Convocação se dirige a pensionistas e aposentados do Estado da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) convocou 11.372 mil beneficiários do Poder Executivo Estadual, além de 351 do Tribunal de Justiça e do Ministério Público, para realização de prova de vida. O chamamento se dirige aos aposentados e pensionista que fazem aniversário em abril. Conforme a entidade, os convocados têm até 28 de abril para fazer o procedimento, sob risco de suspensão do benefício.

Desde o início deste ano, tanto aposentados quanto pensionistas fazem a prova de vida no mês do próprio aniversário. Os convocados em meses anteriores deste ano, que ainda não se submeteram à prova de vida, precisam realizar o procedimento o mais breve possível, alerta a Suprev. Atualmente, 5.158 pessoas estão em atraso.

“A prova de vida é fundamental para que a Previdência possa evitar pagamentos indevidos e tentativas de fraudes; daí a importância de cumprir os prazos”, explica a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado.

MODALIDADES

A Suprev oferece três modalidades de prova de vida: por aplicativo, por videoatendimento ou presencialmente nos postos da Rede SAC. Disponível apenas para os beneficiários que estão dentro do prazo, a Prova de Vida Digital pode ser feita de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Para tanto, é preciso baixar o aplicativo e abrir uma conta no site do Governo Federal (gov.br).

Já os serviços por videoatendimento e presencial estão disponíveis para todos os convocados, incluindo retardatários. Nos dois casos, é necessário fazer o agendamento prévio na Rede SAC, procedimento também disponível via internet ou nas lojas do Serviço.

Segundo Bernadete, obra de distribuição de água deveria ter sido entregue há seis meses
Tempo de leitura: 2 minutos

A ialorixá Bernadete Souza (PSOL) reivindica a conclusão das obras que levarão água potável aos moradores do distrito de Banco do Pedro, na zona rural de Ilhéus. Segundo ela, originalmente, o fim do trabalho estava previsto para setembro de 2022. “Prometeram entregar antes das eleições”, disse Bernadete ao PIMENTA, nesta terça-feira (4).

Liderança do Assentamento Dom Helder Câmara, Bernadete afirma que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) são responsáveis pelas obras, que estão paradas. “Após a enchente, canos instalados se soltaram e ficaram em cima das pedras, abandonados”, denuncia.

Embasa e Cerb não informaram à comunidade quando os trabalhos serão concluídos, lamenta Bernadete. Enquanto isso, crianças, adultos e idosos têm apenas uma forma de acesso à água em Banco do Pedro, o uso de cisternas, que submete a população ao contato com microrganismos danosos à saúde.

“As cisternas são construídas nos quintais. Como Banco do Pedro não tem saneamento básico, o risco de contaminação da água é sempre grande, é uma realidade”, conclui.

OUTRO LADO

Canos da rede estão abandonados, segundo Bernadete

Ouvido pelo PIMENTA, o coordenador regional da Cerb, Luís Alberto Sellmann, afirmou que a Companhia já concluiu sua parte do empreendimento e, agora, cabe à Embasa terminá-lo e iniciar a distribuição da água.

Segundo o coordenador, originalmente, a obra foi delegada à Cerb, mas, antes mesmo de encaminhar o material para o início da execução, a empresa descobriu a existência do compromisso da Embasa de prover o abastecimento de água em Banco do Pedro. “Então, fizemos um ajuste do modelo Cerb para o modelo Embasa e executamos a obra”, relata. Ainda conforme o gestor, a mudança foi informada à comunidade, que consentiu.

A Cerb, acrescenta Luís, fez toda a parte de construção civil e instalou os quatro reservatórios e as redes adutora e de distribuição de água, além das ligações das residências e um módulo de tratamento de água. Com a mudança de modelo, conclui Luís Alberto, a Embasa vai ampliar o sistema de tratamento e instalar os hidrômetros nos imóveis para iniciar a operação do sistema.

Também contatada pelo PIMENTA, a assessoria da Embasa ficou de emitir nota de esclarecimento sobre o protesto de Bernadete Souza e o andamento da obra em Banco do Pedro. A resposta não foi enviada até o fechamento desta matéria.

