Bahia se consolida na produção de cacau
Tempo de leitura: 2 minutos

Em 2021, a Bahia bateu um recorde histórico na produção de cacau, com a entrega de 140.928 toneladas de amêndoas. O aumento foi de 39,72% em relação ao ano anterior, quando foram produzidas 100.864 toneladas, quantidade que já colocava o estado como o maior produtor de cacau do Brasil. As informações são da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).

Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado, João Carlos Oliveira, o aumento na produção de cacau é motivo ser comemorado. “Ainda mais nesse momento, em que estamos reorganizando toda a cadeia produtiva do fruto na Bahia, agregando valor ao produto e incentivando a criação de fábricas de chocolate no estado. Na região do sul da Bahia já existem mais de 100 marcas de chocolate de origem e o que estamos vivendo é um novo e poderoso ciclo do cacau em nosso estado”, comentou.

Os números da AIPC mostram que a Bahia entregou, em 2021, 71,30% do total de amêndoas recebidas pelas indústrias produtoras.  O Pará, segundo colocado, entregou, no ano passado, 25,21% do total da amêndoa processada, apresentando uma produção total de 49.821 toneladas. Enquanto de 2020 para 2021, a produção baiana de cacau cresceu 39,72%, a do Pará decresceu 24,67% (foram 66.133 toneladas em 2020).

A cadeia produtiva do cacau vive um momento de incremento na Bahia. Além da ótima performance de produção e do agigantamento do número de marcas de chocolate no estado, existe também um reconhecimento internacional à qualidade dessa amêndoa.

MEDALHA DE OURO EM EVENTO INTERNACIONAL

No último mês de dezembro, as amêndoas de cacau da Bahia foram destaque no Cocoa Of Excellence – COEX2021. O produtor João Tavares, do município de Uruçuca, recebeu a Medalha de Ouro no concurso realizado em Paris, na França. E a produtora Angélica Maria Tavares, também de Uruçuca, ganhou a Medalha de Prata no evento internacional, considerado o mais importante no mundo para o setor.

Um mês antes, em novembro, durante a III Edição do Concurso Nacional do Cacau, a produtora Cláudia Calmon de Sá, de Itabuna, havia levado o primeiro lugar na categoria Varietal; o segundo lugar também ficou na Bahia, premiando a produção da Fazenda Vale do Juliana Fruticultura, localizada no município de Igrapiúna.

“Nosso crescimento é bem alicerçado, pois não se dá apenas nos números de produção, mas, também, na excelência de nossas amêndoas. Somam-se a isso os avanços no manejo técnico da produção no sistema Cabruca, a expansão do plantio do cacau em áreas não tradicionais, como a região Oeste da Bahia, e ainda a agregação de valor ao produto, a partir da produção de chocolate de origem. Tudo isso contribuiu para que a Bahia, no tangente ao setor do cacau, atingisse um outro patamar, um patamar mais elevado”, explicou o secretário João Carlos.

EMPREGOS

O setor do cacau responde por mais de 4 mil empregos diretos e indiretos, sendo um dos elos de uma cadeia de mais de 250 mil pessoas, na qual estão incluídos desde produtores rurais até trabalhadores das indústrias de chocolate. Estima-se que esse setor represente cerca de R$ 23 bilhões anuais de valor gerado ao país.

A produção de cacau no Brasil está concentrada nos estados da Bahia, Pará, Espírito Santo e Rondônia. Dados da AIPC mostram que cerca de 93 mil produtores rurais se dedicam ao cacau em terras brasileiras, sendo a maior parte pequenos proprietários que praticam a agricultura familiar em áreas entre 5 e 10 hectares.

Bandidos cercaram trabalhador e levaram motocicleta no centro de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde o último final de semana que um morador de Itabuna não sabe como fazer para pagar as contas. É que ele perdeu, para dois bandidos armados, a motocicleta Honda Fan, 125, ano 2010, placa NTE-4488, preta, usada para entrega de encomendas.

O trabalhador foi cercado pelos bandidos quando trafegava pelo centro da cidade, na Avenida Garcia. A ação dos marginais ocorreu quando o entregador passava ao lado do edifício Helena Chaves.

De acordo com a vítima, os bandidos estavam bem vestidos, com roupas sociais, e fugiram em direção à ponte do bairro São Caetano. Um dos bandidos era negro e usava barba e outro mais claro, alto. Os dois usavam boné.

