PRF preso homem por importunação sexual || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam um homem de 38 anos por importunação sexual no interior de um ônibus. A prisão ocorreu na BR-101, em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, na tarde desta quarta-feira (4). O detido em flagrante foi acusado de se masturbar na frente de uma passageira.

A mulher relatou aos policiais que o homem passou a se masturbar na sua frente. Disse que não conhecia o acusado e entrou em choque ao presenciar a cena constrangedora. A vítima da importunação sexual informou ainda que entrou em desespero e pediu socorro.

Acionados, os policiais prenderam o importunador em flagrante. Ele a vítima foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, em Eunápolis, onde a queixa foi registrada.

A Polícia Rodoviária Federal destaca que é importante haver denúncia para combate desse crime com mais com mais rigor. A pena para a importunação sexual vai de um a cinco anos de prisão, se não caracterizar um crime de maior gravidade.

Leia Mais

Bebê não resistiu aos ferimentos e morreu minutos depois de chegar ao hospital
Tempo de leitura: < 1 minuto

O descuido de uma família causou a morte de um bebê, que estava trancado com outra criança numa casa, no bairro Pelourinho, em Barro Preto, no sul da Bahia, na tarde desta quinta-feira (5). O bebê de um ano e seis dias teve queimaduras graves e inalou muita fumaça. Em estado muito grave, o menino chegou a ser levado para o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, mas não resistiu aos ferimentos. A outra criança não sofreu ferimentos.

De acordo com relatos de moradores ao PIMENTA, as duas crianças estavam sozinhas na casa. O imóvel estava com as portas trancadas no momento do incêndio. A criança de três anos foi salva porque vizinhos perceberam o incêndio, arrombaram a porta da frente do imóvel e a retiraram a tempo. O bebê já foi encontrado com queimaduras graves por todo o corpo. A polícia investiga o que ocorreu e deve indiciar os responsáveis pelas crianças.

Eleitor que não votou no segundo turno tem até segunda para justificar
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições no ano passado e nem apresentaram o motivo da ausência no dia do pleito têm até segunda-feira (9) para a justificativa. A pessoa que tem título eleitoral no país e não votou por estar no exterior também precisa se justificar.

Quem não justificar a ausência nas eleições 2022 pagará multa referente a cada turno, se for o caso, no mínimo de 3% e no máximo de 10% do valor utilizado como base de cálculo (R$ 35,13), podendo ficar livre da punição em razão da situação econômica do eleitor.

De acordo com o TRE-BA, os eleitores faltosos que não justificarem dentro do prazo ficam impossibilitados de emitir documentos como carteira de identidade e passaporte; receber salário ou proventos de função em emprego público; prestar concurso público; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras consequências.

USO DE APLICATIVOS

A justificativa deve ser feita, preferencialmente, pelo aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Google Play (Android) e App Store (iOS).

Também poderá ser enviada pelo Sistema Justifica ou por meio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) – pós-eleição à zona eleitoral competente. O eleitor faltoso precisará apresentar a documentação que comprove o motivo pelo qual ficou impossibilitado de comparecer ao pleito. Caberá à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título analisar a justificativa apresentada.

Bubu é o novo secretário de Agricultura de Itacaré
Tempo de leitura: < 1 minuto

José Alves Ferreira, Bubu, 50 anos, é o novo secretário de Agricultura de Itacaré. O agricultor teve sua nomeação publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (3).

Ligado à agricultura familiar e fundador da Associação do Assentamento Pancada Grande, que hoje é uma referência de organização para outras associações e assentamentos, Bubu foi coordenador regional da Frente dos Trabalhadores Livres (FTL).

O novo secretário comanda o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), já no seu segundo mandato, e, agora, assume a Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Pesca.

Bubu é reconhecido como grande defensor da agricultura familiar orgânica, livre de agrotóxicos. No município de Itacaré, assim como na Bahia, ele tem seu trabalho reconhecido por ser um militante nesta área.

Há anos atua pelo fortalecimento do homem e mulher do campo, buscando autonomia econômica e produtiva para as famílias agricultoras, junto às associações, por meio do seu conhecimento de prática e vivência.

UniFTC Itabuna passa a se chamar Unex || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Após ter autorização concedida pelo Ministério da Educação (MEC) para instalar o novo curso de Medicina, a UniFTC Itabuna passará por mudanças. A unidade, que completa 21 anos no município sul-baiano, passará a se chamar Unex – Faculdade de Excelência.

Aprovado com nota 5, máxima concedida a uma instituição de Ensino Superior pelo MEC, o curso de Medicina em Itabuna foi autorizado a ofertar 64 vagas no início do primeiro semestre de 2023, sob a Portaria nº 1.155, de 29 de dezembro de 2022.

