Levantamento parcial mostra queda da população de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (28), resultado prévio do Censo 2022. De acordo com o levantamento provisório, Itabuna tem 185.500 habitantes, quase 20 mil a menos que os 204.710 do Censo 2010. Já Ilhéus, que tinha 184.236 moradores na década passada, hoje tem 197.163, segundo a prévia do Censo 2022.

Ainda conforme a contagem provisória, em 12 anos, a população da Bahia saltou de 14.016.906 para 14.659.023, enquanto o Brasil chegou a 207.750.291 de habitantes este ano.

Os dados foram coletados até o último domingo (25) e servirão como base para a definição de políticas públicas que dependem da contagem populacional, a exemplo da repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Até o último dia 22, Itabuna havia recenseado 91% de sua população, conforme estimativa da coordenação local do IBGE (relembre).

8 respostas

  1. Uma cidade perder mais de 20 mil habitantes, praticamente do dia para a noite mostra total estranheza e falta de credibilidade dessa pesquisa pelo Censo, sendo que a mesma (Itabuna) vinha em uma crescente, pequena, mas vinha. Loucura isso aí kkkkk

  2. Subnotificação! Alem dos problemas gerados pelo corte de verbas destinadas ao CENSO, parte da população de Itabuna nao quis colaborar com a pesquisa. Princialmente os moradores de bairros ditos “nobres” e de classe média.

  3. Enquanto não surgir gestores públicos competentes,voltados para políticas públicas que realmente possa deslanchar,como incentivo a investidores externos, incentivo aos locais e projetos de infra estrutura para o município,continuaremos amadorismo e no populismo demagogico que é péssimo.

  4. E com muita tristeza que estou lendo este artigo, pois itabuna era para ser uma cidade bela e próspera , mais agora é refém da bandidagem e da corrupção, fixo triste em saber que nois estamos regredindo ao invés de crescer, estamos na contramão do desenvolvimento.

  5. Parece intencional. Nunca superior a 200 mil habitantes. Será que é para não ter segundo turno nas eleições?

    Da Redação: Para ter segundo turno, Sr. Zugaib, precisa ter 200 mil eleitores.

  6. Mentira da porra , como uma cidade perder 20 mil pessoas em 2 anos , prefeito abre o olho aí viu , peça transparência, Itabuna tem bem mais eleitores q ilhéus , nisso ai vc já tira uma base , no mínimo Itabuna tem aí seus 230 mil habitantes

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.