O assalto foi por volta das 19h, quando o trabalhador saía para fazer mais uma entrega de pizza. Quem tiver informações sobre o paradeiro da motocicleta deve entrar em contato com a polícia militar ou civil.

Associação agroecológica de Ilhéus é primeira marca coletiva do sul da Bahia || Fotomontagem
Tempo de leitura: 2 minutos

Um estudo científico feito pelo advogado Mateus Santiago para o mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), resultou na criação da primeira marca coletiva do sul da Bahia, a AMAREA. O registro da associação foi deferido e reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Marca Coletiva é um signo distintivo que indica aos consumidores que determinado produto ou serviço é originário de membros de uma determinada coletividade (associação, cooperativa, sindicato etc.).

A primeira marca coletiva do sul da Bahia pertence à Associação dos Produtores e Agricultores Rurais do Rio do Engenho e Adjacências (AMAREA), instalada no município de Ilhéus. Os produtos ofertados são baseados na agricultura familiar e no respeito ao meio ambiente por meio do manejo agroflorestal. Dentre os cuidados com a preservação ambiental, está a utilização de materiais recicláveis, folhas e fibras naturais nas embalagens dos produtos.

Produtos da agricultura familiar são a base da Amarea, de Ilhéus

A marca expressa em seu logotipo os valores da associação de agricultores, representando a sustentabilidade ao aliar a produção com a preservação do bioma mata atlântica, e a valorização do patrimônio histórico e cultural presente na região do Rio do Engenho.

FORTALECER CADEIA PRODUTIVA

Produtos da agricultura familiar ganham embalagem especial da Amarea

O advogado Mateus Santiago diz que a AMAREA, enquanto associação, tem pautado seus esforços para amadurecer cada vez mais o associativismo, fortalecendo a organização produtiva e social, zelando pela melhoria da infraestrutura da região, para facilitar o escoamento da produção e a acessibilidade para a população local e para os visitantes que percorrem a trilha do Rio de Engenho através do turismo rural.

A marca coletiva, explica Mateus, vai agregar mais valor aos produtos, organizar e fortalecer a cadeia produtiva em que está inserida, potencializará ainda o trabalho em grupo dos produtores, trazendo mais maturidade de gestão do signo distintivo. Tudo isso, reforça, com o objetivo de conquistar novos mercados e fidelizar o público consumidor que valoriza a produção sustentável de alimentos saudáveis. A associação pode ser conhecida também pelo site www.amarea.com.br.

Bahia recebe primeiro lote de urnas eletrônicas para as eleições deste ano
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) recebeu, nesta segunda-feira (31), o primeiro lote com 600 novas urnas eletrônicas, que serão utilizadas nas eleições do dia 2 de outubro. Fabricados em Ilhéus, no sul da Bahia, os equipamentos foram enviados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em dezembro de 2021, o presidente do TRE-BA, o desembargador Roberto Frank, esteve na fábrica das urnas em Ilhéus, junto com o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, em visita técnica para acompanhar a produção dos equipamentos. Esta é a segunda vez que urnas eletrônicas são fabricadas na Bahia. “Essas urnas de modelo novo são mais acessíveis, além de serem um produto genuinamente nacional, fabricado em Ilhéus, para orgulho de todos os baianos”, disse o presidente Roberto Frank.

A nova urna eletrônica, modelo 2020, conta com novo design, teclado do terminal do eleitor foi reposicionado em relação à tela de LED e o terminal do mesário passa a ter uma tela sensível ao toque, além de um leitor de identificação biométrica com maior área de captura.

As urnas de novo modelo correspondem a um total de 36% dos votos nas eleições de 2022, o que representa cerca de 3 milhões e 500 mil votos nos novos equipamentos. “Com este número, somado aos votos nas demais urnas, realizaremos eleições gerais com uma certa tranquilidade, já que a Bahia passará a ter 41.491 urnas”, afirma.

João Leão, Ignacio Ybáñez e Jaques Wagner durante a reunião desta segunda-feira (31)
Tempo de leitura: 2 minutos

A liberação de R$ 6,3 milhões da União Europeia para a população afetada pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais foi discutida, nesta segunda-feira (31), em Ilhéus, pela comitiva do governo do estado com o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, e representantes da Rede Cáritas. João Leão, vice-governador, representou a Bahia.

