Bandidos furtam cabos da subestação elétrica da unidade de radioterapia do Manoel Novaes
Tempo de leitura: 2 minutos

Na madrugada desta sexta-feira (4), bandidos furtaram cabos subestação elétrica da unidade de radioterapia anexa ao Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, sul da Bahia. O furto obrigou a interrupção parcial do atendimento.

Segundo a Santa Casa de Itabuna, a fiação cortada conecta a rede de energia a um aparelho usado por dezenas de pessoas em tratamento contra o câncer. Parte do serviço continua comprometido.

De acordo com o diretor administrativo da Santa Casa, Wagner Alves, o prejuízo só não foi maior porque a segurança privada percebeu movimento estranho, dirigiu-se ao local e impediu a invasão da subestação, evitando que todo o fornecimento de energia fosse interrompido.

LADRÕES CORRERAM RISCO DE MORTE

Segundo diretor, ladrões poderiam ter recebido descarga de 13 mil volts

Wagner Alves alerta que, caso tivessem conseguido acessar a subestação da unidade, os criminosos, possivelmente, levariam descarga de mais de 13 mil volts e, dificilmente, resistiriam. Por causa do alto risco, o local só deve ser acessado por pessoas autorizadas.

A ação rápida da segurança não conseguiu impedir o furto dos fios da rede que abastece a sala do aparelho acelerador Elekta. As equipes de manutenção da Santa Casa de Itabuna trabalham na reposição da fiação e configuração do equipamento. O restabelecimento pleno do serviço só deve ocorrer na próxima semana.

A Polícia Militar foi acionada, fez buscas em regiões próximas, mas não conseguiu encontrar os criminosos. Um boletim de ocorrência será registrado e o furto investigado pela Polícia Civil.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *