Simone Tebet durante confirmação de apoio ao ex-presidente Lula || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

A senadora Simone Tebet (MDB) confirmou apoio à candidatura do petista Luiz Inácio Lula da Silva neste segundo turno da eleição à presidência da República. “O que está em jogo é muito maior do que cada um de nós”, justificou.
“Votarei com a minha consciência e a minha razão”, acrescenta a senadora, ressaltando reconhecer em Lula o seu compromisso com a democracia e a Constituição.

– Meu apoio não será por adesão. Meu apoio é por um Brasil que sonho ser de todos: inclusivo, generoso, sem fome e sem miséria. Com educação e saúde de qualidade, com desenvolvimento sustentável – afirmou, antes dizendo que não estava autorizada a deixar as ruas nem se omitir na disputa presidencial.

Tebet concorreu à presidência deste ano. Ficou em terceiro lugar na disputa, com 4,9 milhões de votos, superada apenas por Lula e Bolsonaro. Ela entregou 5 propostas que deseja ver incorporadas ao Programa de Governo de Lula (Leia após o vídeo).

Confira vídeo abaixo:

Leia Mais

Hospitais da Santa Casa voltam a atender pacientes do plano de saúde Unimed Nacional || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna comunicou, há pouco, a retomada do atendimento aos pacientes dos planos de saúde da Unimed Nacional. Os atendimentos ambulatorial, de urgência e emergência e de cirurgias eletivas foram suspensos, na manhã de ontem (4), devido a “divergências contratuais”.

Segundo informa a Santa Casa, a instituição chegou a acordo com a Central Nacional Unimed (CNU) após “alinhamentos sobre as perspectivas contratuais que foram alvo dos questionamentos e negociação entre as partes neste período.

Paciente tem dificuldade de se submeter a procedimentos hospitalares, de acordo com fundação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O homem atacado e ferido por um pitbull em Gandu, no baixo-sul da Bahia, recusou-se a receber medicação intravenosa e a permanecer internado no Hospital Municipal de Gandu, segundo a Fundação Terra Mãe, mantenedora da unidade. O ataque aconteceu nesta terça-feira (4) e foi filmado por um cinegrafista amador (veja aqui).

Segundo a fundação, que divulgou nota sobre o caso, o homem já deu entrada no hospital duas vezes e, apesar da recomendação médica, não quis ser mantido na unidade. Ele tem 36 anos e foi acompanhado pela mãe. O paciente, ainda conforme a Terra Mãe, tem dificuldades de se submeter a qualquer tipo de procedimento hospitalar.

“Ao tempo em que lamentamos o ocorrido, reafirmamos o nosso compromisso com a saúde e a qualidade do atendimento do mesmo [do paciente], estando à disposição desde o primeiro momento”, diz o trecho final da nota, que não dá detalhes sobre o estado de saúde do homem.

Rui e Jerônimo posam com Josafá e Binho Galinha em anúncio de apoio
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Patriotas Bahia e o deputado estadual eleito pelo partido, Binho Galinha, anunciaram apoio às candidaturas de Jerônimo Rodrigues ao governo baiano e de Lula à presidência da República neste segundo turno. O Patriotas apoiava João Roma (PL), que ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo baiano.

“A decisão (do partido) na Bahia foi unânime para realizar essa parceria tanto com Jerônimo para governador quanto com Lula para presidente”, afirma o deputado e dirigente do Patriotas, Josafá Marinho, que disse acreditar no trabalho de Jerônimo. “Ele é uma pessoa experiente, que já passou com sucesso por diversas pastas no governo e está altamente preparado para ser o novo governador do Estado”, afirmou.

Josafá acrescentou que o deputado eleito Binho Galinha (Patriota), que também integrava a coligação de Roma, foi um dos que “manifestaram o desejo” de que a legenda apoiasse Jerônimo no segundo turno. “Ele manifestou o desejo de apoiar Jerônimo por ver nele uma pessoa mais preparada para assumir o cargo de governador”, ressaltou.