Nome de Fernando (à esq.) é proposta por Israel para a nova rodovia || Fotos Divulgação e ZéDrone
Tempo de leitura: < 1 minuto

A nova ligação Ilhéus-Itabuna, a BA-649, deverá ser batizada de Rodovia Fernando Gomes Oliveira, caso a Assembleia Legislativa e o governo baiano aceitem a indicação do vereador Israel Cardoso (Agir), de Itabuna. A sugestão deverá ser feita pelo legislativo ao governador Jerônimo Rodrigues.

Fernando Gomes foi o principal nome da política sul-baiana. Ele faleceu em 24 de julho do ano passado (relembre aqui). Na indicação, Israel enfatiza que o político a ser homenageado foi deputado federal por duas vezes e prefeito de Itabuna por cinco mandatos.

– A indicação reconhece as importantes contribuições que esse grande político proporcionou para o desenvolvimento da região. As administrações dele deixaram um legado de obras e ações que mudaram a cara da cidade de Itabuna – afirma Israel em seu projeto.

INVESTIMENTO DE R$ 195 MILHÕES

A nova ligação Ilhéus-Itabuna está em construção desde dezembro de 2021. A obra, iniciada no governo de Rui Costa, hoje ministro da Casa Civil do Governo Lula, tem custo estimado de R$ 195 milhões. A ligação, no curso direito do Rio Cachoeira, deverá ter extensão de 17,9 quilômetros e ligação com a atual rodovia, a BR-415, por meio de 4 pontes – das quais uma começou a ser construída.

A obra é executada com recursos do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), tendo à frente o Consórcio SVC/Paviservice. A construção da rodovia está dentro do cronograma, mas a construção de pontes sofreu atraso devido à cheia registrada no final do ano passado. A previsão é de entrega da obra em janeiro de 2024, mas o atraso na execução das pontes deve adiar a entrega. No vídeo abaixo, feito por Zédrone, confira andamento da obra.

Brasil busca recorde de capacidade de geração de energia eólica || Foto Ari Versiani/PAC
Tempo de leitura: 3 minutos

O Brasil registra, até fevereiro deste ano, 890 parques eólicos instalados em 12 estados brasileiros. Eles somam 25,04 gigawatts (GW) de capacidade instalada em operação comercial, que beneficiam 108,7 milhões de habitantes.

Desse total, 85% estão na Região Nordeste. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), até 2028 o Brasil terá 44,78 GW de capacidade instalada desse tipo de energia, cuja participação na matriz nacional atinge, atualmente, 13,2%. A eólica já responde hoje por 20% da geração de energia que o país precisa.

No ano passado, o setor bateu recorde de 4 GW instalados e, para este ano, a presidente executiva da Abeeólica, Elbia Gannoum, espera atingir novo recorde, superando esse número. “Encerrando 2023, estaremos com 29 GW de capacidade instalada. Essa é a nossa previsão em termos de potência, e isso é superior a R$ 28 bilhões, porque cada gigawatt de eólica instalada é da ordem de R$ 7 bilhões”, disse Elbia à Agência Brasil.

Outro levantamento feito pela entidade mostra o desenvolvimento econômico-social gerado pela energia eólica. No Nordeste, por exemplo, o Produto Interno Bruto (PIB) das cidades onde os parques eólicos chegaram cresceu 21%, e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) cresceu também 20% “por causa da chegada dos parques”. Outro dado significativo é que a cada real investido em energia eólica são devolvidos R$ 2,9 para a economia.

RANKING

O Brasil ocupa desde 2021 a sexta posição no ranking mundial em capacidade instalada de energia eólica. Segundo Elbia, agora fica mais desafiador para o país ultrapassar essa marca e se aproximar dos dois primeiros colocados, que são a China e os Estados Unidos. Ela considera difícil alcançar a China, por exemplo, que “cresce quase o Brasil por ano em investimento em energia”.

De 2011 a 2020, foram feitos investimentos no setor eólico de US$ 35,8 bilhões. Esses recursos movimentaram na economia brasileira em R$ 321 bilhões, dos quais R$ 110,5 bilhões foram investimentos diretos na construção de parques eólicos. Segundo a Abeeólica, para cada megawatt instalado, são criados 10,7 empregos. No período de 2011 a 2020, foram gerados quase 190 mil empregos no setor.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Da bancada de sustentação e do mesmo partido do prefeito Augusto Castro, Erasmo Ávila (PSD) foi à tribuna do Legislativa, nesta segunda-feira (3), para cobrar o retorno do estacionamento rotativo na região central de Itabuna, a Zona Azul.