Serão beneficiados os municípios de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu e Dario Meira, na Bahia, além de Palmópolis e Rio do Prado, Minas Gerais, serão beneficiados. O vice-governador João Leão agradeceu o gesto da União Europeia. “É com gratidão que acompanhamos este gesto humanitário da comunidade europeia diante do nosso povo, que foi tão gravemente atingido pelas chuvas no início do ano e que precisa de todo apoio possível para reconstruir suas vidas”.

Ignacio Ybáñez falou sobre os esforços realizados desde o início do ano para ajudar estas populações. “Ainda no início de janeiro a Comissão Europeia decidiu mandar para cá especialistas para conhece a situação. A primeira decisão foi uma ajuda rápida à Cruz Vermelha, pensamos que era uma ajuda que poderia ter um efeito muito direto e essa ajuda foi de 100 mil euros”, disse ele.

Segundo Ybáñez, após contatos com a Cruz Vermelha e Cáritas, a União Europeia definiu como seriam destinados os recursos financeiros. “Comprovamos que eles poderiam ser os instrumentos a usar nesta situação, já que são instituições que estão muito próximas às pessoas que sofrem este tipo de situação”.

AUXÍLIO FINANCEIRO

Os recursos serão destinados a aproximadamente 24 mil pessoas, com objetivo de atender as necessidades mais urgentes, como pagamento de aluguel, alimentação, material de construção e itens básicos não alimentares. As famílias receberão o equivalente a R$ 3 mil.

Leia Mais

Major Tereza da Paz e delegada Bianca Andrade falam sobre redução dos feminicídios no estado || Foto Vitor Barreto
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia registrou 20% a menos de casos de feminicídio em 2021 na comparação com o ano anterior, informa a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). No ano passado foram registradas 89 ocorrências, contra 113 em 2020.

A comandante da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP), major Tereza Raquel Araújo da Paz, conta que, tanto na capital quanto no interior do estado, são realizadas visitas às vítimas que possuem medidas protetivas.

No ano passado, as equipes da Ronda implementaram 20.287 medidas de proteção, prenderam 131 agressores em flagrante e promoveram 210 encontros educativos.

Segundo Tereza Paz, esse trabalho redobra a atenção nas mulheres que já estão sob tutela, além de prevenir casos de violência. “Só em Salvador, a ORMP realizou ações educativas como palestras, passou a acolher mais 237 mulheres assistidas, teve 1.868 medidas de proteção fiscalizadas e 15 prisões”, acrescentou a oficial.

PARA DELEGADA, PRISÕES RÁPIDAS AJUDARAM A REDUZIR CRIMES CONTRA AS MULHERES

Para a titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Brotas, delegada Bianca Andrade, as prisões imediatas em tentativas de feminicídio foram fundamentais para a redução dos crimes contra a vida das mulheres. “Quando a vítima chega com algum tipo lesão, identificamos o agressor e entramos rapidamente com o pedido prisão preventiva, a fim de evitar o desfecho fatal. Só no ano passado realizamos 138 prisões”, contou.

A delegada também lembrou que, em toda a Bahia, há quinze Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher, nas cidades de Salvador (em Periperi e Engenho Velho de Brotas), Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Porto Seguro, Paulo Afonso, Alagoinhas, Jequié, Barreiras, Candeias e Camaçari.

Já os municípios de Santos Antônio de Jesus, Irecê, Jacobina, Itapetinga e Luís Eduardo Magalhães têm os Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (NEAMs). “Caso a vítima não consiga chegar até uma unidade, os números 181 e 190 estão disponíveis para as denúncias ou pedidos de ajuda”, concluiu a delegada.

Polícia cumpriu mandado de prisão dentro de presídio fluminense
Tempo de leitura: < 1 minuto

O autor do estupro de uma adolescente de 14 anos, em Canavieiras, no sul da Bahia, teve o mandado de prisão preventiva cumprido, nesta segunda-feira (31), no Presídio de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Ele já estava preso desde o dia 12 deste mês, após cometer violência doméstica. A vítima do crime na cidade sul-baiana tem distúrbios neurológicos.

Equipes da Delegacia Territorial de Canavieiras monitoravam o criminoso e trocaram informações com policiais da 52ª Delegacia de Polícia (DP) de Iguaçu e 50ª DP/Itaguaí acerca do mandado de prisão decorrente do estupro ocorrido em outubro de 2021, quando a adolescente também foi agredida e ameaçada pelo autor.

