Pai e filho morreram em outubro após atingidos por muro de escola
Tempo de leitura: < 1 minuto

O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Itabuna, Leonardo Albuquerque, deferiu pedido liminar e determinou que o município de Itabuna pague, mensalmente, um salário mínimo à família de Fábio Guedes dos Santos e Guilherme Aurélio Leone. Pai e filho foram atingidos pelo muro da Escola Municipal Castelo Branco, no bairro Califórnia, e morreram no dia 16 de outubro.

Conforme decisão judicial, o pagamento deve ser retroativo à data do óbito, sob pena de bloqueio de verbas. De acordo com o advogado Antônio Neto da Lapa, os danos morais ainda serão avaliados pelo juiz ao final do processo. “Este pensionamento concedido pelo judiciário foi uma forma de garantir um mínimo de dignidade à família”, afirma o advogado, contratado pelo Sindicato do Magistério de Itabuna (Simpi).

Antônio da Lapa destaca que a defesa ainda aguarda a decisão final na sentença, pois os danos morais ainda serão analisados e julgados. A assistência jurídica foi oferecida gratuitamente à família de Fábio Guedes e Guilherme Aurélio pelo Simpi.

A presidente do Simpi, Maria do Carmo Oliveira, observa que nada poderá diminuir a dor da família de Fábio Guedes, mas acredita que a reparação judicial é uma forma de minimizar o sofrimento da viúva e do outro filho do casal. Ela disse que já tinha alertado o município para os perigos nas escolas. “Infelizmente precisou acontecer uma tragédia para que as reformas nas unidades de ensino começassem a ser implementadas”, lamenta.

Banco Central eleva taxa de juros mais uma vez
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Banco Central aumentou, mais uma vez, a taxa básica de juros básicos. O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou, nesta quarta-feira (8), a Selic, de 7,75% para 9,25% ao ano. Foi o sétimo reajuste consecutivo na taxa, depois de passar seis anos sem elevação.

O atual ciclo de alta dos juros se torna o maior desde 2002. De março a junho, o Copom elevou a taxa em 0,75% em cada encontro. No início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em 1 ponto a cada reunião. Na última reunião, em outubro, o reajuste chegou a 1,25%.

No comunicado, o Copom vê que a atividade econômica brasileira mostra “evolução moderamente abaixo da esperada”. No cenário externo, o ambiente é “menos favorável” com alguns bancos centrais das principais economias do mundo sinalizando cautela frente à inflação mundial.

Rubens, Fabio e Edvaldo, agricultores de Ibirapitanga || AnaLee
Tempo de leitura: 2 minutos

Dois anos após o início das atividades, a Muká, plataforma de fortalecimento da agricultura camponesa e agroecológica, apresenta dados de avaliações dos beneficiários no relatório “Do solo ao prato”. Correalizada pela Tabôa Fortalecimento Comunitário, Rede de Agroecologia Povos da Mata e Instituto Ibi de Agroecologia (Ibiá), a plataforma acompanha, até o momento, a produção de 232 agricultores na Bahia, além da criação e legalização de 20 agroindústrias e a concessão de crédito para 134 produtores individuais ou grupos, totalizando R$ 893 mil concedidos.

A Muká aposta, também, na capacitação contínua da base produtiva – com cerca 780 produtores participantes das oficinas – e no acompanhamento técnico, o que é um diferencial para viabilizar a produção de alimentos produzidos sem agrotóxicos, assim como o cacau e o chocolate de qualidade.

RELATÓRIO DO PRIMEIRO BIÊNIO

Dados do relatório refletem o impacto na produção das famílias agricultoras acompanhadas pela plataforma. Um exemplo é o salto no número de produtores de cacau de qualidade de 17 para 44, resultado do financiamento de estruturas de beneficiamento de cacau por meio do crédito e, ao mesmo tempo, do acompanhamento técnico para uso da estrutura e comercialização.

Outro dado significativo é o volume de produção, que subiu de 477 arrobas em 2018 para 777 em 2020, apesar da produção geral deste último ano ter diminuído devido a fatores climáticos, como o excesso de chuva.

Leia Mais

Rei do futebol faz tratamento contra câncer no cólon || Sebastião Moreira/EFE
Tempo de leitura: < 1 minuto

Edson do Arantes do Nascimento, Pelé, de 81 anos, voltou a ser internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, nesta quarta-feira (8), para dar continuidade a tratamento contra um tumor cancerígeno no cólon.

A previsão do boletim médico é de que o rei do futebol, que tem quadro de saúde estável, receba alta nos próximos dias. O tumor foi identificado em setembro deste ano, quando ele fazia exames de rotina na mesma unidade.