Lula tem 55% dos votos válidos; Bolsonaro, 45%, segundo o Ipec
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após erros no primeiro turno dos mais conhecidos institutos, foi divulgada, há pouco, a primeira pesquisa eleitoral que afere as intenções de voto do brasileiro para a presidência da República neste segundo turno.

Segundo o Ipec, o ex-presidente Lula tem 51% das intenções de voto ante 43% do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

O percentual de brancos/nulos atinge 4% e o de eleitores que ainda não sabem em quem votar chega a 2%.

Quando excluídos os votos brancos e nulos e o percentual de indecisos, Lula atinge 55% dos votos válidos. Bolsonaro, 45%.

A pesquisa também aferiu a rejeição aos nomes deste segundo turno presidencial. Dos 2 mil entrevistados, 50% não votariam em Bolsonaro e 40% rejeitam Lula.

A pesquisa, contratada pela Rede Globo, ouviu 2.000 eleitores no período de segunda (3) até hoje (5). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02736/2022.

Rosemberg crê em eleição de Jerônimo com votação maior que a obtida no primeiro turno || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Reeleito deputado estadual no último domingo (2), Rosemberg Pinto (PT) vê Jerônimo Rodrigues não apenas ampliando apoios, mas votação neste segundo turno na disputa ao Palácio de Ondina. “Não ganhamos já no primeiro turno, porque uma parcela da população foi muito influenciada por pesquisas”, disse ele, que é sociólogo por formação.

Para o deputado, com a perspectiva de poder, os apoios a Jerônimo tendem a só aumentar nesta rodada com final no dia 30. “Ontem foram quatro apoios vindos de lá, hoje (quarta) muito mais apoios. Será assim até as eleições”, diz, animado com as perspectivas do amigo que, por pouco mais de 44 mil votos, não foi eleito já no primeiro turno. Jerônimo obteve 49,45% dos votos válidos.

APOIOS A JERÔNIMO 

Dentre os apoios já somados de ontem para hoje a Jerônimo, Rosemberg aponta quadros do PP, a exemplo de prefeitos e deputados, que vão trabalhar pela eleição de Jerônimo. O PP apoiou ACM Neto (UB) no primeiro turno. Até mesmo um deputado estadual do União Brasil – David Rios – abandonou o ex-prefeito de Salvador para marchar com Jerônimo.

O parlamentar define como complexa a situação de ACM Neto, que perde apoios e ainda não se posicionou, no plano nacional: se irá com o presidente Jair Bolsonaro ou se manterá neutro (o “tanto faz” carimbado pela campanha petista). “Se ele [Neto] vai com o presidente, carrega a rejeição a Bolsonaro na Bahia. O povo de Lula não vota com ele, porque sabe das diferenças [entre o candidato e o petista]”.

ILHÉUS-ITABUNA

Rosemberg conversou com o PIMENTA quando se preparava para deixar Salvador e rumar para o sul da Bahia, onde tem agenda de encontros com lideranças em Ilhéus e em Itabuna, dois municípios que, no abrir das urnas, revelaram votação aquém da esperada para Lula e Jerônimo.

O petista repete que os prefeitos de Itabuna, Augusto Castro, e de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão, ambos do PSD, trabalharam individualmente, no primeiro turno, não colando as candidaturas proporcionais aos nomes de Jerônimo, Lula e senador Otto Alencar. A estratégia elegeu um deputado, mas prejudicou a chapa majoritária.

ESTRATÉGIA NO 2º TURNO

Rosemberg diz que, para além das duas cidades, a estratégia é reforçar onde ganhou e trabalhar os lugares onde houve derrota ou a vitória foi por margem apertada. “Agora, no segundo turno, as candidaturas majoritárias estarão na centralidade do debate”, acrescenta.

