Bahia vai para zona de rebaixamento|| Foto Felipe Oliveira
Tempo de leitura: 2 minutos

Lutando pela permanência no Campeonato Brasileiro e com mais de 30 mil torcedores apoiando, o Bahia conquistou, na noite desta sexta-feira (26), em Salvador, uma vitória fundamental. Em confronto direto contra o Grêmio, pela 36ª rodada da competição, o Tricolor de Aço venceu o time gaúcho por 3 a 1, na Arena Fonte Nova.

Com o resultado, o Bahia chegou aos 40 pontos e deixou a zona de rebaixamento, com a mesma pontuação que o Juventude. Enquanto a equipe gaúcha segue na 18ª posição, com 36 pontos. O Tricolor de Aço volta a campo no próximo dia 29, quando enfrenta o Atlético (GO), às 19h, em Goiânia.

INÍCIO EM RITMO ACELERADO

O Bahia começou o jogo em ritmo acelerado, pressionando no ataque desde os primeiros minutos. Não demorou muito e a estratégia surtiu efeito. Aos 12 minutos, Rodriguinho fez o lançamento, que chegou nos pés de Matheus Bahia, o camisa 79 não perdoou e bateu cruzado para o fundo das redes. Ainda rondando o campo ofensivo, o time baiano ampliou a contagem com Raí, depois de um vacilo da defesa adversária, aos 17.

Com a vantagem construída, o Bahia recuou e o Grêmio passou a ter mais a bola. No entanto, a equipe gaúcha encontrou dificuldades para furar a boa marcação do Tricolor de Aço. Na melhor oportunidade gremista, Alisson viu Danilo Fernandes fazer grande defesa, aos 44.

Depois do intervalo, o duelo ganhou em equilíbrio. Borja, aos seis, assustou para o Grêmio. Enquanto Rossi e Gilberto responderam para o time da casa. Já aos 16, o Grêmio voltou ao ataque com Rafinha, que aproveitou uma sobra, após cobrança de escanteio, e soltou o pé, no meio do caminho Thiago Santos fez o desvio providencial para balançar as redes: 2 a 1.

No minuto seguinte, os donos da casa tiveram a chance do terceiro com Gilberto, mas Gabriel Grando fez a defesa. Aos poucos, o ritmo do duelo diminuiu. Mas, já na marca dos 39 minutos, Daniel apareceu na esquerda e bateu colocado para decretar o triunfo do Bahia.

Presos golpistas com falso PIX
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) em Serrinha prenderam dois acusados do golpe do PIX no município. Os estelionatários foram detidos na quinta-feira (25).

Os policiais começaram a investigar os suspeitos depois que funcionários de uma loja de varejo de Serrinha denunciaram que venderam um televisor TV de 43 polegadas – no valor de R$ 2.520 – a um cliente, mas acabaram enganados. De acordo com os comunicantes, o homem fez uma falsa transferência por Pix, conseguindo levar o produto do estabelecimento antes de ser descoberto.

Com o sucesso da primeira empreitada, o homem usou o telefone para tentar um novo golpe e receber uma outra TV em casa. As informações chegaram à Polícia Civil, que, de posse de dados do falso cliente, conseguiu identificar o endereço em que seria feita a entrega da encomenda.

Os investigadores prenderam o golpista – que tinha mandado de prisão em aberto – e um comparsa, conduzindo-os à Delegacia Territorial de Serrinha. Um veículo usado na ação criminosa foi apreendido. Os suspeitos estão à disposição da justiça. Os nomes dos acusados não foram divulgados.

Paulo Magalhães, o contramestre de capoeira angola "Sem Terra"
Tempo de leitura: 2 minutos

Paulo dedica-se à capoeira angola há 22 dos seus 41 anos e abriu um espaço para o ensino da modalidade em Ilhéus, no sul da Bahia. As aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras, sempre às 19h, na academia A.rrisca, localizada no Jardim Pontal.