Chuva transbordou Rio do Peixe e causou alagamentos em Eunápolis || Reprodução/TV Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) determinou o envio de equipes do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, localizado em Teixeira de Freitas, e da Sudec, Superintendência de Defesa Civil do Estado, aos municípios do extremo-sul atingidos pelos temporais, a exemplo de Eunápolis (relembre).

O objetivo é auxiliar no resgate às vítimas e fazer uma avaliação dos estragos provocados pelas chuvas que caíram na região. Duas aeronaves do GRAER (Grupamento Aéreo da Polícia Militar) também foram acionadas.

Em agenda em Rio do Pires e Caturama, nesta quarta-feira (8), o governador garantiu que o estado prestará a assistência necessária às cidades.

“Assim que soube das tragédias provocadas pelos temporais, determinei que os órgãos do estado façam os levantamentos necessários e deem todo o apoio possível aos municípios atingidos. Me solidarizo com familiares e amigos das vítimas”, declarou.

Secretária de Desenvolvimento Econômico destaca impacto positivo da iniciativa no comércio local
Tempo de leitura: 2 minutos

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação Soane Galvão participou do lançamento do Natal Encantado, na noite desta terça-feira (7), na Praça Dom Eduardo, no Centro Histórico de Ilhéus. Conduzido pelo prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), o ato também contou com a presença de empresários e membros da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), parceira do município no projeto.

“Todo investimento é feito para desenvolver o comércio de forma propulsora. O Natal Encantado é feito com carinho para os ilheenses e todos os visitantes. Desejo que a esperança, a fé e o amor sejam renovados na vida de cada um”, declarou a secretária e primeira-dama.

Público contempla decoração natalina no Centro Histórico de Ilhéus

Já o prefeito Mário Alexandre enfatizou a importância da iniciativa para resgatar a autoestima da população, além do impacto positivo para a economia local. “Natal é momento de força, de união, fé e esperança. A gente tem superado vários obstáculos e vamos continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, acrescentou.

Casa do Papai Noel foi montada em frente à Catedral São Sebastião

O Natal Encantado chega à sua terceira edição em 2021. Neste ano, além do presépio e da casa do Papai Noel montados na Praça Dom Eduardo, a decoração também abrange as praças J.J Seabra e Cairu e o Palácio Paranaguá, antiga sede da Prefeitura e atual Museu da Capitania.

Após acidente, mulher foi amparada por pessoas que passavam no local
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher sofreu escoriações na perna ao cair em um buraco em pleno Centro Histórico de Ilhéus. Uma internauta filmou o momento em que ela foi amparada por pessoas que presenciaram o incidente.

“Olha só! Que absurdo! Meu Deus! Meu Deus! Ai, Senhor!”, espantou-se a cinegrafista  amadora. “Tadinha! Ô, Senhor! A senhora acabou de cair aqui, com essa coisa malfeita”, emendou, referindo-se à tampa do buraco, que, aparentemente, pertence à rede de drenagem do Calçadão Jorge Amado, centro comercial de Ilhéus.

Ainda não foi possível verificar a data da gravação. As máscaras de proteção contra a covid-19 e a decoração natalina do Centro – recém-inaugurada – indicam que o vídeo é recente. Confira.

Representantes das duas empresas se reuniram nesta quarta-feira (9)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dirigentes da Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna (Emasa) e representantes da Coelba se reuniram, na manhã desta quarta-feira (8), para discutir uma solução contra as constantes quedas de energia que prejudicam a captação de água nos distritos de Rio do Braço, em Ilhéus, e Mutuns, em Itabuna.

“O que nos chama a atenção é que o problema vem ocorrendo simultaneamente nas linhas de transmissão de energia de Rio do Braço e de Mutuns. Isso nos deixa sem válvula de escape”, explicou o gerente Técnico da Emasa, João Bitencourt.

O gerente de Operações da Região Sul da Coelba, Adriano Bastos, garantiu que a Emasa é um cliente extremamente especial para a concessionária de energia do estado e vai buscar meio de solucionar o problema. “Vamos atuar na manutenção preventiva, para resolver e evitar contratempos”, assegurou.

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, disse que os representantes da Coelba têm sido muito solícitos. “Porém, o mais importante é solucionar as constantes interrupções, para que o nosso cliente, que é a parte mais importante, não continue sendo prejudicado”, advertiu.

Chegada do navio no Porto do Malhado está prevista para as 9h
Tempo de leitura: < 1 minuto

O navio MSC Preziosa chega ao Porto do Malhado, na manhã desta quinta-feira (9), para abrir a temporada 2021/2022 de cruzeiros em Ilhéus, no sul da Bahia. O desembarque dos passageiros está previsto para as 9h.