Afirmando que representava o comércio, o vereador fez apelo ao prefeito Augusto Castro, além da Secretaria da Fazenda. “A gente precisa retornar urgente a Zona Azul. É um apelo que a cidade faz, essa licitação está meio complexa, mas eu preciso de uma resposta para que Itabuna retome a organização do nosso trânsito. A Zona Azul gera emprego, gera receita para o município, não tem por que não fazer o dever de casa”, disse.

Antes de fazer cobranças, o presidente da Casa massageou o prefeito. Agradeceu por ter atendido a pedidos de obras de macrodrenagem, saneamento e pavimentação. “O prefeito está atendendo alguns pedidos nossos; claro que não dá para tudo de vez. Tem ruas que não passava máquina há quase 20 anos. Então, a comunidade está muito contente”, disse.

Claudiana Figueiredo ministrará palestras do projeto Sebrae no Seu Município
Tempo de leitura: < 1 minuto

Palestras gratuitas sobre gatilhos mentais de vendas e encantamento de clientes serão promovidas, gratuitamente, pelo Sebrae, agora em abril, em cinco municípios do sul da Bahia. O primeiro encontro ocorrerá nesta terça-feira (4), às 18h, no Centro de Cultura Ronaldo Vasconcelos, em Uruçuca. As inscrições podem ser feitas por telefone – (73) 99193 2834, (73) 99164 5344 e (73) 99974 2263.

Segundo a instituição, o ciclo de palestras por municípios sul-baianos visa à capacitação de empreendedores locais para que possam aprimorar suas técnicas de venda e melhorar a experiência do cliente. A gerente do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, será a responsável por ministrar as palestras, que começa hoje (4) por Uruçuca. Na próxima semana, a atividade será em Itajuípe (dia 12), tendo na sequência Almadina (dia 18), Camacan (dia 19) e Itaju do Colônia (dia 26).

Para Cláudia Iglésias, gestora de projetos do Sebrae em Ilhéus, a participação dos empreendedores nos eventos pode trazer grandes benefícios para os negócios locais. “Essas palestras são uma oportunidade única para os empreendedores aprenderem novas técnicas de vendas e atendimento ao cliente, além de poderem trocar experiências com outros empresários da região”, afirma a gestora.

A confirmação de participação na palestra gratuita deve ser feita pelo telefone (73) 99193 2834 ou (73) 99164 5344 e (73) 99974 2263.

Grupo maranhense abrirá loja em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 4 minutos

A primeira terça-feira de abril tem, pelo menos, 133 vagas de emprego e para jovens aprendizes no município mais populoso do sul do estado, segundo o SineBahia. Das vagas, 13 são para cargo de gerência, 12 deles abertas pelo Grupo Mateus, nesta terça-feira, 4 de abril.

Outras empresas têm ofertas, também, para outros cargos e profissionais, a exemplo de mecânico automotivo, representante técnico de vendas, soldador, auxiliar de linha de produção e montador de estrutura metálica.

Os interessados devem se dirigir ao SineBahia, ainda nesta terça-feira (4). O candidato deve levar carteiras de Identidade e de Trabalho – física ou digital, CPF e comprovantes de escolaridade e residência. Caso possua e queira, também deve apresentar certificado de cursos.

A unidade do SineBahia em Itabuna atende por ordem de chegada ou agendamento até as 15h30min, no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, Jardim Vitória (Beira-Rio). Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas anunciadas para esta terça-feira.

Leia Mais

Autorizada a apreensão de e-mails das lojas Americanas || Foto Tânia Rêgo/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou a busca e apreensão dos emails trocados por todos os diretores, membros do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria Interna do Grupo Americanas. A empresa ainda pode pedir reconsideração.

Moraes decidiu proteger somente os emails trocados entre diretores, administradores e auditores com advogados internos e externos da empresa. Nesse caso, as mensagens estão protegidas pelo direito constitucional à inviolabilidade das comunicações entre cliente e advogado.