O criminoso também responde pela tentativa de estupro contra uma jovem de 19 anos, ocorrida em 2018, também em Canavieiras. Ele segue custodiado na unidade prisional do Rio, à disposição do Poder Judiciário.

Secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, e representantes do SOS Bahia em reunião
Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante reunião nesta segunda-feira (31), o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, e a equipe SOS Bahia discutiram a estratégia para entrega de donativos aos municípios afetados pelas fortes chuvas na região.

Estiveram presentes o coordenador Nacional de Gestão de Risco e de Desastre, Leonardo Ali, o coordenador de Campo da Cruz Vermelha Brasileira, Jorge Martin, e a coordenadora financeira de Assistência Social de Itapé, Regiane Chaves.

Os municípios serão contemplados com material de limpeza, cesta básica e água potável, além da ajuda de profissionais da saúde.

Confira calendário de atendimento, que começa nesta terça-feira (1º)
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna divulgou calendário de vacinação para primeira semana deste mês. De terça (1º) a sexta-feira (4), a imunização contra a Covid-19 ocorrerá nas unidades básicas de saúde e de estratégia de saúde da família, sempre das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Nas mesmas unidades, a segunda dose do imunizante contra o coronavírus estará disponível para quem tem retorno previsto até o dia 5 de fevereiro, seja da CoronaVac, Oxford ou Pfizer.

Nesta quarta-feira (2), haverá aplicação da segunda dose para pessoas maiores de 18 anos que estão em atraso no esquema vacinal, além de adolescentes que tenham recebido a primeira dose da vacina Pfizer até 2 de dezembro de 2021. A ação será na UniFTC, das 16h às 20h.

TERCEIRA DOSE E REFORÇO DA JANSSEN

Também nas unidades básicas de saúde, das 8h às 11h e das 13h às 16h, o atendimento será para a aplicação da terceira dose em quem recebeu o segundo imunizante há, pelo menos, quatro meses.

No mesmo dia estará disponível a dose de reforço da vacina Janssen para quem foi imunizado há dois meses ou mais. A ação será na UniFTC, das 17h às 20h.

VACINAÇÃO INFANTIL

Na quinta-feira (3), prossegue a vacinação de primeira dose contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos com comorbidade. Já a faixa etária infantil habilitada para receber o imunizante, independentemente de comorbidade, é de 9 a 11 anos.

A ação será na UniFTC, das 10h às 15h, e serão disponibilizadas 300 senhas. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência, cartão de vacina e, para aquelas que têm comorbidade e/ou deficiência, também será exigido relatório médico.

No sábado (5), haverá vacinação infantil contra a Covid-19 no Shopping Jequitibá, das 15h às 20h, com mais 300 senhas de atendimento.

Nos dois locais de vacinação, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsável.

As comorbidades consideradas são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves: doenças cardiovasculares; doenças cerebrovasculares; doença renal crônica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias; obesidade mórbida; síndrome de down e cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a auditiva, visual, intelectual e física.

Provedor da Santa Casa, Francisco Valdece, recebe selo entregue por Vivian Giudice, representante da ONA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Calixto Midlej Filho tornou-se o primeiro hospital do sul da Bahia a entrar para um seleto grupo de unidades de saúde brasileiras com o Selo de Qualificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível 1. A entrega do certificado foi feita pela diretora e fundadora do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), Vivian Giudice, durante a festa dos 105 anos da fundação da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

O evento foi no auditório do Teatro Candinha Dória, na última quinta-feira (27), e contou com a presença de profissionais de saúde, prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), deputado federal Paulo Magalhães (PSD), desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho na Bahia, Eloína Machado, além de representantes de clubes de serviços, secretários municipais e vereadores Ilhéus, dentre outros convidados.

Durante a cerimônia, Vivian Giudice ressaltou que no país existem 370 hospitais com o selo de qualidade, dos quais somente onze mantidos por Santas Casas. No sul da Bahia, o Hospital Calixto Midlej Filho conquistou a certificação depois de processo de avaliação iniciado em 2018 e suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus. O trabalho foi retomado em 2021, quando a unidade conquistou o Nível 1 de Acreditação.