Jornalista, mestre em Ciências Sociais e doutor em Cultura, Paulo Andrade Magalhães Filho é um estudioso da arte-luta que pratica. Elementos significativos das suas pesquisas estão registrados nos livros Jogo de Discursos: a disputa por hegemonia na tradição da capoeira angola baiana e Capoeira da Bahia, histórias, territórios e trajetórias, que foi lançado na última quarta-feira (24).

Paulo nasceu em Ilhéus, mas teve seu primeiro contato com a capoeira na vizinha Itacaré, em 1989, com o mestre Jorge Rasta, atual coordenador da Casa do Boneco, o Quilombo D’Oiti. Dez anos depois, foi morar em Belo Horizonte para estudar Comunicação Social na UFMG e passou a treinar com o professor Murcego, então aluno do mestre Zé Paulo, do Grupo Raízes – Cordão de Ouro.

“CONVERSÃO”

Ainda em Minas Gerais, Paulo Magalhães acompanhou Murcego no que chama de “conversão à capoeira angola”, iniciados pelo mestre João Bosco. Segundo o ilheense, esse é o estilo mais tradicional de capoeira, com ritmo mais compassado. “É um diálogo corporal de perguntas e respostas. Jogo, dança, luta, ritual, a capoeira angola potencializa condicionamento físico, autocontrole, musicalidade, além de uma conexão mais profunda com nossas raízes culturais, e pode ser praticada por pessoas de todas as idades”, acrescentou.

De volta à Bahia, Paulo treinou com o mestre Virgílio, lenda viva da Associação de Capoeira Angola Mucumbo, de Ilhéus. Há cinco anos, formou-se contramestre de capoeira angola pelas mãos do mestre Pelé da Bomba.

O apelido é um dos símbolos importantes do universo cultural da capoeira. O de Paulo é Sem Terra. Ganhou a alcunha em 2007, como referência à militância no núcleo de comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Agência emitiu nota técnica após surgimento de nova variante de covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou nesta sexta-feira (26) que o governo brasileiro adote medidas de restrição para voos e viajantes procedentes da África do Sul, de Botsuana, de Eswatini, do Lesoto, da Namíbia e do Zimbábue. A decisão foi tomada diante do registro de uma nova variante do Sars-CoV-2 identificada como B.1.1.529.

“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa nova variante parece ter maior transmissibilidade e provavelmente está ligada ao aumento contínuo de infecções por SARS-CoV-2 nos referidos países, cuja cobertura vacinal ainda encontra-se baixa”, diz a nota técnica da Anvisa.

Segundo o documento, Itália, Alemanha e Reino Unido já começaram a adotar medidas de restrição de trânsito de viajantes provenientes dessas regiões. Autoridades da Comissão Europeia também indicam que, em coordenação com os estados-membros, pretendem adotar restrições em todo o bloco.

ENTENDA

De acordo com a Anvisa, a recomendação é que o governo brasileiro siga as seguintes medidas protetivas:

– Suspensão imediata dos voos procedentes da África do Sul, de Botsuana, de Eswatini, do Lesoto, da Namíbia e do Zimbábue;

– Suspensão, em caráter temporário, da autorização de desembarque no Brasil de viajante estrangeiro com passagem pelos seis países nos últimos 14 dias, que não se enquadre nas exceções a serem determinadas pelos órgãos competentes e de imigração;

– Realização de quarentena, logo após o desembarque no Brasil, para viajantes brasileiros e seus acompanhantes legais ou que se enquadrem nas excepcionalidades previstas na Portaria 658/2021, com origem ou histórico de passagem pelos seis países nos últimos 14 dias que antecedem a entrada no Brasil. Informações da Agência Brasil.

Kézia foi morta a tiro por Meira Júnior, que alegou legítima defesa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (26), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) acatou denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o advogado José Luiz de Britto Meira Júnior, que matou a namorada, Kézia Stefany da Silva Ribeiro, de 21 anos, em Salvador.