As mensagens que envolvam advogados dizem respeito somente a interlocutores, e o dito ali só poderia “tornar-se público por decisão daqueles próprios”, destacou Moraes. O ministro frisou que sua decisão abrange somente as comunicações entre advogados e outros funcionários e gestores das Americanas, mas não todas as demais comunicações abrangidas pela decisão da Justiça de São Paulo.

Na decisão, Moraes argumenta que “a inviolabilidade do advogado, por seus atos e manifestações no exercício da profissão encontra limites do respeito à legislação, não podendo ser utilizada como um verdadeiro escudo protetivo da prática de atividades ilícitas”.

Leia Mais

Sesi oferece em Ilhéus 300 vagas gratuitas para conclusão do ensino médio
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) está com oferta de 300 vagas, sem cobrança de mensalidade, na unidade de Ilhéus para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Há vagas disponíveis também para Salvador (100), Feira de Santana (200), Vitória da Conquista (150), Juazeiro (150) e Teixeira de Freitas (300).

Para concorrer às vagas o candidato precisa ter mais de 18 anos. Oportunidade de garantir a conclusão do ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano) ou médio (1º ao 3º ano), a EJA do Sesi Bahia é um programa que oferece aulas a distância e utiliza a metodologia de reconhecimento de saberes, que acelera o processo e reduz o tempo de estudos.

É preciso apenas ter acesso à internet para que o aluno acompanhe as aulas, 80% a distância e 20% presencial. A inscrição deve ser feita unicamente pelo site do SESI Bahia (www.sesibahia.com.br). As aulas começam assim que as inscrições são confirmadas.

Para se inscrever, o candidato precisa de foto 3×4 atualizada, RG, CPF, histórico escolar original ou atestado de escolaridade, certificações parciais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2016 ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e comprovante de residência atualizado. A inscrição pode ser feita até o dia 30 deste mês.

TJ-BA restabelece resultado de eleição interna da Câmara
Tempo de leitura: < 1 minuto

O desembargador Marcelo Silva Britto, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), acatou recurso da Câmara de Vereadores de Ilhéus e derrubou, nesta segunda-feira (3), a decisão provisória que suspendeu a eleição para a Mesa Diretora da Casa, proferida pela Vara da Fazenda Pública de Ilhéus (relembre).

Com o novo posicionamento da Justiça, o vereador Abraão Santos (PDT) retorna ao exercício da presidência da Casa, assim como os demais membros da Mesa. No entanto, o mérito do mandado de segurança impetrado pelo vereador Evilásio Valverde (Podemos), que deu origem à decisão agora revertida, ainda não foi julgado.

JUIZ REITERA PARTE DE DESPACHO

O juiz Alex Venícius Campos Miranda informou, nos autos do processo sobre a eleição da Câmara, que as ordens presentes no despacho do último sábado (2) permanecem em vigor, exceto no que diz respeito à comunicação do estado de flagrante atribuído ao vereador Abraão Santos, que obteve habeas corpus.

No referido despacho, o magistrado determinou que o prédio da Câmara de Ilhéus só poderá ser reaberto após avaliação da Vigilância Sanitária e/ou Corpo de Bombeiros, em razão de irregularidades constatadas durante inspeção judicial.

“Reitero o cumprimento do despacho de id 378961784, à exceção das comunicações às Polícias sobre o estado de flagrância do Presidente do Legislativo Ilheense, ABRAÃO OLIVEIRA DOS SANTOS pelo delito do art. 299 do CP c/c seu parágrafo único, uma vez concedida ordem de habeas corpus ao mesmo. No entanto, oficie-se à 7ª COORPIN-Ilhéus, para que informe, na maior brevidade possível, as conclusões sobre o inquérito policial que investiga o suposto crime, uma vez que, não indiciado, pugnará esse magistrado pela não aplicação da multa por “ato atentatório à dignidade da Justiça”, diz trecho do novo despacho da Vara da Fazenda Pública, divulgado nesta segunda-feira (3).

Jerônimo lidera comitiva baiana em missão na China || Foto GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Sinoma Blade, maior fabricante de hélices para produção de energia eólica do mundo, confirmou a intenção de instalar uma fábrica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O anúncio foi feito durante reunião em Pequim, na China, nesta segunda-feira (3), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Oficializado, o projeto já havia sido objeto de protocolo de intenções assinado em março.