Amigo de Lula, o parlamentar não tomou como surpresa a “prorrogação” da disputa nacional. “Sempre descartei a tese de eleição fácil, no primeiro turno. Para isso, precisaríamos mudar a concepção da elite brasileira, que prefere votar perdendo a votar para abrir espaço às camadas mais pobres”, afirma.

VOTAÇÃO DE LULA NA BAHIA

O líder do Governo Rui Costa na Assembleia também crê em ampliação da votação do ex-presidente Lula na Bahia neste segundo turno. No domingo (2), o presidenciável obteve 69,35% dos votos válidos. Bolsonaro ficou com 24,31%. A diferença foi superior a 3,8 milhões de votos (3.825.482)

Ministério Público oferta vagas de estágio de Direito em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) informa que o abastecimento de água nas regiões que foram afetadas pelo rompimento de adutoras nesta semana e na passada, em Itabuna, é normalizado gradativamente.

A zona leste da cidade, por exemplo, foi prejudicada pela quebra de rede nos bairros São Roque e Fátima. Já na zona sul a interrupção no fornecimento foi provocada pela ruptura de uma rede entre os bairros Conceição e Góes Calmon.

O gerente técnico João Bitencourt disse que a empresa atua para concluir todo o cronograma de abastecimento até sábado (8). “Com o aumento da temperatura, ocorre naturalmente a alta do consumo. Diante disso, temos que aumentar a vazão. Mas, por conta de nossa rede de distribuição ter mais de três décadas de uso, é comum apresentar problemas e exigir reparos, como as redes da maioria dos municípios Brasil afora”, explicou.

As partes baixas dos bairros Califórnia, Fátima e Parque Boa Vista, estão com o fornecimento normalizado. O mesmo ocorre nas localidades mais baixas da zona sul, que abrange os bairros Sarinha Alcântara, Vila Anália, Jardim Primavera e São Caetano.

“Com a conclusão do abastecimento nos bairros Fonseca e Maria Pinheiro, será reforçado o fornecimento de água para a parte alta dos bairros da região sul da cidade”, concluiu João Bitencourt.

Ponte não suportou peso de ônibus || Imagem da TV Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma ponte de madeira da estrada de Sapucaeira, na zona rural de Ilhéus, não suportou o peso de um ônibus e quebrou. O veículo transportava estudantes da Escola Indígena Tupinambá de Olivença. Ninguém se feriu. O incidente impediu a chegada dos alunos à escola.

“A ponte está caindo e as madeiras todas podres. [As pessoas que passam pela ponte] estão correndo risco de vida e de um ônibus cair dentro e trazer transtornos piores”, disse um homem que ajudou os estudantes na tentativa de reparar o elo. Além dos estudantes, a ponte é usada por trabalhadores rurais e moradores da região.

A Secretaria de Educação de Ilhéus informou, em nota, que a ponte já foi restaurada e, nesta quarta-feira (5), o ônibus que transporta os estudantes conseguiu atravessá-la. Atualizado às 15h19min.

Imagens extraídas do vídeo que registrou momento do ataque
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um cachorro da raça pitbull atacou e feriu um homem em Gandu, no baixo-sul baiano, nesta terça-feira (4). Um cinegrafista amador filmou o ataque (confira vídeo abaixo do texto).

No início da filmagem, o cão aparece sobre o homem, que está caído no chão e tenta se defender. A vítima foi salva por pessoas que presenciaram o ataque e usaram uma cadeira e pedaços de madeira para conter o animal.

Após a intervenção, o cachorro deixa o homem e foge. No vídeo, é possível ver o sangue da vítima no pelo do cachorro. A Polícia Militar informou, em nota, que localizou e encaminhou o tutor do animal para a Delegacia de Gandu, onde a ocorrência foi registrada.

Veja o momento do ataque.