O curso está instalado no campus 3, da Unex – Faculdade de Excelência, na Praça José Bastos, 55, Centro, em Itabuna. Os futuros médicos serão beneficiados com uma infraestrutura completa, currículo inovador, tecnologia de ponta e um modelo metodológico disruptivo.

MODELO REGIONALIZADO

“A chegada do curso de Medicina em Itabuna nos coloca de frente com o futuro. Oferecemos aos nossos estudantes um ambiente inovador e tecnológico, com laboratórios equipados com simuladores realísticos e altamente revolucionário para o ensino da prática médica”, afirma Lino Sieiro Neto, coordenador geral dos curso de Medicina da Unex.

Lino diz que a instituição oferta um modelo pedagógico regionalizado. “Pois compreendemos a importância da conexão médico-paciente e do impacto dessa relação na formação de profissionais humanos e conscientes do seu papel na sociedade”, afirma.

O diretor da Unex – Faculdade de Excelência, Kaminsky Mello Cholodovskis, comemora o novo momento vivido pela Instituição. “O nosso mote sempre foi o movimento e, de fato, não há movimento sem evolução. A chegada do curso de Medicina e o lançamento da nossa nova marca reitera os nossos esforços e o comprometimento da Instituição com a formação de profissionais do futuro, que conseguem colocar em prática os conhecimentos absorvidos nas salas de aula”, declara Cholodovskis.

“MAIS QUE UMA NOVA MARCA”

O Grupo UniFTC possui 23 anos de experiência educacional voltada para formação de profissionais colaborativos, inovadores, empreendedores, e conscientes do seu papel social. “O conceito para a identidade da Unex, é mais que uma nova marca, é o fortalecimento dos nossos valores institucionais e o compromisso com a sociedade”, destaca a vice-presidente de Marketing Integrado do Grupo, Milena Oliveira.

A unidade de Itabuna é a segunda do Grupo Educacional a receber o curso de Medicina. Por isso, adota a marca Unex como reforço do processo evolutivo. Nos campi 1 e 2 da Instituição são oferecidos outros 10 cursos de graduação na área de Gestão, Saúde, Direito, Engenharia e Sistemas de Informação.

PROCESSO SELETIVO DE MEDICINA

o processo seletivo para o primeiro semestre do curso de Medicina da Unex – Faculdade de Excelência, em Itabuna, está aberto e as inscrições podem ser feitas no site www.unex.edu.br.

Os interessados serão submetidos a prova online no dia 12 de Fevereiro de 2023. Além do ingresso tradicional, os futuros médicos podem ingressar por meio de Segunda Graduação ou nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O investimento da inscrição é de R$ 350,00.

Funcionários de unidade de saúde no Novo São Caetano e pacientes são vítimas de assalto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem dirigiu-se à Unidade Básica de Saúde Amália Lessa, no bairro Novo São Caetano, nesta quinta-feira (5), retornou para casa sem conseguir atendimento médico, por causa de uma ação violenta de marginais. Os bandidos armados invadiram à unidade, levando momentos de pânico aos funcionários públicos municipais e pacientes.

Os marginais ameaçaram de morte e levaram celulares dos profissionais de saúde que haviam acabado de chegar para mais um dia de trabalho. Eles também levaram pertences de quem aguardava pelo atendimento. De acordo com relatos das vítimas, o assalto foi praticado por dois bandidos que fugiram numa motocicleta.

Acionada logo em seguida, uma equipe da Polícia Militar fez rondas pela região, mas até o momento não prendeu os bandidos. Moradores relatam que as ações violentas no bairro acorrem com frequência. “Eles não respeitam ninguém. Estão cada vez mais ousados e agem a qualquer hora do dia”, relatou uma moradora do bairro ao PIMENTA.

Por causa da ação dos bandidos, a Secretaria de Saúde de Itabuna suspendeu o atendimento nesta quinta-feira. Um boletim de ocorrência foi registrado pelas vítimas na delegacia da Polícia Civil. Com medo das ações violentas, alguns profissionais já pensam em solicitar transferência para outras unidades de saúde da rede.

Esta não é a primeira vez que pacientes e profissionais de saúde são vítimas de violência na Unidade Básica de Saúde Amália Lessa. Em setembro de 2020, dois bandidos agiram de maneira parecida com a de hoje. Saquearam quem estava na unidade e fugiram numa motocicleta de placa não identificada. Assim como ocorreu hoje, naquela época, ninguém ficou ferido.

Secretária e representantes da Conder e Sian definem início das obras
Tempo de leitura: 2 minutos

As obras de construção da nova feira livre do São Caetano, em Itabuna, começam na próxima segunda-feira (9), com o início da demolição da estrutura antiga, informaram Prefeitura de Itabuna e Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Serão investidos R$ 12 milhões por parte do Governo do Estado nas obras de requalificação da feira e de urbanização do entorno.