A fabricante chinesa integra grupo empresarial especializado na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de materiais usados na construção de diversos produtos, desde telas de celular até naves espaciais. “Essa é uma boa notícia que levamos para a Bahia, uma fábrica fruto do investimento chinês vai gerar empregos, renda e desenvolvimento, dinamizando ainda mais a economia de nosso estado, que vem se destacando na geração de energia limpa”, explicou o governador.

Na reunião, Jerônimo Rodrigues assegurou o esforço do Governo do Estado para atrair a fábrica, que, em contrapartida, comprometeu-se a ter 90% do quadro de funcionários formado por baianos.

A agenda do governador em Pequim também incluiu reunião com representantes da Goldwind. Fabricante de aerogeradores e componentes de torres, a empresa administra parques eólicos e tem 40 torres em instalação no município baiano de Terra Nova. Segundo o Governo do Estado, a indústria também pretende implantar uma fábrica de aerogeradores na Bahia.

Nesta terça-feira (4), a comitiva baiana continuará em Pequim, onde terá reuniões com empresários da área de infraestrutura.

Funcionários do Banco do Brasil de Canavieiras em registro de 1964 || Acervo de Walmir Rosário
Tempo de leitura: 4 minutos

“Entram no avião e um deles volta para o esperado discurso de despedida, que Boinha Cavaquinho lembra até hoje: ‘Canavieiras, Canavieiras, /Terra dos coqueirais,/Vai pra puta que pariu, /Que aqui não volto mais’”.

Walmir Rosário

O Banco do Brasil sempre foi considerado uma instituição singular, de prestígio em todo o país. Queiram ou não, era bem diferente dos demais estabelecimentos bancários, de acesso mais restrito a correntistas e funcionários. Estes somente ingressavam no corpo de funcionários pelo sistema de meritocracia, por meio de um concurso nacional, após anos de estudo. Valia a pena, por ser um emprego pra vida toda, até a sonhada aposentadoria.

Assinada a carteira e vencido o estágio probatório, o funcionário do BB era considerado um ser diferente, quem sabe superior, na hierarquia social, pelo prestígio que gozava na sociedade. A começar pelo contracheque, apelidado de espelho, recheado de cruzeiros, cruzados ou reais, em comparação aos salários pagos pelos bancos privados, também considerados bons pelos empregados.

E somente ingressavam no quadro de funcionários rapazes e moças cujo desempenho no concurso fosse bem acima da média. Uma prova considerada “pau a pau” com os temidos vestibulares. Língua portuguesa, com questões difíceis de gramática; história, e a mais temida: a matemática. Mas, não bastava, quem não fosse ágil e com um pedigree de ouro na datilografia nem se habilitasse, seria reprovado na hora.

Lembro dos meus tempos de menino, em que ficava deslumbrado ao entrar na agência Itabuna do BB e apreciar – com emoção – os lépidos funcionários datilografando contratos ou outros serviços. Mas, além de “bater a máquina”, ficávamos embevecidos com o cálculo feitos na máquina Facit manual, com as teclas numéricas e manivelas girando para frente e para trás, era um espetáculo para nós garotos.

Nem precisaria comentar, mas os funcionários do BB chamavam a atenção por serem considerados moços de alto partido pelas donzelas casadoiras, que se postavam nas janelas de suas casas no horário em que eles encerravam o expediente. Era um festival de suspiros quando eles passavam, muitas das vezes marcados por troca de olhares e algumas frases galanteadoras. Melhores partidos não haviam nas cidades.

Mas, para ostentar esse pesado status, os funcionários do BB foram obrigados a abrir mão de certos comportamentos e enfrentarem algumas mudanças na vida. Como o Concurso era nacional, na maioria das vezes tomavam posse no cargo em cidades e estados longe de onde moravam. Tinham que enfrentar as famosas repúblicas (morada coletiva) até que constituíssem família ou uma transferência para a cidade de origem.

Lembro que, em minha vida profissional, que me obrigava a “morar” em várias cidades e estados ao mesmo tempo, sempre encontrava um membro da Família Satélite (como são conhecidos os funcionários do BB). Era uma festa quando encontrávamos esses “conterrâneos”, que, muitas das vezes, até davam um jeito de facilitar nossa saída das intermináveis filas de atendimento nos caixas.