A jovem foi morta a tiro na madrugada do último dia 17 de outubro, no apartamento do advogado, no bairro Rio Vermelho. Júnior alegou que agiu em legítima defesa. O argumento foi rejeitado pelo MP-BA, que atribuiu ao caso as características de feminicídio.

Imagens do circuito de segurança registraram o momento em que o advogado carregou o corpo de Kézia pelo corredor do prédio, antes de levá-lo para o Hospital Geral do Estado e fugir.

Preso de forma preventiva no Batalhão de Choque da Polícia Militar em Lauro de Freitas, José Luiz de Britto Meira Júnior agora é réu de processo por homicídio qualificado (feminicídio). Em caso de condenação, a pena prevista é de 15 a 30 anos de reclusão.

Provedor Francisco Valdece (de camisa azul) recebe prêmio do CIEE em nome da Santa Casa
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) recebeu, nesta semana, o troféu de primeiro lugar nacional na 12ª Edição do Prêmio Melhores Programas de Estágio do País. O prêmio é concedido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (Seccional São Paulo) e o Ibope Inteligência.

A SCMI foi a vencedora na categoria Terceiro Setor, ficando à frente do Instituto de Ciência e Tecnologia de Manaus (2º) e do Sebrae de Palmas (3º). Para Francisco Valdece, provedor da Santa Casa, o prêmio é um incentivo para que empresas desenvolvam ou fortaleçam seus programas de estágio.

O prêmio é concedido anualmente às organizações públicas, privadas, de economia mista e entidades do Terceiro Setor. A edição deste ano teve mais de 500 participantes e colheu a opinião de mais de 6,6 mil estagiários do país.

Decreto mantém limite de 3 mil pessoas em eventos no território baiano
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado prorrogou até 10 de dezembro de 2021 a obrigatoriedade de medidas sanitárias contra a disseminação da covid-19 em todo o território baiano. Publicado nesta sexta-feira (26), o Decreto nº 20.907 mantém o limite de 3 mil pessoas nos eventos em geral, com uso obrigatório de máscara e exigência de comprovante de vacinação. Já os palcos esportivos, a exemplo dos estádios de futebol, podem receber público equivalente a 70% da sua capacidade de ocupação.

O mesmo decreto estabelece que, nos municípios com mais de 50% dos leitos de UTI Covid ocupados, os eventos podem reunir até 100 pessoas. As medidas valem para cerimônias de casamento, festas em espaços públicos urbanos e rurais, circos, parques, formaturas, feiras, passeatas, zoológicos, museus e similares.

O governo estadual também atualizou o Decreto nº 20.885, que tornou obrigatória a vacinação contra a covid-19 para servidores estaduais e empregados de empresas que prestam serviços ao Estado. Conforme o novo decreto, publicado hoje (26), a vacinação será considerada completa nos termos da Campanha de Imunização contra a COVID-19, que recomenda dose única, duas doses e doses de reforço subsequentes.

As informações deverão ser apresentadas por meio de autodeclaração do servidor e do envio de cópia do comprovante de imunização ao Sistema de Recursos Humanos do Estado.

Plenário aprovou a troca de terreno público por particular para construir estação elevatória
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os vereadores de Itabuna autorizaram a troca de um terreno público por uma área particular, ambos localizados no bairro Maria Matos (Rua de Palha). O imóvel recebido pelo Município, informou o Governo, será destinado exclusivamente para construção de estação elevatória de tratamento de esgoto. A redação final da matéria que autoriza a permuta seguiu para sanção ou veto do prefeito Augusto Castro (PSD).

Conforme o Executivo, o terreno permutado tem metragem maior que a propriedade particular, porém com valor estimado de venda inferior – R$ 30 mil contra R$ 35 mil. Por lei, permuta de imóvel público exige prévia avaliação e autorização legislativa. Os vereadores concordaram com a tese do Governo de que inexiste prejuízo para Itabuna na troca, considerando a localização estratégica da área recebida e a relevância socioeconômica da obra.