Sebrae Day atenderá empresariado da região do São Caetano, em Itabuna || Imagem iStock/Sebrae
Tempo de leitura: < 1 minuto

Será nesta quinta-feira (6), a partir das 18h30min, a primeira edição do Sebrae Day nos Bairros em Itabuna. A ação que leva série de capacitações com temas para auxiliar o empreendedor com a obtenção de crédito e crescimento de vendas pelas redes sociais ocorrerá na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Avenida Princesa Isabel, ao lado da Prefeitura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do telefone 73 99974-2262.

A programação conta com as seguintes palestras: Como conseguir crédito para o seu negócio, com o especialista Caio Ramos, e Venda mais pelas redes sociais, com o especialista Anderson Vessechia. Os empresários também terão acesso, das 9h às 17h, ao Plantão de Atendimento com o Sebrae, Banco do Povo, INSS e Balcão do Empreendedor.

O Sebrae Day nos Bairros vai atender localidades com maior densidade empresarial, a exemplo do São Caetano, levando uma programação de palestras e atendimento para as empresas. A primeira edição foi no Malhado, em Ilhéus. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 500 0800 ou 73 99974-2263.

Fotos publicadas por FHC ao manifestar apoio a Lula
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (5), em publicação numa rede social, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que votará no também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na segunda rodada da eleição ao Palácio do Planalto.

“Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu FHC ao compartilhar fotos em que aparece com o petista.

Ontem (4), o PSDB liberou os filiados para que decidam quem apoiar no segundo turno da eleição presidencial. Quadro mais relevante da história dos tucanos, FHC segue o caminho escolhido por outros membros graúdos do partido, a exemplo do ex-ministro Aloysio Nunes. Já o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, derrotado nas eleições deste ano, decidiu apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Hospital Martagão Gesteira é um dos contemplados com indenização coletiva || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Acordo judicial fechado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia com a Vedacit do Nordeste S.A. vai garantir recursos para dois hospitais filantrópicos especializados no atendimento de casos de câncer, além de assistência médica integral a ex-empregados da empresa afetados com contaminações químicas. Ao todo, serão destinados R$6,7 milhões para os hospitais Aristides Maltez e Martagão Gesteira, valores pagos a título de indenização por danos morais coletivos.

O entendimento põe fim a uma longa disputa judicial iniciada em 2008 com o ajuizamento de uma ação civil pública que resultou ainda numa ação de execução na Justiça do Trabalho. As unidades de saúde filantrópicas vão dividir o montante a ser pago em dez parcelas mensais a partir do dia 7 de outubro. Os recursos serão usados exclusivamente para aquisição de equipamentos.

A destinação para unidades que prestam serviços públicos voltados para o tratamento do câncer se deu em função da natureza das irregularidades identificadas pelo MPT que deram origem à ação. No processo, ficou comprovada a relação de causalidade entre as práticas industriais na planta da Vedacit e doenças ocupacionais nos seus empregados. Por isso, além do dano moral, o acordo prevê que todos os ex-empregados que comprovem por laudo médico a existência de doença ocupacional decorrente do trabalho na empresa contarão com assistência médica integral por tempo indeterminado.

O procurador do MPT Luís Barbosa, que conduziu as negociações com a Vedacit, comemorou o resultado. “Fechamos o acordo incluindo várias obrigações de fazer, voltadas à proteção do meio ambiente do trabalho, prevenção de riscos ergonômicos e principalmente químicos, pela manipulação de produtos considerados carcinogênicos. Além disso, conseguimos garantir a assistência médica completa e gratuita aos ex-trabalhadores que comprovem provável origem ocupacional”. Ele ainda destacou a contribuição dos procuradores Pacífico Rocha e Luís Carneiro durante o processo.

O ACORDO

O acordo negociado entre o MPT e a Vedacit foi homologado pela 34ª Vara do Trabalho de Salvador, onde tramitavam as duas ações judiciais. No documento, a empresa também se compromete a cumprir 16 obrigações relacionadas à adoção de medidas para a proteção da saúde e da segurança dos trabalhadores envolvidos no processo produtivo.