Ontem (4), a secretária de Planejamento, Sônia Fontes, na interinidade da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, recebeu os engenheiros Thais Monteiro Brito e Patrick Fróis, da Conder, e Ricardo Leal, da Sian Engenharia. Nesta semana estão sendo executadas sondagens, revisão de locais, metragem e quantitativos reais antes das obras de demolição e colocação de tapumes e serviços preliminares.

Segundo a secretária Sônia Fontes, o cronograma da obra da Conder prevê sua execução em até seis meses, com toda a infraestrutura do entorno da feira. “O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, fez questão de, além da execução das obras do galpão da feira, já que nada será reaproveitado, dotar as proximidades do novo equipamento de projeto urbanístico dos canais de drenagem, com estacionamento, paisagismo e pavimentação renovada. Então, acredito que vai ser uma obra que vai beneficiar comerciantes e feirantes, mas todo o São Caetano”, comentou.

TRANSFERÊNCIA

A transferência dos comerciantes da feira para o antigo galpão da fábrica de calçados da Kildare, no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, no mesmo bairro, será concluída até amanhã (6). As concessionárias de energia elétrica e de águas e saneamento concluem ainda hoje a instalação de redes no local provisório, o antigo galpão ocupado pela Kildare.

Entre as ações em execução no galpão estão instalação de toldos, construção de acessos, demarcações de espaços e colocação de pontos de serviços de água e energia elétrica. “Na primeira fase, 208 feirantes que trabalham em boxes estão sendo transferidos. Mas, um total de 400 feirantes, inclusive aqueles que trabalhavam na área externa da feira, vão para o galpão da antiga fábrica de calçados”, disse a secretária.

A obra de requalificação da Feira Livre do São Caetano conta com projeto técnico da arquiteta e urbanista Leila Lessa, da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), que acompanhou o encontro com os engenheiros da Conder e com a Sian Engenharia, além do supervisor de Engenharia da Siurb, engenheiro civil Everson Levi dos Santos Ribeiro.

Animais foram resgatados em fazenda numa das margens da Ilhéus-Itabuna || Foto CIPPA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Aves da espécie Papa-Capim e Curió e um tatu foram resgatados e espingardas e munições apreendidos por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Porto Seguro), dentro de uma fazenda em Ilhéus, na manhã desta quarta-feira (4). Dois homens, proprietários da casa, também foram conduzidos.

A denúncia informava sobre maus-tratos a animais em uma fazenda no KM 17, da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415). O material foi encontrado em duas casas da fazenda.

O subcomandante da unidade, capitão Ricardo Araújo, confirmou que a ação resultou na prisão dos dois homens. “Os homens, os animais, as armas e os outros materiais foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Ilhéus (DT)”, concluiu o militar.

Na delegacia, um dos suspeitos foi autuado em flagrante por posse ilegal de armas de fogo e caça de animais silvestres. O outro vai responder por manter animais em cativeiro, mas foi liberado com ordem de comparecer à audiência.

Inscrições para vagas no Colégio Militar se encerram na segunda-feira (9)
Tempo de leitura: 2 minutos

Os pais e/ou responsáveis que sonham em matricular as crianças numa das unidades do Colégio da Polícia Militar na Bahia ou na creche, na capital do Estado, ganharam mais tempo para participar do sorteio das vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2023. As inscrições para admissão nas unidades no estado e na capital foram prorrogadas para até as 13h da próxima segunda-feira (9).

A prorrogação do prazo, que se encerraria nesta sexta-feira (6), foi em decorrência de uma instabilidade temporária no sistema, ocasionada pela grande procura por vagas, mas que, segundo a gestão, foi solucionada pelo Departamento de Modernização e Tecnologia (DMT) da corporação, segundo informou a Secretaria de Educação da Bahia.

O processo seletivo da Polícia Militar oferta para sorteio 3.666 vagas, sendo 3.632 para as 16 unidades do CPM na Bahia e 34 vagas para a creche (CMEI). As inscrições podem ser feitas por meio dos sites institucionais da PM (www.pm.ba.gov.br/cpm2023) e da Secretaria Estadual de Educação (www.educacao.ba.gov.br).

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

Entre as vagas oferecidas na capital, 70% são destinadas para filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros, e 30% para o público externo. Já no interior do estado, 50% das vagas serão para filhos de militares e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros, e 50% para o público externo.

O sorteio eletrônico será às 10h do dia 13 de janeiro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), no bairro de São Marcos, em Salvador. Para dar mais lisura ao processo, o sorteio será acompanhado por pais ou responsáveis de candidatos inscritos, representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública e associações de classe.