A permuta no Maria Matos começou a ser avaliada em 2020, mas foi interrompida por causa da legislação eleitoral. Em 2021, a nova gestão municipal solicitou urgência na matéria por receio de perder verbas federais transferidas para o saneamento básico no Maria Matos. As estações, quando construídas, beneficiarão moradores dos bairros Jorge Amado, Lomanto Júnior, Urbis IV e do distrito de Ferradas, segundo o projeto.

Obras de pavimentação e drenagem valorizam bairro de acesso a Itacaré
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itacaré já iniciou as obras de pavimentação das mais diversas ruas no bairro da Marambaia, no KM 6 da rodovia Itacaré-Ilhéus. A obra foi solicitada ao prefeito Antônio de Anízio pelo vereador Roberto do Smart e é executada com recursos próprios do Município. Além da pavimentação, as obras também contemplam o sistema de drenagem das ruas para evitar alagamentos nos dias de chuvas.

De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, as ruas estão sendo pavimentadas com piso sextavado. “A Marambaia é a entrada da cidade e precisa de um carinho especial”. Antônio de Anízio também falou do crescimento do bairro da Marambaia e dos serviços públicos que estão sendo programados para atender cada vez melhor a população.

Obras também garantem sistema de drenagem a localidade de Itacaré

VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA

Representantes da comunidade da Marambaia disseram que a obra valoriza cada vez mais os imóveis. O bairro, um dos que mais crescem em Itacaré, está localizado na entrada da cidade. “Nós que moramos aqui na Marambaia sabemos o quanto essa pavimentação e drenagem significam para nós e o quanto estamos gratos e satisfeitos com mais esta importante obra no nosso bairro”, manifestaram-se.

Seminário Estudantil de Administração da Uesc está com inscrições abertas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Seminário Estudantil de Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) está com inscrições abertas para a sua quinta edição, que ocorrerá nos próximos dias 30 e 1º, de forma virtual. Neste ano, o evento vai apresentar e discutir técnicas inovadoras de gestão empresarial, com foco nas expectativas do mercado no mundo pós-pandemia.

Organizado por estudantes do Departamento de Administração e Ciências Contábeis da Uesc, o seminário reunirá mentores de carreira e negócios, professores e outros profissionais com experiência em prestação de consultoria e administração de empresas. A inscrição é gratuita e deve ser feita neste link. As palestras serão transmitidas no Youtube.

PROGRAMAÇÃO

Daniel Martiliano e Viviane Santos vão abrir o seminário com palestra sobre os desafios e as oportunidades das empresas na pandemia, às 19h da próxima terça-feira (30). Na sequência, às 20h30min, será a vez de Luana Farias abordar as características específicas da gestão de pessoas em tempos pandêmicos.

O evento continuará na quarta-feira (1º), às 19h, com palestra de Pablo Magalhães sobre o novo perfil do administrador. Depois, às 20h30min, Alfredo Dib apresentará modelos de negócios adaptados à realidade brasileira pós-pandemia.

Operação cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de sequestro
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Coordenação de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro do Departamento de Repressão e Combate a Crime Organizado (Draco), a 13ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior (Coorpin/Seabra) e a Corregedoria da Polícia Militar deflagraram, na manhã desta sexta-feira (26), a Operação Vindicta. Os policiais cumprem mandados de busca e apreensão e de prisão contra envolvidos com sequestros em Salvador e no interior do estado.

“Mandados de prisão e de busca e apreensões estão sendo cumpridos, na capital baiana e no interior do estado. Acreditamos na redução significativa desses crimes, com a desarticulação desses grupos”, explicou o delegado Adailton Adan, da Coordenação de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro. Participam também da ação, a Coordenação de Operações Especiais (Coe).