Por volta de 1977, saí da empresa em São Paulo com destino a Angra dos Reis para receber o pagamento de uma medição na Petrobras (oleoduto de Angra a Caxias). A Petrobras liberava o cheque três dias antes, com a recomendação de ser sacado no dia tal. Com o atraso na viagem, ao chegar na agência do BB, enquanto estacionava o carro, o relógio marcou as fatídicas 16h e os vigilantes fecharam as portas.

Eu não acreditava no que via, depois de horas viajando, consegui pegar o cheque na Petrobras e enquanto estacionava o carro encerrava o expediente. Enquanto eu olhava, sem acreditar, as portas fechadas, vejo um amigo de Paraty, Paulinho Polaco, gerente da casa lotérica em frente, que me pergunta: “O que foi?” E eu, desolado, conto o meu triste contratempo.

Paulinho me pede para esperar e entra por um corredor ao lado do prédio, conversa com o vigilante e entra na agência. Acena-me e entramos na agência. Quando me dirijo ao caixa indicado, dou de cara com um velho conhecido de Itabuna, Luiz Magaldi, que dá um grito: “Menino, o que você está fazendo aqui?”. Após o cumprimentos, agradeço a Paulinho e aos funcionários do BB, guardo a grande soma de dinheiro e vou embora.

Canavieiras é outro local onde guardo boas recordações do BB, muitos velhos e bons amigos. A agência do BB era uma potência e atendia a vários municípios da região, nas transações de impostos federais ou empréstimos da então pujante cacauicultura. Como àquela época dispunha de linhas regulares de aviação, era considerada uma cidade de grande porte.

Nos anos 1950, num desses concursos, uma turma da zona sul do Rio de Janeiro é aprovada e escolhe Canavieiras, cidade praiana e com voos diários para tomar posse. Quando aqui chegam, descobrem que a cidade não dispõe de energia elétrica, ruas calçadas, boates refinadas, enfim, a vida carioca. Com o prestígio, conseguem transferência para a cidade Maravilhosa e resolvem prestar uma homenagem.

Entram no avião e um deles volta para o esperado discurso de despedida, que Boinha Cavaquinho lembra até hoje: “Canavieiras, Canavieiras, /Terra dos coqueirais,/Vai pra puta que pariu, /Que aqui não volto mais”. Temendo reações, imediatamente fecharam a porta do avião, que partiu com direção do Rio de Janeiro. Como toda a família, a Satélite também tem sua pluralidade.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Lula comanda terceira reunião ministerial ampliada || Foto AB
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (3), que não concorda com as “avaliações negativas” que preveem crescimento do país em menos de 1%. “Vamos ver o que vai acontecer quando a chamada economia micro, pequena e média começar a acontecer nos rincões desse país. Vamos ver o que vai acontecer quando as pessoas começarem a produzir mais, a comprar mais, a vender mais. Vamos perceber que a economia vai dar um salto importante”, disse.

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira neste ano é de 0,9%, segundo o boletim Focus de hoje. O Ministério da Fazenda projeta o Produto Interno Bruto (PIB) em 1,6%. Há também as previsões do Banco Central, que é de 1,2%, de acordo com o Relatório de Inflação divulgado semana passada, e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que prevê um PIB de 1,4% neste ano.

Lula comandou hoje a terceira reunião ampliada com ministros, desta vez da área produtiva e institucional, no Palácio do Planalto. Ele retomou as agendas públicas após o afastamento para tratar de uma pneumonia.

No mês passado, o presidente já reuniu ministros da área de infraestrutura, para discutir o novo plano de investimentos do governo federal, em substituição ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e ministros da área social. O objetivo dessas reuniões é que cada pasta apresente um balanço e a projeção do que será anunciado no marco de 100 dias de governo, na semana que vem, além dos planos para 2023 e os próximos anos.

Para Lula, o Brasil crescerá mais do que “os pessimistas estão prevendo”, desde que o governo também acredite nesse crescimento e faça os investimentos necessários.

“Vai acontecer mais coisa no Brasil do que as pessoas estão esperando e vai depender muito da disposição do Governo. Vai depender muito da disposição e do discurso do pessoal da área econômica, da área produtiva, porque se ficarmos apenas lamentando aquilo que a gente acha que não vai acontecer, ninguém vai investir em cavalo que não corre. Se você está em uma corrida de cavalos dizendo que seu cavalo é pangaré, que seu cavalo está com gripe, que está cansado, ninguém vai fazer nenhuma aposta”, argumentou o presidente.

