas as barreiras possíveis. Nessas, a jovem tornou-se um fenômeno brasileiro, comprovado pelos números astronômicos, mas principalmente como representante de comportamento moderno.

É nítido que Marília foi liderança de movimento feminino sem precisar gritar. Aumentava o tom de voz apenas nos palcos, na medida exata que alcançasse os corações, mas, em algumas entrevistas, chegou a confessar a espécie de manipulação das suas composições. “Ahhh, eu escrevo para os caras, mas levanto as mulheres”, se referindo a canções como Cuida bem dela, cantada pela dupla de amigos da mesma, Henrique e Juliano.

Bingo!

Era disso que a gente precisava!

Há menos de um mês, por exemplo, em uma reunião profissional, escutei a seguinte frase: “os caras não te enxergam como produtora de eventos não, Manu!” Não respondi e passei o dia remoendo essa frase, como boa escorpiana que dificilmente leva desaforos para casa, mas que neste dia levou. Por coincidência, horas depois vi Junior Pepato, um dos maiores compositores do país (do qual sou fã, e o texto não é sobre o seu trabalho), postar uma foto com mais de vinte homens, dentre eles cantores famosos, passando o final de semana criando e compondo. Lembro que vi, brinquei na foto, mandei uma mensagem particular para ele, mas sorri sozinha pensando “junta tudo aí e não dá na Mendonça”. Esse dia me marcou porque encerrei o mesmo deitada e refletindo o cenário do Show Business como um todo!

Sábado, quando a minha ficha realmente caiu sobre a sua morte, pensei na obra gigante que ela deixa, mas principalmente na lacuna que fica com a sua ausência. Alô, porteiro, abra as portas para a Marília aí! Essa menina que tá chegando foi uma das Mulheres mais importantes que o país já teve o privilégio de conhecer! Que falta que ela vai fazer…

Manu Berbert é publicitária e empresária!

Relator do projeto rejeitas emendas|| Foto Roque de Sá
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) retoma, nesta terça-feira (9), partir das 9h, a análise do projeto de lei que permite a privatização dos correios (PL 591/2021). Na última reunião da comissão, no dia 26 de outubro, a análise do projeto foi adiada após pedido de vista coletiva.

O senador Marcio Bittar (PSL-AC), relator da matéria, rejeitou as cinco emendas apresentadas pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). Atualmente a iniciativa privada participa da exploração dos serviços postais por meio de lojas próprias e franquias, mas os preços seguem tabelas dos Correios, que detêm o monopólio de serviços como o de envios de cartas e telegramas. Mas já existe concorrência privada para o serviço de entrega de encomendas.

Quase metade das pessoas com diabetes não sabem que têm diabetes || Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempo de leitura: 4 minutos

Dados da décima edição do Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), mostram que 537 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos de idade têm diabetes no mundo, alta de 16% em dois anos. Os especialistas da IDF projetam que o número de adultos com a doença pode chegar a 643 milhões em 2030 e a 784 milhões em 2045. A prevalência global da doença atingiu 10,5%, com quase metade (44,7%) sem diagnóstico.

O levantamento, feito a cada dois anos, revela que o número de pessoas com diabetes aumentou de tal maneira que superou, proporcionalmente, a expansão da população global. Segundo afirmou à Agência Brasil a presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional do Rio de Janeiro (SBD-RJ), a endocrinologista Rosane Kupfer, o diabetes está em evolução crescente “e não foi contido, até agora, por nenhuma tomada de ação, de decisão, em relação à doença”.

Para a médica, isso significa que continua havendo falta de divulgação, de informação, de acesso ao conhecimento, ao diagnóstico e a um tratamento de qualidade. Rosane ressaltou que além da covid-19, outras doenças têm matado muito em todo o mundo. Uma delas é o diabetes. O Atlas do IDF diz que, só neste ano, 6,7 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença.

A presidente da SBD-RJ informou que a proporção de pessoas com diabetes, que era de uma a cada 11, caiu agora para uma a cada dez pessoas. “E grande parte delas está em países de baixa renda”. O Atlas do Diabetes indica que 81% dos adultos com a doença vivem em países em desenvolvimento. Na América Latina e na América Central, estima-se que o número de diabéticos alcance 32 milhões.

CAUSAS

No próximo domingo (14), quando se comemora o Dia Mundial do Diabetes, Rosane Kupfer alertou que as causas da doença são diversas. “As péssimas escolhas alimentares que o mundo está fazendo, principalmente esse estilo de vida ocidental, onde se vê que está crescendo muito a obesidade, muita gente com sobrepeso, muita gente com pré-diabetes, que é uma categoria de altíssimo risco para ficar diabética”.

Pessoas que não têm nenhum fator de risco devem fazer uma glicemia anual após os 45 anos. “Tem que fazer exame de sangue porque diabetes é uma doença que não apresenta sintomas, pelo menos no início. Isso não quer dizer que ela não esteja fazendo mal por dentro (do organismo)”.

As pessoas que fazem exames de rotina todo ano percebem quando ocorre aumento da glicose e se preocupam, salientou. O problema, disse Rosane, são as pessoas que não se cuidam, não fazem exame para verificar se são diabéticas. Alertou que indivíduos com alto risco para diabetes, que têm casos da doença na família, que são hipertensos, que têm sobrepeso ou obesidade, e mulheres que tiveram diabetes na gestação, devem fazer exame anual acima dos 35 anos de idade.

Por essas razões, Rosane Kupfer analisou que não se pode mais restringir a mobilização de combate à doença ao mês de novembro e ao Dia Mundial do Diabetes. Ela acredita que é preciso ampliar as ações, mobilizar a sociedade e fazer campanhas fora de época, além de cobrar por mais políticas públicas que garantam o acesso à saúde e a um tratamento de qualidade. O tema da campanha de conscientização deste ano sobre a doença é “Acesso ao cuidado para o Diabetes”.

Segundo a presidente da SBD-RJ, o diabetes não tem cura. “Por isso é tão importante fazer o diagnóstico precoce. Quanto mais precoce o diagnóstico e o controle, menos problemas a pessoa vai ter”. As consequências de um diabetes mal controlado incluem problemas cardiovasculares, principal causa de mortalidade na doença; problemas na retina, podendo levar até mesmo à cegueira; problemas renais, cuja maior causa de diálise entre adultos é o diabetes; problemas arteriais nos membros inferiores; amputações; neuropatias. “Então, tratando cedo, precocemente, dificilmente a pessoa vai ter essas complicações”, afirmou.

Leia Mais