As obrigações expressas já estão previstas nas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Previdência, mas no acordo existe a previsão da realização de inspeção pela auditoria-fiscal do trabalho em até cinco anos. Caso haja identificação de algum descumprimento, a Vedacit terá que ser notificada para corrigir a irregularidade em até 30 dias sob pena de multa de R$5 mil por cada obrigação descumprida.

Simone Tebet e Lula no debate de quinta-feira (29) || Imagem da TV Globo
Tempo de leitura: 2 minutos

O MDB decidiu liberar seus filiados para que decidam se apoiam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial. Terceira colocada no primeiro turno, a senadora Simone Tebet (MDB) vai caminhar com o petista, com quem conversou por telefone nesta terça-feira (4).

A jornalista Mônica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo, teve acesso à nota com o posicionamento do MDB e a divulgou na manhã desta quarta-feira (5). “Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência”, diz trecho do documento.

O partido também elogiou o desempenho de Tebet. “Nesta eleição geral, apresentamos um projeto independente e equilibrado, fora da polarização, brilhantemente liderado por nossa candidata Simone Tebet. Não há a menor dúvida de que ela se consolidou como uma liderança nacional”.

Leia a íntegra.

“O MDB é o maior e mais democrático partido do País, o único com presença em quase todos os municípios. Tem convicções claras a favor da Liberdade, da Democracia e da Soberania do povo brasileiro, exercida por meio do voto direto. Nesta eleição geral, apresentamos um projeto independente e equilibrado, fora da polarização, brilhantemente liderado por nossa candidata Simone Tebet. Não há a menor dúvida de que ela se consolidou como uma liderança nacional.

Nos Estados, reelegemos os governadores do Pará e do Distrito Federal, em primeiro turno. E vamos disputar o segundo turno no Amazonas e em Alagoas. Aumentamos nossa bancada na Câmara e mantivemos uma grande bancada no Senado.

Nas últimas 48 horas, dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos externaram sua posição em relação à disputa nacional em segundo turno. Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência.

Em qualquer cenário, o MDB deixa claro que cobrará do vencedor o respeito ao voto popular, ao processo eleitoral como um todo e, sobretudo, a defesa intransigente da Constituição de 1988 e do Estado Democrático de Direito.”

Sandro Régis em entrevista a Zé Eduardo, da Metrópole || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Líder da bancada de oposição ao Governo Rui Costa na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) disse, na Rádio Metrópole, que a definição de apoio a ACM Neto quanto à corrida presidencial “é o grande nó” de sua eleição ao governo da Bahia. A tendência é o candidato manter-se neutro, apesar do desgaste com a opção, definida pelos opositores como “tanto faz”.

“Realmente, esse é o grande nó da nossa eleição. Temos conversado muito internamento, conversado com pessoas próximas do partido, mas convicto [de que Neto ganha a eleição]. Dos estados do Nordeste, o único que foi para o segundo turno foi a Bahia”, afirmou Sandro Régis, equivocando-se ao esquecer de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

Repetindo o que falou o candidato ao governo pelo União Brasil após avaliar o resultado do 2 de outubro na Bahia, Sandro Régis vê o segundo turno como um “zero a zero”.

O parlamentar foi além e disse crer que Jair Bolsonaro será reeleito presidente da República. Ainda na entrevista a Zé Eduardo Bocão, no Jornal da Bahia no Ar, Sandro Régis afirmou não ver o ex-presidente Lula com a mesma força que o fez primeiro colocado, com mais de 48% dos votos válidos, agora no segundo turno. “Acredito piamente na eleição de Bolsonaro”, completou.

O líder das minorias na Alba, para reforçar o seu argumento, citou os apoios obtidos pelo presidente ainda ontem, com os governadores Rodrigo Garcia (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro).

Mega-Sena sorteia em R$ 115 milhões
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira um prêmio estimado em R$ 3 milhões. As seis dezenas do concurso 2.526 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 759, na cidade de São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta mínima, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.