Hoje é o dia mundial de luta contra o câncer infantil
Tempo de leitura: 2 minutos

Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil é lembrado anualmente desde 2002 no mundo no dia 15 de fevereiro. A data reforça a importância do papel dos pais e responsáveis no enfrentamento à doença. São eles que, ao perceberem qualquer sinal ou sintoma anormal nas crianças e adolescentes, devem encaminhá-los ao médico para a confirmação diagnóstica e início imediato do tratamento, se necessário.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, disponíveis em todo o Brasil, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo estimativas do INCA, devem ocorrer 8.460 casos de câncer infantojuvenil no Brasil em 2022. Outro fator relevante apontado pela entidade especializada é que o câncer já representa a primeira causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no País, cerca de 8% do total.

Com o tratamento adequado, a maioria dos pacientes infantojuvenis terá boa qualidade de vida. Por isso, o Governo Federal reforça o alerta aos responsáveis. Queixas das crianças ou sinais de anormalidade devem ser levados em consideração para avaliação de um profissional de saúde e para o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo iniciar, maiores são as chances de cura.

Leia Mais

Escolas são divididas em grupos para retorno escalonado das aulas
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Teixeira de Freitas anunciou o retorno das aulas presenciais da rede de ensino do município, de forma escalonada, a partir de hoje (15). A decisão foi tomada no início da noite de segunda (14), após o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) acionar a Justiça para obrigar o governo a garantir as aulas presenciais nas escolas do município (veja aqui). Antes, a Prefeitura havia publicado decreto que restringia o retorno do ensino presencial às escolas privadas.

Para evitar aglomerações, as turmas numerosas vão ter as aulas em semanas revezadas. Ou seja, enquanto metade dos alunos vai à escola em uma semana, a outra parte da turma terá aulas na semana seguinte. Conforme o governo municipal, o revezamento não vai ser aplicado às turmas que não têm grande quantidade de estudantes.

RETORNO ESCALONADO

Para o retorno escalonado, a Prefeitura de Teixeira de Freitas dividiu as escolas em três grupos. O primeiro é o das unidades com aulas já nesta terça-feira (15); para o segundo, as atividades presenciais serão iniciadas na quinta-feira (17); já as escolas do terceiro grupo terão o início do ano letivo até o dia 7 de março.

Clique em “Leia mais” para ver os nomes das escolas que integram os dois primeiros grupos citados.

Leia Mais

Itão Hipermercados abre vagas para técnico em informática e motorista Categoria E
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma das principais redes de hipermercados do interior da Bahia abriu vagas de emprego. São oportunidades para Técnico em Informática Jr. e Motorista com carteira de habilitação categoria E.

Os interessados devem enviar currículo para o email curriculo.rh@itao.com.br . O candidato deve colocar como assunto a vaga pretendida (“Motorista” ou “Técnico em Informática”).

O candidato deve ficar atento ao prazo. O currículo deve ser enviado até a próxima sexta-feira (18). O telefone para tirar dúvidas é o (73) 2103-4000.

Estado tem 24.276 casos ativos da doença
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 55 óbitos, 5.346 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,37%) e 7.562 recuperados (+0,54%).

Dos 1.464.432 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.411.565 já são considerados recuperados, 24.276 estão ativos e 28.591 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.743.310 casos descartados e 320.380 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta terça-feira (15).

Na Bahia, 60.781 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

VACINAÇÃO

Até o momento, a Bahia tem 11.387.787 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.211.626 com a segunda dose ou dose única e 3.196.168 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 371.996 crianças já foram imunizadas.

Lula recebe líderes baianos para discutir estratégia eleitoral || Foto/Arquivo JGB
Tempo de leitura: 1 minuto

O governador Rui Costa (PT), o vice-governador João Leão (PP) e os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) têm encontro marcado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (15), em São Paulo.

Segundo o site Política Livre, no meio desta tarde, Leão, que não figurava na lista de convidados, foi chamado às pressas para o encontro. Ele deve seguir para a capital paulista em voo particular.

O prato do dia é a formação da chapa majoritária para as eleições baianas, que tem repercussão na aliança em torno da provável candidatura de Lula à presidência da República.

NOVAS POSSIBILIDADES

Especula-se que, para atrair o apoio do PSD na disputa nacional, Lula estaria disposto a convencer os aliados baianos a lançar Otto candidato a governador, com Rui deixando o governo para concorrer ao Senado.

Nessa hipótese, Leão governaria o estado de abril a dezembro de 2022. A Wagner, que deixaria a pretensão de voltar ao Palácio de Ondina, caberia o apoio do grupo para tentar a presidência do Congresso no próximo ano, pois seu mandato no Senado vai até 2024.