O Preziosa voltará a Ilhéus ainda nos próximos dias 16, 21 e 29. Ainda em dezembro, nos dias 24 e 31, a cidade receberá o navio Costa Smeralda. Clique aqui e confira o calendário completo da temporada de cruzeiros.

Competição será disputada em Itacaré, no próximo domingo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 200 atletas baianos estão inscritos na 1ª Copa Open de Jiu-Jitsu de Itacaré, que será disputada no próximo domingo (12). O evento é promovido pela Academia Jadson Machado de Jiu-Jitsu, com o apoio da Prefeitura de Itacaré e da Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA.

A competição começa às 9 horas da manhã, na quadra da Pituba, que será palco de um dos maiores eventos de jiu-jitsu da Bahia. O evento também tem caráter beneficente, com a arrecadação de alimentos para famílias carentes. Já estão inscritos atletas das academias e cidades de Uruçuca, Itacaré, Una, Jequié, Ilhéus, Itabuna, Ubatã, Canavieiras, Itajuípe e diversos outros municípios da Bahia, segundo a organização.

A competição terá disputas nas categorias Absoluto Masculino e Feminino, faixas branca Masculino Adulto até 75kg e acima de 75 kg, Azul e Roxa até 75 kg e acima 75 kg, Faixa Branca Feminino até 75 kg e acima de 75 kg 100 prêmio, além de todas as categorias do infantil.

De acordo com o professor Jadson Machado, o objetivo é divulgar cada vez mais o esporte, além de reunir da cidade desportistas de vários municípios da Bahia, possibilitando o intercâmbio e a troca de informações entre os atletas. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, ressaltou que iniciativas como essa contribuem com o estímulo ao esporte, atraindo cada vez mais crianças e jovens e ainda possibilita formar grandes campeões e novos talentos do jiu-jitsu.

Iniciativa da Prefeitura ocupa ruas de Uruçuca com jogos e brincadeiras infantis
Tempo de leitura: 2 minutos

A primeira edição do Projeto Ruas Brincantes, da Prefeitura de Uruçuca, movimentou o espaço público com brincadeiras e jogos voltados para as crianças do município. As atividades ocorreram no último domingo (5), abrangendo toda a área entre a ruas Vital Soares e 1º de Maio. Jovens e adultos também embarcaram na diversão.

Para a diretora de Cultura Lívia Barbosa, a iniciativa de Uruçuca é um modelo para outras cidades da região e do Brasil. “Hoje muitas cidades são carentes de espaços públicos específicos para crianças, mas o pontapé inicial dessa mudança é a realização de eventos em que este público seja protagonista. Agradeço aos parceiros neste projeto e das outras edições que virão”, acrescentou.

Crianças “pintaram o sete” no projeto Ruas Brincantes

O prefeito Moacyr Leite Júnior prestigiou o trabalho da Diretoria de Cultura e destacou a importância das vivências lúdicas para a formação dos pequenos cidadãos. “Com a ascensão da tecnologia, as crianças passaram a ficar mais tempo no celular do que com os amigos, brincando e se divertindo. Precisamos resgatar as brincadeiras de rua”, explicou.

Prefeitura destaca importância da iniciativa para a socialização infantil

O projeto tem o apoio da Polícia Militar, da Câmara de Vereadores, da Urban95 e da Fundação Bernard Van Lee.

Ryan foi assassinado na noite de terça-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou, entre a tarde de segunda e noite de terça-feira (7), três assassinatos.  Entre os mortos em pouco mais de 24 horas está Ryan dos Anjos Borges, atingido com vários disparos na noite de ontem, no bairro de Fátima. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu), mas acabou falecendo antes de chegar ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Na tarde de segunda-feira (6), Edmundo Bispo dos Santos, o Nenezinho Eletricista, de 43 anos, foi atingido em várias partes do corpo, na rua São João, no bairro Santa Inês. De acordo com moradores, os criminosos chegaram numa motocicleta, que foi abandonada no local após o veículo apresentar problema mecânico. Os dois marginais fugiram em carro roubado.

Na noite do mesmo dia, Jucimar Alves Costa, o Mamá, 37 anos, foi assassinado no interior de um carro, na rua Firmino Alves, no bairro Mangabinha. O jovem, que já tinha passagens pela polícia, foi atingido com pelo menos nove tiros de pistola. Uma mulher identificada como Ana Clara foi baleada e está internada em Itabuna. Os crimes estão sendo investigados pela Polícia Civil.

Chuva provoca alagamentos em Canavieiras || Foto TV RBR
Tempo de leitura: 3 minutos

 

Antes dessa próxima e urgente reunião extraordinária, aproveitarei os festejos de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do mesmo nome, em Itabuna, para rogar à Mãe do Salvador sucesso nessa importante empreitada.