Para obter o certificado, o Hospital Calixto Midlej Filho teve verificado mais de 1.700 requisitos de estrutura hospitalar, processos, padrões, controle de segurança e qualidade na assistência prestada ao paciente. A diretora do IBES observou que a conquista do Calixto pode inspirar outras instituições regionais de saúde que planejam conquistar a certificação de qualidade.

PARA PROVEDOR, CERTIFICADO É CONQUISTA HISTÓRICA

Para o provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, o selo é uma conquista histórica da instituição centenária. “A acreditação é um processo rigoroso sobre a qualidade dos serviços ofertados ao usuário. Sempre tivemos uma enorme responsabilidade e compromisso em oferecer atendimento humanizado e de qualidade. Esse selo nacional veio confirmar e validar o nosso trabalho, que é referência em vários setores”, disse.

De acordo com Francisco Valdece, agora o grande desafio é a conquista do selo de acreditação para o Hospital Manoel Novaes. “Esse é um sonho nosso e um selo muito esperado por todos os empregados da Santa Casa. A certificação ONA representa a conquista não somente para a unidade hospitalar, mas também para os profissionais de saúde e os usuários dos serviços ofertados”, concluiu.

A certificação ONA é válida por dois anos. Nesse período, os processos serão acompanhados de perto por avaliadores da entidade certificadora, que fazem visitas periódicas de manutenção. A certificação é um reconhecimento de que a organização de saúde cumpre ou supera os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA.

Daniele foi atingida por disparo na altura do peito esquerdo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma jovem de 27 anos levou um tiro na altura peito esquerdo, na madrugada deste domingo (30), em Ilhéus. Daniele da Costa Peão Freire sofreu a tentativa de homicídio nas proximidades da Black House, boate localizada no bairro Banco da Vitória, zona oeste da cidade.

Daniele estava acompanhada de uma amiga, que testemunhou o crime. A vítima foi levada para o Hospital Regional Costa do Cacau, onde passou por cirurgia. Não há informações sobre o seu estado de saúde. A Polícia Civil investiga o motivo e autoria do disparo. Com informações do FRN.

Governador se reúne com diretores do evento Rally dos Mares
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (31), na Governadoria, em Salvador, com diretores da competição de motos aquáticas Rally dos Mares, para agradecer o apoio dado por participantes do evento no resgate de centenas de pessoas desabrigadas pelas enchentes, durante as fortes chuvas que atingiram o sul da Bahia, em dezembro de 2021.

“Deixo meu agradecimento como governador, como cidadão baiano e como pai de família, pelo que todos os voluntários fizeram durante as enchentes, auxiliando nas ações de nossas forças de salvamento. Foi um trabalho fundamental, que salvou a vida de milhares de pessoas. As imagens dos salvamentos percorreram o Brasil inteiro, mostrando a força e o valor da solidariedade”, declarou o petista.

De acordo com John Nascimento, um dos diretores do Rally dos Mares, cerca de 40 voluntários participaram das ações de salvamento em cidades como Itabuna e Dário Meira. “Foi um trabalho coletivo. Conseguimos mobilizar as motos aquáticas para atingir o máximo possível de pessoas, chegando mais rapidamente nos lugares de difícil acesso. Navegamos a noite inteira pelas ruas das cidades. Dessa forma, conseguimos dar aquele socorro imediato, auxiliando o trabalho prestado pelo Corpo de Bombeiros”.

COMPETIÇÃO

A primeira edição do Rally dos Mares ocorreu em 2015. Ao longo dos anos, a competição se tornou a maior em navegação de mar aberto do mundo. Mais de 100 pilotos participam do evento, que percorre 400 quilômetros pelo litoral baiano, com largada na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, passando por Morro de São Paulo, Barra Grande, Península de Maraú, Itacaré e Ilhéus.

Marcelo Sá faleceu no final de semana, em Salvador || Reprodução Instagram
Tempo de leitura: 2 minutos

 

A cultura chora, mas todos choram, porque todos perdemos. Mas, lembrem-se, só sentimos que perdemos porque ganhamos muito com sua presença atuando entre nós, e para os que nem conhecia, mas sabia que existiam. O que Marcelo nos deu, nada tira.