Na mesma equação, o PP indicaria o vice da majoritária, escolhendo nome diferente de João Leão, impedido por lei de disputar pela terceira vez consecutiva o cargo de vice-governador, que exerce desde 2015.

DECLARAÇÕES RECENTES

Ouvido em janeiro pelo PIMENTA, Otto disse que seu objetivo é tentar a reeleição (relembre). Já o secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro, afirmou ao site que o partido não tem plano B para a majoritária: o nome é o de João Leão. Também falou sobre a possibilidade de Rui pleitear a vaga no Senado (leia aqui).

Atualização – O vice-governador João Leão não participou do encontro com o presidente Lula. Disse ele que tinha compromisso oficial em Brasília (DF).

Homicídio foi cometido por volta das 12h30min desta terça-feira (15)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi morto a tiros na Central de Abastecimento do Malhado, em Ilhéus, por volta das 12h30min desta terça-feira (15). A vítima ainda não foi identificada. O corpo já foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O crime foi cometido numa área muito movimentada da Feira do Malhado, diante de um dos boxes do mercado popular, por um bandido. O motivo do assassinado ainda não é conhecido.

Com medo, alguns comerciantes chegaram a fechar seus estabelecimentos após o homicídio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores da Bananeira, uma das localidades mais devastadas pela enchente ocorrida em dezembro passado em Itabuna, montaram barricada com pneus e madeiras e bloquearam a BR-101 no trecho próximo ao Viaduto Paulo Souto. Eles cobram da prefeitura a concessão do Auxílio Recomeço. Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros foram acionados.

De acordo com os manifestantes, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna (Semps) deixou de fora famílias atingidas pela enchente e outras que foram cadastradas ainda não receberam os R$ 3 mil para compra de móveis, eletrodomésticos e material de construção. O valor é concedido pela Prefeitura a famílias desabrigadas ou desalojadas pela enchente. No total, a estimativa é de que 3,5 mil recebam o auxílio.

A manifestação começou por volta das 11h da manhã e resultou em quilômetros de congestionamento da BR-101 e das avenidas J.S. Pinheiro e Ibicaraí. Somente foi encerrada às 12h50min, quando um negociador da Semps chegou ao local.

NEGOCIAÇÃO

Os moradores conversaram com o assessor Rafael Sousa, da Semps, que conseguiu controlar os ânimos dos locais. Os manifestantes elogiaram a educação do preposto do município, e logo liberaram o tráfego de veículos na rodovia federal. Rafael informou às famílias que todas as situações serão analisadas.

O município deverá dar agilidade à entrega dos cartões de quem já foi cadastrado e ainda não recebeu o benefício, apesar de situados numa das áreas mais devastadas pela chuva. As exclusões do programa serão revistas pela Semps.

Alessandro Fernandes fala sobre educação a padres e diáconos da Diocese de Ilhéus || Foto Jonildo Glória
Tempo de leitura: < 1 minuto

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana, proferiu palestra para 60 padres e diáconos da Diocese de Ilhéus, nesta segunda-feira (14), no Centro de Treinamento de Líderes, em Ilhéus. O bispo diocesano dom Giovanni Crippa presidiu o encontro, que foi inspirado na Campanha da Fraternidade de 2022, cujo lema é “Fraternidade e Educação”.

Professor de Economia da Uesc, Alessandro explicou que a educação é um processo construído em diferentes espaços de convivência, a exemplo da família, da escola e das religiões. “A sociedade precisa se mobilizar através do diálogo, propor caminhos em favor do humanismo integral e solidário”, acrescentou.

SEGUNDO REITOR, FALTA SENSO DE RESPONSABILIDADE COLETIVA AO PAÍS

Alessandro Fernandes afirmou que, no Brasil, a educação não é encarada como responsabilidade de todos. “Não temos essa consciência”. Citou como exemplo a existência de grandes manifestações políticas, capazes de facilitar o impeachment de um presidente da República, enquanto são raras as mobilizações sociais em defesa de melhorias para a educação, os serviços de saúde e a segurança pública.

Para o reitor, a universidade tem papel importante para o momento político do país, ainda mais com o lema da Campanha da Fraternidade deste ano.

“É preciso refletir sobre o papel da família, das comunidades religiosas e da sociedade no processo educativo, com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum, lembra-nos o Papa Francisco”, concluiu.

Homem foi flagrado com dois carros roubados no mesmo dia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi capturado duas vezes no intervalo de 7h, nesta segunda-feira (14), em Salvador, depois de ser flagrado com dois veículos roubados. As prisões foram feitas pela Polícia Militar, no âmbito da Operação Apolo.