 

Walmir Rosário

Acredito que Canavieiras vai se acabar em águas. Pela quantidade e violência das chuvas, acompanhadas de trovoadas e relâmpagos, pensei que seria minhas últimas horas como um ser vivente. Deve ser o pecado desse povo! Valha-me Deus! Pelo que me lembro, várias profecias e teses profanas já vaticinaram o fim do mundo, desta vez em fogo, mas eu tenho medo é da chuva. E como tem chovido!

Na madrugada de sexta-feira pra sábado, da semana atrasada (20 de novembro), ela chegou como quem não queria nada e provocou pânico, alagando ruas e casas, da maneira mais democrática possível. Acordou a população, que se armou de vassouras e rodos para limpar a sujeira deixada no interior das residências e casas comerciais. Sujeira maior ficou nas ruas, atulhadas com os móveis e outros objetos danificados.

No fim de semana passada não deixou por menos e voltou a incomodar, um pouco mais fraca, é verdade, deixando o povo em polvorosa, acordado, pronto para repelir a temida invasão. E não é que repetiu na noite desta segunda para terça-feira (29). Pelos cálculos dos meteorólogos, nunca choveu tanto na cidade e muito ainda há por vir, e com bem mais intensidade.

Eu não sou dado a noticiar fatos ou previsões com estardalhaços, para atemorizar a população, já cansada das notícias escabrosas veiculadas pela grande mídia, mas confesso que estou temeroso do que poderá acontecer. E por um simples motivo: as chuvas que têm caído aqui pra nós são bem diferentes daquelas que fazem o rio Pardo transbordar e invadir tudo o que tem pela frente, sem pedir permissão.

Agravante maior me veio à mente com a tese de uma caranguejóloga sergipana, que no ano 2000 disse, com todas as letras, que Canavieiras seria engolida pelo mar e o rio Pardo, em no máximo 20 anos. À época, cheguei a traçar um plano B para abrigar os amigos em terras mais altas, a exemplo dos morros de Itabuna, projeto que estou desengavetando e que pretendo colocar em prática o mais rápido possível.

E não me baseio apenas na tese da especialista sergipana. Também fiz questão de recorrer ao oráculo, notadamente a São Boaventura, padroeiro de Canavieiras e seráfico doutor da Igreja Católica. Uma certa feita, há muitos anos, a imagem do Santo desapareceu da Igreja, em Canavieiras, e posteriormente foi encontrada no distrito do Puxim, local em que apareceu após o naufrágio do navio português em que viajava.

Pois bem, para melhor esclarecimento dos fatos, por ocasião dos festejos dos 300 anos da Paróquia de São Boaventura, um grande pôster com sua foto foi encontrada de cabeça pra baixo, no local da exposição. Somente esta foto. À época, tal estripulia foi creditada ao ateu Tyrone Perrucho, que teria visitado a exposição em companhia do confrade Antônio Tolentino (Tolé), este vizinho da matriz.

Pesquisando os fatos históricos, tomei conhecimento que desde o sumiço de São Boaventura da Igreja Matriz, se tornou conhecido o motivo de seu retorno ao Puxim. E tal decisão chegou ao extremo, dado o número de pecadores que grassam na cidade. Outro Santo bastante amado em Canavieiras, São Sebastião, há uns três anos também teria se mostrado descontente, tanto assim que o mastro em sua homenagem não foi erigido, por mais que os carregadores tentassem.

Com esses avisos divinos e a teoria científica, achei melhor colocar minhas barbas de molho e apresentar o projeto aos confrades. Em vão! Não consegui alcançar o quórum exigido pelos estatutos da Confraria d’O Berimbau e do Clube dos Rolas Cansadas, ocupação que era de obrigação de Tyrone Perrucho, levado extemporaneamente e a contragosto pela tal da Covid.

Diante de tal relevante fato, terei que adotar medidas extremas, batendo à porta de cada um dos confrades para dar ciência da gravidade do problema e apresentar a solução cabível requerida ao caso. Para tanto, teremos que recambiar o engenheiro de minas Gilbertão, atualmente em Santa Cruz Cabrália; tirar Tedesco dos seus estudos sobre navegação e, quem sabe, conseguir libertar Alberto Fiscal de seu retiro na Atalaia.

Antes dessa próxima e urgente reunião extraordinária, aproveitarei os festejos de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do mesmo nome, em Itabuna, para rogar à Mãe do Salvador sucesso nessa importante empreitada. Como todo o brasileiro que tem um pé no religioso e outro no profano, participarei de reuniões com o apoio dos confrades Augusto e Ériston, nos bares de Leto e Valtinho, requerendo apoio aos futuros desabrigados.

E tudo tem que ser feito com urgência, antes do Carnaval chegar…

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.