Presentes na reunião, Lula citou os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e da Fazenda, Fernando Haddad. “Se olhar para a cara do ministro Fávaro, que voltou da China com um grupo de empresários, vocês vão perceber que é 150% de otimismo. Se olhar para a cara do Haddad depois do marco regulatório que ele fez, olha a cara dele de felicidade, significa que estamos acreditando que vai passar a nossa tão sonhada nova política tributária nesse país”, exemplificou o presidente sobre o otimismo da equipe com seus projetos.

Para ele, a “obsessão” do Governo é fazer investimentos e impulsionar a geração de empregos. “Temos que ter como obsessão fazer esse país voltar a crescer. Porque o país crescendo, vai gerar emprego, vai gerar salário, vai gerar aumento de consumo do povo, a roda gigante da economia volta a funcionar e todo mundo vai voltar a ser otimista nesse país”, disse.

CEM DIAS 

Na próxima segunda-feira (10), o governo completa 100 dias de atividades e, segundo Lula, haverá uma reunião com todos os ministros para apresentar o plano de trabalho para os próximos períodos.

Segundo ele, a nova gestão conseguiu recuperar quase todas as políticas sociais que haviam sido “desmontadas” pelo governo anterior. “Parece que falta o Água para Todos ou Luz para Todos, esse programa que é o último programa social que vamos lançar”, disse. Agência Brasil.

Vacina contra a dengue deve ser enviada para a Bahia nesta semana
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna informa que a vacinação contra a gripe Influenza vai começar na próxima segunda-feira (10), em todos os postos de saúde, com atendimento das 8h às 11h e das 13h às 16h, para todos os grupos prioritários. A lista prioritária abrange crianças de 6 meses a 6 anos, trabalhadores da saúde (dos setores público e privado), gestantes, puérperas e professores.

Também são grupos prioritários indígenas, idosos, membros das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, pessoas com deficiência permanente e portadores de comorbidades, além de rodoviários, portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos submetidos a medidas socioeducativas.

COVID-19

Já a campanha de imunização contra Covid-19 continua em andamento para diferentes públicos, em todas as unidades de saúde, nos mesmos horários descritos acima, com a ressalva de que as últimas ampolas do imunizante são abertas até as 15h.

A partir desta semana, a vacina Pfizer Bivalente, que protege contra diversas cepas do novo coronavírus, começou a ser aplicada no lugar das terceira e quarta doses de reforço. Nesse caso, o público-alvo inclui idosos, gestantes, puérperas e pessoas com imunossupressão (a partir de 12 anos de idade), além de trabalhadores da saúde e das instituições de longa permanência.

A vacinação infantil contra Covid-19 é feita sempre às quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h, em todas as unidades de saúde.

VACINAÇÃO DE ROTINA

Os postos de saúde do município também mantêm a vacinação de rotina para todos os públicos. A Secretaria informa que criança ou adolescente que não tem registro vacinal contra Meningite C pode receber a dose única do imunizante, exceto os adolescentes de 11 a 14 anos, que serão imunizados com a Meningite ACWY.

Para ser imunizado, em todos os casos, é necessário apresentar cartão de vacina e CPF ou cartão do SUS. Ao público portador de comorbidade é requisitado o relatório médico correspondente. Já criança ou adolescente deve ser acompanhado pelos pais ou responsável.

Mudança de rota na gestão do Colo-Colo || Foto Jéssica Santana/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Não avançaram as tratativas do Colo-Colo Futebol e Regatas com a Global Ativos, e a negociação do time ilheense com o grupo de investimentos do Rio Grande do Sul foram encerradas na última semana. Agora, o Tigre negocia com a empresa RLopes Sports Manager, que pretende assumir a cogestão do Departamento de Futebol do clube.

Apesar da mudança de rota, segundo o presidente do Colo-Colo, Hermano Fahning, está confirmada a participação do time na Série B do Campeonato Baiano de Futebol 2023. A estreia da equipe está prevista para o dia 14 de maio, um domingo, contra o Juazeiro, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.