Atualmente, 14.562 alunos estudam nas 16 unidades de ensino da Polícia Militar. Além das cinco unidades na capital baiana (Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras), a Polícia Militar dispõe de colégios nas cidades de Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

Doação de sangue pode ser feita por pessoas saudáveis, a partir dos 16 anos || Foto Michelle Gordon
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, é referência em média e alta complexidade no interior da Bahia. Ele atende pacientes oriundos de diversos lugares do estado e do país. Todo início de ano, com o aumento do fluxo de turistas no litoral sul-baiano, a demanda por assistência hospitalar aumenta durante as festas de final de ano e verão.

Por isso, a Agência Transfusional (AT) do HRCC está pedindo aos habituais e potenciais doadores que procurem os bancos de sangue das suas regiões para doações.

Fraana Andrade, farmacêutica bioquímica e coordenadora operacional da Agência Transfusional do HRCC, reforça que, para manter assistência necessária, a unidade depende da regularização dos estoques. “Por isso, ressalto a importância da doação de sangue, de todos os tipos e fatores, para transfusão – procedimento essencial para salvar vidas de muitas pessoas acolhidas aqui e em outras unidades hospitalares”, destacou.

O médico Alfredo Boa Sorte Júnior, responsável técnico pela AT do HRCC, alerta que a demanda é cotidiana, presente na realidade hospitalar, principalmente para pacientes renais crônicos internados e pacientes cirúrgicos, de diversas patologias. “Reforço que precisamos realizar este trabalho contínuo de captação de doadores intra-hospitalar, conscientizando os familiares dos pacientes, sensibilizando sobre a importância do ato de doar sangue, para que os estoques se mantenham seguros”, afirmou.

LOCAIS DE DOAÇÃO

ILHÉUS

Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José, Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis. Telefone (73) 3234-5774.

ITABUNA

Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, na Rua Antônio Muniz, 200, prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, bairro Pontalzinho. Telefones (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.

QUEM PODE DOAR SANGUE

De acordo com informações da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Prédio do Ministério da Educação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Educação (MEC) revogou uma portaria publicada pela administração anterior, do então ministro Victor Godoy, do governo de Jair Bolsonaro. A portaria trazia novas regras para abertura de cursos de medicina no país. Segundo o atual ministro, Camilo Santana, a revogação ocorreu pelo “princípio da prudência”.

“Decidi revogá-la pelo princípio da prudência, antes que produzisse efeitos, para que seja feita uma avaliação criteriosa e segura dos seus termos”, explicou o ministro em uma rede social. Nas últimas horas do dia 31 de dezembro e, consequentemente, do fim do governo anterior, o MEC publicou a portaria. Essas novas regras, segundo Godoy, valorizavam a relação entre o curso e a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) local.

“Portaria do MEC que valoriza o programa Médicos pelo Brasil e determina que a abertura de cursos privados de medicina que usam a rede pública de saúde façam repasses importantes ao SUS e concedam bolsas a alunos carentes foi revogada pelo novo governo”, publicou Godoy também nas redes sociais.

De acordo com o ex-ministro, a portaria atualizava os documentos e requisitos para autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento de curso de medicina e criava o Plano de Qualificação de Residências Médicas. Esse plano qualificaria os programas existentes e poderia também criar novos programas e vagas.

ALFABETIZAÇÃO

Santana justificou a revogação em virtude de sua publicação ter ocorrido “estranhamente, ao apagar das luzes, no último dia do ano, sem ter sequer parecer jurídico conclusivo da Consultoria Jurídica do MEC”. Santana acrescentou que não vai manter uma estrutura no MEC que esteja fora da visão sistêmica desejada pelo novo governo para a educação. A nova administração da pasta também extinguiu a Secretaria de Alfabetização (Sealf).

Para Godoy, “a Sealf trouxe ganhos comprovados e científicos para a alfabetização”. Já o seu sucessor entende que essa secretaria, como se apresentava, não estava dentro do pretendido pelo novo governo para as políticas de alfabetização. “A alfabetização brasileira regrediu absurdamente nos últimos anos”, criticou.

Itabuna, Ilhéus e Jequié têm dezenas de ofertas de emprego
Tempo de leitura: 3 minutos

Nesta quinta-feira (5), o SineBahia divulgou cerca de 50 vagas de emprego para quem reside nos municípios de Itabuna, Ilhéus e Jequié.

O maior número de vagas é da unidade de Itabuna. São 32 oportunidades de emprego, dentre elas educador social. A unidade itabunense funciona no Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). A de Ilhéus, atende na Praça Cairu, Centro, enquanto a de Jequié opera na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru.

O atendimento em todas estas unidades vai até as 15h30min. O candidato precisa comparecer munido com carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de endereço, escolaridade e vacinação contra covid-19. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas abertas.

Leia Mais