A primeira prisão ocorreu no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na manhã de ontem, logo após a polícia receber informação sobre um carro modelo Fiorino roubado.

“As guarnições foram averiguar a denúncia, e o indivíduo se apresentou como proprietário do carro. Durante consulta, os militares confirmaram que a placa era clonada e a original possuía restrição de roubo”, explicou o comandante da Operação Apolo, major Carlos Emiliano.

O homem foi autuado por receptação e deixou a Delegacia de Itinga após pagar fiança.

SEGUNDA PRISÃO

Por volta das 15h30min, outra equipe da unidade especializada fazia rondas na Avenida São Rafael, em Salvador, quando percebeu um homem aparentando nervosismo. Ele estava em um Ônix.

O carro foi interceptado e, ao checar os documentos, os militares confirmaram que o carro também era roubado. Para surpresa da guarnição, após colocar o nome do condutor no sistema de ocorrências, constatou-se que o indivíduo era o mesmo preso pela manhã, em Itinga.

O suspeito foi apresentado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) e autuado novamente pelo crime de receptação. Ele está à disposição da Justiça.

Hospital Materno-Infantil de Ilhéus é gerido pela Fesf-SUS Bahia
Tempo de leitura: 3 minutos

Jornadas de trabalho exaustivas e, na média, mais de 30h acima das de outros hospitais e pagamento abaixo do salário mínimo são algumas das irregularidades apontadas pelos trabalhadores do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus. A relação, considerada abusiva, foi denunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi).

Inaugurada há pouco mais de dois meses, a maternidade estadual é gerida pela Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesf-SUS Bahia). De acordo com o presidente do Sintesi, Raimundo Santana, os trabalhadores enfrentam jornadas exaustivas. “A Fesf se nega a cumprir a convenção coletiva e a dialogar sobre essas demandas”.

Raimundo: Fesf se nega a cumprir convenção coletiva

O presidente do Sindicato assegura que algumas categorias são obrigadas a trabalhar em regime diferente dos de outros hospitais. “Categorias que têm jornada de 150 horas mensais em outros hospitais, no Materno-Infantil, essa jornada vai para 180 horas/mês, o que gera sobrecarga para o profissional e afeta a qualidade do serviço prestado”, exemplifica Raimundo Santana.

E completa: “Eles [diretores da Fesf] entendem que tem que trabalhar 15 plantões corridos, desconsiderando a convenção coletiva. Os profissionais trabalham a mais, mas não recebem por isso”.

ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO

Segundo o dirigente sindical, algumas categorias, além de jornada excessiva, têm recebido abaixo do salário mínimo. Raimundo cita como exemplo o técnico de enfermagem. “A Fesf-SUS paga abaixo do salário mínimo [para algumas categorias]. Não é nem o piso da categoria, é o salário mínimo”, ressalta.

Raimundo também acrescenta a isso o fato de a unidade, afirma, não fornecer vale-transporte a profissionais que residem em outros municípios e se negar a instalar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Enquanto o trabalhador não tem vale-transporte, os diretores que residem em Salvador receberiam passagens aéreas para as folgas dos finais de semana.

INTERVENÇÃO DA SESAB

A Fesf-SUS, ressalta Raimundo, também se nega a cumprir normativos da área da saúde. Também não elaborou o Programa de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). “Nem mesmo fardamento estão fornecendo”, afirma.

O Sintesi deverá procurar diálogo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). “Nós estamos tentando abrir diálogo com a Secretaria de Saúde para que eles percebam que a fundação não tem condição de fazer a gestão da Maternidade. Deve intervir para evitar que o pior aconteça”, disse Raimundo. “Defendemos intervir para evitar que o pior aconteça. Não descartamos paralisação na unidade”, complementou.

DIREÇÃO DA FESF DIZ CUMPRIR PISO E LEGISLAÇÃO

Por meio de nota, a Fesf rebateu pontos da denúncia feita pelo Sintesi. Informou que é “cumpridora de todas as garantias trabalhistas e constitucionais” e “não remunera qualquer empregado em valor abaixo do salário mínimo para jornadas de 40 horas semanais”.

Também afirma que as cargas horárias são “distintas e proporcionais, sempre em obediência aos regulamentos profissionais e legais”. Observa que “algumas categorias profissionais têm o teto de 30 horas por vínculo, nestes casos, o limite é respeitado, conforme previsão legal. Exceto para os que estão em função de confiança, pois são dedicação exclusiva”.

Ainda em nota, afirma possuir mesa de negociação permanente e acordo coletivo de trabalho com os sindicatos de todas as categorias com as quais tem vínculo, “e cumpre rigorosamente o que está acordado”.