 

Alcides Kruschewsky

Não, não é da Cultura, e é, não somente, então… É comunitário, de uma “roda grande”, enraizada pelos mundos que formam o universo. Por isso, tantas manifestações, tantos seres que o admiravam, amavam, e nem sempre declaravam. Que surpresa dolorosa!

Marcelo não é tudo que andam dizendo após sua passagem. Com certeza é mais que isso. Porque o sentimento de perda coletiva é espontâneo, sincero, doído.

Ah, quem não teve a oportunidade de sua companhia, da mesa com ele, da praia, da arte e desfrutou da sua inteligência, do seu refinado humor, perdeu, sim.

O talento de Marcelo transcendia, sem ambição pessoal. Sabia o que estava fazendo. Levei-o para o rádio, noticiava a agenda cultural comentada. Eu chamava: “Hooggggg”. E ele respondia, “chegueeeeiiii”…

Era engraçado! Era propositadamente ridículo e engraçado. Feito para chocar e rir. E ríamos, gargalhadas fartas desde as 6h30min da manhã, ele “morto” de sono… reclamando que eu ía matar ele… Um stand up de primeiríssima, se quisesse, dava show desde o “Caderno 2”, bar saudoso tocado por essas geniais Badarós.

Marcelo sempre tinha algo a acrescentar e chamava nossa atenção para as causas que se envolvia, querendo engajamento. Tudo não era seu, mas para todos. Quem está dizendo que sentiu e está sentindo sua partida, está mesmo!

Esses tempos não têm sido fáceis, não têm sido bons (ou será pecado assim dizer?). Mas, mesmo diante de tantas vicissitudes, creiam, ainda há motivos para concluirmos que a vida é bela e que vale a pena viver e buscarmos a felicidade, a outra certeza da existência de Marcelo. Pois é, ele, no seu dia a dia, buscava a felicidade nas coisas mais simples e importantes às quais se dedicava, dentre elas as pessoas a quem queria bem.

A cultura chora, mas todos choram, porque todos perdemos. Mas, lembrem-se, só sentimos que perdemos porque ganhamos muito com sua presença atuando entre nós, e para os que nem conhecia, mas sabia que existiam. O que Marcelo nos deu, nada tira.

O amor fica para sempre dentro de cada um.

Te amamos, amigo! Vá em frente, para a luz, sempre! VALEU, POR TODOS NÓS, VALEU!

Alcides Kruschewsky é empresário, ex-vereador e ex-secretário municipal de Ilhéus e radialista.

Após confrontos, policiais apreenderam armas e drogas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O último final de semana teve quatro mortes violentas em Ibicaraí, no sul da Bahia. Na tarde de sexta-feira (28), dois homens tentaram fugir de abordagem da Polícia Militar e atiraram contra os policiais, que revidaram e mataram os bandidos. Com a dupla, a PM apreendeu dois revólveres, além de maconha e crack.

Na manhã deste domingo (30), um novo confronto aconteceu quando guarnição da Polícia Militar fazia ronda em Ibicaraí e avistou dois homens armados. Segundo a PM, os bandidos atiraram contra os policiais e fugiram, escondendo-se em uma casa.

Houve troca de tiros durante a perseguição e os dois criminosos foram baleados. Eles foram levados para um hospital, mas não resistiram aos ferimentos. Os policiais aprenderam dois revólveres calibre 32, munições e cocaína.

Rede elétrica da Estação de Rio do Braço foi danificada por ventania || Foto Emasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna (Emasa) anunciou a retomada do fornecimento de água, na manhã desta segunda-feira (1º), após queda de energia na Estação de Captação de Água em Rio do Braço, distrito de Ilhéus, ocorrida no último sábado (29). A rede elétrica foi atingida por árvores que caíram na localidade.

Conforme a empresa, um vendaval fez com que dois postes e cerca de 600 metros de fiação viessem ao chão, interrompendo o fluxo de energia na área. “Depois do restabelecimento da energia na captação, a Estação de Tratamento de Água demanda um tempo em torno de 4h a 5h para voltar a operar”, explica Moisés Ferreira, gerente de Distribuição de Água da Emasa.

Na manhã de hoje, a equipe técnica da Emasa avalia os contratempos ocorridos nas duas últimas semanas, antes de divulgar programação de abastecimento de água para toda a cidade.

A empresa informa que priorizará o atendimento das zonas leste, sul e sudeste da cidade, que foram afetadas pelo rompimento de uma adutora no último dia 23.