Informou que o diretor da Fesf, Ricardo Mendonça, “sempre esteve e está disponível ao diálogo, atendendo todos os trabalhadores, sindicatos e imprensa, quando demandado” e que “cumpre a legislação e os acordos coletivos de trabalho no que concerne ao pagamento de vale transporte, garantindo a todos que estão contemplados por esse direito”.

Trabalho beneficia escolas da sede e da zona rural do município
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itacaré anunciou o início de reparos nas escolas da rede municipal de ensino para o ano letivo. O trabalho incluiu limpeza, roçagem e pintura das unidades de ensino da sede e da zona rural do município.

O prefeito Antônio de Anízio (PT) ressaltou a relevância da qualidade dos espaços para o andamento das atividades escolares. “Os alunos querem estudar, e o nosso dever é propiciar uma educação melhor, num espaço mais adequado e em boas condições, por isso é de extrema importância zelarmos pela segurança e tranquilidade das pessoas”.

A reforma das escolas, segundo a secretária de Educação Eliane Camargo, faz parte de um planejamento estratégico da gestão municipal.  “As escolas estão ficando bonitas, pintadas e equipadas. Agora é trabalhar a parte pedagógica, pois temos a certeza de que nossos alunos terão um aprendizado de qualidade”, concluiu.

Manifestação do Sindae está marcada para as 13h desta quarta-feira (16)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae) convocou a categoria para um protesto contra o Projeto de Lei nº 24.362/2021, que, segundo a entidade, autoriza a privatização da Embasa. A manifestação está marcada para as 13h desta quarta-feira (16), em frente à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), em Salvador.

A escolha do local e da data do protesto levou em conta a informação – recebida pelo sindicato – de que o governador Rui Costa (PT) estaria pressionando os deputados estaduais a aprovar o projeto de lei na sessão legislativa de amanhã.

Conforme o Sindae, o projeto de lei é um “cheque em branco”, pois autoriza o Governo da Bahia a definir como e quando privatizar a Embasa, sem estudo aprofundado dos impactos socioeconômicos da medida ou debate público.

Arnaldo Jabor faleceu na madrugada desta terça-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

O cineasta e jornalista Arnaldo Jabor faleceu na madrugada desta terça-feira (15), aos 81 anos, no Hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo, onde estava internado desde o dia 17 de dezembro, quando sofreu um acidente vascular cerebral.

Segundo a família, complicações do AVC causaram a morte do artista. No final do ano passado, quando se recuperava no hospital, um boletim médico informou que o cineasta apresentava melhora progressiva do sistema neurológico e estava consciente.

Jabor deixa os filhos Carolina e João Pedro.

Seja bloco de rua ou desfile espontâneo, está tudo proibido até 2 de março na Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

De hoje até o dia 2 de março estão proibidas das festas de rua na Bahia. O decreto proibindo as festas tem como alvo os desfiles de blocos de rua no pré e no período oficial do carnaval foi publicado nesta terça-feira (15).

As proibições valem tanto para os desfiles organizados ou espontâneos de marchinhas, blocos, fanfarras, desfiles e afins, informa o governo baiano. “O objetivo é evitar qualquer tipo de aglomeração e o descumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos contra a Covid-19”, sustenta por meio de nota.

O decreto, porém permite, até 2 de março, eventos e atividades com até 1.500 pessoas, “a exemplo de cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, eventos exclusivamente científicos e profissionais, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parques de diversões, teatros, cinemas, museus e afins”.

Publicado nesta terça-feira, outro decreto mantém o expediente normal nas repartições públicas do Poder Executivo Estadual nos dias 25 e 28 de fevereiro e 1º de março de 2022. Os dois decretos foram assinados pelo governador Rui Costa e têm validade a partir da data da publicação.

Lojista Rolemberg Macedo presidiu a CDL de Itabuna e a Cooperativa de Crédito do Comércio local
Tempo de leitura: < 1 minuto

Rolemberg Macedo, ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDLI), faleceu nesta terça-feira (15). A informação é confirmada por familiares e amigos. O lojista lutava contra um câncer.

Rolemberg Macedo presidiu a CDL de Itabuna e também a Cooperativa de Crédito Mútuo dos Comerciantes de Itabuna, além de possuir lojas nas áreas de confecções e material de construção no município. Atualmente, presidia o Sindicato do Comércio de Itabuna (Sindicom).

O lojista deixa a esposa, a cerimonialista e colunista social Bethânia Macêdo, e filhos. O corpo de Rolemberg será velado no SAF, em Itabuna, e o sepultamento está previsto para as 16h, no Cemitério Campo Santo.